Cinema de Leste

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema Soviético

Post by JoséMiguel »

EDIT:

O excerto que eu tinha mostrado do filme Dacii, já não existe. evil-)

Entretanto criei eu oops:) um excerto da mesma cena, conjuntamente com a minha crítica:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47342
Last edited by JoséMiguel on June 17th, 2013, 7:32 pm, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema Soviético

Post by JoséMiguel »

Quero pedir desculpa, por este post não encaixar neste tópico do cinema soviético, pois é uma produção russa de 2009. A única característica soviética é apenas o background da equipa russa que criou esta série de animação infantil. Existe aqui algo de muito melhor e diferente da animação infantil europeia, americana e asiática, mas não sei explicar porquê.

Masha And The Bear / Маша и Медведь (2009 - )
Image

Hoje tropecei acidentalmente numa sugestão do You Tube, para uma série de animação russa muito recente (ainda em produção e exibição). Reparei que tinha 70 milhões de vizualizações, e não resisti à curiosidade.

Fiquei impressionado com a qualidade daquilo, a seguir fiquei impressionado pelos episódios estarem disponiveis gratuita e oficialmente no You Tube em alta resolução (720p e 1080p), por último fiquei impressionado pelos prémios que cada episódio individual, caso a caso, ganha quando concorre em festivais de cinema por todo o mundo, inclusivé fez parte da selecção oficial do festival Indie Lisboa.

Recomendado para quem gosta do Shrek ou Ovelha Choné (Shawn The Sheep).

Nota: Ao clickarem nos videos seguintes, os produtores recebem uns pózinhos de lucro, pagos pelo You Tube (a troco de publicidade). Existe parceria oficial, e gosto deste conceito de televisão do futuro. O idioma russo não é barreira, os diálogos são quase inexistentes e não necessários (crianças ou adultos), pois os episódios de 7 minutos são explícitos e auto-evidentes. Eu apoio sempre estas iniciativas pioneiras, e tenho pena que tirando os telediscos da VEVO, quase não existam empresas ocidentais a distribuir filmes no You Tube. Ao menos já é o 3º estúdio russo, que eu saiba, a aderir à parceria com o You Tube.
Excerto do episódio da lição de piano (para quem não quiser ver o episódio todo):



Episódio com música estilo AC/DC - Thunderstruck. A 2ª parte é espectacular, para quem gosta de AC/DC, Metal ou Hard Rock. Aconselho fortemente a verem até ao fim:



O tal episódio, com 70 milhões de visitas, que vi acidentalmente. O coitado do urso apenas queria jogar às damas, sossegado:

Entrada no Festival de Lisboa: http://www.indielisboa.com/movie_detail ... _04&lang=1
Blog brasileiro com um artigo muito interessante: http://russiashow.blogspot.pt/2013/03/d ... rso-o.html
Site oficial em inglês com índice de episódios completos no You Tube: http://www.mashabear.com/#video
Playlist oficial no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=CSdGB_r6 ... 6-Q7-VwhRV

Comentem! :-D
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema Soviético

Post by JoséMiguel »

Continuando a "abusar" até certo ponto deste tópico, gostaria de falar da camioneta lança rockets Katyusha, no cinema, na música, na guerra e nos jogos de computador de estratégia.

Image

Em termos de cinema, já à alguns anos que ando à caça do filme soviético de onde foram retiradas as imagens deste clp musical:



Eu deliro completamente com as cenas do soldado motorista a ajustar os espelhos retrovisores da camioneta. Adorava saber ao menos o título do filme. Eu tenho divulgado bastante cinema soviético, mas apenas piquei a ponta do icebergue. Não consigo mesmo descobrir que filme é este. Mas está lá o pormenor importante da mulher-soldado, de farda com saia. :-)

A canção é de 1938, e Katyusha significa Cátiazinha ou Catarina em português. A tradução do nome para português é difícil, mas é uma das hipóteses anteriores.

Na 2ª guerra mundial, a URSS desenvolve a camioneta lança-rockets "Katyusha", em homenagem à canção.

Os alemães copiam o sistema, e criam a Nebelwerfer, usada contra os americanos e ingleses na frente ocidental. A tristeza no cinema ocidental, é que nunca mostram as camionetas alemãs ou russas lança-rockets, nos filmes. Jugo que os cineastas ingleses e americanos tinham vergonha, de não possuirem esta tecnologia russa e alemã, que aliás ainda hoje é utilizada nos confiltos do norte de África e Golfo.

Image

Devido à vergonha dos cineastas norte-americanos e britânicos, apenas restam os filmes de guerra soviéticos, para vermos a camioneta lança-rockets em acção.

