Saúde e Bem Estar - Running

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Comecei há cerca de um ano a correr, inicialmente apenas para ajudar a emagrecer, depois como vício e agora quase como filosofia de vida.
Praticamente desde o ínicio (um mês antes tinha começado a correr 1km, mas só comecei a registar quando comecei a correr 2,5km) fui registando sempre os dias e os tempos.
Assim, tenho apontado, numa colorida tabela excel (à qual estão associados vários gráficos que me permitem acompanhar e melhorar o meu desempenho) que no dia 15/10/2012 corri 2,5km, pela primeira vez, demorando o tempo de 16'40''... Acho que um caracol consegue fazer melhor tempo... :mrgreen: Mas, notem que quando comecei a correr, como o objectivo era mesmo perder peso, carregava comigo uma cinta de transpiração e pesos de tornozelo (1,5kg cada), para dificultar a coisa e me fazer transpirar...
Só larguei os mesmos quando comecei a ganhar o gosto pela corrida e comecei a ficar obcecado com a melhoria do meu tempo, o que, até aos dias de hoje, tem sido uma das minhas grandes motivações.
No dia 13/02/2013, corri pela primeira vez 5km, tendo feito o tempo de 26'01''. Nos primeiros 2,5km fiz o tempo de 12'28''. Habituei-me a dividir as corridas que faço em troços de 2,5km, findos os quais, faço um split no cronómetro para poder controlar melhor o meu ritmo ao longo da corrida.
No dia 19/07/2013, corri pela primeira vez os 10km, com o tempo de 49'23'' (nos primeiros 2,5km fiz o tempo de 11'10'' e nos primeiros 5km o tempo de 23'21'').
Desde então tenho tentado melhorar o tempo global dos 10km, estando o meu record pessoal actual em 46'22''.

Ainda não aprofundei as técnicas de treino. Para já, como ainda naõ estagnei, tenho tentado fazer 2 ou 3 corridas por semana, de 10km cada, nas quais tento manter um ritmo acelerado desde o início.
Sei que em breve, para continuar a evoluir, naturalmente terei que modificar os meus treinos, mas só farei isso quando sentir necessidade.

O que noto é que cada vez há mais pessoas a correr e em todo o lado: rua, passeios, cidades, marginais das praias, etc.

Por outro lado, em qualquer loja de desporto, o running assume um destaque que há uns anos não me lembro que tivesse.

Por isso, se algum user deste fórum quiser trocar ideias sobre este tema, aqui está o tópico ideal para o efeito.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by paupau »

Tambem costumo correr, normalmente ao sabado de manha, nunca medi distancias mas andara pelos 10km tambem. O que queres dizer com modificar os treinos para evoluir? So curiosidade, pois e mais para manter o peso, nunca andei de conometro nem nada disso.
E ha claramente cada vez mais gente, fiz a primeira corrida ha 3 anos e nem se compara.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

paupau wrote:Tambem costumo correr, normalmente ao sabado de manha, nunca medi distancias mas andara pelos 10km tambem. O que queres dizer com modificar os treinos para evoluir? So curiosidade, pois e mais para manter o peso, nunca andei de conometro nem nada disso.
E ha claramente cada vez mais gente, fiz a primeira corrida ha 3 anos e nem se compara.
Eu ainda sei muito pouco sobre running e sobre métodos de treino. Basicamente o meu método tem sido correr à maluco a puxar o máximo que posso... :mrgreen: E como tenho sempre vindo a evoluir, para já ainda não senti necessidade de mudar.
Mas já li na net, que há quem sinta estagnação e tenha necessidade de começar a fazer treinos melhor estruturados. Há muita coisa que se pode fazer e eu nem sequer comecei a ler sobre isso, mas lembro-me de ter passado os olhos sobre isto (que nem sequer posso afiançar estar certo):

a) quando pretendemos treinar uma determinada distãncia (ex: 20km), temos que durante a semana correr esse total. Ou seja, não é preciso correr 20km seguidos, mas sim que todas as semanas, somando as várias corridas dessa semana, totalizam a tal distância que se pretende correr;

b) Para conseguir aumentar a velocidade de corrida, tem que se começar a treinar pequenas corridas na máxima intensidade. Ex: em vez de correr 5km seguidos, correr no mesmo treino, 5x1km, sempre na máxima intensidade e dando um descanso entre cada corrida. Este tipo de treino tem um nome que eu naõ me lembro.

