Desabafos... (Off-TopiC)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Muito interessante e um olhar raro por dentro, em 1974, sobre os processos de revelação, montagem e sonorização de filmes nos laboratórios da Tobis. Bem dizia o Michael Cimino - creio que era ele - que, mais do que na filmagem, onde o filme realmente se faz é na montagem.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/miste ... -parte-ii/
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

Já postei isto noutro subforum há algum tempo mas como não sei se todos ou alguém viu, reposto aqui
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 407
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

A importância das edições físicas no futuro do cinema vs as plataformas de streaming.
https://nofilmschool.com/the-importance ... ical-media

Que está a acontecer com a Netflix?
https://www.leak.pt/se-a-netflix-cair-o ... streaming/

Brasil: Impacto do crescimento do streaming no mercado de exibição de em sala.
https://www.inset.com.br/economia/cinem ... sa-disputa

............................................

Os Cinemas da "minha rua"

Exibição cinematográfica na minha área geográfica.
Muita oferta e pouca procura.

Cinema da Vila, em Cascais encerrado permanente desde 31 de Janeiro. A última vez que o frequentei foi no final do ano passado para ver o filme "Alma Viva".

Consta que o próximo a fechar será o Cinema City Beloura que tem resistido à falência e encerramento do ex-Shopping Beloura na localidade de Linhó, Sintra (o antigo Shopping é actualmente é um colégio privado).

A afluência de público às salas próximas, no Alegro Sintra em Mem Martins ( 7 salas) e no Cascais Shopping (8 salas com 1 IMAX) em Alcabideche, Cascais, é bastante irregular, raramente esgotando lotação.

Existem ainda multiplex de 6 salas no Shopping Oeiras Parque, em Oeiras obviamente, no Shopping UBBO ( ex Dolce Vitta Tejo) na Amadora com 11(?) salas e no Alegro Alfragide, Amadora com 10 salas, cuja situação desconheço mas espero que seja positiva em termos de rentabilidade.
Last edited by Luis.Manuel on February 16th, 2023, 8:09 am, edited 3 times in total.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 407
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

.

Photographing Days of Heaven

A história da sua rodagem contada por mestre Néstor Almendros:

https://theasc.com/articles/photographi ... -of-heaven
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: February 6th, 2023, 9:55 pm A importância das edições físicas no futuro do cinema vs as plataformas de streaming.
https://nofilmschool.com/the-importance ... ical-media
Não comentei isto, mas tenciono comentar.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Steven Spielberg e Tom Cruise cruzaram-se no almoço dos nomeados aos Óscares e os microfones captaram o que Spielberg lhe disse. E o que disse... está aqui.

https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... a-se-viral
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Não fui mandatato pelo realizador para promover o filme mas amanhã estreia nas nossas salas Ice Merchants, de João Gonçalez, a primeira curta-metragem de animação portuguesa nomeada para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Isto pode fugir à atenção no meio da turbulência em que o mundo se encontra neste momento. É a primeira vez que um filme português é nomeado para um Óscar. Não é por ser uma Curta portuguesa mas acho que devemos ir vê-la. Não conheço a concorrência na categoria para a qual está nomeada.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 407
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

As edições de filmes em português estão cada vez mais escassas. No site da Midas metade dos títulos encontram-se esgotados e sem prespectiva de reedição. Novidades previstas, para já, nenhuma.

Enviei um mail a perguntar se estava previsto o lançamento do "Alma Viva" que foi produzido por eles (edição DVD claro) e responderam de forma simpática que sim mas provavelmente só no 2º semestre deste ano.

Em geral existem muitos filmes portugueses (dos anos 80 para cá) esgotados e outros que passaram recentemente pelas salas sem prespectiva de edição porque os editores estão com receio.

Tenho pena mas até compreendo a posição deles pois apesar de nunca ter trabalhado na edição de filmes, trabalhei durante uns anos numa editora de livros e sei como é difícil terminar o ano sem prejuízos.

