Desabafos... (Off-TopiC)

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Helder Fialho
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Luis.Manuel wrote: November 20th, 2022, 9:07 am Achei interessante e penso que vais gostar de ler embora possas não concordar com o que o Tarantino aventa sobre o futuro do cinema ( ...ou o Cinema do Futuro).

Vou ler vou. Passa-se muita coisa de errado em Hollywood e as plataformas de streaming vieram agudizar o problema. O único mérito que vejo nas plataformas é que o sucesso dos filmes deles vieram provar que o público anseia por mais do que filmes de super-heróis. Muitos autores viram-se para as plataformas porque elas apostam neles e dão-lhes o dinheiro que precisam para fazerem os filmes que querem porque os estúdios rejeitam-nos. Isto revolta-me. Aqui na Europa, toda a gente financiaria o The Irishman. Ninguém diria que não ao Scorsese porque é o Scorsese, um dos melhores realizadores de sempre, uma lenda viva. Nos anos 70 não era assim. Nos anos 70, Hollywood arriscava, confiava nos realizadores e no trabalho deles e simplesmente davam o dinheiro e pronto. Até o David Fincher, que tem muito crédito em Hollywood e os filmes dele não são propriamente fracassos de bilheteira, já não consegue obter financiamento nem distribuição, como se viu com o Mank... teve de ir "bater à porta" da Netflix. O Frank Darabont tem o guião de um filme pronto. Diz que é a melhor coisa que já fez. A história passa-se na Guerra Civil americana, é um projecto que o Kubrick deixou incompleto no final dos anos 50, uma ideia que ele desenvolveu na altura em colaboração com um historiador especializado na Guerra Civil americana, o produtor seria o Ridley Scott e seria o grande regresso do Frank Darabont, o homem que fez "só" o Shawshank Redemption e o Green Mile. Seria o primeiro filme dele desde 2007. Isto tem tudo para correr bem, não é? Só que não. Nenhum estúdio de Hollywood o aceita, confessou ele numa entrevista no ano passado. Ele diz que nem sequer consegue uma reunião com ninguém dos estúdios. Não querem falar com ele. Quando se vê o Frank Darabont a ser olimpicamente ignorado, há que temer o futuro.

A entrevista está aqui: https://www.dreadcentral.com/news/39825 ... exclusive/
Last edited by Helder Fialho on November 23rd, 2022, 11:21 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

nimzabo wrote: November 18th, 2022, 12:02 pm As estrelas de hoje no futuro
https://magg.sapo.pt/celebridades/artig ... artificial
As estrelas de hoje no passado
https://www.theguardian.com/film/2022/n ... rs-younger
Helder Fialho
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Gosto muito das versões japonesas dos cartazes dos filmes produzidos no Ocidente. Eles nunca se ficam pelo óbvio em Hollywood que, não raras vezes,é apenas uma montagem com as caras das personagens principais. Os cartazes japoneses dos filmes ocidentais, sobretudo de Hollywood, conseguem "dizer" tudo sobre os filmes sem "dizerem" nada e, para além disso, são esteticamente lindos e apelativos.

Vou mostrar três exemplos.


Empire of the Sun:

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The Shawshank Redemption:

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The Trojan Women (As Troianas) (por mim, o cartaz podia até ser só tudo do título para baixo):

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Luis.Manuel
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Helder Fialho wrote: November 23rd, 2022, 11:42 pm Gosto muito das versões japonesas dos cartazes dos filmes produzidos no Ocidente. Eles nunca se ficam pelo óbvio em Hollywood que, não raras vezes,é apenas uma montagem com as caras das personagens principais. Os cartazes japoneses dos filmes ocidentais, sobretudo de Hollywood, conseguem "dizer" tudo sobre os filmes sem "dizerem" nada e, para além disso, são esteticamente lindos e apelativos.
Na Europa existiu (?) um fenómeno (de comunicação) a nível de cartazes cinematográficos com características algo semelhante: os cartazes nos países do leste nomeadamente na República Checa.

