Tópico sobre política

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Locked
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Tópico sobre política

Post by Samwise »

Na sequência do "debate" político que tomou de assalto o tópico sobre o filme "O rapaz do pijama às riscas", ocorreu-me a ideia de abrir um tópico sobre temas/sistemas/regimes políticos, onde pudéssemos circunscrever a conversa sem entrarmos em off-topic descarado, fugindo rapidamente do meio cinéfilo. Contudo, derivado do facto reconhecido por todos de que, tal como o futebol e a religião, este é um assunto espinhoso, e que nem toda a gente entende a importância do respeito, da tolerância e das regras de bom comportamento sociais, decidi não avançar sem antes ouvir outras opiniões. Tomo por certo que, se o tópico for para frente, vai haver radicalismos, provocações, irritações, insultos, fugas ao tema, etc., etc., todas essas coisas com potencial para criarem mau ambiente. Mas também vai haver o mais importante: troca de opiniões sobre os pilares que orientam a nossa vida em sociedade.

O que acham? Em particular o nosso estimado administrador e a equipa de moderação?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by Rui Santos »

Concordo.

O tópico deverá ficar no off-topic (neste momento já não tem auto delete) e apesar de saber que irá dar discussão (pois nada é pacifico) acho que desde que não se chamem nomes uns aos outros e não leve a chatearem-se pode ser uma conversa construtiva.
O objectivo não é convencer ninguém que se tem razão, mas sim explicar alguns pontos de vista. Se no final pelos menos alguém tiver aprendido um pouco... já é um sinal muito positivo.

Agora alguns exemplos do que pode e não pode ser escrito: (usando uma discussão entre os utilizadores fictícios Jonh Doe e Jane Doe

1) Jonh o que dizes não tem qualquer sentido e é um total absurdo à luz do que Engels escreve
2) Jane discordo completamente da tua opinião, pois a mesma é baseada numa falácia que a sociedade nos coloca
3) Jonh és uma besta ; Jonh és burro
4) Jane não tens sequer nível para discutir o assunto, pois não te reconheço competência para tal
5) Jonh só dizes burrices

Para mim, apenas o 3 não é permitido. O 4, embora seja totalmente radical é uma opção que o Jonh tomou... e de certa maneira indica que ignora a Jane e faz disso um facto público.
O 5 é claramente desaconselhável pois facilmente leva ao 3.

Opinem sobre isto, falemos um pouco aqui das regras, e abra-se o tópico.

Desde já por razões óbvias e de coerência informo que o 3 é proíbido. Eu posso perfeitamente desrespeitar pessoas e comportamentos sem ter de ofender pessoalmente as pessoas, mesmo que o que digam seja para um um total absurdo.

Gostava também de ouvir mais utilizadores, pois a minha ditadura vitalícia alimenta-se de escravos ;)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
tocoelho
Especialista
Especialista
Posts: 1329
Joined: October 3rd, 2002, 2:39 pm

Re: Tópico sobre política

Post by tocoelho »

Caixa de Pandora...
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7312
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Tópico sobre política

Post by Cabeças »

Vivam,

Este fórum tem geralmente um nível cultural e de debates bastante maturo. Muitas pessoas que aqui andam há mais tempo são já bastante séniores, chefes de família e com bastante experiência de vida. Isso e uma reconhecida coerência dos mesmos em termos de modos de pensar, de tolerância, de respeito mútuo e de carinho pelo fórum, têm na minha opinião ajudado muito a que o Dvdmania tenha já a bonita idade de 17 anos, e já tenha ultrapassado várias vicissitudes, algumas graves, ao longo da sua existência.

A política penso que pode ser um tema quase tão controverso como o futebol. Chegou a existir um tópico sobre futebol, em relação ao qual se chegou depois à conclusão de que era "ingovernável", dados os constantes insultos e guerras que nele sucediam quase diariamente. Sinceramente a mim o futebol nunca me apaixonou, estou-me completamente a borrifar se ganhou o Benfica, o Porto, o Sporting, ou o Cascalheira! Mas se gostar ou não de futebel não tem propriamente implicações na nossa vida enquanto cidadãos (a não ser ludicamente), a política já é um caso completamente diferente, pois as escolhas que fazemos nas eleições podem alterar significativamente os nossos direitos e a qualidade das nossas vidas em termos sociais, profissionais e financeiros.

