Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Dei uma primeira "passagem" ao Tar, significando que o tenciono ver novamente, e não sei ainda o que foi que vi. Para já, a única certeza que tenho é que é um filme "esquisito", como alguém mencionou já não me lembro onde. Se há uma mensagem, ou mensagens que estarão implícitas na narrativa, parecem-me pouco claras para decifrar, ou pelo menos dispersas e disfarçadas/escondidas---é um filme algo hermético nesse sentido. O que é claro e imediato é que a intepretação da Blanchett ofusca tudo à volta, é um clarão intenso que faz arder a "vegetação" em redor nas zonas por onde passa, e isso ajuda a tornar o filme mais hermético, por estranho que pareça.

Não estou de acordo com o MEC em pelo menos uma aspecto: a personagem não me parece misógina---parece-me antes misantropa, embora não sejam atribuições mutuamente exclusivas---e não sei como é que ele "deduz" que o realizador também é misógino. Quanto o "bully", de acordo em relação à personagem, e fico também na dúvida sobre a atribuição de tal caracteristica ao realizador---creio que para sabermos isso teríamos de ouvir as gentes envolvidas na produção, e em particular os actores. Quanto ao "fascista", "bisbilhoteiro" e "cobarde", epá, isso já é um very looooong shot. Não me parece que sejam esses os elementos que caracterizem melhor o filme, ou que caracterizem de todo o filme. -stop-

Não sei se gostei. Tenho de digerir.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

José wrote: December 13th, 2022, 3:14 pm Triangle Of Sadness - Triângulo da Tristeza (2022), de Ruben Östlund
https://www.imdb.com/title/tt7322224/
https://www.rottentomatoes.com/m/triangle_of_sadness

Mas que belo filme. Tem lá partes assim a dar para o demagógico, para o panfletário, mas num instante eleva-se o discurso e torna-se uma sátira sócio-económica intelectualmente estimulante e provocadora.

Está tão bem enquadrada a ideia das máscaras que compõem os papéis sociais e também a das estruturas de poder e das suas imensas oscilações quando o tabuleiro/contexto se inverte.

Divertido, um pouco escatológico e pertinente ao ponto de gerar boas conversas. Mas admito que, pelo tom que assume e pela forma como manifesta a sua temática, é, de facto, bastante divisivo.
É um filme bastante maluco, meio tresloucado e para mim valeu mais por isso.
Pela negativa é um bocado longo e meio errático mas ganha pela imprevisibilidade.
Foi o vencedor da Palma de Ouro.
Quando ao jantar o casal de velhos responde que vende granadas e minas pessoais, pensei: ok, este filme já está a ir para lá de Bagdad :-D
A partir daí foi sempre a descer.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by José »

nimzabo wrote: January 5th, 2023, 9:45 pm
José wrote: December 13th, 2022, 3:14 pm Triangle Of Sadness - Triângulo da Tristeza (2022), de Ruben Östlund
https://www.imdb.com/title/tt7322224/
https://www.rottentomatoes.com/m/triangle_of_sadness

Mas que belo filme. Tem lá partes assim a dar para o demagógico, para o panfletário, mas num instante eleva-se o discurso e torna-se uma sátira sócio-económica intelectualmente estimulante e provocadora.

Está tão bem enquadrada a ideia das máscaras que compõem os papéis sociais e também a das estruturas de poder e das suas imensas oscilações quando o tabuleiro/contexto se inverte.

Divertido, um pouco escatológico e pertinente ao ponto de gerar boas conversas. Mas admito que, pelo tom que assume e pela forma como manifesta a sua temática, é, de facto, bastante divisivo.
É um filme bastante maluco, meio tresloucado e para mim valeu mais por isso.
Pela negativa é um bocado longo e meio errático mas ganha pela imprevisibilidade.
Foi o vencedor da Palma de Ouro.
Quando ao jantar o casal de velhos responde que vende granadas e minas pessoais, pensei: ok, este filme já está a ir para lá de Bagdad :-D
A partir daí foi sempre a descer.
Sim, é verdade
lá para o meio o filme vai-se um pouco abaixo. Mas não achas que ganha outro fôlego na parte final, com aqueles contornos à Lord of the Flies?
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Quando escrevi 'descer' não quis dizê-lo num sentido negativo, apenas que o filme descola de ter alguma plausibilidade e que no meu caso pessoal foi naquele momento especifico do jantar que percebi que o filme estava a 'perder o tino'.
Porque apesar da história ser bastante estrambólica, o registo é contido, donde ter demorado algum tempo a perceber isso mesmo, que a história é maluca. A parte da ilha foi mais um capitulo imponderável e surpreendente de uma história que é derivativa, nunca se sabe bem para onde vai.
Depois tem aqueles aspetos que referes, como por exemplo da inversão das relações de poder, mas não só, que fazem com que o filme seja mais do que apenas surpreendente. Também achei interessante a relação entre o casal 'bonito', tão perfeitos fisicamente mas tão problemático o relacionamento dos dois em termos práticos.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

José wrote: December 12th, 2022, 6:26 pm The Banshees of Inisherin - Os Espíritos de Inisherin (2022), de Martin McDonagh
https://www.imdb.com/title/tt11813216/
https://www.rottentomatoes.com/m/the_ba ... _inisherin

Comédia dramática negra, extrema, realmente divertida e desconcertante, mas também triste, soturna e tocante. Reflecte sobre uma longa amizade que é subitamente interrompida por uma das partes sem qualquer motivo aparente.