No meu post acerca dos 5 filmes "Liberation", supra-sumo do cinema soviético do género guerra, referi e mostrei screenshots de algumas camionetas Katyushas, mas foi muito pouco...Quero mesmo saber de que filme foram retiradas as cenas do clip musical que mostrei no topo.

A nível de jogos de PC, circa 1994-1995, joguei muito ao Panzer General e Allied General da SSI, tantas vezes que movi com o cursor do rato, as camionetas Katyusha BM-13 e BM-31, a atacar os alemães no Allied General... :wink: e no Panzer General era só atacar a infantaria inglesa e americana com as camionetas alemãs Nebelwerfer, que saudades... :twisted:


Video final do Allied General, campanha soviética. Na altura destes jogos, a plataforma era o DOS ou Windows 3.1, mas era impressionante a nova tecnologia do CD-ROM e da placa de Som SoundBlaster, conforme o filme multimédia apreseantado acima.

Mas lá está! Nos jogos era uma coisa, mas nos filmes americanos ver camionetas lança-rockets era impossível... foi preciso aparecer o You Tube com a parceria dos estúdios Mosfilm, para eu finalmente ver os filmes antigos soviéticos, com estas camionetas.

Termino com este video de Animé japonês, com umas moças soviéticas a comandar tanques da 2ª guerra mundial, ao som da música Katyusha. Não faço ideia que animé é este, mas gostei da montagem:

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema Soviético

Post by JoséMiguel »

Contos de fadas e idade média: Trailers de filmes que eu ainda não vi.
As sugestões automáticas no You Tube são tantas, que nem sei para que lado me virar. Sou capaz de ver alguns destes filmes, mas por agora não vi nenhum.


New Adventures of a Yankee in King Arthur's Court. Fantasy Over Mark Twain's Theme. (1988) Um piloto militar norte-americano despenha-se no passado, no tempo do Rei Artur. Este filme não estou a pensar ver porque me cheira a Manoel de Oliveira (Non ou a vã glória de mandar). Mas o clip é fantástico.


Versão da Pequena Sereia URSS (Russia(?)+Bulgária) de 1976. Este filme irei ver, e se for bom escrevo uma crítica. Reparei no 2º clip de filme, que irei colocar de seguida, que a actriz aparece nua, num filme familiar para crianças. Isto é mesmo outro conceito de cinema. Acho que é quando a sereia ganha corpo de mulher.


Apesar da curiosidade da cena de nudez, o filme tem classificação etária para todos, em vários países. Neste clip existem umas cenas submarinas com a sereia a nadar que achei muito bem feitas. http://www.imdb.com/title/tt0160801/


Mesmo ano de 1976, e mesma história da pequena sereia, mas desta vez o filme é da Checoslováquia, e mais sombrio e adulto.


1989. Co-produção URSS-França-Suiça-RFA. No futuro, os humanos lançam uma missão de observação a um planeta numa era medieval de idade das trevas. Um dos observadores viola a "Prime Directive" e interfere. Os comentários dizem que o filme é fortemente filosófico, uma espécie de história do Star Trek TNG/Voyager/Enterprise muito desenvolvida. Este tenho mesmo de ver! http://www.imdb.com/title/tt0097292/


Um filme de 1984 do Tajaquistão, baseado num conto alemão do séc. XIX. Eu não sabia que este país existia, mas não tenho culpa pois quando estudei geografia não aparecia no mapa. Foi um dos países asiático-muçulmanos anexado pela URSS, e por isso não constava nos globos, planisférios e livros de geografia portugueses, apenas aparecia um país chamdo URSS, diferente do caso da RDA e Checoslováquia que já eram considerados países. Mas agora o país existe e em tempos teve indústria cinematográfica potente do cinema soviético, por isso algum filme novo que apareça do Tajaquistão pode ser alguma super-produção de qualidade, atenção a isso!


Este ainda não fui investigar/traduzir ao wikipédia...Só vi que é de 1994, e feito pela República Checa, mas a cinematografia parece semelhante ao cinema soviético de quando o país ainda era a Checoslováquia. O vídeo é o teledisco oficial.

Etc. e assim por diante, para qualquer destes clips, surgem logo outras milhentas sugestões no You Tube interessantes... pelo menos posso já posso fechar essas janelas todas no Google Chrome e quando estiver com espírito para ver filmes de contos de fadas, venho a este tópico. :)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema Soviético

Post by JoséMiguel »

Reparei que no fórum DVD Mania, existe pessoal que admira o cineasta Tarkovsky, embora eu pessoalmente não seja admirador dele.

