Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Tojal City »

Rocha wrote:Corrijam-me se estou errado mas... a TDT não está a emitir apenas os 4 canais generalistas (RTP, RTP2, SIC e TVI)?

Se sim... o qual é o interesse de ter TDT? E qual a vantagem que a TDT trás às novelas e ao programa do Goucha?
Há vários benefícios:
Nomeadamente, sinal mais estável, melhor qualidade de imagem e som (5.1), EPG e PVR, mais canais, abertos (como acontece nalguns países europeus) ou fechados (o caso português :-x ) e canais HD, para já somente um que ninguém usa :-? , mas em 2012 com o encerramento dos canais analógicos, todos terão um espectro para emitirem em HD.
O problema português é que nós somos um povinho muito pobre culturalmente, tecnologicamente e financeiramente, resumindo somos pobres e muitas das funcionalidades que a TDT permite vão ser mal aproveitadas pelas nossas estações de TV.
User avatar
Green_Lion
Fanático
Fanático
Posts: 822
Joined: February 4th, 2003, 10:54 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Green_Lion »

Rocha wrote:Corrijam-me se estou errado mas... a TDT não está a emitir apenas os 4 canais generalistas (RTP, RTP2, SIC e TVI)?

Se sim... o qual é o interesse de ter TDT? E qual a vantagem que a TDT trás às novelas e ao programa do Goucha?
Até agora nas regiões autónomas era preciso pagar para se ver RTP2, SIC e TVI, com a TDT isso deixa de acontecer.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Rui Santos »

Se sim... o qual é o interesse de ter TDT? E qual a vantagem que a TDT trás às novelas e ao programa do Goucha?

Permite ver se a Cristina Ferreira fez a depilação :twisted:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by katorio »

Tojal City wrote:O facto de uma TV ser HDready ou FullHD não implica que seja compatível com a norma TDT portuguesa. A TV pode ser HDReady e ser compatível, ser FullHD e não ser compatível e vice-versa.
Se a tua tv é FullHD, simplesmente significa que recebe um sinal de alta-definição 1920x1080, mas isto só notas com um leitor de Blu-Ray ou com ficheiros a 1080p que se arranjam na internet, nunca por meio de emissão vídeo e mesmo assim, a olho destreinado como provavelmente será o teu, vai ser muito difícil perceberes se estás perante um TV HDready ou FullHD. Mesmo alguém com muita experiência, a determinadas distâncias terá imensa dificuldade em perceber as diferenças :badgrin:

Para captares a TDT portuguesa o que interessa é ter um sintonizador interno que descodifique a norma MPEG-4. Não faço ideia se a tua TV tem ou não.
E a não ser que queiras dar mais uns euros numa possível troca de TV, não vale a pena ires a correr implicar com a loja para que te troquem do produto. Mais vale comprares uma box externa. Se tiveres MEO ou TVcabo, esta questão nem se põe.

sim, ok, mas a minha duvida nao era se o facto de por ser hd ready ou full hd é que era compativel ou nao, porque eu sei perfeitamente que não tem nada a ver. as minhas duvidas eram basicamente 2, e eram nomeadamente, como posso verificar se meu lcd tem descodificador para a norma MPEG-4 ou não, sendo que nem no manual nem na net encontro qualquer referencia a isso.

a outra duvida que foi onde falei no full hd ou hd ready, foi apenas porque como disse, para a mesma tv aparecem as 2 designações, o que provoca duvida... mas pelo que percebi, atraves dum comentario seguinte, vai dar ao mesmo.

Ora eu estou mesmo preocupado é em saber se a minha tv é compativel ou não com a TDT... até porque tv cabo tenho, mas só durante pelo menos mais um ano e meio, dois anos talvez (porque estou a estudar em Coimbra, onde tenho a TV cabo, depois regresso a Albufeira onde ai já não tenho, nem terei porque não existe cabo de qualquer espécie lá) e não queria estar a gastar dinheiro numa box externa...