Com esta conversa toda dá para ver que estou um bocado pessimista mas tenho a "secreta esperança" de estar enganado pois os filmes estrangeiros sempre vão saindo em outros países da Europa e vai dando para comprar, por vezes até mesmo com legendas em PT, mas os nossos não.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by José »

Luis.Manuel wrote: February 18th, 2023, 1:53 pm As edições de filmes em português estão cada vez mais escassas. No site da Midas metade dos títulos encontram-se esgotados e sem prespectiva de reedição. Novidades previstas, para já, nenhuma.

Enviei um mail a perguntar se estava previsto o lançamento do "Alma Viva" que foi produzido por eles (edição DVD claro) e responderam de forma simpática que sim mas provavelmente só no 2º semestre deste ano.

Em geral existem muitos filmes portugueses (dos anos 80 para cá) esgotados e outros que passaram recentemente pelas salas sem prespectiva de edição porque os editores estão com receio.

Tenho pena mas até compreendo a posição deles pois apesar de nunca ter trabalhado na edição de filmes, trabalhei durante uns anos numa editora de livros e sei como é difícil terminar o ano sem prejuízos.

Com esta conversa toda dá para ver que estou um bocado pessimista mas tenho a "secreta esperança" de estar enganado pois os filmes estrangeiros sempre vão saindo em outros países da Europa e vai dando para comprar, por vezes até mesmo com legendas em PT, mas os nossos não.
Entendo bem o que dizes, os teus receios, desencantos e pensamentos. Partilho do mesmo estado de alma.

Ainda há pouco tempo contactei a Leopardo Filmes, por e-mail, para perguntar se tinham em vista a edição em DVD dos "Contos das Quatros Estações", de Éric Rohmer - isto tendo em conta a reposição em sala desses mesmos filmes no ano passado, na altura do Verão, se a memória não me atraiçoa.

Responderam-me que não têm neste momento qualquer informação relativamente a esse lançamento mas recomendaram-me ir ao site de vez em quando para verificar.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Cabeças »

Também ando há anos à procura dessa caixa dos "Contos das 4 Estações", embora tenha o "Conto de Outono" e o "Conto de Inverno" em dvd... mas gostava mesmo de ter essa caixa.-- :-(
Cabeças
Image
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 407
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

José wrote: February 18th, 2023, 4:04 pm
Luis.Manuel wrote: February 18th, 2023, 1:53 pm As edições de filmes em português estão cada vez mais escassas. No site da Midas metade dos títulos encontram-se esgotados e sem prespectiva de reedição. Novidades previstas, para já, nenhuma.

Enviei um mail a perguntar se estava previsto o lançamento do "Alma Viva" que foi produzido por eles (edição DVD claro) e responderam de forma simpática que sim mas provavelmente só no 2º semestre deste ano.

Em geral existem muitos filmes portugueses (dos anos 80 para cá) esgotados e outros que passaram recentemente pelas salas sem prespectiva de edição porque os editores estão com receio.

Tenho pena mas até compreendo a posição deles pois apesar de nunca ter trabalhado na edição de filmes, trabalhei durante uns anos numa editora de livros e sei como é difícil terminar o ano sem prejuízos.

Com esta conversa toda dá para ver que estou um bocado pessimista mas tenho a "secreta esperança" de estar enganado pois os filmes estrangeiros sempre vão saindo em outros países da Europa e vai dando para comprar, por vezes até mesmo com legendas em PT, mas os nossos não.
Entendo bem o que dizes, os teus receios, desencantos e pensamentos. Partilho do mesmo estado de alma.

Ainda há pouco tempo contactei a Leopardo Filmes, por e-mail, para perguntar se tinham em vista a edição em DVD dos "Contos das Quatros Estações", de Éric Rohmer - isto tendo em conta a reposição em sala desses mesmos filmes no ano passado, na altura do Verão, se a memória não me atraiçoa.

