Desabafos... (Off-TopiC)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

"Os pontos nos iis" como?-)
A morte do cinema, é verdade ou é retórica?

Isso é para as pessoas se entreterem. O grande cinema deixou de ser arte popular. Se o John Ford ou o Hitchcock hoje fizessem filmes, não tinham espectadores nenhuns. Mas não foram os filmes que mudaram, foram as pessoas. O tempo de filas, semanas a fio, para ver filmes do Bergman ou do Truffaut acabou.

Mas porque é que acabou? Foi o blockbuster?

Não, foram as pessoas. Havia um certo tipo de pessoas com estatuto cultural e social para quem era obrigatório ir ao cinema ver esse tipo de filmes (como hoje é obrigatório beber 3 litros de cerveja ao sábado à noite ou ir ao futebol dar urros) e que ficaram aliviadíssimas quando isso deixou de ser obrigatório.
Pedro Borges em entrevista a Miguel Domingues
no blogue "À Pala de Walsh"
https://www.apaladewalsh.com/2012/11/co ... -comercio/
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Interessante.

Mas o facto de "as pessoas terem mudado" não explica grande coisa. Por que razão mudaram? Que factores influenciaram as mudanças sociais e que determinaram o crescente afastamento entre o público e a grande tela (enquanto experiência em sala).

Há uma série, o The Offer, sobre as atribulações da produção de O Padrinho, e a certa altura o Al Ruddy está a assistir a um filme no cinema e no final tem uma espécie de epifania sobre o significado e o valor de partilha social que é a experiência de estar numa sala cheia no cinema. Não dira que isso tenha desaparecido por completo, nem que tenha sido uma alteração do dia para a noite, mas diria que os avanços tecnológicos são em boa parte responsáveis por esse shift. Não só, mas em grande parte...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Sim, concordo contigo. O motivo principal do "abandono" das salas, principalmente das que exibiam cinema independente ou de autor, (que penso que seja o tipo de cinema que as palavras do Pedro Borges visam) é principalmente a evolução da tecnologia. Alem de que a entrevista já é de 2012 e em 10 anos obviamente a situação evoluiu com a "entrada em cena" de múltiplas plataformas de streaming, e de uma pandemia que "paralisou" a actividade das salas de espectáculos provocando alterações de hábitos sociais que (ainda) não reverteram totalmente para a situação anterior.

Mas entrevista aborda no entanto outos assuntos com interesse (relacionados com cinema) como por exemplo o papel da crítica e que se mantém actuais. Eu é que, em tom de "provocação" destaquei essas duas respostas. Sou portanto uma espécie de "agent provocateur" :mrgreen:

Tenho que ver essa série que referes, deve ser bem interessante. yes-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: October 28th, 2022, 8:08 pm Tenho que ver essa série que referes, deve ser bem interessante. yes-)
Vale bem a pena para quem gosta do filme, dos seus interveninentes e de toda a "mística" que envolve o Don. Apesar de alguma pinceladelas caricaturais por vezes demasiado fáceis/condescendentes, tem momentos sublimes.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

Este mundo está meio louco. Algumas coisas até custa a acreditar que estejam a acontecer.
O passado não passou.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: October 29th, 2022, 2:03 pm
Luis.Manuel wrote: October 28th, 2022, 8:08 pm Tenho que ver essa série que referes, deve ser bem interessante. yes-)
Vale bem a pena para quem gosta do filme, dos seus interveninentes e de toda a "mística" que envolve o Don. Apesar de alguma pinceladelas caricaturais por vezes demasiado fáceis/condescendentes, tem momentos sublimes.

Já vi 5 dos 10 episódios e estou simplesmente a adorar... e logo eu que sou muito "esquisito" com séries.

