Easy Ryders, Raging Bulls - Peter Biskind

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
User avatar
wavey
Especialista
Especialista
Posts: 1888
Joined: December 1st, 2004, 10:27 am

Easy Ryders, Raging Bulls - Peter Biskind

Post by wavey »

Olá, foristas!

Provavelmente este será o meu 1º tópico nesta área, mas como gosto muito de leitura queria deixar-vos a recomendação de um dos melhores livros que já li sobre Hollywood chamado Easy Riders, Raging Bulls de um jornalista americano chamado Peter Biskind que, actualmente, escreve para a Vanity Fair e para outras publicações. Ele já tem sob a sua alçada 4 livros, todos eles dedicados ao cinema e a Hollywood, essa fábrica de magia que é tudo menos mágica.

Este Easy Riders, Raging Bulls centra o seu tema num periodo de tempo onde em Hollywood começaram a despontar realizadores, actores, etc. que mais tarde iriam ganhar um estatuto enorme como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Steven Spielberg, George Lucas, Warren Beatty, como também de outros realizadores que tiveram quase o mundo a seus pés (como Orson Wells) mas que deixaram escapar a oportunidade de alcançarem a grandeza como Artur Penn, Bob Rafelson, Dennis Hopper, Peter Bogdanovich, William Friedkin, Michael Cimino, Brian de Palma, Paul Schrader, Hal Ashby, Robert Altman etc. O espaço temporal que é relatado neste livro começa em 1967 com o "making up" e consequente lançamento do Bonnie e Clyde até aos anos 80, década que deitou por terra toda a importância conquistada nos anos 60 e 70 por estes realizadores. Alguns aguentaram-se estoicamente até à actualidade, revolucionando o cinema com novas formas de espectáculo e de marketing (Spielberg e Lucas), outros tornaram-se realizadores conceituados e que ainda se mantém no activo (Scorsese e Coppola), enquanto que os restantes foram resistindo ao tempo com muita dificuldade (Friedkin ainda opera ocasionalmente no cinema e televisão, assim como Paul Schrader). O que é relatado neste livro é a forma como estas personagens viveram e sobreviveram em décadas conturbadas pela guerra do Vietnam, pelo flower power, pelas drogas que atingiam realizadores, passando por produtores, argumentistas e actores. Foram tempos em que se vivia rápido demais e as figuras deste livro relatam em 1ª mão como viveram esses tempos, como conviviam uns com os outros, como tiveram que aguentar a pressão dos estúdios, como tiveram que aguentar pressões pessoais e familiares, etc.

Há muito que não lia com grande prazer um livro sobre cinema. É um excelente documento de como se fazia cinema nos anos 60, 70 e 80, principalmente a nível de backstage. São deliciosamente insanas as histórias por detrás de clássicos como O Padrinho, O Exorcista, Taxi Driver, Apocalypse Now (onde Coppola chega a raiar a demência). Muitas delas são conhecidas, mas lê-las em 1ª mão pelas palavras dos próprios intervenientes faz com que este livro seja de leitura obrigatória.

http://www.amazon.co.uk/Easy-Riders-Rag ... 889&sr=1-1

Se quiserem ver o documentário sobre este livro no you tube, é só procurarem pelo nome do livro. Não é tão ácido como o livro, mas mostra imagens muito interessantes das épocas relatadas no mesmo.

Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
http://cinemasparaiso.blogspot.com
Post Reply