Encontrei um belo petisco, para os fãs do Tarkovsky, o 1º filme dele, ainda estudante, baseado numa short-story "Film Noir" de Ernest Hemingway. Do Tarlovsky não sou admirador, mas o professor dele na altura era o Mikhail Romm, e desse gosto bastante, até já escrevi uma crítica ou outra de filmes dele.

Ora bem o filme de estudantes, de 1956, com apenas 19 minutos, vale muito exactamente por ser um filme de estudantes, não-comercial, com adereços trazidos de casa pelos estudantes-cineastas, e protagonizado pelos própios cineastas, como actores. O Tarkovsky é o cliente que assobia.

Como é possível um filme de estudantes ter a qualidade de um episódio profissional do Hitchock Presents ou Twilight Zone? Vejam aqui! Embora eu não tenha gostado do final, que fica em aberto, admiro a "escola" do cinema soviético, onde o cinema não era apenas negócio ou arte, mas também uma ciência e engenharia.

Filme (estudantil) completo, legendado em inglês:

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema Soviético

Post by JoséMiguel »

Voltei a carregar o excerto da série juvenil "Guest From The Future", agora numa conta You Tube dedicada a excertos.

Já que o Samwise gostou disto e acho que era tencionado o Cabeças dar uma vista de olhos.



Este excerto é importante para quem não conhece a "encenação circular" soviética, na verdade aqui a encenação não é apenas circular 360º mas sim esférica em todas as direcções (chão e tecto). Cinematografia envolvente e sempre a evoluir, diferente e original de filme para filme, e neste caso numa série juvenil. yes-)

O "circular staging" soviético normalmente envolve uma porrada de actores (até podem ser 10 mil soldados-actores do exército vermelho vestidos com farda da guerra napoleónica), 360º à volta do cameraman, ao ar livre...mas aqui é apenas no contexto do cenário fechado, mas completo. Um cameraman e 2 actores...mas nada de realizadores sentados numa cadeirinha de "realizador" no estúdio. eh-)

PS: Editei este post para acrescentar o seguinte:

Suponho que uma cena destas, teria sido inicialmente fortemente ensaiada, com o realizador a andar lá pelo meio dos corredores, e mais tarde não havia necessidade da presença do realizador, e nem espaço para ele se esconder. Já naqueles filmes com milhares de figurantes ao ar livre, o realizador observava a cena de uma colina ao longe, com binóculos, e usava lenços coloridos para comandar a acção, num filme desses uma vez o realizador espirrou e quando limpou o ranho com um lenço, explodiram várias toneladas de dinamite. :lol:

No excerto seguinte, na 1ª parte vemos encenação semi-circular a 180º, o cameraman só faz rotação 180º, e seria possível o realizador estar escondido atrás dele. Na cena final é simulado um salto de pára-quedas e aí temos os 360º completos. Pelo menos parece-me a mim que o operador de camera não está mesmo a cair de pára-quedas, e montarem antes uma câmara num helicóptero...Pensando melhor não estou mesmo a ver como filmarem isto, algum palpite? Aquela rotação e ângulo é díficil mesmo para um helicóptero:

Incorporação em sites desactivada, clickem ver no You Tube:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Expandi este tópico para "Cinema de Leste", com alteração do título, e actualização da listagem no post do cabeçalho.

Coloquei a velha versao "Cinema Soviético" do texto do antigo cabeçalho em spoiler, até fazer um texto novo, que ficará também em spoiler. Poderá ser apenas um texto a definir o Cinema de Leste, sem opiniões ou comentários.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema de Leste

Post by Rui Santos »

Boa ideia. Ainda não te respondi no outro tópico ao aumento do tamanho do título, pq acho que não é possível.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Documentário (17 minutos) de 1980, narrado em inglês, sobre o realizador e director de efeitos especiais Karel Zeman. Mostra como eram criados os efeitos especiais.



Descrição e mais informação no You Tube.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Tive o prazer de ver uma obra-prima do cinema polaco, que me deixou estonteado e encantado.

O filme é o Lokis de 1970, e já criei a ficha técnica, mas ainda não pensei como escrever a crítica. Tirei imensos screenshots, mas mas mas.... ui... este filme ganhou o prémio do cinema polaco de melhor cinematografia, pensei em fazer uma versão provisória com apenas texto e imagens, mas um filme da europa de Leste premiado pela cinematografia, precisa de videos, que ainda não existem.

Criei agora este primeiro excerto:



Cinematografia imersiva 360º, e encenação circular completa a 360º.

Peço sugestões e opiniões dos leitores.