É portanto para mim um tópico bem vindo, se a participação das pessoas se pautar pelo respeito das opiniões contrárias (fundamentadas) e não se tornar apenas um campo de batalha para egos com manias de superioridade e necessidades de afirmação pessoal.

Gostaria realmente de não tornar a ler por aqui coisas como "não estás ao meu nível" ou "és muito limitado", algo que sucedeu num passado recente. Às pessoas relativamente novas aqui (os mais velhos já conhecem a casa) que não sejam tolerantes e educadas no discurso e que se pautem por agressividade e má-educação, gostaria que acreditassem que o dvdmania já provou várias vezes ao longo dos anos que, embora seja um fórum tolerante e que dentro de certos limites avisa as pessoas relativamente a comportamentos menos próprios dando segundas oportunidades, também de modo célere pode resolver as situações com carácter mais definitivo, caso se chegue à conclusão de que não vale mesmo a pena ter aqui alguns elementos mal educados, armados em superiores e que à falta ou apesar dos argumentos que utilizam recorrem ao insulto pessoal.

Deixo a ideia de eventualmente trazer aqui para o debate filmes sobre política e debater aqui os mesmos, reunindo assim o nosso gosto pelo Cinema e filmes sobre política, o que poderia contribuir com mais temas para este tópico. Vi por exemplo novamente há uns tempos o "JFK" do Oliver Stone, realizador de que gosto imenso, e acho realmente que é um filme fabuloso (vi a edição especial em bluray, o director's cut com 205 minutos). Segundo o que refere Stone, o Lee Harvey Oswald nem poderia ter estado na janela onde supostamente se deram os tiros que assassinaram Kennedy, reforçando a teoria de que este teria sido mesmo um "patsy".

Em termos políticos e resumidamente, assumo como sempre assumi que, em termos gerais, considero-me de Esquerda em termos ideológicos. Defendo que o que é publico é de todos e o que é privado é só de alguns e que tem existido um roubo absoluto de muitas empresas públicas,que eram de todos, a favor de privatizações absolutamente criminosas. Penso que tem havido nos últimos anos um assalto escandaloso da Direita portuguesa a várias conquistas sociais e profissionais. Acho que a política governativa em termos gerais foi comprada há muito pelo poder financeiro. Aliás o caso recente do inominável Barroso (vs Golden Sachs) é apenas mais um episódio. Em termos de cidadania, considero que continuamos um dos povos mais atrasados e ignorantes da (de)União Europeia. A maioria dos portugueses anda há anos a votar nas mesmas forças e pessoas, sem qualquer capacidade de análise crítica. A eleição de Cavaco para presidente (2 vezes) ou da vitória do PSD e de Passos Coelho, para mim foi algo surreal. Tal como é surreal para mim e um dos maiores crimes da nossa história recente os políticos roubarem os cidadãos e o país para tapar buracos financeiros criminosos na banca privada e para pagar milhões a agiotas e especuladores estrangeiros.

Com a destruição programada que houve da nossa indústria, das nossas pescas, na nossa agricultura, com a venda a angolanos e chineses de parte no nosso património público, com os rendimentos patéticos que a maior parte das pessoas agora tem ou pode esperar, Portugal é um país onde realmente se tem um bom clima, ainda se tem segurança, mas onde só é possível viver com alguma dignidade e qualidade acima de determinados rendimentos. Rendimentos que a maioria dos cidadãos não aufere. E sinceramente não acredito que isto mude. Andamos a ouvir falar em crise há 40 anos. Penso que não temos nem cidadãos conscientes e responsáveis que mudem as coisas em eleições, nem tivemos até agora políticos que honrassem o compromisso com quem os elegeu e trabalhassem para o Povo e para o país em vez de trabalharem apenas para os grandes interesses financeiros internacionais, para a banca privada nacional e para a seita a que pertencem.