Mas é como digo, há muita coisa a descobrir sobre o running.

O cronómetro tem me ajudado muito a poder monitorar a minha evolução. Eu também sou um fanático do Excel. Tudo o que faço, tenho que ter organizado em tabelas do excel, com fórmulas e indexadas a gráficos...Seja a minha coleçcão de filmes, seja os meus tempos do running, etc... :roll:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Aqui está uma senhora, cuja história me inspirou:

Joy Johnson foi a mulher mais velha (com 86 anos. Completaria 87 anos em 25 de Dezembro) a completar a Maratona de Nova Iorque.
Essa foi sua 25ª maratona consecutiva de Nova York. Joy era professora de Educação Física aposentada. Começou a correr apenas aos 59 anos.

Durante a prova, ela caiu e bateu com a cabeça no chão, mas continuou a correr. Joy apenas quiz assistência médica após concluir a corrida, mas recusou o conselho de ir a um hospital para fazer exames mais completos.

Numa entrevista concedida antes da prova, a amante pelo desporto tinha confessado que queria “morrer com os ténis calçados”. “Apenas peço a Deus que me possa levantar da cama todas as manhãs para correr. Muitas pessoas da minha idade estão em cadeiras de rodas”, confessou a mulher de 86 anos, uma das 31 inscritas na Maratona de Nova Iorque com mais de 80 anos.

Image

Image

Pena ter havido um oportunismo jornalístico do sucedido, o que poderá indiciar em erro quem se depara com a notícia.
Da forma como a notícia foi divulgada ("senhora de 86 anos morre depois de correr maratona") dá a entender que o ter corrido tamanha distância com idade avançada é que teria causado a sua morte, o que não corresponde em nada à verdade.

Joy Johnson terá tido uma queda durante esta última maratona que correu. Nesta foto, tirada no final da corrida, podemos vê-la com uma ligadura.

Image

Após a queda, ela não terá aceitado assistência médica e no final da corrida recusou fazer exames. No dia seguinte, sentindo-se, naturalmente cansada, foi fazer uma sesta, da qual já não voltou a acordar... Desconhece-se a razão da morte, a qual até poderá não ter tido nenhuma relação com a corrida, mas o mais provável é que a queda tenha provocado alguma concussão.

De qualquer forma, fica o seu exemplo o qual de certeza inspirará muita gente por todo o mundo. A mim tocou-me e ainda me motivou mais a continuar a correr.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Como há dias senti ao correr a chamada "dor de burro", fui pesquisar um pouco mais para saber o que a provoca e como evitá-la.

Encontrei online um artigo bem elucidativo:
A dor de lado, aquela forte pontada abdominal que costuma apanhar as pessoas de forma desprevenida, é bem comum nos iniciantes à corrida, mas também pode atingir atletas mais experientes.

A respiração errada e o esforço em excesso são as principais causas para o aparecimento desta dor.

Estudos revelam que muitos atletas utilizam a respiração torácica - curta e profunda, em vez da respiração abdominal – longa e profunda, o que aumenta as probabilidades de a pontada surgir.

Quanto ao esforço físico, durante as passadas na corrida, o atleta (principalmente o amador) precisa de estar atento ao ritmo que inicia a corrida ou à que aplica nas subidas, por exemplo. A falta de treino ou, pelo contrário, a prática em excesso, e a falta de fortalecimento muscular pode provocar a dor. O ideal é não ultrapassar o limite do corpo e respeitar as adaptações e evoluções na prática do running.