A ficha técnica está aqui:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php ... 93#p589493

Que estilo de clips preferem que eu faça? Por exemplo na ficha técnica mostrei imagem do reflexo da torre nos óculos, da criada a sacudir o tapete da janela do palácio ao longe, da cena dos desenhos. São 3 hipoteses para excertos, a juntar ao urso dançante na estação de comboio, a bruxa com uma cobra encostada à cara, a bruxa a caminhar sobre o pântano, sem se afundar, jogo de bilhar com cameraman à volta da mesa de bilhar, câmera montada dentro e fora de barco a remos no lago, etc.

Alguém tem alguma preferência/curiosidade nalgum excerto em particular? Não posso fazer excertos para esses exemplos todos...

Já agora o que acharam deste excerto, e do conceito de 360º na encenação e cinematografia?

(Estou a aproveitar este cantinho, enquanto penso em como fazer a crítica)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Ficção Científica Infantil Soviética III

Voltando a este tema recorrente, pois afinal foi aqui que começou o meu gosto e 1º contacto com Cinema de Leste, tropecei numa montagem dedicada ao tema, com algumas cenas de filme e séries que eu já vi, mas a maioria das cenas são de títulos que desconheço completamente. Mas adorei todas as cenas:



Encontrei também este clip do "Big Space Adventure", o único filme russo que vi sem legendas, pois não existem na internet, mas um dia gostaria de o rever com legendas. Este clip tem uma faixa de "legendas" em inglês com comentários e observações do uploader russo:

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Imagino que por cinema de Leste se refiram ao países do bloco comunista do tempo da guerra fria.
Penso que a maioria dos seguintes ainda não foram referidos:

- Sol Enganador (94) e Kolya (96), ambos vencedores do Oscar de melhor filme estrangeiro.
- Ascensão de 1977
- A Arca Russa de 2002
- O Couraçado Potemkin de 1925
- O Concerto de 2009
- 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias de 2007
- A Morte do sr. Lazarescu de 2005
- O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virar da Esquina de 2008
- O Regresso de 2003

- O Good Bye Lenin de 2003 e o Everything Is Illuminated de 2005 têm pelo argumento a ver com o Leste europeu mas não sei se são de lá.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Os filmes do Krzysztof Kieslowski ou do Emir Kusturica
Mais dois:
Alice (Neco z Alenky) - http://www.imdb.com/title/tt0095715/?ref_=fn_tt_tt_8
O Homem de Ferro (Czlowiek z zelaza) - http://www.imdb.com/title/tt0082222/?ref_=fn_tt_tt_18
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Boas nimzabo.

Este tópico começou por ser apenas acerca de filmes da URSS, há pouco tempo decidiu-se expandi-lo para Cinema de Leste.

Neste momento tenho de actualizar com urgência, a listagem no tópico de cabeçalho... Mas vou experimentar 1º um índice com pósters, em vez de links.

Na minha definição, cinema de leste, vai da Polónia à Mongólia, sem restrição de tempo. Inclui países europeus e asiáticos. Mas esta definição poderá ser revista, com bom senso, e discutida no fórum, quando surgir necessidade.

Agora, este tópico nunca poderá ser abrangente e exaustivo, porque tenho fortes suspeitas, que a quantidade somada de filmes produzidos na Rússia, Républicas Soviéticas (Ucrânia, Bielorússia e afins), e países alinhados (Polónia, RDA, Roménia, Checoslováquia, Bulgária, etc.), utrapassa a indústria de Hollywood. Se calhar nunca ninguém fez esse cálculo... Mas eu diria que estamos a falar de algo na ordem de dezenas de milhares de filmes. A ideia do tópico é mais recomendações ou curiosidades, para os membros e visitantes do fórum. :-D

Depois irei investigar a tua lista com mais tempo, mas por exemplo o Battleship Potemkin, tem uma versão restaurada oficial, gratuita e legendada no canal You Tube, já vi o filme mas não tive vontade de escrever nenhuma crítica, no entanto poderei fazer apenas uma ficha técnica detalhada, com o link oficial do filme, apenas naquela onda, do pessoal saber que o filme é gratuito.

Já o concerto, tinha reparado no tópico, e fiquei com vontade de ver o filme. Mas é co-produção de muitos países, alguns da europa ocidental e outros da europa oriental, por isso não o irei colocar na lista, apenas porque estou a tratar da lista sozinho e dá muito trabalho. :roll:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Uma forma de pesquisar é utilizar por exemplo o advanced search do imdb.

Filmes soviéticos com mais do que 7.0 de rating e mais de 1000 votos (56):
http://www.imdb.com/search/title?count= ... ing=7.0,10

Filmes russos com mais do que 7.0 de rating e mais de 1000 votos (37):
http://www.imdb.com/search/title?count= ... ing=7.0,10

etc.
Post Reply