"Curtas" sobre Cinema

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by José »

RIP Paul Reubens (1952 - 2023)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by José »

RIP Angus Cloud (1998 - 2023)
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by Luis.Manuel »

William Friedkin (1936-2023).
Deixou-nos um proeminente cineasta.
https://www.publico.pt/2023/08/07/cultu ... ta-2059523
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by Luis.Manuel »

Recordo-me da grande campanha de marketing que acompanhou a estreia d' O Exorcista em Lisboa em Novembro de 1974, desde o aviso na imprensa de que o filme era desaconselhado a pessoas com problemas cardíacos até a uma Ambulância ostensivamente estacionada à porta do Cinema Eden nos Restauradores.

Friedkin já era um nome bem conhecido do público português pelo seu magnífico The French Connection (1971) que lhe rendeu o oscar de melhor realizador mas o The Exorcist já tinha estreado um ano antes nos USA e a imprensa portuguesa fez eco do extraordinário sucesso do filme a nível mundial. A estreia teve grande destaque no Telejornal e as pessoas acorreram em massa aos cinemas esgotando logo sessões para mais de um mês de exibição. Que eu saiba ninguém terá morrido durante a exibição do filme, mas num país que nesse tempo tinha acabado de sair de uma ditadura de 48 anos e que era maioritariamente católico o impacto foi ainda maior...

O insucesso do seu filme seguinte, Sorcerer (1977) afundaria completamente a sua carreira, isso muito injustamente porque o filme é hoje considerado uma obra-prima.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by José »

Luis.Manuel wrote: August 7th, 2023, 8:02 pm Recordo-me da grande campanha de marketing que acompanhou a estreia d' O Exorcista em Lisboa em Novembro de 1974, desde o aviso na imprensa de que o filme era desaconselhado a pessoas com problemas cardíacos até a uma Ambulância ostensivamente estacionada à porta do Cinema Eden nos Restauradores.

Friedkin já era um nome bem conhecido do público português pelo seu magnífico The French Connection (1971) que lhe rendeu o oscar de melhor realizador mas o The Exorcist já tinha estreado um ano antes nos USA e a imprensa portuguesa fez eco do extraordinário sucesso do filme a nível mundial. A estreia teve grande destaque no Telejornal e as pessoas acorreram em massa aos cinemas esgotando logo sessões para mais de um mês de exibição. Que eu saiba ninguém terá morrido durante a exibição do filme, mas num país que nesse tempo tinha acabado de sair de uma ditadura de 48 anos e que era maioritariamente católico o impacto foi ainda maior...

O insucesso do seu filme seguinte, Sorcerer (1977) afundaria completamente a sua carreira, isso muito injustamente porque o filme é hoje considerado uma obra-prima.
Que descanse em paz.

Não sou grande fã do O Exorcista, admito. Mas adoro o Sorcerer, o Os Incorruptíveis Contra a Droga e o, na minha opinião, excelente Bug (lembro-me que na altura fui de propósito a Lisboa, ao El Corte Inglés, para ver o filme).
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by Luis.Manuel »

José wrote: August 7th, 2023, 9:32 pm Não sou grande fã do O Exorcista, admito. Mas adoro o Sorcerer, o Os Incorruptíveis Contra a Droga e o, na minha opinião, excelente Bug (lembro-me que na altura fui de propósito a Lisboa, ao El Corte Inglés, para ver o filme).
Viva José. Quando li que o "The Exorcist" não era dos teus favoritos resolvi pedir -pino- a uma pessoa (que ambos respeitamos muito) para dar a opinião dela sobre este clássico, que por acaso coincide com a minha (link) :wink:

https://youtu.be/KvkFp_mGIWQ
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by José »

Luis.Manuel wrote: August 10th, 2023, 7:11 pm
José wrote: August 7th, 2023, 9:32 pm Não sou grande fã do O Exorcista, admito. Mas adoro o Sorcerer, o Os Incorruptíveis Contra a Droga e o, na minha opinião, excelente Bug (lembro-me que na altura fui de propósito a Lisboa, ao El Corte Inglés, para ver o filme).
Viva José. Quando li que o "The Exorcist" não era dos teus favoritos resolvi pedir -pino- a uma pessoa (que ambos respeitamos muito) para dar a opinião dela sobre este clássico, que por acaso coincide com a minha (link) :wink:

https://youtu.be/KvkFp_mGIWQ
Caro Luis.Manuel

Obrigado. Amo a Isabela Boscov há mil anos, é sempre um prazer acompanhá-la.

É verdade, O Exorcista não é dos meus preferidos. Mas passa-se comigo algo singular em relação a este filme: já o vi várias vezes ao longo dos anos, inclusive comprei-o em Dvd e respeito imensamente o marco cultural, cinematográfico e popular que é. Apenas sinto que nunca se me entranhou na pele como eu gostaria.

Reconheço-lhe imensas qualidades, sem sombra de dúvida. Mas lá está, não reside em grande escala dentro de mim.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by nimzabo »

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

"As vidas russas também são importantes": o realizador Lars von Trier envolve-se em nova polémica


A mensagem também despertou a atenção da comunicação social ucraniana e russa, bem como dos utilizadores das redes sociais.