Termino dizendo-vos que voto desde os 18 anos, nunca falhei uma votação. Também comecei a trabalhar aos 18 anos. Fiz todo o percurso académico (licenciatura, pós-graduação e depois um mestrado noutra área) a trabalhar de dia e a estudar à noite. Sou pai de família. Já passei os 50 anos. Mas já deixei de acreditar neste país. A corrupção, irresponsabilidade e incompetência políticas só são equiparadas pela ganância absoluta, mentiras e exploração miserável dos colaboradores que a maior parte das empresas pratica. Com a desculpa da "crise" então, aproveitaram para baixar os rendimentos das pessoas para valores absolutamente vergonhosos.

Para não deixar apenas uma nota demasiado negativa, saúdo a actual coligação e o trabalho que tem vindo a ser feito. E confesso que o nosso actual presidente só me tem surpreendido pela positiva. Sinto que se respira outro ar em Portugal e que as pessoas já não sentem que estão a ser roubadas todos os dias, todas as semanas, como no tempo do Passos Coelho (que estou sinceramente convencido que não é muito saudável em termos mentais), onde todas as semanas havia anúncios de mais cortes e mais roubos aos cidadãos.
Cabeças
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by rui sousa »

Bom dia!

É preciso salientar que o que foi discutido no tópico anterior não foi política, mas sim uma série de clichés datados dos anos 50/60 proferidos por um user que deu a entender não perceber nada do assunto, e que tanto criticava o sistema capitalista quando os tópicos de filmes em que postou anteriormente eram de super-heróis e etc... Os filmes mais capitalistas de todos, portanto... :mrgreen:

Eu não tenho filiação política, não apoio nenhum partido, não estive em nenhuma juventude partidária para me fazerem lavagem ao cérebro, e nas quatro eleições em que já pude votar (europeias, autárquicas, legislativas e presidenciais) votei sempre em partidos diferentes. Vou mais atrás das pessoas, apesar de saber que, mais tarde ou mais cedo, acabam por se revelar como "mais umas" de um sistema político em que os partidos fingem ter muitas tensões entre si para mostrar aos media, mas que acabam por ter os mesmos interesses. Caso do Livre, em que votei nas Europeias...

Gostei muito de ler o texto do Cabeças, e dou só uma achega: tenho neste momento 21 anos e comecei a trabalhar "a sério" aos 19 anos (entre os 18 e os 19 fiz vários voluntariados em festivais e eventos, e mesmo que alguns digam que o voluntariado seja "trabalho de borla", não o consigo encaixar na mesma categoria), e desde muito cedo percebi o quão mal se encontra este país. Tive a sorte de ter tido algumas oportunidades, com as quais fiquei muito feliz, mas tenho pena que o estado da nação seja tão negativo. Apesar da coligação não ser perfeita (isto de atirarem bojardas para o ar sem especificarem legalmente como as vão pôr em prática é uma coisa muito politicamente incorrecta), tem tido um impacto muito positivo no país, a meu ver. Prefiro pessoas que erram mas que sabem corrigir e apresentam propostas viáveis do que ter outra vez um primeiro-ministro laranjinha arrogante que, quando faz algo de errado, quase põe as culpas no povo - somos piegas não é? grr-)

Ao princípio custou-me a engolir que o presidente da câmara, para o qual tinha votado, largasse de repente o cargo para entrar nesta cruzada nas eleições legislativas (senti-me um pouco "traído" por o meu voto ter ido para o lixo), e acabei por votar em branco naquela altura. Mas fico contente com o trabalho que tem feito. À semelhança do presidente (não votei nele, e quando ele ganhou até brinquei dizendo que ele estava a fazer o mesmo percurso que o Spacey no House of Cards), mas é mil vezes melhor termos um presidente humano, que sente os problemas das pessoas (apesar do show-off todo que dá), do que mais um cepo que nada fez pelo país, e que quando falava ou tomava decisões, só fazia m**da (bye bye Cavaquinho).