Edit.: fiquei "agarrado" e já terminei. Excelente série yes-) . E os "exageros caricaturais" até me divertiram (porque são bastante óbvios). Obrigado pela dica e "passo palavra": quem Gosta do "The Godfather" não deve perder esta esplêndida série: "The Offer". salut-)
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Reflexões, lamentos, pistas, ideias e questões sobre o futuro do cinema colocadas hoje à Antena 1 por várias pessoas, de entre as quais João Lopes e o "nosso" Rui Alves de Sousa:

Dos novos regimes de distribuição — da sala de cinema para as plataformas de streaming, e vice-versa — à possibilidade de uma educação cinematográfica. No Dia Mundial do Cinema, o esquadrão cinematográfico da Antena 1 confronta-se com os desafios no futuro da sétima arte. Palavras de João Lopes, João Torgal, Lara Marques Pereira, Rui Alves de Sousa e Tiago Alves.

https://antena1.rtp.pt/efemerides/que-f ... ande-ecra/
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Helder Fialho wrote: November 5th, 2022, 3:39 am Reflexões, lamentos, pistas, ideias e questões sobre o futuro do cinema colocadas hoje à Antena 1 por várias pessoas, de entre as quais João Lopes e o "nosso" Rui Alves de Sousa:

Dos novos regimes de distribuição — da sala de cinema para as plataformas de streaming, e vice-versa — à possibilidade de uma educação cinematográfica. No Dia Mundial do Cinema, o esquadrão cinematográfico da Antena 1 confronta-se com os desafios no futuro da sétima arte. Palavras de João Lopes, João Torgal, Lara Marques Pereira, Rui Alves de Sousa e Tiago Alves.

https://antena1.rtp.pt/efemerides/que-f ... ande-ecra/
Interessante.
Mas quando se fala sobre "O Cinema" isso é algo vago e ao mesmo tempo abrangente pois "Cinema" é muita coisa, do mainstream ao indie, dos circuitos de distribuição às tecnologias digitais que potenciaram o aparecimento/crescimento de muitas cinematografias de países até há pouco tempo quase inexistentes ou desconhecidas (as cinematografias claro), dos Óscares que já aceitam produções do streaming, dos jovens realizadores que nos vão surpreendendo com a sua criatividade e irreverência enquanto os grandes mestres clássicos ou/e contemporâneos vão partindo (mas a obra deles está a ser recuperada e a conquistar novos públicos) das salas de rua e depois dos multiplex outrora cheias e agora nem por isso... dos blockbusters que tem afundado (com raras excepções)... e afinal o Cinema estará a morrer, ou a mudar?
Bom eu acho que está a evoluir saint-).
O grande cinema americano, europeu, australiano, japonês está a perder um pouco sua hegemonia, mas em contrapartida, os "cinemas", coreano, sul-americano, iraniano, africano estão em surpreendente ascensão (pelo menos nos festivais e em algumas plataformas de streaming).
A forma de ver cinema está a mudar? As salas estão em risco de fechar? Nada de verdadeiramente novo para um velhote como eu que já assistiu a outras "crises" anteriores, primeiro com o aparecimento (da televisão) do telecinema, depois com o aparecimento da cor na televisão, o VHS e os clubes de vídeo em seguida a televisão por cabo com canais dedicados, posteriormente as hdtv/ led ...e actualmente com o streaming 4K HDR...
e as "respostas do cinema de sala" a todas essas "ameaças": o cinerama (de 3 câmaras e ecrã curvo que nunca vi ao vivo) o 70mm, o Sensurround, o Dolby, o Imax, o 3D, o ScreenX, o 4DX... os multiplex, as pipocas :doubt: etc. Até mesmo o cinema de autor continua a singrar, agora com outros nomes... americanos, latinos, canadianos, coreanos, iranianos,chineses... mas esse dificilmente voltará as salas pois há muito que foi remetido para as pequenas salas estúdio e posteriormente para os festivais e agora para o home cinema.
A distribuição de cinema em suporte físico em lojas está ameaçada? Bom, os LP de vinyl também foram quase extintos pelo CD e este pelo Spotify e pela Apple Music mas... as tendências de consumo é que ditam o que sobrevive e o que desaparece. (ou será o marketing... em função da info recolhida pelos "cookies"?)
(continua)
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Luis.Manuel wrote: November 5th, 2022, 7:57 am
Interessante.
Mas quando se fala sobre "O Cinema" isso é algo vago e ao mesmo tempo abrangente pois "Cinema" é muita coisa, do mainstream ao indie, dos circuitos de distribuição às tecnologias digitais que potenciaram o aparecimento/crescimento de muitas cinematografias de países até há pouco tempo quase inexistentes ou desconhecidas (as cinematografias claro), dos Óscares que já aceitam produções do streaming, dos jovens realizadores que nos vão surpreendendo com a sua criatividade e irreverência enquanto os grandes mestres clássicos ou/e contemporâneos vão partindo (mas a obra deles está a ser recuperada e a conquistar novos públicos) das salas de rua e depois dos multiplex outrora cheias e agora nem por isso... dos blockbusters que tem afundado (com raras excepções)... e afinal o Cinema estará a morrer, ou a mudar?
Bom eu acho que está a evoluir saint-).
O grande cinema americano, europeu, australiano, japonês está a perder um pouco sua hegemonia, mas em contrapartida, os "cinemas", coreano, sul-americano, iraniano, africano estão em surpreendente ascensão (pelo menos nos festivais e em algumas plataformas de streaming).
A forma de ver cinema está a mudar? As salas estão em risco de fechar? Nada de verdadeiramente novo para um velhote como eu que já assistiu a outras "crises" anteriores, primeiro com o aparecimento (da televisão) do telecinema, depois com o aparecimento da cor na televisão, o VHS e os clubes de vídeo em seguida a televisão por cabo com canais dedicados, posteriormente as hdtv/ led ...e actualmente com o streaming 4K HDR...
e as "respostas do cinema de sala" a todas essas "ameaças": o cinerama (de 3 câmaras e ecrã curvo que nunca vi ao vivo) o 70mm, o Sensurround, o Dolby, o Imax, o 3D, o ScreenX, o 4DX... os multiplex, as pipocas :doubt: etc. Até mesmo o cinema de autor continua a singrar, agora com outros nomes... americanos, latinos, canadianos, coreanos, iranianos,chineses... mas esse dificilmente voltará as salas pois há muito que foi remetido para as pequenas salas estúdio e posteriormente para os festivais e agora para o home cinema.
A distribuição de cinema em suporte físico em lojas está ameaçada? Bom, os LP de vinyl também foram quase extintos pelo CD e este pelo Spotify e pela Apple Music mas... as tendências de consumo é que ditam o que sobrevive e o que desaparece. (ou será o marketing... em função da info recolhida pelos "cookies"?)
(continua)


