A última série que viram... (ou andam a ver...)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

drakes wrote: August 23rd, 2022, 12:49 am House of the Dragon
https://www.imdb.com/title/tt11198330/

Spin off, eu achei bem mais fraco que o primeiro Game of thrones, apesar de achar que escolheram bem o elenco, o texto lá não achei muito esperado,mas veremos o segundo para ver onde vai dar.
Acho é prematuro estar a ajuizar já sobre a série apenas com um episódio lançado.

Sobre o episódio em si, pareceu-me que decidiram garantir logo à partida uma base sólida de "fãs", enfiando no dito os ingredientes todos da fórmula mágica que catapultou a série original para topo da pirâmide: violência a rodos, sexo despudorado, um contexto de intriga palaciana que se antevê denso e doloroso, dragões ( :-))) ), e o brutal sacrifício de uma personagem que deveria ou poderia ser importante para o desenrolar da intriga. Isto, aliado a valores de produção com muitas casas decimais, serve muito bem os resultados pretendidos.

Ainda por verificar: os diálogos e os confrontos de personalidade longos e intensos que encheram alguns episódios do original, e que serviam de sustentáculo estrutural a quase tudo o que era motivações das personagens e formulação política das casas. O facto do George RR Martin aparecer como produtor é um bom augúrio, mas vamos aguardar para ver se se materializa o seu espírito parental na história propriamente dita.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Strangelove »

Samwise wrote: August 24th, 2022, 3:31 pm
Acho é prematuro estar a ajuizar já sobre a série apenas com um episódio lançado.
Suponho que é sacaninha de mim citar o MEC, então:
"A Casa do Dragão é uma boa merda. É uma merda porque não presta. E é boa porque tiveram muito trabalho e gastaram muito dinheiro para fazê-la."
(A crónica diz outras coisas, já agora, descontextualizei para provocar ligeiramente.)


De qualquer maneira o que quero é perguntar qual é a vossa margem no que toca a séries.
Investir 6, 8 ou 10 episódios está cada vez mais difícil, sobretudo com a (estúpida) guerra do streaming a multiplicar a oferta.
Por isso, segundo o meu modelo de 30 páginas para um livro, estou a dar 25 minutos às séries, o que é 1 episódio de comédia e meio das restantes.
E mesmo isso é depois de muito escolher entre o que experimento, porque uma série são 3 a 5 filmes que posso rever.


E a minha preferência, desde que acompanhei o LOST na RTP1, é esperar que uma série conclua por completo e perceber se foi boa de princípio ao fim.
Mas às vezes, até eu aqui no Norte solitário, quero andar a par da actualidade...



PS - Só para clarificar, não verei a nova série dos dragões porque não vi a série-mãe. Lá está, porque tardei em iniciar e depois quando terminou, o desapontamento geral me fez "deixar para lá".
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Strangelove wrote: August 25th, 2022, 5:25 pm De qualquer maneira o que quero é perguntar qual é a vossa margem no que toca a séries.
Investir 6, 8 ou 10 episódios está cada vez mais difícil, sobretudo com a (estúpida) guerra do streaming a multiplicar a oferta.
Por isso, segundo o meu modelo de 30 páginas para um livro, estou a dar 25 minutos às séries, o que é 1 episódio de comédia e meio das restantes.
E mesmo isso é depois de muito escolher entre o que experimento, porque uma série são 3 a 5 filmes que posso rever.

E a minha preferência, desde que acompanhei o LOST na RTP1, é esperar que uma série conclua por completo e perceber se foi boa de princípio ao fim.
Mas às vezes, até eu aqui no Norte solitário, quero andar a par da actualidade...
Pois, isto é um território onde é complicado fazer sugestões ou partilhar experiências de um modo que produzam um sentido prático para os outros.

Compreendo a tua dificuldade e as tuas limitações de tempo (porque também são as minhas), mas por outro lado vejo a "multiplicação da oferta" como uma coisa boa, apesar de gerar se calhar muito mais "ruído" do que produtos realmente decentes que vale a pena serem vistos.