Tenho é pena de ver Lisboa como está, graças às andanças mais ou menos benéficas da Câmara. Estas obras todas cheiram a esturro desde o início e tenho pena de ver a cidade neste estado. A Baixa, que era a minha zona preferida, tornou-se um sítio horrível para se passear, tão dominada pelo turismo que está. Tornou-se numa espécie de disneylândia sufocante. E outras zonas da cidade assim estão a ficar. É que turistas tivemos sempre - mas a subjugação total aos turistas, tipo "allgarve", é que se tornou numa ingrata novidade...

E era isto. Tenham um bom domingo! :-D
Last edited by rui sousa on October 3rd, 2016, 5:55 pm, edited 1 time in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by Samwise »

tocoelho wrote:Caixa de Pandora...
Sim, um tópico destes tem todas a probabilidades de "fazer sair tudo cá para fora", da pior maneira possível. Daí esta questão essencial: o trade-off valerá a pena? No final teremos ganho ou perdido mais com o debate?

O que me parece é que há pouco interesse em debater política - algo que não me faz assim tanta confusão, dado o descrédito generalizado que há na classe política nacional e internacional, e nas decepções e falsidades que todos já sentimos na pele. Muitas vezes sinto exactamente a mesma vontade: mandar todos os políticos irem dar uma volta ao bilhar grande. Mas depois há outra vontade que se sobrepõe, e que me diz que mais vale abordar e falar do assunto do que submetê-lo ao silêncio (o deixar andar é sempre pior).

Quanto às intervenções do Anónimo, eu não considero que não "perceba nada do assunto" (e respeito as crenças que tem, mesmo que sejam utópicas no sentido da impossibilidade), mas considero que não tem é perfil nenhum para debater e transmitir ideias, e que de cada vez que abre a boca o que faz é manchar ainda mais os ideais que defende - algo que à partida já seria extremamente difícil. De facto, não só a soberba da superioridade intelectual, mas também os insultos generalizados e a constante fuga a debater certos assuntos mais sensíveis, invocado que não vai aprender nada, são contradições flagrantes do espírito colectivista basilar ao comunismo (partilha... partilha... partilha). Como que a provar: o comunismo é muito bom, mas é só para os outros. Alguém que apenas está interessado em impor a sua propaganda, e que não tem o mínimo interesse em ouvir opiniões de terceiros. Ainda assim, foi ele quem abriu a porta (ou a caixa de pandora), e agora terá forçosamente de aceitar que outros também possam dizer aquilo que pensam. É um dos pilares fundamentais de uma sociedade democrática: liberdade de opinião, liberdade de expressão.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Anoni Mus
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 161
Joined: January 17th, 2012, 9:05 pm

Re: Tópico sobre política

Post by Anoni Mus »

rui sousa wrote: É preciso salientar que o que foi discutido no tópico anterior não foi política, mas sim uma série de clichés datados dos anos 50/60 proferidos por um user que não percebia nadado assunto, e que tanto criticava o sistema capitalista quando os tópicos de filmes em que postou anteriormente eram de super-heróis e etc... Os filmes mais capitalistas de todos, portanto... :mrgreen:
Image

O teu post é grande mas vazio de conteúdo argumentativo (era essa a intenção?), é irrelevante a filiação partidária, idade, nível de vida etc, o que interessa são os argumentos num debate, tudo o resto é fumo. Falar de lavagens ao cerebro é curioso, porque assumes erradamente que é preciso partidos para isso como se o mundo real actual fosse neutro, mas não é, notícias, filmes, séries, publicidade, escola, pode tudo ser usado como "lavagem ao cérebro", é preciso manter uma mente crítica.