Responderam-me que não têm neste momento qualquer informação relativamente a esse lançamento mas recomendaram-me ir ao site de vez em quando para verificar.
A minha dúvida/"preocupação" é mais com os filmes portugueses (o caso que o Cabeças refere no outro tópico relativamente ao filme Cesária Évora de Ana Sofia Fonseca). Quem irá assumir a sua publicação em formato físico se os editores nacionais tem dúvidas de conseguir escoar uma possível edição (em tempo útil) sem terem prejuízo? Filmes recentes e reedições de filmes antigos que se encontram esgotados há anos: "O Lugar do Morto", "Backlight", "Coisa Ruim", "América" , "A Selva", "Adeus Pai", "Mal Nascida", etc,.

E sim, eu estou consciente de que existem neste momento outras Preocupações muito mais prementes na sociedade portuguesa (e não só) do que esta sobre filmes obviamente. É apenas um desabafo num tópico destinado a isso mesmo.

Relativamente ao caso dos filmes Rohmer, sei que os suíços, apesar de não pertencerem à UE estão a restaurar a obra dos seu principais cineastas (do Tanner também) à semelhança dos outros países e já vi alguns dos filmes e posso garantir que estão magníficos. Existem portanto bons masters disponíveis e os direitos não serão caros porque a Suíça faz questão de facilitar a divulgação da sua cultura além fronteiras. O problema prende-se mais com a dimensão do mercado português e a possibilidade de se fazerem edições que sejam comercialmente viáveis sem apoios financeiros (das entidades que tutelam a cultura quer na Suíça quer em Portugal).
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by José »

Confesso que li o post como sendo sobre edições nacionais ao invés de edições de filmes portugueses.

My bad

Mas alinho pela mesma bitola: há imensos filmes portugueses, mais antigos ou mais recentes, que ou já desapareceram de circulação ou que nem sequer viram a luz do dia. E tantos aos quais gostaria de deitar a mão.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by José »

Cabeças wrote: February 18th, 2023, 6:11 pm Também ando há anos à procura dessa caixa dos "Contos das 4 Estações", embora tenha o "Conto de Outono" e o "Conto de Inverno" em dvd... mas gostava mesmo de ter essa caixa.-- :-(
Na altura da reposição dos Contos nas salas de cinema nacionais, lembro-me de ler acerca da intenção da Leopardo Filmes em lançá-los posteriormente em DVD. Tal como aconteceu com a obra de Joseph Losey, por exemplo.

Daí ter entrado em contacto com eles. Mas ainda não há nada no horizonte. É esperar e acreditar.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 407
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Helder Fialho wrote: February 15th, 2023, 6:42 pm Steven Spielberg e Tom Cruise cruzaram-se no almoço dos nomeados aos Óscares e os microfones captaram o que Spielberg lhe disse. E o que disse... está aqui.

https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... a-se-viral
Helder Fialho, a ( minha) intenção não é causar polémica mas sim trazer aqui opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Aqui está uma de alguém que obviamente não tem o prestígio de Spielberg.

https://www.indiewire.com/2023/02/did-t ... 234811266/

...
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Luis.Manuel wrote: February 19th, 2023, 11:15 am Helder Fialho, a ( minha) intenção não é causar polémica mas sim trazer aqui opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Aqui está uma de alguém que obviamente não tem o prestígio de Spielberg.

https://www.indiewire.com/2023/02/did-t ... 234811266/

...


Claro que sim. Eu não disse que concordava com o que Spielberg disse e não concordo. Mostrei o link apenas porque não é muito frequente ficarem registadas as coisas que os protagonistas do Cinema falam entre eles quando se encontram e termos acesso a elas e este foi um desses momentos raros (e o abraço sentido que eles dão é bonito). Não concordo porque o Spielberg só está a olhar para os gigantes de bilheteira que não são filmes da Marvel (que, nos últimos anos, os da Marvel estão a engolir em termos da própria bilheteira) quando esses são apenas uma gota de água num oceano muito mais vasto.
Post Reply