Não tenho uma fórmula mágica. Às vezes pego em coisas que, como dizes, já terminaram as seasons todas, e sobre as quais já tenho uma base de opiniões alargada o suficiente para perceber se "arrisco" ou não, mas outras vezes ponho-me logo a ver os primeiros episódios de algo novo que me possa interessar por algum motivo (e aqui são mesmo motivos pessoais e intransmissíveis... :wink: )

O meu deleite e perdição do momento é o Better Call Saul, um herdeiro legítimo do Great American Film Noir (acabei de inventar.. :-))) )- essa instituição que tanto venero. Mas lá está, se calhar estou a ver a série por motivos muito próprios, e se calhar o Breaking Bad é algo que não entra facilmente junto de todos os públicos.

Antes disto, noutro registo mais realista e menos cartoonesco, vi o The Wire (de que só tinha visto, na altura, a primeira temporada) e achei Top-notch dentro do género, e mais o seu spin-off orgânico recente, We Own This City (não tão bom, as ainda muito bom).
PS - Só para clarificar, não verei a nova série dos dragões porque não vi a série-mãe. Lá está, porque tardei em iniciar e depois quando terminou, o desapontamento geral me fez "deixar para lá".
Podes sempre seguir a "ordem cronológica" dos eventos, e começar então pela "prequela", que é o começo. :-)))

Para clarificar agora do meu lado, eu NÃO sou detrator da season e dos episódios finais da "série-mãe". Posso reconhecer aqui e ali algumas debilidades, mas nada que me faça arrancar cabelos nem pôr-me a insultar os criadores como se fossem a pior coisa que surgiu à face da terra depois de Ivan o Terrível. A série original tem alguns dos melhores momentos de sempre de toda a história das séries - e tem porventura alguns dos melhores momentos cinematográficos, considerando uma comparação "oblíqua" com o universo da 7ª arte. Isso ninguém lhe tira - e por causa disso (e não só) vale a pena ser vista. Vale a pena o investimento de tempo. Para mim não faz sentido que seja colocada tão facilmente fora de cena apenas porque os episódios finais geraram a contestação que geraram. É tipo o Godfather part III - excelente filme (IMO), mas como não está ao nível dos outros então é uma porcaria. E então como o III é uma porcaria, não vejo nenhum... -stop-
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by rui sousa »

Ver séries para mim implica investir tempo e paciência que não tenho, e que deixo primordialmente para os filmes. Já desisti de me meter em empreitadas grandes (pensei que era desta que via The West Wing de fio a pavio, mas caramba, vinte e tal episódios por oito temporadas... não dá), por isso agora estou a dedicar-me a séries mais curtas e que terminaram.

Enfim, ando a ver sete palmos de terra ao ritmo de um ou dois episódio por semana - salvo esta em que já vi dois. Acho que nunca gostei tanto de um grupo de personagens, e é bom degustar os seus dilemas a este ritmo.

Vi Cowboy Bebop e sei que é normal os animes terem "fillers", mas a série podia ser reduzida a 10 dos 26 episódios e não se perdia nada. Mas óptimas personagens também (neste caso, foi só por causa delas que vi a série toda).

E vamos ver se é desta que começo Better Call Saul, para perceber se é assim tão boa ou se é mais uma vítima da aclamação histérica colectiva que rodeia algumas séries...
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Strangelove »

Samwise wrote: August 25th, 2022, 7:20 pm
Pois, isto é um território onde é complicado fazer sugestões ou partilhar experiências de um modo que produzam um sentido prático para os outros.
Isto é só para fazer conversa. Creio que nenhum de nós vai mudar à conta do que os outros fazem.
Era mais para sondar que dificuldades temos em comum.
yes-)

Samwise wrote: August 25th, 2022, 7:20 pm
Compreendo a tua dificuldade e as tuas limitações de tempo (porque também são as minhas), mas por outro lado vejo a "multiplicação da oferta" como uma coisa boa, apesar de gerar se calhar muito mais "ruído" do que produtos realmente decentes que vale a pena serem vistos.
Para mim a oferta vem com a multiplicação de opiniões e quase sempre a pender para o positivo.
Não sinto que tenha encontrado, para o universo da TV (chamemos-lhe ainda assim) vozes críticas em que possa confiar.
E, além disso, sinto que há várias coisa teoricamente interessantes que, por conta do volume, acabarão por não receberem os melhores recursos.

