Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by jimmy »

Lorde X wrote:
jimmy wrote:Uma aspecto que gosto nestas listas é perceber os filmes que já vi e os que faltam ver. É sempre uma boa sugestão ver o que falta (neste caso são imensas , e nem me refiro aos 9 mil e tal. Basta o top 1000 ) :-)
Eu costumo me guiar pelo Top 250 do IMDB...Ainda me faltam muitos...
Como aquilo está sempre a mudar , agora talvez me falte alguns mas também já a usei para ver os que me faltavam ver. E como é curtinha , é mais fácil de completar. Agora esta é para a vida :lol:
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
inverso
Iniciado
Iniciado
Posts: 84
Joined: September 1st, 2011, 10:18 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by inverso »

Magnolia 678???????
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by paupau »

Já saiu a lista de 2015 do TSPDT (sete de fevereiro):
http://www.theyshootpictures.com/index.htm

A lista inicial já vai nos 13 664 filmes.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by Samwise »

Já nem me lembrava disto, apesar de ir cair lá no site de vez em quando, por conta pesquisas no google.

A novidade interessante para mim é a nova secção "1000 Noir Films", que está em construção e progressão lenta desde há um ano, aproximadamente, e ainda só vai em cerca de 400 títulos. Estou curioso para ver como vão chegar aos 1.000 - o critério tem de ser mesmo muito lato.

O bom é que é mais uma lista seleccionada com mais sugestões para eu poder complementar as minhas escolhas pessoais no tópico do género.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by nimzabo »

Excelente listas e organização que permite ver diversas coisas.

Por exemplo os melhores 1000 filmes do sec. XXI (até 2017)
http://www.theyshootpictures.com/21stce ... _table.php
- vi a rondar uns 80 do top 100
- há 9 filmes portugueses no top 1000
- não concordo muito com a ordem, por exemplo alguns dos que estão no top 10
- não vi com detalhe mas faltam filmes, claro

Mas o site tem muita coisa para explorar.
A partir daqui: http://www.theyshootpictures.com/index.htm
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by nimzabo »

Tive a ver o top 100 do sec XXI com mais atenção e nota-se que obedece a um tipo particular de gosto, talvez pessoal.
Vários do Zhangke Jia, 2 do Nuri Bilge Ceylan, 2 do Pedro Costa, vários do Apichatpong Weerasethakul, vários do Michael Haneke, Bela Tarr, Lars Von Trier, Terrence Malick, Paul Thomas Anderson, Leos Carax...
Uma lista ao gosto dos críticos de cinema talvez...
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by paupau »

Pode-se argumentar que sao alguns dos principais realizadores atuais, por isso acaba por ser normal nao fugir muito disso.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by Samwise »

nimzabo wrote: December 6th, 2018, 6:50 pm Tive a ver o top 100 do sec XXI com mais atenção e nota-se que obedece a um tipo particular de gosto, talvez pessoal.
Vários do Zhangke Jia, 2 do Nuri Bilge Ceylan, 2 do Pedro Costa, vários do Apichatpong Weerasethakul, vários do Michael Haneke, Bela Tarr, Lars Von Trier, Terrence Malick, Paul Thomas Anderson, Leos Carax...
Uma lista ao gosto dos críticos de cinema talvez...
Pelo que entendi, e não estive intensivamente à procura das explicações, a lista é "calculada" literalmente a partir de uma imensidão de fontes críticas:
It contains, based on TSPDT's calculations, the 1,000 leading films (critically-speaking) from 2000 to 2017. It has been compiled from the multiple lists/ballots of 3,176 critics/sources.
Não é, de certeza, baseada no gosto particular dele (ou deles, uma vez que a mulher também é considerada nas opiniões). Só para dar um exemplo, o The Tree of Life, de Terence Malick, aparece em 7º lugar desta lista, mas se seguires o link pelo nome do realizador, o filme está categorizado, segundo o gosto dele, por "Worth a Look"... 3ª categoria a contar do melhor para o pior.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by nimzabo »

Desses realizadores que nomeei gosto do Lars Von Trier e do Terrence Malick. Os outros quase todos acho uma seca.
Acho que na lista há um enviesamento para filmes de natureza mais parada, contemplativa ou com algo elemento de tipo surreal.
O Zhangke Jia nem isso. Faz uns filmes bastante normais, regulares, sem nada de muito distintivo. Não compreendo.

Estranho muito o filme no lugar 59 - Goodbye, Dragon Inn, um filme absolutamente desconhecido para mim, que no imdb tem cerca de 3500 visualizações e que não conquistou nada de especial em termos de festivais.
https://www.imdb.com/title/tt0377556/?ref_=fn_al_tt_1

O coreano The Host em 98, que já vi e é sobre um monstro tipo Loch Ness :-P , também acho surpreendente que apareça aqui
https://www.imdb.com/title/tt0468492/?ref_=nv_sr_2

Para dar um contra exemplo o italiano Le Meraviglie, vencedor do grande prémio do juri em Cannes, não aparece sequer nos 1000.
https://www.imdb.com/title/tt3044244/?ref_=nv_sr_1
Tenho a certeza de que haverá outros.

Do Pedro Costa já vi o Quarto da Vanda e é como se fosse um documentário a mostrar famílias a serem despejadas do bairro em que vivem...
Tem 1000 e poucas vizualizações... mesmo críticos estrangeiros quantos é que terão visto?
https://www.imdb.com/title/tt0139500/?ref_=nv_sr_1

Basta dar uma vista de olhos no segmento seguinte, 100-200, para ver paletes de filmes muito mais conhecidos e vencedores de paletes de Oscares... O Quarto da Vanda é melhor? mais conhecido? mais valorizado? não me parece...