https://www.google.com/amp/s/filmschool ... ers/%3famp

...e uma galeria de cartazes polacos com alguns de filmes ocidentais.

https://polishpostergallery.com/gallery ... d=0&size=0
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Luis.Manuel wrote: November 24th, 2022, 7:23 pm
Na Europa existiu (?) um fenómeno (de comunicação) a nível de cartazes cinematográficos com características algo semelhante: os cartazes nos países do leste nomeadamente na República Checa.

https://www.google.com/amp/s/filmschool ... ers/%3famp

...e uma galeria de cartazes polacos com alguns de filmes ocidentais.

https://polishpostergallery.com/gallery ... d=0&size=0


Sim, sim. Muito bem lembrado. Esses cartazes são pura arte. Na maior parte das vezes eles nem recorriam aos fotogramas e faziam eles próprios os seus próprios cartazes dos filmes ocidentais, sempre naquele estilo de desenho e de grafismo que é muito característico dos países de Leste, até no próprio cinema de animação polaco e russo, às vezes desconcertante mas sempre original. Na União Soviética os cartazes dos filmes também eram muito assim.
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Helder Fialho wrote: December 5th, 2022, 10:56 pm
Luis.Manuel wrote: November 24th, 2022, 7:23 pm
Na Europa existiu (?) um fenómeno (de comunicação) a nível de cartazes cinematográficos com características algo semelhante: os cartazes nos países do leste nomeadamente na República Checa.

https://www.google.com/amp/s/filmschool ... ers/%3famp

...e uma galeria de cartazes polacos com alguns de filmes ocidentais.

https://polishpostergallery.com/gallery ... d=0&size=0


Sim, sim. Muito bem lembrado. Esses cartazes são pura arte. Na maior parte das vezes eles nem recorriam aos fotogramas e faziam eles próprios os seus próprios cartazes dos filmes ocidentais, sempre naquele estilo de desenho e de grafismo que é muito característico dos países de Leste, até no próprio cinema de animação polaco e russo, às vezes desconcertante mas sempre original. Na União Soviética os cartazes dos filmes também eram muito assim.
Por cá os posters de cinema são normalmente "fracos" em termos de criatividade, mas o mesmo já não se poderá dizer dos posters do Cinanima, da autoria de João Machado, um designer portuense com o seu estilo único, apurado, de síntese perfeita e cores vibrantes.
Eis alguns exemplos para quem eventualmente não conheça


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Helder Fialho
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Luis.Manuel wrote: December 6th, 2022, 11:14 am
Por cá os posters de cinema são normalmente "fracos" em termos de criatividade

Pois são. De memória, as únicas excepções são o cartaz do Vale Abraão, o do Silvestre e o do Veredas.
drakes
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by drakes »

Fim de uma era, legendas.tv rip.
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

O James Cameron está a realizar um documentário para provar que o Jack não poderia salvar-se indo para cima da porta de madeira a boiar onde estava a Rose. grr-) (este bonequinho não é bem o que eu queria transmitir mas é o mais próximo - deveria ser um boneco a lançar a mão à testa) Não, não é uma notícia do Inimigo Público. Isto vai mesmo acontecer. De nada serviram as N vezes que ele explicou o óbvio. Há 25 anos que a maioria das pessoas continua a recusar-se a aceitar ou a não querer acreditar no óbvio e no inevitável. A meu ver, tudo isto tem a ver com uma coisa: as pessoas gostam de finais felizes. Como a maior parte de nós não nasce com o dito cujo virado para a Lua, a vida real para nós é injusta, triste e dura e, portanto, ao menos na ficção, a grande maioria da nossa espécie de primatas humanos gosta de pensar que "ali", naquela história, apesar do Titanic afundar e de tanta gente morrer e daquela tragédia toda e das diferenças sociais que separam o Jack e a Rose, no final tudo ficará bem para aqueles dois que se conheceram no navio e se apaixonaram. O público fez um "investimento" emocional tão grande durante 3 horas nestas duas personagens, fez a viagem no Titanic com eles, acompanhou-os até ao mar gelado e é difícil aceitar que, tal como o navio, tudo acaba ali assim, daquelaforma, naquele mar gelado, que aquela relação unida pelo Amor que a mãe da Rose não conseguiu impedir, que o futuro marido não conseguiu impedir, que ninguém conseguiu impedir, vai ser impedida daquela forma crua e inescapável naquelas circunstâncias. O que resta de uma porta de madeira a flutuar com dois corpos de adultos em cima dela a servir de prancha ou de jangada à espera que apareça um barco da polícia marítima em busca de sobreviventes não aguenta com o peso desses corpos. Só aguenta um. É normal gostar-se de finais felizes. Mas nem tudo pode acabar bem. Alguns dos melhores filmes românticos acabam muito mal, com um ou os dois elementos mortos. Mas caramba / bolas / que diabo / coa breca! Querer à viva força que o Jack se salve numa situação impossível nas leis da Física, é demais.

