Formatos de som HD descodificação

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Formatos de som HD descodificação

Post by Grande Guru »

Já há uns largos tempos atrás tinha colocado aqui esta dúvida e na altura n tive respostas.

Pode ser que entretanto alguém tenha passado pela experiência.

Basicamente a minha dúvida é (como n tenho amplificador com entrada hdmi) se em termos de qualidade sonora de um blu-ray, é preferível ligá-lo ao amplificador (sem entrada hdmi) via óptica/coaxial, n beneficiando portanto do som HD mas apenas do Dolby Digital, ou se vale a pena comprar um leitor de BD q descodifique o som HD e ligá-lo ao amplificador via saídas analógica 5.1 e ter assim som HD mas descodificado no leitor e n no amplificador?

Passei por esta experiência com o DVD e era efectivamente bem melhor deixar a descodificação a cargo do amplificador e n do leitor.

Presumo q tb dependerá da qualidade do leitor e do amplificador q se tiver, mas genericamente alguém me sabe dizer se vale a pena investir no leitor de BD com descodificador, ou não? Isto pq n quero comprar um novo amplificador com descodificação de som HD, a comprar seria o leitor de BD com essa descodificação interna (se valer a pena).
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2175
Joined: January 13th, 2002, 9:03 pm
Location: Sector 001
Contact:

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by DeltaFox »

Não tenho leitor de BR mas parece que a melhor opção, não existindo receiver com descodificação desses novos formatos HD a que indicas:

"comprar um leitor de BD q descodifique o som HD e ligá-lo ao amplificador via saídas analógica 5.1 e ter assim som HD mas descodificado no leitor e n no amplificador"
David Ferreira
Image
mavatar
Novato
Posts: 14
Joined: August 20th, 2010, 11:53 am

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by mavatar »

Grande Guru wrote:Já há uns largos tempos atrás tinha colocado aqui esta dúvida e na altura n tive respostas.

Pode ser que entretanto alguém tenha passado pela experiência.

Basicamente a minha dúvida é (como n tenho amplificador com entrada hdmi) se em termos de qualidade sonora de um blu-ray, é preferível ligá-lo ao amplificador (sem entrada hdmi) via óptica/coaxial, n beneficiando portanto do som HD mas apenas do Dolby Digital, ou se vale a pena comprar um leitor de BD q descodifique o som HD e ligá-lo ao amplificador via saídas analógica 5.1 e ter assim som HD mas descodificado no leitor e n no amplificador?

Passei por esta experiência com o DVD e era efectivamente bem melhor deixar a descodificação a cargo do amplificador e n do leitor.

Presumo q tb dependerá da qualidade do leitor e do amplificador q se tiver, mas genericamente alguém me sabe dizer se vale a pena investir no leitor de BD com descodificador, ou não? Isto pq n quero comprar um novo amplificador com descodificação de som HD, a comprar seria o leitor de BD com essa descodificação interna (se valer a pena).
Ajudava se dissesses qual o amp que tens...
User avatar
ostogio
Fanático
Fanático
Posts: 829
Joined: February 10th, 2004, 9:33 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by ostogio »

Bem eu neste momento tenho um Blu-ray que descodifica os novos formatos, e tenho o ligado ao Av por 7.1 .
O leitor é o Cambridge Audio Asur 650BD.
Noto que o som é mais alto quando é o amplificador a descodificar (nesta caso so descodifica o dts e o DD normal) , quando meto o leitor a descodificar fica o som mais baixo e em termos de qualidade não noto diferença...
A vantagem a meu ver é no 7.1, porque este não passa via coaxial, ou seja se for dts ou DD HD 7.1 o descodificador dá só em 5.1 (embora seja 7.1 no meu caso) e converte-o para 7.1 nos formatos dele internamente. Assim pondo o leitor neste caso a fazer a descodificação não há conversão e tiro partido do 7.1 original (mas tb há pouca coisa no mercado com o 7.1)
Pioneer UDP-LX500 ; Marantz SR7008; Mordaunt Short Genie
Harman Kardon HK970; Mordaunt short AV908.
OLED 55 E6V LG
Projetor: Epson TW5910
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2175
Joined: January 13th, 2002, 9:03 pm
Location: Sector 001
Contact:

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by DeltaFox »

ostogio wrote:Assim pondo o leitor neste caso a fazer a descodificação não há conversão e tiro partido do 7.1 original (mas tb há pouca coisa no mercado com o 7.1)
Mesmo no formato BR continua a falta de 6.1 e 7.1 ??

No DVD simplesmente optaram na maioria das vezes pelo DD nos fantásticos 384 kbps... que é mais stereo que 5.1 :P mau-)

Estranho o 7.1 não passar via coaxial !!
David Ferreira
Image
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by Grande Guru »

delta fox:

"No DVD simplesmente optaram na maioria das vezes pelo DD nos fantásticos 384 kbps"

Isso são os filmes da warner q estão todos com os 384 kbps, e um ou outro da universal. De resto praticamente tudo é o 448 kbps.

Mtas pessoas n fizeram é esta associação das pistas usadas à editora q lança os filmes. Se calhares teres mtos filmes da warner ficas mais com essa ideia.
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2175
Joined: January 13th, 2002, 9:03 pm
Location: Sector 001
Contact:

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by DeltaFox »

Grande Guru wrote: Mtas pessoas n fizeram é esta associação das pistas usadas à editora q lança os filmes. Se calhares teres mtos filmes da warner ficas mais com essa ideia.
Sim eu sei, mas é uma grande percentagem... e as faixas DTS acho que desapareceram...
David Ferreira
Image
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by Grande Guru »

delta:

"Estranho o 7.1 não passar via coaxial !!"

Na passa, pq a pista do filme q tem 7.1 canais, é a pista HD certamente.
User avatar
ostogio
Fanático
Fanático
Posts: 829
Joined: February 10th, 2004, 9:33 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Formatos de som HD descodificação

Post by ostogio »

Grande Guru wrote:delta:

"Estranho o 7.1 não passar via coaxial !!"

Na passa, pq a pista do filme q tem 7.1 canais, é a pista HD certamente.
É isso mesmo que acontece ...
Pioneer UDP-LX500 ; Marantz SR7008; Mordaunt Short Genie
Harman Kardon HK970; Mordaunt short AV908.
OLED 55 E6V LG
Projetor: Epson TW5910
Post Reply