Certíssimo, mas esses são os cinemas, no sentido de cinemas de cada continente. Quando se fala do futuro do Cinema, o que João Lopes e os demais se referem é ao Cinema enquanto arte de fazer filmes para serem projectados numa sala de cinema. O ciclo normal de um filme é sala -> edição em formato físico. A sala não é um pormenor de somenos, pois é a retirada da sala de cinema e do formato físico deste ciclo, fruto do sucesso crescente das plataformas, que está a pôr em causa o sentido e o sentir do próprio Cinema. Um realizador fazer um filme sabendo que ele irá, não para a sala de cinema, mas para uma plataforma virtual, cujo catálogo é rotativo e efémero? As pessoas preferem o facilitismo, o imediatismo e a efemeridade de um filme reduzido a um mero objecto de consumo do que a perenidade do filme na estante, que está ali, sempre disponívei a qualquer hora que o queiramos ver, sem depender de haver Internet e que se pode tocar, sentir. Ainda há pouco tempo, Woody Allen, que está neste momento em Paris a realizar o seu próximo filme, lamentava-se precisamente sobre isto. O que me preocupa ainda mais é a edição em formato físico estar em risco de desaparecer e os filmes estarem disponíveis em formato físico depende de estrearem nas salas. As plataformas não editam em formato físico. E porque haveriam? O negócio delas são as subscrições. Se não for a Criterion a pegar nestes filmes e a editá-los...