Se, ainda assim, as pessoas não aceitarem isto depois deste documentário, não sei... :-P


https://www.publico.pt/2022/12/17/impar ... ao-2031858
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Que desperdício de talento, tempo e dinheiro. Nem consigo perceber esta escolha por parte do Cameron---não deve ter mais nada para fazer, ou então é teimoso o suficiente para levar as suas obsessões, mesmo a mais ínfimas, até ao limite da imposição aos outros. E "os outros", neste caso, são os burros todos que não percebram que a morte do Jack é uma escolha do argumento, e não uma questão de física e impossibilidade a ver com o tamanho da prancha.

Já parece o Lucas e mais o dossier que organizou para provar que era possível um frigorífico safar o Indy de uma detonação nuclear no 4º capítulo da série. (mais uma vez, não é a "execução" que importa, são as escolhas do argumento...)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Samwise wrote: December 18th, 2022, 11:18 am Que desperdício de talento, tempo e dinheiro. Nem consigo perceber esta escolha por parte do Cameron---não deve ter mais nada para fazer, ou então é teimoso o suficiente para levar as suas obsessões, mesmo a mais ínfimas, até ao limite da imposição aos outros. E "os outros", neste caso, são os burros todos que não percebram que a morte do Jack é uma escolha do argumento, e não uma questão de física e impossibilidade a ver com o tamanho da prancha.

Já parece o Lucas e mais o dossier que organizou para provar que era possível um frigorífico safar o Indy de uma detonação nuclear no 4º capítulo da série. (mais uma vez, não é a "execução" que importa, são as escolhas do argumento...)

Sim, sem falar de que foi uma opção do próprio Cameron quando escreveu o argumento, por uma questão da própria narrativa. Eu já nem vou à questão do argumento porqur obviamente são personagens de ficção que existem devido a um realizador que escreveu um argumento, que as concebeu e cujo percurso é definido pelo realizador (nem isto as pessoas percebem). Não são pessoas reais.

Sim, um dos argumentos das pessoas, em particular dos americanos idiotas, é "mas havia espaço para ele na prancha". Sim, realmente parece haver espaço para ele na prancha mas se ele fosse para lá caíam os dois ao mar. Ainda era pior. As pessoas são tão burras... Não me lembro bem mas acho que há uma parte em que o Jack e a Rose falam precisamente sobre como é que se salvam os dois até que chegue um barco salva-vidas e, quando concluem que não é possível salvarem-se os dois, ele prefere que seja ela a ficar na prancha e se salve de uma hipotermia certa. É até ele próprio que a ajudoa a subir para a prancha. A dada altura acho que ele até tenta subir para a prancha mas depois desiste porque ele vê que a água gelada depois começa a entrar.
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by José »

Caros Helder Fialho e Samwise, estou em completo acordo convosco.