Samwise wrote: August 25th, 2022, 7:20 pm
Antes disto, noutro registo mais realista e menos cartoonesco, vi o The Wire (de que só tinha visto, na altura, a primeira temporada) e achei Top-notch dentro do género, e mais o seu spin-off orgânico recente, We Own This City (não tão bom, as ainda muito bom).
Comprei há pouco o The Wire para rever e ainda não cheguei lá.
Sei que nunca vou ver o We Own This City.
Já aceitei que há mais coisas para abdicar a partir de agora do que para realmente ver.



Samwise wrote: August 25th, 2022, 7:20 pm
Podes sempre seguir a "ordem cronológica" dos eventos, e começar então pela "prequela", que é o começo. :-)))

Para clarificar agora do meu lado, eu NÃO sou detrator da season e dos episódios finais da "série-mãe". Posso reconhecer aqui e ali algumas debilidades, mas nada que me faça arrancar cabelos nem pôr-me a insultar os criadores como se fossem a pior coisa que surgiu à face da terra depois de Ivan o Terrível. A série original tem alguns dos melhores momentos de sempre de toda a história das séries - e tem porventura alguns dos melhores momentos cinematográficos, considerando uma comparação "oblíqua" com o universo da 7ª arte. Isso ninguém lhe tira - e por causa disso (e não só) vale a pena ser vista. Vale a pena o investimento de tempo. Para mim não faz sentido que seja colocada tão facilmente fora de cena apenas porque os episódios finais geraram a contestação que geraram. É tipo o Godfather part III - excelente filme (IMO), mas como não está ao nível dos outros então é uma porcaria. E então como o III é uma porcaria, não vejo nenhum... -stop-
Respeito esta opinião, tirando a parte do último padrinho ser um "excelente" filme. Não é tão mau como se diz, talvez. (Tenho de ver o Coda...)
Mas não vou ver coisa nenhuma, obrigado.
:biggrin:
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Strangelove »

rui sousa wrote: August 26th, 2022, 12:34 am Ver séries para mim implica investir tempo e paciência que não tenho, e que deixo primordialmente para os filmes. Já desisti de me meter em empreitadas grandes (pensei que era desta que via The West Wing de fio a pavio, mas caramba, vinte e tal episódios por oito temporadas... não dá), por isso agora estou a dedicar-me a séries mais curtas e que terminaram.
Eu sinto que não apanhando a série na altura em que nasceu, é sempre mais difícil iniciar um projecto de visionamento.
E creio que para séries de temporadas longas, como eram no passado, o ritmo de 1 episódio por semana era a medida certa. Muito tempo gasto, mas diluído nas nossas vivências.
O binge (mesmo que tentemos manter um ritmo mais moderado, é uma carga de dezenas de episódios em meses em vez de anos) é para temporada curtas e cada vez mais curtas , o que também veio alterar a forma de fazer séries.
Algumas para melhor, outras nem tanto.