Correr de estômago cheio, ou logo após uma refeição, pode levar também à dor de burro, popularmente falando, pois faz com que o diafragma entre em espasmo e o músculo toque constantemente no estômago durante a inspiração.

A pontada abdominal pode ser evitada caso: realize um bom aquecimento antes da corrida; a respiração deve ser suave e coordenada; e o ritmo deve ser constante durante todo o treino ou prova, evitando oscilações na velocidade; aumente gradualmente o volume e intensidade do treino para o corpo ter tempo de se acostumar com o esforço praticado; consuma alimentos com maior concentração de hidratos de carbono como pão e fruta, uma ou duas horas antes do exercício.

Se a dor ocorrer durante a corrida deve-se diminuir imediatamente o ritmo de esforço, ou então parar por alguns segundos de correr para intensificar a respiração, através da seguinte forma: abrir as pernas, respirar profundamente pressionando o local com os dedos e expirar fortemente e de forma prolongada dobrando o corpo em direcção às pernas.

De um modo geral, pode-se afirmar que existem três tipos diferentes das chamadas pontadas abdominais: a mais conhecida e frequente que corresponde a uma insuficiência a nível respiratório; a que surge de uma dor muscular, do diafragma, de uma tendinite ou de uma antiga lesão muscular; por último, as dores abdominais cuja origem é digestiva.
No meu caso, eu tinha realmente comido meia hora antes da corrida, na qual puxei ao máximo como quase sempre. Além disso, costumo usar a a respiração torácica - curta...

Entretanto, tenho conseguido melhorar os meus tempos, estando o meu actual record nos 10km em 45'25'' (velocidade média de 4.32 m/km)

Interessante que a evolução que tenho conseguido nos meus tempos de corrida não é nada gradual... Passo algumas corridas em que não consigo melhorar um tempo para depois dar um salto sempre significativo (neste último caso, saltei de 46'15'' para 45'25''). Alguém sabe porque é que a evolução não é gradual, mas sim por "saltos"?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Darkav »

Também comecei a correr há 1 ano. Há coisa de 1 ano atrás, era fumador, e se corresse 1 minuto, ficava a cuspir um pulmão. Já não toco num cigarro há 14 meses, e quando larguei comecei pelo programa C25K (couch to 5k). Basicamente é um programa de 9 semanas para quem está mesmo a nível do sofá, que se baseia num treino bem delineado com o pressuposto de que se consegues correr 60 segundos, ao fim de 9 semanas consegues correr 5Km em 30 minutos. E é verdade. Funciona mesmo. É duro por vezes, mais psicológico do que físico, mas só requer correr 3 vezes por semana.

Depois disso, como utilizava uma aplicação para Android para fazer o C25K por distância (GPS) e não por tempo, essa app tinha outros planos, sendo um deles o Five to 10K, um programa de 10 semanas. Também o fiz, e neste momento corro 2 a 3 vezes por semana, 10Km cada corrida.

O meu próximo objectivo ainda não é claro. Tenhos duas hipóteses. Subir para uma meia-maratona, ou alterar o modo de correr para minimalista, porque não estou a gostar das dores que por vezes tenho nos músculos/tendões... nem das estatísticas dos últimos 70 anos de problemas e lesões para o pessoal que corre com ténis "convencionais".
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Darkav wrote: neste momento corro 2 a 3 vezes por semana, 10Km cada corrida.