Esta teoria da porta do Titanic já tem barbas. Já houve mil e uma explicações a dar conta que, mesmo que o casal arranjasse um "jeitinho" na porta, o peso de ambos faria com que tivessem maior contacto com a água gelada, logo morreriam rapidamente de hipotermia.

Quero pegar nessa ideia do Helder, com a qual concordo em absoluto, que diz respeito à ligação emocional que as pessoas fazem com certos filmes ou personagens. Principalmente quando os filmes são constituídos por imensos obstáculos que as personagens têm que ultrapassar; consoante eles se vão safando, o público vai achando que vai ficar tudo bem no final - que só pode ficar tudo bem! Acho que muitas pessoas pensam que para tristezas já basta a vida; se nos filmes não há hipótese de esperança, redenção ou da conquista da felicidade, então isto está tudo podre, perdido, e não há nada em que possamos acreditar ou a que nos agarrar.

James Cameron é exímio neste campo dos obstáculos: The Terminator, Aliens e Titanic têm a ressonância emocional que têm porque contam com personagens carismáticas, que lutam por um bem maior e que ultrapassam inúmeros problemas no seu caminho. No caso do primeiro e do terceiro filme que referi, aquilo é devastador porque há tanta e tão grande luta pela sobrevivência e um dos elementos do par romântico acaba por perecer; no caso do Aliens também, mas só vimos a sentir isso no início do terceiro título dessa saga.

Mas também tenho de dizer que acho que essa recusa das pessoas em aceitar certos finais tristes contém alguma forma de beleza; acho que é a forma delas se confortarem e apaziguarem, criando uma interpretação muito própria, que lhes é mais fácil e pacífica.

Ainda há pouco tempo vi uma entrevista da Geena Davis e da Susan Sarandon a propósito do aniversário de Thelma e Louise. Geena Davis diz que são imensas as pessoas que lhe perguntam porque nunca houve uma sequela desse filme, ao que ela responde "Vocês viram mesmo o filme até ao fim? O que é que acham que aconteceu?". Ao que parece, há pessoas que acreditam firmemente que essas personagens saltam do Grand Canyon a alta velocidade naquele carro mas que vão conseguir aterrar sabe-se lá onde, numa escarpa qualquer, e seguir, por exemplo, rumo ao México, para viverem em liberdade.

No caso específico do Jack de Titanic, era um bocado óbvio o que lhe iria acontecer. Ele é uma personagem bem desenvolvida e magnificamente interpretada pelo Leonardo DiCaprio - ainda para mais, correspondendo àquela ideia do Spielberg, a propósito do início do seu Tubarão: se queres um forte impacto emocional no público, mostra uma personagem jovem, feliz e livre, plena e sem amarras, com a vida pela frente, e mata-a de seguida; o público fica sem norte - só que ele não tem um verdadeiro arco dramático para percorrer. Ele existe para espoletar na Rose a pessoa que ela é e que está abafada pela pressão e convenções sociais. Ou seja, ele serve de ajuda ao cumprir do arco dramático por parte dela.

Desculpem o longo desabafo, mas este tema tem pano para mangas.
José
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by José »

Pessoal,

Que tenham um Natal em paz de espírito, com alguns alentos e em boa companhia.

Tudo de bom para todos, agora e sempre.

Abraços e... bons filmes!
Samwise
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Feliz Natal também para ti, caro José.

E Boas Festas para os restantes membros.

O fórum vai resistindo e o interesse mantém-se devido a participações como as tuas. salut-) salut-) salut-)
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José
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by José »

Samwise wrote: December 25th, 2022, 12:31 pm Feliz Natal também para ti, caro José.

E Boas Festas para os restantes membros.

O fórum vai resistindo e o interesse mantém-se devido a participações como as tuas. salut-) salut-) salut-)
Obrigado, caro Samwise. Boas festas para ti e para os teus.

Faço minhas as tuas palavras; é um gosto poder apreciar o teu contributo e o dos outros membros deste fórum, que é tão importante para todos nós.
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