De mim não vão ouvir nada mais complexo que imagens de gozo, que já não tenho pachorra para perder tempo com ignorâncias, muitos anos disto aborrece, até porque usam sempre os mesmos velhos argumentos que demonstram o desconhecimento do tema. Se houver algo novo talvez me dignifique a responder seriamente.
Last edited by Anoni Mus on October 2nd, 2016, 2:06 pm, edited 1 time in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by Samwise »

Anoni Mus wrote: De mim não vão ouvir nada mais complexo que imagens de gozo, que já não tenho pachorra para perder tempo com ignorâncias, muitos anos disto.
Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by Rui Santos »

Vamos lá a ser sérios.
Responder na mesma moeda não é nunca a solução.

Se é para construir um tópico sério, autorizo, se é para bonecos e Cª não contem com a minha colaboração nisso.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Anoni Mus
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 161
Joined: January 17th, 2012, 9:05 pm

Re: Tópico sobre política

Post by Anoni Mus »

As imagens que fui guardando ao longo dos tempos dizem mais que qualquer argumento que tu consideras sério.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Tópico sobre política

Post by Rui Santos »

Vou almoçar, para o fazer descansado fica encerrado até voltar.

O tópico está reaberto. Eu sei, demoro muito tempo a almoçar :-)))
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by Samwise »

Hey... tópico reaberto. :-) Não terá sido tanto a duração do almoço, mas a digestão... :mrgreen:

Mais opiniões sobre um tópico sobre política? Há muito pouco interesse, ou ainda estão todos de fim-de-semana?

Pendo que o passo mais lógico agora será começar a debater ideias concretas - nesse eventual tópico a criar.

Por exemplo, que características valorizam mais num sistema político? O que é que consideram que não é negociável? Por que razões é preferível uma característica em função de outra? Quais são as característica que são comuns entre os vários sistemas? Até onde deve ir uma ideologia no que respeita à intrusão na vida dos cidadãos? etc.. etc, etc..

O Cabeças e o Rui já falaram um pouco de como olham para a situação actual no nosso país, mas como colocam essa visão em perspectiva perante os sistemas que consideram que seriam ideais? Como se faz para lá chegar?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by Samwise »

Penso que todos concordarão que não há sistemas perfeitos, mesmo que existam algumas ideologias que visam inerentemente alcançar um estado de utopia (no sentido de "sociedade perfeita"), e que todos os que já foram testados e exercidos até agora ao longo da história revelaram permeabilidade a factores destrutivos, ou contrários aos ideais que inicialmente ser propõem implementar e defender, como por exemplo a corrupção, ou o lobismo corporativo (nalguns casos o próprio sistema é "corporativo" de raiz). Trata-se então de escolher (entre aspas) o sistema "menos mau", aquele que retira menos liberdades aos cidadãos, ao mesmo tempo que lhes garante mais garantias e direitos. Partindo do pressuposto de que estes sistema visam regular a vida civilizacional em sociedade, e de que há sempre o compromisso não negociável por parte do cidadão de ter de fazer concessões em prol da manutenção da ordem dentro dessas sociedades (perdendo por isso uma parte da sua liberdade), o sistema que me parece mais justo é de longe o democrático. Não só é a maioria que decide, como a organização estrutural do sistema dita que de tempos a tempos essas decisões possam ser alteradas, se uma nova maioria achar que isso deva suceder. Isto em detrimento de outros sistemas, em que é uma minoria que decide o destino da maioria, e em que não há hipótese de alterar a composição dessa minoria (indefinidamente). A poder escolher, escolheria sempre viver numa sociedade organizada através de um sistema democrático. Qualquer outro sistema implicaria logo de raiz uma perda de mais liberdades que considero fundamentais.

Em Portugal temos uma democracia representativa multipartidária, com vários órgãos de soberania independentes mas interligados. Não tenho nada de particular a apontar a esta forma de organização, mesmo que de vez em quando surjam nós difíceis de desatar.