O meu próximo objectivo ainda não é claro. Tenhos duas hipóteses. Subir para uma meia-maratona, ou alterar o modo de correr para minimalista, porque não estou a gostar das dores que por vezes tenho nos músculos/tendões... nem das estatísticas dos últimos 70 anos de problemas e lesões para o pessoal que corre com ténis "convencionais".
Estamos então no mesmo patamar yes-) pois também estou a correr 10km, 2 a 3 x semana. Neste momento já naõ sinto dores, mas no início, quando passei dos 5 km para os 10km, estive uns 2 meses com dores no tendão de aquiles. Também essa evolução, coincidiu com o facto de eu ter passado a correr num passeio. Antes corria numa ciclovia. O passeio, de cimento e esburacado, forçou-me bem mais os tendões e andei uns tempos bem dorido... Felizmente, acabaram por passar e, para já, não voltaram. Continuo a correr os 10km no mesmo sítio, mas tento sempre que possível correr na estrada (asfalto plano) e não no passeio (cimento esburacado...).

Entretanto já experimentei por uma vez correr 15km e senti-me bem, mas estou a tentar "trabalhar" melhor os 10km antes de tentar vôos mais ambiciosos. O que reparei quando passei dos 5km para os 10km, é que, o meu tempo dos 5km deixou de evoluir como dantes, tendo estagnado um pouco...Agora também não corro apenas 5km, por isso, o ponto de comparação que tenho é o tempo que demoro a fazer os primeiros 5km dos 10km...

O meu objectivo a médio prazo é correr uma meia maratona, mas antes de fazê-lo queria estar mais confortável nos 10km e eventualmente, aproximar-me mais do tempo total de 40 minutos.

A longo prazo queria correr, nem que fosse uma vez uma maratona. A ver vamos como vou estar daqui a um ano na Maratona da Cidade do Porto, no final de 2014...

Mas tenho muito receio de lesões...Onde é que viste essas estatísticas? Corro com uns ténis baratos que comprei na Sport Zone, julgo que por 15 euros ou pouco mais... Entretanto experimentei uns que comprei por mais algum dinheiro, também na Sport Zone, mas esses rasparam-me na parte lateral do pé e deixaram-na em ferida... Por isso voltei aos baratuchos, com os quais me sinto confortável...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Darkav »

Já reparei que correr em trail é muuuuito mais leve nos músculos/tendões, porque o solo é mais "fofinho". Hehe. Não tem tanto impacto como o piso duro do alcatrão ou calçada. Um amigo meu anda já em trails de 40/60Km e sempre me disse que era mais fácil trails do que estrada, porque "descansas mais". E realmente, ainda não me meti em trail a 100%, mas já comecei a introduzir percursos com subidas e descidas, sem ser o tradicional piso plano sem declives em asfalto, e canso-me muito menos. Posso transpirar mais nas subidas, mas quando se desce, parece que se vai quase a caminhar.

Eu também queria melhorar mais os 10Km, e conseguir resistência para a meia-maratona, e já me aconselharam a fazer séries. Ou seja, não será correr mais distância, mas começar com séries alternadas dentro dos 10Km (com sprints, passo normal, mais lento, etc). Há muita receita na net sobre isso.