Melancholia em 28, Sideways em 36, Carol em 85 enquanto o Artista está em 167 e o Gladiador em 169, por exemplo.

O Moolaadé que é um filme senegalês do mais básico e naif que existe está em 120...

...
518 Into the Wild
555 Incendies
676 Short Term 12
744 Secret in Their Eyes
794 The Constant Gardener
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by Samwise »

nimzabo wrote: December 7th, 2018, 1:59 pm Desses realizadores que nomeei gosto do Lars Von Trier e do Terrence Malick. Os outros quase todos acho uma seca.
Acho que na lista há um enviesamento para filmes de natureza mais parada, contemplativa ou com algo elemento de tipo surreal.
O Zhangke Jia nem isso. Faz uns filmes bastante normais, regulares, sem nada de muito distintivo. Não compreendo.

Estranho muito o filme no lugar 59 - Goodbye, Dragon Inn, um filme absolutamente desconhecido para mim, que no imdb tem cerca de 3500 visualizações e que não conquistou nada de especial em termos de festivais.
https://www.imdb.com/title/tt0377556/?ref_=fn_al_tt_1

O coreano The Host em 98, que já vi e é sobre um monstro tipo Loch Ness :-P , também acho surpreendente que apareça aqui
https://www.imdb.com/title/tt0468492/?ref_=nv_sr_2

Para dar um contra exemplo o italiano Le Meraviglie, vencedor do grande prémio do juri em Cannes, não aparece sequer nos 1000.
https://www.imdb.com/title/tt3044244/?ref_=nv_sr_1
Tenho a certeza de que haverá outros.

Do Pedro Costa já vi o Quarto da Vanda e é como se fosse um documentário a mostrar famílias a serem despejadas do bairro em que vivem...
Tem 1000 e poucas vizualizações... mesmo críticos estrangeiros quantos é que terão visto?
https://www.imdb.com/title/tt0139500/?ref_=nv_sr_1

Basta dar uma vista de olhos no segmento seguinte, 100-200, para ver paletes de filmes muito mais conhecidos e vencedores de paletes de Oscares... O Quarto da Vanda é melhor? mais conhecido? mais valorizado? não me parece...

Melancholia em 28, Sideways em 36, Carol em 85 enquanto o Artista está em 167 e o Gladiador em 169, por exemplo.

O Moolaadé que é um filme senegalês do mais básico e naif que existe está em 120...

...
518 Into the Wild
555 Incendies
676 Short Term 12
744 Secret in Their Eyes
794 The Constant Gardener
Ninzabo, não conhecendo todos os filmes/realizadores que dás como exemplo, e não se sabendo de facto qual é o algoritmo e o que é que utiliza como dados para gerar a ordenação, não consigo debater o assunto com margem nenhuma de certezas. Mas posso dizer-te que o Pedro Costa é um realizador muito aclamado e agraciado pelo sector da crítica a nível mundial, um pouco por todo o lado, e que não me surpreende nada que uma das suas obras apareça à frente de filmes mais populares e mais "oscarizados". Não é mais "conhecido" junto do grande público (nem sequer do português), mas é bem mais idolatrado do que alguém como o Ridley Scott junto da crítica. Se o site se serve maioritariamente de listas e escolhas de críticos, é natural que as coisas saiam dessa forma.

Em todo o caso, para mim é igual o litro como o sistema funciona, tal como é igual ao litro o algoritmo do imdb. O que me interessa é se, olhando para os resultados, me serve a mim como alimento intelectual, sustento para debate e universo de orientação para futuras escolhas. E estas listas interessam-me muito mais do que qualquer uma que saia do imdb. salut-) :wink:
O Moolaadé que é um filme senegalês do mais básico e naif que existe está em 120...
A questão do ser "melhor ou pior do que" é como tudo: isto é uma média feita matematicamente por uma fórmula que compila várias opiniões diferentes. O teu gosto (e o meu gosto, e o gosto que qualquer pessoa) vai sempre chocar de frente com alguns resultados - para mim nem vale a pena perder tempo a questionar e a reclamar contra isso. É um dado adquirido e é uma característica presente em qualquer sistema de listas sobre objectos de arte/entretenimento. :wink:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by nimzabo »

Mistérios de Lisboa em 162
cqd
:-)))
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by Samwise »

nimzabo wrote: December 9th, 2018, 9:30 pm Mistérios de Lisboa em 162
cqd
:-)))
:mrgreen: Comprendo a ironia, mas insisto:
A questão do ser "melhor ou pior do que" é como tudo: isto é uma média feita matematicamente por uma fórmula que compila várias opiniões diferentes. O teu gosto (e o meu gosto, e o gosto que qualquer pessoa) vai sempre chocar de frente com alguns resultados...
Em todo o caso, acabei de ficar interessado no filme/série, por efeitos da tua causa contestatária, e por efeitos da posição de destaque que ocupa na lista. Quando olhei para o título, fiz confusão com o "As Linhas de Wellington" (obra que não achei particularmente estimulante), mas já vi que não tem nada a ver.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by nimzabo »

O que escrevi aqui quando tentei ver...
Por falar em filmes estrangeiros acabei de ver quase 1 hora do Mistérios de Lisboa
Acho os diálogos e a representação muito pouco naturais. Gestos e posturas corporais errados e fora de contexto.
Não tenho paciência...
:-(
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Uma Lista de Dimensões Épicas - 9626 filmes

Post by nimzabo »

Mais uma lista, desta vez a partir de um livro.

Livro - Halliwell's Top 1000: The Ultimate Movie Countdown - https://www.amazon.com/Halliwells-Top-1 ... 0007181655
Lista - https://www.imdb.com/list/ls006299443/
Post Reply