Mas se por acaso não tiver outra alternativa, essas boxes externas darão para ligar mais que uma TV em divisões diferentes, ou terá que ser uma para cada tv?
Image
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Tojal City »

katorio wrote:
Tojal City wrote:as minhas duvidas eram basicamente 2, e eram nomeadamente, como posso verificar se meu lcd tem descodificador para a norma MPEG-4 ou não, sendo que nem no manual nem na net encontro qualquer referencia a isso.

Mas se por acaso não tiver outra alternativa, essas boxes externas darão para ligar mais que uma TV em divisões diferentes, ou terá que ser uma para cada tv?
Simples, nos settings da TV deve haver um modo de pesquisa para recepção digital e outra para analógica. Caso tenhas para digital, fazes uma pesquisa. Se aos fazeres a pesquisa, apanhares som, mas não imagem, significa que a TV só é compatível com a norma MPEG-2 e não MPEG-4.
Assim tens de comprar uma box externa, que pode ser utilizada em qualquer TV, preto e branco a 3d.
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Rocha »

Hal9000 wrote:
Rocha wrote:Corrijam-me se estou errado mas... a TDT não está a emitir apenas os 4 canais generalistas (RTP, RTP2, SIC e TVI)?

Se sim... o qual é o interesse de ter TDT? E qual a vantagem que a TDT trás às novelas e ao programa do Goucha?
Nem toda a gente está coberto por cabo ou está disposto a pagar por um serviço de satélite para ter canais que não lhe interessam.

Estás a pensar na óptica do utilizador de serviço de cabo :wink:

Pronto, era aí que queria chegar. Estava com esperança que isso tivesse mais canais e pudesse ser uma alternativa a cabo... pelo visto não é.
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by katorio »

Tojal City wrote:
katorio wrote:
Tojal City wrote:as minhas duvidas eram basicamente 2, e eram nomeadamente, como posso verificar se meu lcd tem descodificador para a norma MPEG-4 ou não, sendo que nem no manual nem na net encontro qualquer referencia a isso.

Mas se por acaso não tiver outra alternativa, essas boxes externas darão para ligar mais que uma TV em divisões diferentes, ou terá que ser uma para cada tv?
Simples, nos settings da TV deve haver um modo de pesquisa para recepção digital e outra para analógica. Caso tenhas para digital, fazes uma pesquisa. Se aos fazeres a pesquisa, apanhares som, mas não imagem, significa que a TV só é compatível com a norma MPEG-2 e não MPEG-4.
Assim tens de comprar uma box externa, que pode ser utilizada em qualquer TV, preto e branco a 3d.
Ok, obrigado Tojal. Por acaso agora não estou ao pé da TV, mas quando estiver vou fazer isso. Faço uma pesquisa de canais, que no caso serão apenas os 4 públicos que poderão aparecer certo? Só para confirmar se é isso...

Só mais uma coisa, que acho que percebeste mal...aquilo que perguntei sobre as tais boxes externas, era se eu SÓ com UMA box, posso espalhar o sinal da TDT para várias TVs, em divisões diferentes da casa, ou é preciso UMA box para CADA TV. É que tendo 5 TVs em casa e todas elas são utilizadas, comprar 5 boxes ainda é uma despesa grandita...
Image
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Tojal City »

katorio wrote: Só mais uma coisa, que acho que percebeste mal...aquilo que perguntei sobre as tais boxes externas, era se eu SÓ com UMA box, posso espalhar o sinal da TDT para várias TVs, em divisões diferentes da casa, ou é preciso UMA box para CADA TV. É que tendo 5 TVs em casa e todas elas são utilizadas, comprar 5 boxes ainda é uma despesa grandita...
Não tens mesmo de comprar as 5 boxes.
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by katorio »

Era o que eu temia... :cry:

Mas também, isso só será quando a TDT chegar lá, o que deve ser daqui a dois anos...por isso nessa altura logo se vê.

