Stranger Things (NETFLIX)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by PanterA »

Mixed feelings. Sinceramente achei a história não uma continuação mas quase como um spin-off. Ou seja, parecia aqueles casos semanais que têm algo para resolver durante uma season e no último episódio lá está o dito cliffhanger para a próxima. Ainda que aqui já foi melhor preparado que na season transacta onde abre mais o apetite para a próxima que foi um pouco adormecido.
Gostei dos russos, ainda que a sua preparação caia ali um bocado do céu, mas que mostra que o período da guerra fria ainda estava bem presente. A fazer lembrar aqueles bons velhos filmes de espionagem do Carré. Depois claro todo o ambiente 80's e as ditas referências estiveram quase (mais a frente já digo o porquê disso) sempre no ponto que ainda é muito por aqui que a série vive. Mais pela negativa fez-me impressão todos aqueles arcs dos casalinhos e até não resistiram à tentação depois de muita conversa de encher chouriço meter a outra homossexual. A ideia deles serem crianças e tudo mais percebe-se o porquê de lá estar, mas haja paciência para tanto daquilo.

Tanto que me leva a outro ponto e que diz respeito aquilo que está entre parêntesis. A série sempre teve um ar infantil mas ao mesmo tempo maduro, mas agora pareceu-me apenas e só infantil. Mesmo a nível de diálogo esteve muito mais pobre, acriançado e com pouca genica. Por exemplo a cena em que eles estão todos a lutar entre a vida e morte, começarem a cantar foi um grande momento estupidamente mal aproveitado e colocado. E como esse teve outros que tornaram a season aquém do esperado.

Senti falta daquelas teorias do upside world, da desmistificação do monstro e tudo o que rodeava, explorar outras fontes que permitisse que o enredo ficasse mais complexo e interessante sem termos algo basicamente straightforward.
Deixou-me mesmo com certo amargor de boca não ter gostado tanto como queria.
Last edited by PanterA on July 7th, 2019, 6:16 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Ainda só vi dois episódios.
Noto o envelhecimento dos miúdos com as namoradas/centro comercial (aka capitalismo) a ganharem importância no dia a dia deles.
E também o aparecimento dos russos*.

p.s. uma prequela para a série Chernobyl?
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Quatro episódios vistos: estou a gostar bastante, é na linha das outras séries.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

5 e 6 vistos:
Aqui já gostei menos: demasiado 'mal' e companheirismo e amizade a menos*. Mais acção também.
A cena da tortura dos russos ao casalinho dos gelados é um bocado meh.
* o mesmo que aconteceu nos livros do Harry Potter.
Nos primeiros havia um espírito positivo que aos poucos foi dando lugar a histórias cada vez mais viradas para o combate com o mal.

Estou a gostar das novas miúdas, as dos gelados: a empregada e a cliente.
A realização é a de sempre: boa e com excelentes pormenores.
Tem transições entre cenas muito bem feitas.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Alguns ambientes fazem muito lembrar videojogos, quase me arrisco a dizer que foram inspirados por eles.
As cenas do hospital lembraram-me do Batman Arkhum Aylum e a parte do laboratório subterrâneo russo também fez lembrar por exemplo do half-life.
E há uma cena que parece tirada do jogo Bioshock pela musica que lhe meteram no fim.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Episódio 7 visto: é completamente viciante :mrgreen:
One to go
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Spoilers ahead 8) :

Estive a ler algumas opiniões noutro forum, incluindo do Pantera, e concordo com algumas criticas mesmo continuando a gostar muito da série.

Algumas situações são um bocado uma ofensa à inteligência dos espectadores.
Acho que é no filme Top Secret que uns reclusos cavam um túnel para fora da cela com uma colher. Depois espreitam para o buraco e vê-se uma estrada alcatroada num túnel com iluminação, o que tem piada dado que o Top Secret é uma comédia nonsense.

O mesmo tipo de coisas numa série como o Stranger Things já custa mais a assimilar. Depois a parte dos assaltos ao subterrâneo continua a fazer pouco sentido pela facilidade com que entram e ficam e saem.
Quando o assunto é o sobrenatural dá-se um desconto, quase tudo é possível. Agora quando se trata de russos espera-se que não tenham perdido a inteligência quando foram para a América, ainda mais sendo a elite.
Penso que depois as várias cenas de acção se ressentem deste tipo de coisas, por exemplo no ultimo episódio. Uma pessoa já perdeu todo o sentido de realismo e de suspense porque já não acredita no que está a ver.

Ainda não disse mas gostei muito do monstro, acho que está espetacular incluindo a natureza fluída com que ultrapassa obstáculos.
Mas lá está, sendo um monstro sobrenatural seria de esperar que tivesse mais sentidos do que apenas a visão e audição que mostrou ter na cena do Centro Comercial.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Os fãs de "Stranger Things" podem passar a noite num alojamento que recria os cenários da série
https://viagens.sapo.pt/ficar/ficar-mun ... s-da-serie
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

A ver a 4ª temporada.
De facto é muito boa a série. Está muito bem feita.
Incrível como não me lembro de nada das temporadas anteriores.
Lembro-me dos atores e é isso :-(
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by Samwise »

Um resumo rápido do que achei até agora:

Season 1 : novidade, muitas referenciação cultural (cinema, literatura e música) aos anos 80, bons actores, boa realização. - 9/10
Season 2 : já não é tão novidade, mas continua a ver-se muito bem, porque as vibes são essencialemente as mesmas - 8/10
Season 3 : esgotamento da ideia, mas pontapé para a frente aumentando o número de personagens e a escala da bicharada. Lá para o final já estava a ser penoso acompanhar - 6/10
Season 4 : primeira série de episódios bastante boa - aproveitaram a "intermissão" e fizeram o argumento a contar com o crescimento das personagens - as crianças das seasons anteriores são agora adolescentes formados e têm de lidar com os "problemas" todos dessa nova fase da vida. Tem um bom vilão e um bom arco narrativo, que dá um bom nó as pontas. 8/10
Últimos dois episódios : uma desilusão completa - é um baralhar e tornar a dar - arrastadíssimos, sem novas ideias e sobretudo sem soluções para resolver as situações narrativas (é mais do mesmo). 4/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Eu estive à espera que saíssem os dois últimos para ver tudo de enfiada e não me pareceu haver uma grande diferença.
No geral gostei da temporada embora tenha apreciado mais umas coisas do que de outras.
A realização, os miúdos e principalmente o espírito entre eles manteve-se e a série ainda não caiu no erro do Harry Potter que foi a parte do mal ganhar uma grande preponderância na história.
As partes da Rússia e do submundo não gostei muito.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Stranger Things (NETFLIX)

Post by nimzabo »

Post Reply