Exigindo um pedido de desculpas, alguns ativistas mais fervorosos ligados à Ucrânia têm pedido a punição do realizador, a proibição dos seus filmes e a retirada de prémios: atualmente com 67 anos e diagnosticado com a doença de Parkinson no ano passado, Lars von Trier, lançado pela série "O Reino" na década de 1990, está ligado a obras premiadas e controversas com sexo e violência como "Ondas de Paixão" (1996), "Dancer in the Dark" (2000), "Dogville" (2003), "Anticristo" (2009) e as duas partes de "Ninfomaníaca" (2013).


"Lars von Trier já causou indignação com outras declarações controversas e os meios ligados à Ucrânia têm vindo a recordar o que aconteceu a 18 de maio de 2011, quando gelou a conferência de imprensa de imprensa de "Melancolia" em Cannes ao dizer que "compreendia" e tinha alguma simpatia por Hitler.

A organização do festival declarou-o de imediato "persona non grata" e só regressou sete anos depois, após vários pedidos de desculpa e uma retratação com justificação de consumo excessivo de álcool e drogas."


https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/as- ... a-polemica

complicado...
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

'Duna: Parte 2' e novo 'O Senhor dos Anéis' são adiados devido à greve

https://www.terra.com.br/diversao/entre ... xn7f1.html

O texto fala de alguns adiamentos devido a mudança de data de Duna .
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

para quem não leu, aqui este provavelmente é um dos roteiros de Snow White versão disney 2024 para o clássico:



https://highoncinemaa.com/news/snow-whi ... ist/14327/

Sai a questão da vaidade e amor verdadeiro para luta de poder e ?? bem o final parece que será refeito, então a boas chances de não ter o espenho que agora seria a
mãe de SW
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by Luis.Manuel »

Um dos maiores cineastas, vivo.
https://youtu.be/-PEEGGeOSjs?si=1xy5IwXlQXs_JGJK
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

Ava DuVernay culpa racismo por falta de interesse em seu novo filme

A cineasta Ava DuVernay fez declarações polêmicas ao promover seu novo filme, Origin. Ela comparou a falta de interesse da audiência em seu longa biográfico com o aguardado Oppenheimer, de Christopher Nolan, atribuindo a diferença a racismo e sexismo.

Origin conta a história da jornalista negra Isabel Wilkerson, ganhadora do Pulitzer por sua cobertura da Grande Migração Negra americana. Já Oppenheimer retrata o físico J. Robert Oppenheimer, um dos criadores da bomba atômica.

Questionada sobre como atrair o público para um “filme de processo” sobre uma mulher negra, DuVernay disparou: “Você aguenta três horas sobre o processo dele [Oppenheimer] fazer uma bomba. Vai aguentar duas horas sobre o processo intelectual dela [Wilkerson]?”

https://seliganerd.com/ava-duvernay-cul ... ovo-filme/

mais polêmica.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by drakes »

Estrela de The Promised Land Mikkelsen zomba do jornalista que questionou a ‘falta de diversidade’ no drama histórico dinamarquês

Durante uma recente aparição na imprensa para promover seu próximo papel principal em The Promised Land, o ator Mads Mikkelsen zombou da tentativa de um jornalista de ‘pegá-lo’ e ao diretor Nikolaj Arcel com uma pergunta hipócrita sobre a “falta de diversidade” do filme.

A troca entre o ator de Indiana Jones e Dial of Destiny e o repórter atualmente não identificado ocorreu em meio a uma coletiva de imprensa sobre o drama histórico dinamarquês do século 18, realizada no recente Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Pressionado pelo repórter: “Este é um elenco e uma produção dinamarquesa, inteiramente nórdica. Portanto, [ele] tem alguma falta de diversidade, você diria?”, Mikkelsen rindo respondeu: “O quê?” e pediu-lhe que começasse “desde o início”.

cont. https://www.unicorniohater.com.br/estre ... namarques/

um pouco do que acontece hoje em dia nas perguntas das coletivas...
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: "Curtas" sobre Cinema

Post by Luis.Manuel »

drakes wrote: September 13th, 2023, 1:25 am Estrela de The Promised Land Mikkelsen zomba do jornalista que questionou a ‘falta de diversidade’ no drama histórico dinamarquês

Durante uma recente aparição na imprensa para promover seu próximo papel principal em The Promised Land, o ator Mads Mikkelsen zombou da tentativa de um jornalista de ‘pegá-lo’ e ao diretor Nikolaj Arcel com uma pergunta hipócrita sobre a “falta de diversidade” do filme.

A troca entre o ator de Indiana Jones e Dial of Destiny e o repórter atualmente não identificado ocorreu em meio a uma coletiva de imprensa sobre o drama histórico dinamarquês do século 18, realizada no recente Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Pressionado pelo repórter: “Este é um elenco e uma produção dinamarquesa, inteiramente nórdica. Portanto, [ele] tem alguma falta de diversidade, você diria?”, Mikkelsen rindo respondeu: “O quê?” e pediu-lhe que começasse “desde o início”.

cont. https://www.unicorniohater.com.br/estre ... namarques/

um pouco do que acontece hoje em dia nas perguntas das coletivas...
Que absurdo! :o Grr:-) , faz lembrar as imposições de certos regimes ditatoriais para se poderem realizar filmes nos respectivos países impõe condições meramente políticas
que se sobrepõem ao rigor histórico e ao valor artístico das ideias dos criadores. Pessoalmente estou até aos cabelos com esta ditadura Woke!!!! PQP grr-)

https://youtu.be/Jnt0tfCo9z0?si=e4RSNcQxhmtn7B6-
Post Reply