É uma metáfora agridoce para o rumo nem sempre linear e garantido das amizades duradouras mas também uma meditação em forma de parábola política sobre as convulsões da Irlanda do período retratado.

Elenco de excepção, todos espectaculares: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon e Barry Keoghan.
Gostei muito. Mais do que do Tar e do Triângulo da Tristeza.
Olhando aos atores e sendo britânico não tinha grande expetativa mas acabei por gostar imenso.
Gostei da história, dos atores, da realização e da música.
Muito bom!
yes-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Vi o The Fabelmans. Adorei. salut-) Talvez não lhe atribua um 10 (coisa que poderá mudar depois de alguma "maturação" e novas visualizações), mas menos do que um 9 seria faltar ao sentido de justiça perante mim mesmo. :-)))

Bela surpresa cinéfila. O tema da Família foi sendo central e nuclear ao longo do tempo no Cinema de Spielberg, às vezes de maneira mais evidente, outras mais escondida, e aqui é a coluna vertebral do filme, a par do "Fascínio pelo Cinema", com a "agravante" do realizador estar a filmar-se a si próprio e a contar a história da sua família. Digo a par, mas a coisa funciona mais como carne e osso, são indissociáveis segundo a visão do autor, apesar de haver umas quantas tentativas durante a narrativa de explicar o miúdo Sam que são vertentes que se afastam mutuamente como que por um magnetismo autónomo de exlcusividade.

Muito ternurento e comovente (como não podia deixar de ser) e com uma suprema homenagem ao mestre (John) Ford.

Vi muito poucos filmes da colheita de 2022 e a escolher um que seja o melhor, é este de longe.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Ainda sobre o Os Espíritos de Inisherin talvez pudesse ter terminado de outra forma.
Optaram por meter uns twists que acho que não valorizaram o filme.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by José »

nimzabo wrote: January 6th, 2023, 8:57 pm
José wrote: December 12th, 2022, 6:26 pm The Banshees of Inisherin - Os Espíritos de Inisherin (2022), de Martin McDonagh
https://www.imdb.com/title/tt11813216/
https://www.rottentomatoes.com/m/the_ba ... _inisherin

Comédia dramática negra, extrema, realmente divertida e desconcertante, mas também triste, soturna e tocante. Reflecte sobre uma longa amizade que é subitamente interrompida por uma das partes sem qualquer motivo aparente.

É uma metáfora agridoce para o rumo nem sempre linear e garantido das amizades duradouras mas também uma meditação em forma de parábola política sobre as convulsões da Irlanda do período retratado.

Elenco de excepção, todos espectaculares: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon e Barry Keoghan.
Gostei muito. Mais do que do Tar e do Triângulo da Tristeza.
Olhando aos atores e sendo britânico não tinha grande expetativa mas acabei por gostar imenso.
Gostei da história, dos atores, da realização e da música.
Muito bom!
yes-)
É muito bom mesmo. yes-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Vi o X (2022).
Sobre a questão de qual ver primeiro, se este ou o Pearl, acho que não é importante mas o Pearl é muito mais revelador da personalidade dela do que o X.
Acho que não fica mal assim como vi, primeiro o Pearl e só depois o X.
Como não tinham tecido grandes elogios ao X estava à espera de pior. Gostei mais do Pearl mas este também não é mau.
Acho graça ao humor negro destes filmes.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

Mas ao veres primeiro o X e só depois o Pearl, perdes completamente o efeito surpresa de uma das personagens. Pessoalmente essa ordem não faz grande sentido.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

PanterA wrote: January 9th, 2023, 10:01 am Mas ao veres primeiro o X e só depois o Pearl, perdes completamente o efeito surpresa de uma das personagens. Pessoalmente essa ordem não faz grande sentido.
Sim mas praticamente é só a cena dela a passar com a roda por cima da velha.
E tendo visto antes o Pearl ajuda a enquadrar, percebe-se melhor o porquê.
Só por essa cena não acho que seja grande o efeito surpresa que se perde até porque o filme tem várias cenas surpreendentes.
No X a personalidade dela quase não é construída e tem quase tanto tempo de ecrã como as outras do filme
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by José »

Johnny Handsome - Um Rosto Sem Passado (1989), de Walter Hill
https://www.imdb.com/title/tt0097626/
https://www.rottentomatoes.com/m/johnny_handsome

Uma muito eficaz tragédia em suspenso, um série B neo-noir, realizado com a secura e a impecável gestão de ritmo que sempre pautaram o trabalho de Walter Hill. O filme é contaminado por uma tristeza desarmante, por um niilismo inevitável e por aquela ideia de que nunca se consegue fugir da essência daquilo que se é, por mais mudanças que ocorram nos entretantos.