Giuseppe Tornatore fez o Cinema Paradiso em parte porque, em 1988, com a popularidade do VHS, ele tinha receio de que o Cinema acabasse e essa preocupação dele está particularmente expressa na cena do funeral do Alfredo, quando o Totó volta à aldeia, reencontra o... não me lembro do nome da personagem, e, quando o cortejo fúnebre passa junto ao Cinema Paradiso, depois de ele lhe perguntar quando é que o fecharam, ele diz-lhe "Faz seis anos em Maio. Não vinha mais ninguém. O senhor sabe... a crise, a televisão, as cassetes... hoje o cinema é apenas um sonho." Se fosse hoje, esse momento de distopia seria " o senhor sabe... a crise, as plataformas...". Felizmente, Tornatore enganou-se e as salas de cinema continuaram. Os cinemas paradiso não fecharam e eles, os cinemas, continuam a ser paraísos. Mas sobreviverão a este golpe? Não encerrarão como o cinema paradiso? Pior ainda: não serão demolidas como ele para dar lugar a parques de estacionamento? "They paved Paradise and put up a parking lot".
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Helder Fialho wrote: November 10th, 2022, 12:19 am
O ciclo normal de um filme é sala -> edição em formato físico. A sala não é um pormenor de somenos, pois é a retirada da sala de cinema e do formato físico deste ciclo, fruto do sucesso crescente das plataformas, que está a pôr em causa o sentido e o sentir do próprio Cinema. Um realizador fazer um filme sabendo que ele irá, não para a sala de cinema, mas para uma plataforma virtual, cujo catálogo é rotativo e efémero?
E ainda é (esse o ciclo normal) mas não para todo o tipo de filmes. Aliás o "cinema de autor" há muito tempo que está afastado das grandes salas. Dedicadas à sua exibição resistem 2 salas em Lisboa: o Nimas e o Ideal.


As plataformas de streaming já me incomodaram mais. Depois que a Netflix financiou o "Roma" do Alfonso Cuarón (em minha opinião um dos mais belos filmes deste início do Século XXI mais tarde editado em formato físico pela Criterion como referes) e Scorsese lhes entregou o seu soberbo "The Irishman" para distribuição, mudei um pouco de opinião. E no streaming existem plataformas de menor dimensão com programação alternativa, ex. a MUBI, Filmin, Criterion Channel etc. nem todos disponíveis nas operadoras de televisão cá da terra mas na net e com a ajuda de um cabo Hdmi podem chegar a televisão lá de casa (?)
https://www.makeuseof.com/best-streamin ... ent-films/
(não podes com eles, junta-te a eles... ou se preferirem: o bom cinema acima de tudo)

Sobre filmes "efémeros", sempre os houve. Nos anos 90 fizeram-se muitos filmes de baixo orçamento (muitas vezes rodados com câmaras de vídeo) directamente para o mercado de Vídeo. Nos anos 60 uma significativa produção de filmes italianos, ingleses, franceses série B após o período de exploração de cerca de 5 anos foram abandonados em locais de armazenamento sem condições, eram afinal produtos de entretenimento para consumir e destruir porque o seu armazenamento era dispendioso e não
havia prespectiva de os voltar a rentabilizar com excepção da exibição nos canais de tv. Actualmente uma pequena parte deles está a ser restaurada e relançada (em BD) por editoras "boutique".
https://www.cbr.com/best-boutique-blu-ray-brands/
Penso que os mais significativos e que foram feitos em pelicula sobreviverem" (ex. "Duel" de Spielberg, The Executioner's Song (1982), The Day After (1983).
Li algures que desde o início do cinema terão sido feitos cerca de 800.000 filmes (?) penso que a ser verdade muitos estarão perdidos para sempre (?). Hoje em dia com os suportes digitais isso já será mais difícil de acontecer porque as cópias (legais e ilegais) são muitas. Mesmo alguns filmes que foram redescobertose restaurados mas que só passam em televisão são copiados com recurso a placas de captura de vídeo e essas cópias distribuídas em circuitos "alternativos" eh-)

