Ao contrário do que possam estar à espera, não irei agora falar nos EUA e no terrível "Production Code", apesar disso me incomodar muito e já aqui no fórum ter dado na cabeça a ele muitas vezes.
A censura em Portugal na ditadura salazarista seria também um tema interessante, bem como a censura política pela RTP no período 1975-1991, contra o cinema do bloco soviético, mas também não irei agora falar nisso.
Gostaria de ler as vossas opiniões sobre os assuntos acima, mas eu irei antes falar da censura religiosa muçulmana na década de 1400 depois de Maomé, ou o equivalente na europa ocidental da década de 1980 depois de Jesus Cristo.
Censura televisiva/cinematográfica em países muçulmanos
Em criança vivi alguns anos num país muçulmano, e tenho imensas cassetes de video com filmes e séries norte-americanas, que os meus pais gravaram, com cenas cortadas por motivos religiosos. Assim posso dar o meu testemunho em 1ª mão.
Por exemplo:
- o western do Sergio Leone, "For a few Dollars More", tinha um padre cristão num comboio com uma bíblia na mão: Cena ilegal e cortada no médio oriente.
- o filme "Beneath the Planet of the Apes" tinha uns mutantes a rezarem a um míssil nuclear, tudo cortado porque mostra uma religião sci-fi do futuro, contrária aos ensinamentos de Maomé. Só descobri isso quando a TVI passou o filme nos anos 1990.
Os tipos cortavam e censuravam qualquer religião contrária à deles: Proíbido exibir um crucifixo ou filmar o edifício de uma igreja católica, protestante ou ortodoxa.
Este ano (2014) vi pela primeira vez a versão não-censurada do filme "Lawman" (1971), e até escrevi uma crítica aqui no fórum. Era um filme que o meu pai via muitas vezes, na sua velha cassete VHS, gravada na Arábia Saudita em 1982, mas ele morreu antes que eu lhe tivesse oferecido a edição não-censurada, pelo que ele nunca chegou a ver a cena seguinte:

Cortada por mostrar uma religião contrária à muçulmana, cena muito importante do filme que o meu pai teria apreciado...

Os tipos proibiam bebidas alcoolicas na televisão, qualquer cena com um actor a beber copos era cortada... ahh e com carne de porco a mesma coisa! O porco é um animal impuro proibido por lei e pela religiao, e pela teocracia do governo medieval da idade das trevas, do ano de nosso senhor Maomé de 1400 (anos 1980 em Portugal). Por isso não esperem ver um tipo a comer uma sandes de presunto na televisão pois isso poderá dar direito a pena de morte, por decapitação. Eles cortam a cabeça ao pessoal, excepto se forem ladrões onde só cortam a mão.
Onde a religião manda e ordena, a lógica e ciência são inimigos! Já o Rod Serling e Carl Sagan chamavam a atenção para isso.
Já a nudez era naturalmente proibída, mas mais grave ainda eram os filmes dos anos 1950 já censurados religiosamente pelo Production Code norte-americano, mas que eram todos cortados quando as actrizes tinham saias acima dos joelhos e decotes abaixo do pescoço. Basicamente só aparecia actriz norte-americana se estivesse tapada dos tornozelos aos ombros.
E o bolo em cima da cereja, é que a emissão televisiva era interrompida todos os dias durante o "Prayer Time", altura em que estavam os árabes de joelhos em Meca, a rezar ao deus deles, e era proibida qualquer transmissão televisiva.
Pessoalmente identifico-me com estas palavras pelo cientista holandês do séc. XVII:Citação do wikipédia:
"Public cinemas have been illegal since the 1980s when conservative clerics deemed cinemas to be a waste of time and a corrupt influence."
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Censorshi ... television
"The world is my country, science is my religion" - Christiaan Huygens
PS: O meu texto seria um crime religioso, com direito a pena de morte por decapitação, caso o tivesse postado no médio oriente. No entanto em Portugal posso escrevê-lo, e não vou preso nem sou condenado à morte... pensem nisso... (O Afonso Henriques ter corrido com os mouros tem algo a ver com isso, ao menos ele até serviu para alguma coisa