rui sousa wrote: August 26th, 2022, 12:34 am
Enfim, ando a ver sete palmos de terra ao ritmo de um ou dois episódio por semana - salvo esta em que já vi dois. Acho que nunca gostei tanto de um grupo de personagens, e é bom degustar os seus dilemas a este ritmo.
Segui isso na RTP, anos a fio. Eles e os Sopranos. HBO no seu pico. A ânsia de esperar por uma nova temporada.
As pessoas com cabo sempre adiantadas sobre mim...
Tenho ambas para rever (os Sopranos até tenho em ambos os países) e ainda não consegui lá chegar.
Voltaste a dar-me ânsia, tenho saudade, sobretudo da Claire e do Rico, por algum motivo.
Tão bom estas "pessoas" ficarem connosco!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Strangelove wrote: August 26th, 2022, 8:11 am Para mim a oferta vem com a multiplicação de opiniões e quase sempre a pender para o positivo.
Não sinto que tenha encontrado, para o universo da TV (chamemos-lhe ainda assim) vozes críticas em que possa confiar.
E, além disso, sinto que há várias coisa teoricamente interessantes que, por conta do volume, acabarão por não receberem os melhores recursos.
Um "mal" necessário perante o qual acabamos por corrigir a nossa perspectiva e nossa margem de confiança. Aprendemos a navegar dentro desse lamaçal de opniões exultantes e brilhantes ("fã-náticas", no fundo) que acompanham o grosso das produções recentes.
As vozes críticas em quem confiamos também resultam de uma auto-triagem que acabamos por fazer... e às vezes basta ver um ou dois episódios para fazer dissipar a dúvida sobre o investimento de tempo futuro no produto.

Comigo tem resultado.
rui sousa wrote: August 26th, 2022, 12:34 am E vamos ver se é desta que começo Better Call Saul, para perceber se é assim tão boa ou se é mais uma vítima da aclamação histérica colectiva que rodeia algumas séries...
Invejo qualquer pessoa que, tendo visto e gostado do Breaking Bad, sofra dessas dúvidas existenciais acerca do BCS - e que venha a pegar depois na série. Invejo fortemente, porque eu já não vou poder viver esses momentos uma segunda vez. como?-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Strangelove wrote: August 26th, 2022, 8:11 am Respeito esta opinião, tirando a parte do último padrinho ser um "excelente" filme. Não é tão mau como se diz, talvez. (Tenho de ver o Coda...)
A questão mantêm-se, independentemente de teres gostado mais ou menos do GIII do que eu: sabendo o que sabes agora, e tendo visto os três volumes, terias preferido não ter visto nenhum e assim teres-te "poupado" à menor opinião que tens sobre o III?

(ok, ok, estou consciente que o tempo de visualização de várias seasons de GOT não é o mesmo de três filmes de três horas... )

Quanto ao Coda, não me parece que acrescente/altere nada de significativo face à formulação original do dito. É uma maquilhagem. Não é um Redux... o-(
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Strangelove »

Eu acho que acertas num ponto muito importante.
Todos gostamos de ver filmes maus, certo?
Troma, Ed Wood ou o fundo do barris do Western à Italiana.
Mas é uma hora e meia de investimento que aceitamos semi-conscientemente.
Mas um filme moderno de duas horas que nos traia com um mau terceiro acto (por exemplo, super-heróis e explosões em cenários esvaziados de seres humanos) já está a abusar da nossa paciência.
Com uma série, o terceiro acto é descoberto ao fim de uns anos, numa visão que pode não terminar nas mãos dos mesmos que a iniciaram ou em que o interesse de quem a faz não é o mesmo que era ao início.
Com as séries, em definitivo, prefiro não ter visto nada do que ter visto temporadas muito boas e não sentir plenitude no final (Lost e Dexter foram as minhas más experiências, com o segundo devia der descido do comboio muito mais cedo, mas penei).

Se calhar, por isso, também ando agora mais orientado para séries que tenham temporadas muito mais auto-contidas.
Que têm continuidade mas que podem ser deixadas ao fim de uma primeira e boa temporada.
Um ciclo relativamente curto.