Em ténis, ainda tenho os Adidas com que comecei a correr. As estatísticas de que estou a falar é de que 9 em cada 10 pessoas que treina para uma maratona, terá lesões. É um número assustador. Mas é a realidade. Estou sempre na eterna dúvida de começar tudo de novo, com o C25K com uns Vibram 5 fingers...
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Darkav wrote: Já reparei que correr em trail é muuuuito mais leve nos músculos/tendões, porque o solo é mais "fofinho". Hehe. Não tem tanto impacto como o piso duro do alcatrão ou calçada. Um amigo meu anda já em trails de 40/60Km e sempre me disse que era mais fácil trails do que estrada, porque "descansas mais". E realmente, ainda não me meti em trail a 100%, mas já comecei a introduzir percursos com subidas e descidas, sem ser o tradicional piso plano sem declives em asfalto, e canso-me muito menos. Posso transpirar mais nas subidas, mas quando se desce, parece que se vai quase a caminhar.
Quando falas de trails, tal significa percursos pedestres pela natureza? Em caminhos de terra batida? Se sim, nunca corri dessa forma. Há anos fiz vários percursos pedestres, no Gerês, Madeira e noutras partes do país, mas sempre a caminhar. Agora noto que quando corro em ciclovias, com aqueles piso próprio, que é mais macio, é muito mas mesmo muito mais confortável. Só que a ciclovia que tenho perto do meu emprego, tem subidas e descidas e isso afecta-me a velocidade. Como ando obcecado com os meus tempos e a tentar, sempre que corro, fazer um novo record, opto invariavelmente por correr num percurso em que tenho passeio e estrada, ambos bem mais duros, mas planos, o que permite que eu consiga tempos bem melhores.
Darkav wrote:
Eu também queria melhorar mais os 10Km, e conseguir resistência para a meia-maratona, e já me aconselharam a fazer séries. Ou seja, não será correr mais distância, mas começar com séries alternadas dentro dos 10Km (com sprints, passo normal, mais lento, etc). Há muita receita na net sobre isso.
Ainda não aprofundei isso das séries. Se encontrares algum site com informação fidedigna e organizada, coloca aqui, pois mais tarde ou mais cedo vou ter que me virar para aí. Neste momento ainda estou a conseguir evoluir nos meus tempos, e por isso ainda não senti necessidade de mudar os meus treinos, que são compostos basicamente por um aquecimento antes e alguns exercícios depois, da corrida de 10km, em que tento dar o meu máximo e, para um melhor controlo do meu ritmo e evolução, marco no cronómetro splits de 2,5 em 2,5km. O percurso que faço, seja na ciclovia, seja em estrada, tem 2,5km, por isso eu vou e volto 2 vezes, fazendo os tais 10km.
Darkav wrote:
As estatísticas de que estou a falar é de que 9 em cada 10 pessoas que treina para uma maratona, terá lesões. É um número assustador. Mas é a realidade. Estou sempre na eterna dúvida de começar tudo de novo, com o C25K com uns Vibram 5 fingers...
A maratona é aquele objectivo icónico de quem corre e por isso gostava de pelo menos uma vez a correr, mas eu quero retirar prazer da corrida e não sei se conseguirei usufruir de uma corrida tão longa... Neste momento, para mim correr 10km já não é doloroso. Claro que se correr no limite, para tentar melhorar o meu tempo, vai-me custar, mas basta diminuir um pouco ao ritmo, para já conseguir correr com um suprema sensação de leveza e liberdade. E para já, não sei se por muito tempo, vou-me dedicar aos 10km, pois sinto que tal faz-me bem e faz-me sentir bem.

Nunca tinha ouvido falar dessas sapatilhas. Fui pesquisar na net e achei a ideia interessante, se resultar como apregoado. Mas não deixa de ter um aspecto hilariante... :-))) Parecem mais uns sapatos de palhaço, do que umas sapatilhas de corrida... O preço é que já não dá vontade de rir...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Darkav wrote:As estatísticas de que estou a falar é de que 9 em cada 10 pessoas que treina para uma maratona, terá lesões. É um número assustador. Mas é a realidade.
Quando escreveste isto, achei algo excessivo, embora não duvidasse das estatísticas. Infelizmente, agora faço parte delas, já que devido a uma queda em Dezembro, estive quase 2 meses sem correr.
E fiquei abismado com a quebra que a minha forma física teve nesse período... Recomecei em Fevereiro e ainda não consegui sequer chegar perto da forma que tinha em Dezembro...
Curioso que onde senti que regredi acentuadamente, não foi no meu estado cardio vascular (corro 10km sem tal acelerar a minha respiração), mas sim nos músculos das pernas (perdi imensa velocidade e agora as minhas pernas pesam chumbo), no meu peso (engordei 5 kilos, não só devido à paragem forçada de 2 meses, mas também porque esse período foi crítico, com Natal, Passagem de ano, aniversários...) e nas articulações (nas primeiras vezes que corri, depois de ter recomeçado, senti dores bem fortes nas articulações. Agora já passaram)
Inscrevi-me para a maratona de Novembro deste ano, mas estou a ver que será muito complicado conseguir preparar-me até lá... Se já estamos em Março e nem sequer sei quando é que conseguirei recuperar a minha forma física de Dezembro...

