Quiz de cinema: I Know That Movie

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: January 28th, 2023, 8:36 pm Image
Jakarta, 1965, "Guy" and "Jill" apaixonam-se no meio de uma sangrenta revolução. O chapeu era dela obviamente.

Regressou aos ecrãs recentemente (ela), ainda muito bela, numa super (mega) produção muito controversa. Ele, depois de uma excelente carreira como actor passou para o outro lado da câmara e mostrou que podia ser um brilhante realizador, mas algo não correu bem. Pena.

Será este filme no qual que estou a pensar mas não me recordo do título saint-)?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: January 28th, 2023, 9:09 pm Será este filme no qual que estou a pensar mas não me recordo do título saint-)?
É de facto esse filme. :-)))

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: January 28th, 2023, 9:59 pm
Luis.Manuel wrote: January 28th, 2023, 9:09 pm Será este filme no qual que estou a pensar mas não me recordo do título saint-)?
É de facto esse filme. :-)))

Image
Um filme excelente. Parabéns pela foto, era bem dificíl.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: January 28th, 2023, 10:08 pm Um filme excelente. Parabéns pela foto, era bem dificíl.
Parabéns pela memória. No fotograma, evitei propositadamente mostrar os rostos dos protagonistas. Para se "chegar lá", aquela sequência em particular tinha de ter ficado na memória. salut-)

Este filme é mais "obscuro", mas aqui revelo um rosto. Através dele creio que seja relativamente simples chegar ao filme, até porque deixo outras pistas visuais:

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by José »

Samwise wrote: January 29th, 2023, 12:35 pm
Luis.Manuel wrote: January 28th, 2023, 10:08 pm Um filme excelente. Parabéns pela foto, era bem dificíl.
Parabéns pela memória. No fotograma, evitei propositadamente mostrar os rostos dos protagonistas. Para se "chegar lá", aquela sequência em particular tinha de ter ficado na memória. salut-)

Este filme é mais "obscuro", mas aqui revelo um rosto. Através dele creio que seja relativamente simples chegar ao filme, até porque deixo outras pistas visuais:

Image
É o Saint Jack - Noites de Singapura, de e com Peter Bogdanovich. :-)))
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by nimzabo »

Que tal é? espreitei os ratings e são assim a modos que medianos...
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by José »

Vi-o aquando do falecimento de Bogdanovich.

Gostei muito. É um filme maduro, mais centrado na personagem principal e no seu relacionamento com os outros do que propriamente na história.

Reflecte bem aquela sociedade específica, naquele tempo. E deambula desde os estratos sociais mais desfavorecidos até aos mais sofisticados.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

(antes de mais, Parabéns, Mr. José! salut-) :-))) )

Eu também gostei muito, mas só o vi agora. Creio que fiquei com um dívida por expiar para com o Bogdanovich, depois de ter afirmado que a carreira dele mergulhou a pique após o envolvimento com a Cybill Shepherd e essa coisa estranha chamada Daisy Miller. Gostaria de poder reparar esse erro, sabendo que de facto foi um erro. Mesmo sabendo que é impossível manter o nível de filmes como The Last Picture Show e Paper Moon, isso não significa que o resto seja lixo.

Nimzabo, és capaz de gostar. Foge à norma do cinema comercial e não tem à partida assim nada que puxe pelo interesse de quem não liga ao cinema para lá da fórmula de entretenimento. Mas é um tesourinho daqueles bem escondidos.

Gostei por várias razões, mas a principal foi a materialização de uma amizade entre duas personagens que à partida não teriam nada a ver uma com a outra, mas que encontram uma identificação e um sentido moral que não necessitam de palavras para serem percebidos e reciprocados - algo a ver com a dignidade humana. Também a destacar a interpretação de Ben Gazzara, num papel que parece ajustado ao seu modelo fisionómico e ao seu carácter, muito parecido com o que fez no The Killing of a Chinese Bookie (outro filme de que gosto bastante).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by José »

Obrigado, caro Samwise salut-)

Saint Jack é, de facto, uma preciosidade demasiado escondida numa qualquer caixinha de joalharia. Merece ou merecia ser recuperado.

Dentro da (complicada) temática, consegue ser um filme muito digno. E o Ben Gazzara, espantoso, interpreta um tipo bastante decente, humano e com moral, isto apesar do seu tipo de actividade profissional e da amoralidade de muitos dos circuitos pelos quais se move.

Podemos não o idolatrar em tudo mas ele conquista-nos com o seu carisma e humildade. E ainda preserva um espírito de nobreza e altruísmo assinaláveis - daí ser considerado o Saint Jack.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by nimzabo »

Obrigado
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Luis.Manuel »

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

A sequência apoteótica de um filme belíssimo. Retrato em mosaico de um punhado de personagens históricos (ficcionalizados na película com outros nomes), um rendilhado de vidas agregado através de um elemento comum, a música e a dança, e que cristaliza os momentos significativos, na felicidade e na tragédia, ao longo de duas gerações.

Curiosidade: ao minuto 7:12 podemos ver uma muito jovem Sharon Stone sentada na cama ao lado de James Caan (numa mini-cena que não consigo perceber nem contextualizar - não sei o que ela faz ali nem o que isso dá a entender sobre a personagem do Caan - não faz sentido para mim).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: February 3rd, 2023, 7:18 pm A sequência apoteótica de um filme belíssimo. Retrato em mosaico de um punhado de personagens históricos (ficcionalizados na película com outros nomes), um rendilhado de vidas agregado através de um elemento comum, a música e a dança, e que cristaliza os momentos significativos, na felicidade e na tragédia, ao longo de duas gerações.

Curiosidade: ao minuto 7:12 podemos ver uma muito jovem Sharon Stone sentada na cama ao lado de James Caan (numa mini-cena que não consigo perceber nem contextualizar - não sei o que ela faz ali nem o que isso dá a entender sobre a personagem do Caan - não faz sentido para mim).
Ficou na memória (eu não sou grande fã de musicais). Mas recordo que teve grande sucesso em Lisboa (41 semanas em exibição no antigo cinema Star). 1981 foi o ano de "Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida" e... está tudo dito. Eu fui ver (este Lelouch) "arrastado" pela minha namorada da altura, mas até gostei (do filme e da companhia). Existe uma edição DVD cá em casa e um destes dias vou revê-lo pois já não me recordo de muita coisa (e muita coisa acontece nas 3h de duração).



Neste trailer dá para ver que Lelouch (que filmava ele próprio as suas películas) foi "inspirar-se" numa famosa sequência do conhecido filme de Mikhail Kalatozov "Quando Passam as Cegonhas" magistralmente rodada por Sergei Urusevski...
Post Reply