O Jacques Demy já dizia do aumento médio do tempo de um filme que vinha estragar a melhor ideia americana para o cinema, a 1h30.
Dava para ir ao cinema e ainda ir jantar de seguida.
As séries são o passo seguinte, sobretudo se o cinema que chega às sala se torna ainda mais monótono.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by drakes »

Samwise wrote: August 24th, 2022, 3:31 pm
drakes wrote: August 23rd, 2022, 12:49 am House of the Dragon
https://www.imdb.com/title/tt11198330/

Spin off, eu achei bem mais fraco que o primeiro Game of thrones, apesar de achar que escolheram bem o elenco, o texto lá não achei muito esperado,mas veremos o segundo para ver onde vai dar.
Acho é prematuro estar a ajuizar já sobre a série apenas com um episódio lançado.

Sobre o episódio em si, pareceu-me que decidiram garantir logo à partida uma base sólida de "fãs", enfiando no dito os ingredientes todos da fórmula mágica que catapultou a série original para topo da pirâmide: violência a rodos, sexo despudorado, um contexto de intriga palaciana que se antevê denso e doloroso, dragões ( :-))) ), e o brutal sacrifício de uma personagem que deveria ou poderia ser importante para o desenrolar da intriga. Isto, aliado a valores de produção com muitas casas decimais, serve muito bem os resultados pretendidos.

Ainda por verificar: os diálogos e os confrontos de personalidade longos e intensos que encheram alguns episódios do original, e que serviam de sustentáculo estrutural a quase tudo o que era motivações das personagens e formulação política das casas. O facto do George RR Martin aparecer como produtor é um bom augúrio, mas vamos aguardar para ver se se materializa o seu espírito parental na história propriamente dita.
Então, a série pode se salvar, mas o roteiro foi lançar cenas que os fãs gostam, eu particularmente detestei a última temporada, depois praticamente desisti de séries e filmes. eu vejo um certo cenário que os temas principais não me interessam até por que querer colocar uma agenda atual em tudo, por isso migrei realmente para anime japonês, mahwa coreano, xadrez, corrida de rua entre outras coisas.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by drakes »

Para não dizer que eu só critico, a série primal episódio 5 da segunda temporada é brilhante.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Cabeças »

Eu ando a ver a série "Sobrenatural", vou terminar hoje a 10ª season. :-)))

Image

Quando apareceu não gostava, achava os tipos uns canastrões. A pouco e pouco comecei a achar giros os episódios, as referências a situações de vários filmes de Terror de referência, e ao modo como de vez em quando vão buscar personagens anteriores. E comprei as primeiras seasons... e depois mais algumas e então apaixonei-me pela Rowena, que acho a bruxa mais linda, maravilhosa e marota que já vi!... pato-)



Se há coisa que me chateia é estar a ver uma série e depois ter que esperar um ano pela próxima season... de modo que fiz a coleção toda e agora estou a ver tudo de seguida! Como os episódios são de cerca de 40 minutos, vêm-se bem em termos de disponibilidade de tempo.

Acho uma série algo "juvenil", mas está a distrair-me e a divertir-me, o que acho cumpre o objetivo... Estou sinceramente a gostar, e ver tudo de seguida tem outro gosto! yes-)
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16133
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by mansildv »

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by José »

Vi a The Midnight Club, de Mike Flanagan e Leah Fong. Não gostei muito.

O drama juvenil nunca chega a casar bem com os elementos mais fantasiosos. E o saldo das histórias que cada um narra, em cada um dos encontros, é fraquinho; algumas histórias são parvinhas e secantes, não assustam nada e prejudicam o ritmo todo.

Bom, bom foi rever a Heather Langenkamp, a mítica Nancy Thompson de A Nightmare on Elm Street - Pesadelo em Elm Street, aqui no papel de directora da clínica.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

mansildv wrote: October 17th, 2022, 11:10 am https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/c/cb/Pride_and_prejudice_VHS_PAL_UK_1995.png
https://en.wikipedia.org/wiki/Pride_and ... TV_series)

Mini-série incrível yes-)
Sou apreciador incondicional dessa mini-série - desde que foi lançada. Provavelmente a melhor adaptação de um romance da Austen em qualquer formato.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply