[Discussão] Colombiana/ZON

Discussão sobre lançamentos BR, Assuntos relacionados com equipamento devem contudo ser abordados no fórum Hardware.

Moderator: Grimreaper

Post Reply
Online
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 209
Joined: February 10th, 2011, 2:56 pm

[Discussão] Colombiana/ZON

Post by Online »

Boa tarde a todos os amantes deste grande formato.

Bom não sou um utilizador muito activo mas decidi criar este tópico porque acredito que é uma situação que interesse a todos.

Ou seja, eu comprei a dita versão do filme Colombiana em Bluray na altura, a versão distribuída pela ZON, e na altura que fiz o speel-check ao Bluray a ver se estava tudo bem, notei que a qualidade em si estava algo... aquém.

Hoje como tinha algum tempo, decidi ir buscar o Bluray e analisá-lo a fundo, a olho nu notei um grande downgrade na qualidade em si, logo decidi meter o dito filme no meu PC e ver a coisa mas tecnicamente e é então que me deparo com uma situação... parva? (será melhor esta a palavra?)

Ou seja, o tamanho do disco é de 22GB (Ou seja foi usado um Bluray BD25), o que achei pouco e então fui analisar melhor a coisa na internet a ver se tinha sido algo geral e deparo-me que o Bluray americano para além de incluir a versão UNRATED (que uma vez mais os portugueses são azarentos e não têm direito.) usa um BD50 e têm de tamanho total à volta de 45GB.

Pesquisei mais na internet uma versão europeia e vi o Bluray Russo deste mesmo filme reparo que também é BD50. (38GB)

Ou seja, para que o filme cabesse num BD25 deve ter levado um downgrade na qualidade algo generoso, o que acho patético, mas agora somos diferentes dos outros? E ainda para mais tendo em conta o dinheiro que se paga por ditos filmes não temos direito a receber pelo menos na qualidade uma versão Untouched da versão americana? (O que aconteceu na versão europeia/russa.)

Só para terem uma ideia...

Versão USA: 1 Áudio, Inglês DTS-HD MA + Filme (sem extras) = 44gb (versão unrated)
Versão Russa: 2 áudios, Inglês/Russo DTS-HD MA + filme (sem extras) (38GB) (versão normal)
Versão PT: 2 áudios, Inglês/Espanhol DTS-HD MA (cada áudio ocupa +- 1,5GB) + filme (sem extras) (22GB) (versão normal)

Ou seja, ficamos com 17GB para a qualidade do filme em si, que ainda para mais é um filme de acção com quase 2h...

Decidi partilhar isto porque penso que é uma situação vergonhosa e uma falta de respeito da ZON para com os clientes que nem "honestos" são.

É mais uma.

Digam da vossa justiça, e peço desculpa à moderação se não cumpri nenhuma regra.

Abraços.
UserApagado001
Fanático
Fanático
Posts: 925
Joined: March 4th, 2009, 5:48 pm

Re: [Discussão] Colombiana/ZON

Post by UserApagado001 »

Há várias características que têm que ser analizadas e quantificadas no disco, e a diferença está na edição nacional que só tem audio DTS-HD em inglês e espanhol com legendas em português, e a edição americana tem 5 pistas de audio e legendas em 4 línguas mais inglês para deficientes auditivos e os extras num total de 29,915 Gb, ora isto tudo somado em dados pode caber na edição portuguesa básica em 25 Gb e ser necessário um disco de 50 Gb para a edição americana mais completa. Para verificares a qualidade em imagem e som também é importante verificar o bit rate fps e kpbs, quanto mais melhor.

http://www.dvdbeaver.com/film3/blu-ray_ ... lu-ray.htm
Online
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 209
Joined: February 10th, 2011, 2:56 pm

Re: [Discussão] Colombiana/ZON

Post by Online »

Supersonic wrote:Há várias características que têm que ser analizadas e quantificadas no disco, e a diferença está na edição nacional que só tem audio DTS-HD em inglês e espanhol com legendas em português, e a edição americana tem 5 pistas de audio e legendas em 4 línguas mais inglês para deficientes auditivos e os extras num total de 29,915 Gb, ora isto tudo somado em dados pode caber na edição portuguesa básica em 25 Gb e ser necessário um disco de 50 Gb para a edição americana mais completa. Para verificares a qualidade em imagem e som também é importante verificar o bit rate fps e kpbs, quanto mais melhor.

http://www.dvdbeaver.com/film3/blu-ray_ ... lu-ray.htm
Sim, eu sei da questão do bitrate do filme em questão mas não queria entrar por aí directamente, e mesmo a versão USA tendo em conta isso tudo só o track do vídeo têm à volta de 24-25GB. (apenas o filme sem áudios.)

E a versão europeia mantém-se igual à versão americana o mesmo já não acontece com a nossa.

Versão USA:

Video: MPEG-4 AVC Video / 24852 kbps / 1080p / 23.976 fps / 16:9 / High Profile 4.1

Versão russa (não traz extras, apenas 2 tracks de áudio dts-hd ma):

Video: MPEG-4 AVC Video 24852 kbps 1080p / 24 fps / 16:9 / High Profile 4.1

Logo dá para ter uma ideia e tendo em conta que a nossa versão possuí apenas no total 22GB tenha esse bitrate, para além que quem tiver o BD consegue notar um blurry e noise constantes no filme.

Abraços.
UserApagado001
Fanático
Fanático
Posts: 925
Joined: March 4th, 2009, 5:48 pm

Re: [Discussão] Colombiana/ZON

Post by UserApagado001 »

Se verificarmos a edição inglesa só com audio e legendas em inglês com "Making Of" o disco Blu-Ray só tem 25GB, e esta edição pode-se comparar em termos de ocupação de dados no disco à edição nacional. Suponho que o espanhol faz parte da pista de audio original e não é dobrado.

http://homecinema.thedigitalfix.com/con ... biana.html
Post Reply