Tem elementos que remetem para
um Face Off e para um Point of No Return
e inclui um elenco espectacular. De referir também a preciosa contribuição musical de Ry Cooder, fundamental para o ambiente sustentado pelo filme.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by José »

Return of the Secaucus 7 (1980), de John Sayles
https://www.imdb.com/title/tt0081420/
https://www.rottentomatoes.com/m/return ... ucus-seven

Estreia na realização de John Sayles, um dos meus realizadores favoritos. E que delícia de estreia.

Um filme geracional, sobre um grupo de amigos - protagonistas da revolução política, social e cultural dos anos 60 - que se encontra, a certa altura, numa tal encruzilhada em que todas as dúvidas coexistem.

O potencial que cada um carrega demora a validar-se, gerando frustrações, dissabores e melancolia no seio daquelas pessoas, ecoando no fim-de-semana do reencontro.

Está lá tudo o que viria a confirmar-se no Cinema de Sayles, tudo. E tudo muito bem aplicado.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Samwise wrote: December 26th, 2022, 12:00 pm Dei uma primeira "passagem" ao Tar, significando que o tenciono ver novamente, e não sei ainda o que foi que vi. Para já, a única certeza que tenho é que é um filme "esquisito", como alguém mencionou já não me lembro onde. Se há uma mensagem, ou mensagens que estarão implícitas na narrativa, parecem-me pouco claras para decifrar, ou pelo menos dispersas e disfarçadas/escondidas---é um filme algo hermético nesse sentido. O que é claro e imediato é que a intepretação da Blanchett ofusca tudo à volta, é um clarão intenso que faz arder a "vegetação" em redor nas zonas por onde passa, e isso ajuda a tornar o filme mais hermético, por estranho que pareça.

Não estou de acordo com o MEC em pelo menos uma aspecto: a personagem não me parece misógina---parece-me antes misantropa, embora não sejam atribuições mutuamente exclusivas---e não sei como é que ele "deduz" que o realizador também é misógino. Quanto o "bully", de acordo em relação à personagem, e fico também na dúvida sobre a atribuição de tal caracteristica ao realizador---creio que para sabermos isso teríamos de ouvir as gentes envolvidas na produção, e em particular os actores. Quanto ao "fascista", "bisbilhoteiro" e "cobarde", epá, isso já é um very looooong shot. Não me parece que sejam esses os elementos que caracterizem melhor o filme, ou que caracterizem de todo o filme. -stop-

Não sei se gostei. Tenho de digerir.
Dei uma segunda passagem neste senhor. :mrgreen:

Valeu muito a pena, dado que captei uma série de pormenores essenciais para um mínimo de compreensão da personagem. E acabei por gostar muito mais do filme devido a esse processo de descodificação. Percebi também que o realizador não simplifica o trabalho do espectador. É daqueles filmes que exigem dedicação e foco total, para além de que ele "esconde" deliberadamente pormenores na edição do filme, ou mostra-os apenas parcialmente, ou rapidamente.
Em todo o caso, a temática principal é o abuso de poder por parte de uma personalidade pública de grande prestígio (a grande surpresa/"ofensa" :-))) é que estas características são atribuídas a uma mulher). Compreendo parte das críticas erguidas sobre a vertente musical, que acaba por ser relegada para segundo plano de uma forma que é instrumental à psique e aos caprichos da personagem, mas isso a meu ver está relacionado com as expectativas (erradas) criadas antes de ver a obra. Este NÃO é um filme sobre música, nem sobre o prazer de a celebrar e ouvir. Quem for à procura disso vai ter uma surpresa.
Foi impressão minha, ou há ali uma componente humorística muito, muito negra?
E continuo sem vislumbrar uma boa parte daquilo que o MEC acusa o filme e o realizador de serem... -stop-

Para mim vale neste momento um 9/10.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by José »

Close (2022), de Lukas Dhont
https://www.imdb.com/title/tt9660502/
https://www.rottentomatoes.com/m/close_2022

Um filme que é um olhar brilhante e tocante sobre o crescimento (sobretudo) através da dor, da perda e do sentimento de culpa. Close está em tudo na antítese da representação maniqueísta da pré-adolescência que muitas vezes inquina muita ficção televisiva e cinematográfica.

É impossível engavetá-lo em determinismos psicológicos, morais, sexuais e sociais, impossível. Resultado: o jovem realizador Lukas Dhont oferece um filme assombroso, com aqueles dois miúdos hiper-talentosos nos papéis principais.
Post Reply