Obrigado pelas informações, foste uma grande ajuda Tojal! yes-)
Image
JX
Iniciado
Iniciado
Posts: 126
Joined: November 25th, 2000, 3:32 am
Location: Portugal

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by JX »

E que tal o pessoal começar a listar os descodificadores que existem, o preço e local onde os adquiriram? Claro que só inclui os já testados.
Last edited by JX on September 25th, 2009, 4:25 am, edited 2 times in total.
Jorge Xisto
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by katorio »

JX wrote:E que tal o pessoal começar a listar os descodificadores que existem, o preço e local onde os adquiriram? Claro que só inclui os já testados.
Isso era uma ideia que iria ajudar muita gente de certeza... (e eu incluo-me na lista)
Image
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Skywatcher »

Rocha wrote:
Hal9000 wrote:
Rocha wrote:Corrijam-me se estou errado mas... a TDT não está a emitir apenas os 4 canais generalistas (RTP, RTP2, SIC e TVI)?

Se sim... o qual é o interesse de ter TDT? E qual a vantagem que a TDT trás às novelas e ao programa do Goucha?
Nem toda a gente está coberto por cabo ou está disposto a pagar por um serviço de satélite para ter canais que não lhe interessam.

Estás a pensar na óptica do utilizador de serviço de cabo :wink:

Pronto, era aí que queria chegar. Estava com esperança que isso tivesse mais canais e pudesse ser uma alternativa a cabo... pelo visto não é.
Não Rocha, é uma alternativa ao actual serviço analógico (antenas comuns), apenas isso. A difusão analógica nacional passa a difusão digital, e fica por aí.

Claro que, com difusão digital as características técnicas a nível de ocupação de espectro são totalmente diferentes e há a possibilidade técnica de serem emitidos bastantes mais canais. Isso foi uma das "vantagens" propagandeadas ao pessoal àcerca da TDT, o que fez com que muita boa gente passasse a achar que TDT era sinónimo de vários canais mais e de emissão em HD, o que não é verdade. A TDT permite tecnicamente a difusão de mais canais e a difusão em HD, certo, mas apenas se as emissoras os quiserem usar.

No futuro, quando entrar em funcionamento a 2ª rede de emissores TDT (com canais regionais e payTV) passarão a existir de facto mais canais. Esse foi o concurso que deu asneirada e os suecos da AirPlus ainda hoje alegam que foi viciado para que ganhasse a PT (se foi com intenção de roubar não sei, mas que foi, pelo menos, altamente irregular, foi). Essa vai ser a parte da TDT que vai dar dinheiro de forma directa aos operadores com os canais por subscrição. Não se sabe ainda se novos, ou apenas alguns dos que já existam nas actuais redes cabo/IPTV.

Em relação aos clientes cabo, nada de novo, tudo o que a TDT oferece já eles têm disponível e em mais quantidade.
Atchim
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 294
Joined: February 27th, 2007, 9:21 pm

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Atchim »

Rocha wrote:Corrijam-me se estou errado mas... a TDT não está a emitir apenas os 4 canais generalistas (RTP, RTP2, SIC e TVI)?

Se sim... o qual é o interesse de ter TDT? E qual a vantagem que a TDT trás às novelas e ao programa do Goucha?
A TDT deveria ser impulsionada pelo novo 5º canal generalista que já não seria emitido por via analógica. Só que ficou tudo entretanto "em águas de bacalhau".
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2175
Joined: January 13th, 2002, 9:03 pm
Location: Sector 001
Contact:

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by DeltaFox »

pelo que tenho visto descodificadores são raros á venda, os que existem são muito caros (nada de valores anunciados +/- 50€)

descodificadores MPEG-2 há muitos e baratos, Portugal tinha de ser diferente :P

que outros países usam MPEG-4 H.264 ?
David Ferreira
Image
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Televisão Digital Terrestre arranca hoje

Post by Tojal City »

DeltaFox wrote: descodificadores MPEG-2 há muitos e baratos, Portugal tinha de ser diferente :P

que outros países usam MPEG-4 H.264 ?
Não, Portugal não tinha de ser diferente, Portugal tinha de ser melhor e mais moderno, perante o atraso que sofreu. Não ia agora nesta fase tão avançada, usar um método de compressão antigo.
Post Reply