Sempre compraste as Vibram 5 fingers? E os treinos com séries?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Darkav »

Bolas, isso foi mesmo mau. Mas tens mais que tempo suficiente para recuperares a forma de Dezembro. Não te esqueças que recuperar de algo que tinhas há uns meses é bem diferente de quando tentas atingir essa forma pela primeira vez. Vai custar, mas consegues.

Eu corri a meia-maratona de Lisboa neste Domingo passado! :) Andava meio indeciso, e com um pouco de medo se teria tempo para treinar para os 21Km. Andava a correr 10Km umas 2-3 vezes por semana, mas ainda não estava completamente à vontade nos 10km. Tinha 2 meses para treinar e chegar aos 21Km. Saquei um plano do Runner's World em que o modifiquei um pouco, e lá consegui. Foi duro, muito duro, mas acabei sem ter parado nenhuma vez, com um tempo miserável de 2H19, mas feliz por ter conseguido.

Tu com 8 meses tens mais que tempo e margem suficiente para te preparares para a maratona. Acho que nem existem planos de treino tão longos assim.

Agora continuo com a minha indecisão de mudar a passada ou não. Mudar ou não o calçado. Acabei a meia com uma dorzita no joelho, mas não foi nada de grave. E durante os treinos, comprei umas meias de compressão que me reduziram em muito as dores musculares, que era a minha principal queixa. Mas sei que se continuar a correr assim, o impacto da passada ao longo do tempo vai fazer mossa. Tenho mesmo que mudar a passada...
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Darkav wrote: Eu corri a meia-maratona de Lisboa neste Domingo passado! :) Andava meio indeciso, e com um pouco de medo se teria tempo para treinar para os 21Km. Andava a correr 10Km umas 2-3 vezes por semana, mas ainda não estava completamente à vontade nos 10km. Tinha 2 meses para treinar e chegar aos 21Km. Saquei um plano do Runner's World em que o modifiquei um pouco, e lá consegui. Foi duro, muito duro, mas acabei sem ter parado nenhuma vez, com um tempo miserável de 2H19, mas feliz por ter conseguido.
Muitos Parabéns! salut-) Essa é daquelas metas que toda a gente devia ter! Costuma-se dizer que, para alguém se realizar como ser humano, deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro (eu já fiz tudo isto 8) ), mas acho que se devia acrescentar algo de conquista no plano físico, porque não uma meia maratona...

O máximo que corri foram 15 km. Nunca tentei correr mais, porque queria trabalhar bem cada etapa... E estava a correr tudo bem. Em Dezembro já estava a conseguir correr os 10 km em 45'25''. E estava a evoluir com um ritmo em que todos os meses conseguia diminuir 1 minuto ao meu tempo dos 10 km... Realmente foi pena esta paragem forçada... Mas realmente fui demasiado ambicioso. Fui correr a S. Silvestre com o objectivo de dar o máximo e com + de 8000 corredores, com ruas mal iluminadas e certas partes em que o piso era de paralelo... arrisquei demasiado nas ultrapassagens e deu nisto... o-( Pelo menos conservo a memória de ter conseguido uma vitória pessoal, pois tendo caído nos 3 km, e tendo ficado com ambos os joelhos num mísero estado (a sangrar de ambos, cheio de dores e a mancar) ainda corri os 7 km que faltavam sem parar e consegui ficar +- em 2200 dos 8000. A minha intenção era ficar pelo menos nos 1000 primeiros, senão mesmo nos 500 primeiros, mas paciência. Pelo menos consegui chegar ao final...