Sobre a morte do formato físico, a mim parece-me que (para já) é só por cá devido à diminuta dimensão do nosso mercado, pois no resto da Europa continua vivo. Os mercados de Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e até a Polónia por exemplo, continuam a apresentar uma oferta significativa.
Cá já nem mesmo alguns filmes portugueses são editados (ou reeditados)
Giuseppe Tornatore fez o Cinema Paradiso em parte porque, em 1988, com a popularidade do VHS, ele tinha receio de que o Cinema acabasse e essa preocupação dele está particularmente expressa na cena do funeral do Alfredo, quando o Totó volta à aldeia, reencontra o... não me lembro do nome da personagem, e, quando o cortejo fúnebre passa junto ao Cinema Paradiso, depois de ele lhe perguntar quando é que o fecharam, ele diz-lhe "Faz seis anos em Maio. Não vinha mais ninguém. O senhor sabe... a crise, a televisão, as cassetes... hoje o cinema é apenas um sonho." Se fosse hoje, esse momento de distopia seria " o senhor sabe... a crise, as plataformas...". Felizmente, Tornatore enganou-se e as salas de cinema continuaram. Os cinemas paradiso não fecharam e eles, os cinemas, continuam a ser paraísos. Mas sobreviverão a este golpe? Não encerrarão como o cinema paradiso? Pior ainda: não serão demolidas como ele para dar lugar a parques de estacionamento? "They paved Paradise and put up a parking lot".
Umas imagens (actuais) bem tristes de uma sala de cinema que cheguei a frequentar.
https://www.abandonados.pt/cine-teatro-o-campino/

Tarantino e o futuro do Cinema
https://www.indiewire.com/2022/11/quent ... 234783494/
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

.
Os "truques" da Amazon 😉 " ojo"


No dia 18 às 9.05h

Image

No mesmo dia 18 às 10.32h

Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Luis.Manuel wrote: November 10th, 2022, 10:00 am
E ainda é (esse o ciclo normal) mas não para todo o tipo de filmes. Aliás o "cinema de autor" há muito tempo que está afastado das grandes salas. Dedicadas à sua exibição resistem 2 salas em Lisboa: o Nimas e o Ideal.
Pois, eu sei. Não sou de Lisboa mas sei. Mas o cinema de autor é sempre editado em DVD. Quer seja pela Midas ou pela Leopardo, Alambique... sobretudo o cinema de autor europeu.

As plataformas de streaming já me incomodaram mais. Depois que a Netflix financiou o "Roma" do Alfonso Cuarón (em minha opinião um dos mais belos filmes deste início do Século XXI mais tarde editado em formato físico pela Criterion como referes) e Scorsese lhes entregou o seu soberbo "The Irishman" para distribuição, mudei um pouco de opinião. E no streaming existem plataformas de menor dimensão com programação alternativa, ex. a MUBI, Filmin, Criterion Channel etc. nem todos disponíveis nas operadoras de televisão cá da terra mas na net e com a ajuda de um cabo Hdmi podem chegar a televisão lá de casa (?)
https://www.makeuseof.com/best-streamin ... ent-films/
(não podes com eles, junta-te a eles... ou se preferirem: o bom cinema acima de tudo)


Já eu sou totalmente contra as plataformas de streaming. A Netflix financiou o Roma e o The Irishman porque nenhum estúdio de Hollywood quis fazê-lo. O Scorsese sempre foi pelo Cinema e estou certo que ele foi para a Netflix porque não tinha outra hipótese. Não culpo o Scorsese, culpo os estúdios de Hollywood que têm tanto dinheiro para cobrir perdas financeiras mas desde o Heaven's Gate não querem arriscar-se a perder dinheiro com filmes sérios sem terem a certeza do filme render na bilheteira mais do que custa. A Paramount, que foi quase sempre a "casa" do Scorsese, não lhe quis dar 250 milhões de dólares para ele fazer o Irishman e eles ficaram muito "queimados" com o Silence, que na bilheteira foi um flop. Pois mas esses foram excepções. Se fosse assim com todos... para além de que, não havendo edição em formato físico, não se produzem imensas coisas importantes para a compreensão de como os filmes foram feitos; os extras: documentários sobre os filmes, making ofs, entrevistas, cenas cortadas. É todo um manancial cinéfilo que se perde. Isto assusta-me. É distópico.