Um primeiro link que deixo para reflexão: https://en.wikipedia.org/wiki/Freedom_in_the_World

Trata-se de uma organização que estuda os índices de direitos e liberdades em todos os países do mundo. Será talvez interessante cruzar os tipos de sistemas políticos com as respectivas "cores" apresentadas nos mapas (clicar nas imagens)...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Anoni Mus
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 161
Joined: January 17th, 2012, 9:05 pm

Re: Tópico sobre política

Post by Anoni Mus »

E quem criou isso? Segue os links e vais ter sempre a escumalha capitalista (https://en.wikipedia.org/wiki/Kenneth_I._Juster), claro que vão defender o sistema duh. Sabes usar cabeça? Da mesma forma que a educação escolar tem bias pro capitalista e great man theory, aqui não tanto, mas nos EUA é o pão nosso de cada dia, testes e textos com puras mentiras para fazer lavagens cerebrais. Imparcialidade não existe, se queres aprender sobre socialismo aprendes com os socialistas, são eles que sabem o que defendem, a não ser que queiras aprender sobre algo histórico e não teórico, aí claro que convém ver de várias fontes. Mais, todos os países nesse mapa são capitalistas, uns mais que outros, mas o capitalismo é global, porque continuas a mentir?

Continuas a querer simplificar assuntos complexos com meros mapas e retórica vazia em vez de fazeres uma análise materialista.

Quem chora pelo sistema menos mau costumam ser tipos previligiados que não querem perder o que têem e por isso se estão a cagar, querem o melhor para os outros desde que não façam um chavo nem se incomodem nem percam nada. Mete o menos mau no cú, se és irresponsável e precisas de alguém para te pôr na ordem (estado, polícia, patrões) é contigo, vende-te a alguém. Eu quero liberdade e rejeito toda a autoridade que não considero legítima, e isso NÃO É POSSÍVEL NUM SISTEMA CAPITALISTA.

E se queres ser intelectualmente honesto que tal analisares contextos históricos e sociais dos países em vez de fazeres comparações estúpidas num mapa e comparar país x com y por conveniencia? O que sabes concretamente da URSS por exemplo? Sabes como era a vida (para as diferentes classes claro, um povo não é homogeneo em sociedade estratificadas) nos diferentes preríodos históricos desde o secúxlo XIX até a atualidade?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Tópico sobre política

Post by Samwise »

Anoni Mus wrote:E quem criou isso? Segue os links e vais ter sempre a escumalha capitalista (https://en.wikipedia.org/wiki/Kenneth_I._Juster), claro que vão defender o sistema duh. Sabes usar cabeça? Da mesma forma que a educação escolar tem bias pro capitalista e great man theory, aqui não tanto, mas nos EUA é o pão nosso de cada dia, testes e textos com puras mentiras para fazer lavagens cerebrais. Imparcialidade não existe, se queres aprender sobre socialismo aprendes com os socialistas, são eles que sabem o que defendem, a não ser que queiras aprender sobre algo histórico e não teórico, aí claro que convém ver de várias fontes. Mais, todos os países nesse mapa são capitalistas, uns mais que outros, mas o capitalismo é global, porque continuas a mentir?

Continuas a querer simplificar assuntos complexos com meros mapas e retórica vazia em vez de fazeres uma análise materialista.

Quem chora pelo sistema menos mau costumam ser tipos previligiados que não querem perder o que têem e por isso se estão a cagar, querem o melhor para os outros desde que não façam um chavo nem se incomodem nem percam nada. Mete o menos mau no cú, se és irresponsável e precisas de alguém para te pôr na ordem (estado, polícia, patrões) é contigo, vende-te a alguém. Eu quero liberdade e rejeito toda a autoridade que não considero legítima, e isso NÃO É POSSÍVEL NUM SISTEMA CAPITALISTA.

E se queres ser intelectualmente honesto que tal analisares contextos históricos e sociais dos países em vez de fazeres comparações estúpidas num mapa e comparar país x com y por conveniencia? O que sabes concretamente da URSS por exemplo? Sabes como era a vida (para as diferentes classes claro, um povo não é homogeneo em sociedade estratificadas) nos diferentes preríodos históricos desde o secúxlo XIX até a atualidade?
Bom dia.

Anónimo, tens qui um post minimamente interessante, e que vou comentar em devido tempo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Locked