Estou a desesperar é por estar a demorar tanto eu conseguir recuperar os meus tempos de Dezembro. Tanto que tomei uma decisão mais radical. Vou tentar correr 10 km x 7 dias / semana. Na semana passada corri um total de 55 km. Nesta vou tentar correr todos os dias e chegar aos 70 km. Desde 6ª feira passada que estou a correr todos os dias consecutivamente e, para meu espanto, não tenho tido dores musculares. Hoje já consegui finalmente um tempo inferior a 50'00''...

Julgo que vai haver no Porto uma meia maratona depois das férias de verão. Vou tentar correr essa, até para me preparar para a maratona de Novembro. A ver vamos...

Se decidires comprar as tais sapatilhas, dá-me depois o teu feedback. Ando a correr com umas sapatilhas de 15 euros da Sportzone, as quais não são nada confortáveis. Além de que já estão a ficar um bocado gastas e rotas. Queria levá-las até ao fim, mas já não deve faltar muito para isso.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by THX »

Eu já fiz uma meia-maratona no Entroncamento e participei nalgumas provas de atletismo na altura da minha tropa. Uma vez corri numa prova de estafetas de 20km (10 + 10) entre Mafra e Ericeira e ganhei.
Fazia uns tempos 5*.
Sempre corri e adoro correr mas agora tenho andado mais de bicicleta.
Agora já estou a precisar de colocar as pernas ao caminho outra vez...a barriga anda um pouco inchada :mrgreen:.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

THX wrote:Eu já fiz uma meia-maratona no Entroncamento e participei nalgumas provas de atletismo na altura da minha tropa. Uma vez corri numa prova de estafetas de 20km (10 + 10) entre Mafra e Ericeira e ganhei.
Fazia uns tempos 5*.
Sempre corri e adoro correr mas agora tenho andado mais de bicicleta.
Agora já estou a precisar de colocar as pernas ao caminho outra vez...a barriga anda um pouco inchada :mrgreen:.
Se tens andado de bicicleta, então não terás perdido assim tanto a tua forma física. :wink:
Eu estive 20 anos quase sem nada fazer, a não ser engordar... Deixei de praticar Karate aos 22 anos e aos 41 estava com 120 quilos... devo ter andado a engordar, em média, uns 2 quilos por ano... Foi difícil voltar a estar em forma. Quando comecei a perder peso, apenas conseguia fazer algumas caminhadas.
O que me motivou foi a minha adorada filha que já várias vezes apanhei a rezar, pedindo ao menino Jesus que os seus papás não morram antes dela... Para um pai ouvir isso é algo que nos emociona bastante, além de nos preocupar. Principalmente por ela, quero estar cá o maior número de anos possível e em condições físicas e mentais de a ajudar e apoiar naquilo que puder... Foi aqui que tudo isto começou... com perda de peso e caminhadas... uma autêntica bola de neve levou a que eu esteja agora inscrito na maratona que se vai realizar no Porto em Novembro deste ano... Não sei se não será prematuro... Mas já estou a treinar afincadamente para isso. Todos os fins de semana (comecei no último) vou tentar correr meia maratona (21km), além de continuar a correr várias vezes durante a semana, mas apenas 10km de cada vez.

Há que dares à perna! :mrgreen: Pelo menos comigo, quando o bichinho se instalou, fiquei totalmente viciado e não passo sem correr...
Last edited by Lorde X on July 4th, 2014, 5:26 pm, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by THX »

Há que dares à perna! :mrgreen: Pelo menos comigo, quando o bichinho se instalou, fiquei totalmente viciado e não passo sem correr...
Sim, eu sei muito bem o que é isso.
É quase como um comportamento compulsivo, mas saudável.
Eu adoro suar, mas a verdade é que me tem dado a preguiça de há uns tempos para trás :| .
Tenho de inverter esse comodismo oops:) .
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Post Reply