Muito obrigado e igualmente para todos os membros da tribo!

Abraços!
Moderators: mansildv, waltsouza
Muito obrigado e igualmente para todos os membros da tribo!
Obrigado.Rui Santos wrote: ↑December 26th, 2022, 2:36 pm Um abraço enorme a todos, nesta quadra tão especial.
Obrigado a todos por manterem isto vivo.
Obrigado, Strangelove.Strangelove wrote: ↑December 28th, 2022, 4:44 pm Espero que o vosso Natal tenha sido bom.
Ainda estou mais uns dias aqui em Portugal antes de voltar ao frio, por isso que tenhamos todos uma boa entrada em 2023!
Obrigado.
Vi, pois. Só não cheguei foi a comentá-lo aqui no fórum.
ames Cameron é exímio neste campo dos obstáculos: The Terminator, Aliens e Titanic têm a ressonância emocional que têm porque contam com personagens carismáticas, que lutam por um bem maior e que ultrapassam inúmeros problemas no seu caminho.
Mas também tenho de dizer que acho que essa recusa das pessoas em aceitar certos finais tristes contém alguma forma de beleza; acho que é a forma delas se confortarem e apaziguarem, criando uma interpretação muito própria, que lhes é mais fácil e pacífica.
Ainda há pouco tempo vi uma entrevista da Geena Davis e da Susan Sarandon a propósito do aniversário de Thelma e Louise. Geena Davis diz que são imensas as pessoas que lhe perguntam porque nunca houve uma sequela desse filme, ao que ela responde "Vocês viram mesmo o filme até ao fim? O que é que acham que aconteceu?". Ao que parece, há pessoas que acreditam firmemente que essas personagens saltam do Grand Canyon a alta velocidade naquele carro mas que vão conseguir aterrar sabe-se lá onde, numa escarpa qualquer, e seguir, por exemplo, rumo ao México, para viverem em liberdade.
Ele existe para espoletar na Rose a pessoa que ela é e que está abafada pela pressão e convenções sociais. Ou seja, ele serve de ajuda ao cumprir do arco dramático por parte dela.
O Kids é outro que gosto muito mas que também me revolta. E o facto do filme ter ar de documentário ainda potencia mais essa raiva em mim.nimzabo wrote: ↑December 29th, 2022, 8:26 pm Vi esse filme que referes há 10 anos. Já não me lembro do que acontece.
Mas o Después de Lucia a mim remete-me para outro filme, o Kids de 1995.
Claro, não é pelo final. O final do Después de Lucia é marcante.
Recordo-me também de ter ficado surpreendido, e de por isso mesmo ter achado mais verosímil, a falta de reação exterior da rapariga ao que lhe sucedeu. Pareceu-me mais natural assim.
Outro bom da América Latina é o La Jaula de Oro que funciona quase como a dramatização do documentário 'Which Way Home' com o final a parecer extraído de um outro documentário, o 'Cartel Land'
A Jaula de Ouro - https://www.imdb.com/title/tt2042583/?ref_=nv_sr_srsg_0
Which Way Home - https://www.imdb.com/title/tt0489342/?ref_=nv_sr_srsg_0
Cartel Land - https://www.imdb.com/title/tt4126304/?ref_=nv_sr_srsg_0
Estes elementos estão presentes também nos dois Avatar - e com mais força no The Way of the Water, onde a coisa é reforçada pelos laços familiares e pela máxima "no one gets left behind". E se "olharmos com atenção", há muita coisa "repescada" dos filmes anteriores dele. Mencionei o The Abyss anteriormente, mas o Titanic também é fortemente "citado" e "refilmado" no Avatar 2, com outro contexto pelo meio, mas cheio de relevância simbólica e emocional---tudo bem americaninho de gema.Helder Fialho wrote: ↑December 29th, 2022, 9:07 pmSem dúvida. E, lá está, é a questão do jogo que falei. O James Cameron é um mestre neste tipo de filmes que são profundamente americanos. Os savior films.José wrote:James Cameron é exímio neste campo dos obstáculos: The Terminator, Aliens e Titanic têm a ressonância emocional que têm porque contam com personagens carismáticas, que lutam por um bem maior e que ultrapassam inúmeros problemas no seu caminho.