Sobre filmes "efémeros", sempre os houve. Nos anos 90 fizeram-se muitos filmes de baixo orçamento (muitas vezes rodados com câmaras de vídeo) directamente para o mercado de Vídeo. Nos anos 60 uma significativa produção de filmes italianos, ingleses, franceses série B após o período de exploração de cerca de 5 anos foram abandonados em locais de armazenamento sem condições, eram afinal produtos de entretenimento para consumir e destruir porque o seu armazenamento era dispendioso e não
havia prespectiva de os voltar a rentabilizar com excepção da exibição nos canais de tv. Actualmente uma pequena parte deles está a ser restaurada e relançada (em BD) por editoras "boutique".
https://www.cbr.com/best-boutique-blu-ray-brands/
Penso que os mais significativos e que foram feitos em pelicula sobreviverem" (ex. "Duel" de Spielberg, The Executioner's Song (1982), The Day After (1983).
Li algures que desde o início do cinema terão sido feitos cerca de 800.000 filmes (?) penso que a ser verdade muitos estarão perdidos para sempre (?). Hoje em dia com os suportes digitais isso já será mais difícil de acontecer porque as cópias (legais e ilegais) são muitas. Mesmo alguns filmes que foram redescobertose restaurados mas que só passam em televisão são copiados com recurso a placas de captura de vídeo e essas cópias distribuídas em circuitos "alternativos" eh-)

Sei, sei. Creio que não me fiz entender. O que eu quis dizer foi que os filmes quando vão para as plataformas não ficam lá para sempre. A maioria das pessoas é que julga que não. A qualquer momento eles tiram da library e nunca mais podem voltar a ser vistos porque é suposto aquilo estar sempre a "rodar", a circular, num entra e sai frequente, os chamados "conteúdos" (como odeio esta palavra...). Enfim, pode ser uma fase porque está na moda e o formato físico possa voltar em forte. Ou então será como o vinil.



Sobre a morte do formato físico, a mim parece-me que (para já) é só por cá devido à diminuta dimensão do nosso mercado, pois no resto da Europa continua vivo. Os mercados de Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e até a Polónia por exemplo, continuam a apresentar uma oferta significativa.
Cá já nem mesmo alguns filmes portugueses são editados (ou reeditados)

É verdade. Esqueci-me de fazer essa ressalva importante. A continuar assim, daqui a pouco só mesmo nas Amazons e nas lojas online da especialidade. As vendas em segunda mão continuarão sempre a haver, claro.



Umas imagens (actuais) bem tristes de uma sala de cinema que cheguei a frequentar.
https://www.abandonados.pt/cine-teatro-o-campino/

Tarantino e o futuro do Cinema
https://www.indiewire.com/2022/11/quent ... 234783494/


É triste, de facto. Já havia cinemas fechados, claro, mas receio que agora, por causa das plataformas, vão haver mais "cinemas paradiso2 fechados.

Não conhecia. Tenho de ler esse artigo do Tarantino. Ultimamente têm surgido no estrangeiro bons artigos sobre o futuro do formato físico.
Last edited by Helder Fialho on November 22nd, 2022, 9:37 pm, edited 1 time in total.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Helder Fialho wrote: November 20th, 2022, 2:41 am Não conhecia. Tenho de ler esse artigo do Tarantino. Ultimamente têm surgido no estrangeiro bons artigos sobre o futuro do formato físico.
Achei interessante e penso que vais gostar de ler embora possas não concordar com o que o Tarantino aventa sobre o futuro do cinema ( ...ou o Cinema do Futuro).
Last edited by Luis.Manuel on November 22nd, 2022, 9:20 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »


(1:40) :mrgreen:
Post Reply