Os clássicos são melhores que os filmes actuais???

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
Borreicho
Fanático
Fanático
Posts: 903
Joined: August 28th, 2005, 6:11 pm
Location: Alentejo
Contact:

Os clássicos são melhores que os filmes actuais???

Post by Borreicho »

Adoro cinema! Contudo nunca consegui apreciar os clássicos. Apesar daqueles que são considerados os melhores filmes de sempre serem clássicos, prefiro os actuais.

E pergunto aos entendidos. Os clássicos são melhores que os filmes actuais?
punybox
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 314
Joined: September 2nd, 2005, 1:52 pm

Post by punybox »

O que se passa é que provevelmente estás acostumado a "1 maneira" de fazer filmes formatada por hollywood: certos angulos, cores, musica de fundo... coisas q normalmente passam despercebidas aos menos atentos! E quando faltam esses maneirismos gera-se uma sensação desconfortável!
Por exemplo. embora o AI seja 1 filme "mainstream" tem grandes momentos d silencio e lembro-m de ver no cinema malta incomodada durante tempo com menos de 1 minuto em q não havia ruido d fundo (no entanto num filme de terror já ninguém se admira com esses silencios...) quem fala d silêncio fala d fotografia, e tudo mais, até mmo a maneira como os actores s vestiam na altura...penso eu de que... hehehe :-D
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

Depende do que procuras. O cinema é muita coisa para muita gente: há quem o veja só como entertenimento, há quem admire a técnica, há até quem goste de filmes como forma de recriar a realidade. E depois há a outra maneira de ver cinema, que é ver por gosto de ver cinema. Admirando especifica e globalmente todas as artes que constituem o cinema, porque cinema é a conjugação de muitas artes. Consideras cinema arte?
Se gostas apenas dos blockbusters ou se apenas não gostas muitos de alguns clássicos, talvez ainda não tenhas visto aquele filme que te vai levar à procura de mais e melhor cinema.

Pessoalmente eu sempre fui fascinado por cinema ou talvez, porque fascinado é uma palavra muito refinada para expressar os sentimentos de uma criança, maravilhado pelos mundos existentes apenas naquela tela branca que se enche de cor. Depois, e porque sempre vi muito cinema, os gostos ganham novos limites, ideias na maioria dos filmes começam a parecer repetidos a mais e depois aparece um filme que nos torna(finalmente) críticos assumidos de cinema, com interesses em todas as dimensões dessa realidade, desde a qualidade imediata do filme à sua influência no futuro cinema e nas suas próprias influências.
Admirando a fotografia e sentindo algo por ela, como toda a gente tem capacidade para sentir algo forte por esta ou aquela música. Talvez cinema seja algo menos natural nas pessoas e enquanto música é uma arte natural o cinema tem que crescer e isso vem com o ver cinema até que conseguimos retirar mais do que a história de um filme...até encontrarmos o significado, que é intenção final de um certo filme. Isto tudo claro, sem nunca perder o gosto simples de ver cinema.
É um mundo de ideias e sensações e um mundo de trivia capaz de nos fazer recriar a experiência que é fazer um filme.

Um cinéfilo nunca julga um filme por ser clássico ou não, mas usa esse termo para definir um filme marcante na história do cinema que será sempre utilizado para referenciar outros, como o "Gofdfather" é o termómetro utilizado para todo e qualquer filme sobre a máfia, porque as imagens desse filme vêm sempre à cabeça.

Os clássicos são filmes que sobrevivem à passagem do tempo e que gozam de reconhecimento geral. Logo, é dificil adivinhar que filmes se tornarão clássicos no cinema moderno, mas há filmes actuais fantásticos que não são chamados clássicos (acho que ainda ninguém chamou "Lost In Tranlation" ou "American Beauty" de clássicos, mas são duas obras maiores do cinema e por isso não serão esquecidas).

RESPOSTA DIRECTA À PERGUNTA:
Os clássicos são melhores que muitos filmes(nomeadamente no cinema americano actual), mas generalizar e dizer que são melhores que qualquer filme recente é desacreditar o cinema actual, que não acredito que alguém vá fazer.

ps:sim, o "Casablanca" é melhor que o "AVP".
ps:e já agora, tu não gostas de "Star Wars" nem do "Alien", nem do "Indiana Jones"?É porque são clássicos.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Quando falas clássicos falas de filmes antigos certo? Por exemplo até aos anos 60? Ou é tudo o que foi feito dos anos 80 para baixo? É difícil responder-te a isto, pois definir um clássico é difícil.
Mas eu sempre defendi que o cinema melhorou muito a partir dos anos 60 para cima. Pelo menos surgiram mais filmes diversificados, os realizadores começaram a querer marcar a diferença e a distanciarem dos estúdios, os argumentos começaram a ser mais arrojados e os directores de fotografia e os editores quiseram também mostrar presença.
E embora se calhar muitos não o admitam, também pensam assim, basta olharem para a colecção que tem de filmes e irão verificar que a grande parte dos filmes que tem não devem ter mais de 40 anos.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Os grandes filmes de hoje serão os classicos de amanhã. E a mesma pergunta será feita em 2050. Serão os filmes clássicos melhores? Generalizar assim o cinema nunca foi o meu forte, pegar num esquadro e régua e traçar linhas rectas sobre algo que está dependente dos gostos de cada um mas para mim, clássico ou não, o que me importa sobretudo é um filme marcar bem a fundo a sua intemporalidade. Quantos filmes clássicos, apesar de ainda hoje serem digno de registo, estão datados?
Oblivion
Especialista
Especialista
Posts: 1096
Joined: November 15th, 2000, 2:10 am
Location: Aveiro

Post by Oblivion »

Creio que por si só a denominação "CLÁSSICOS" os insere à partida num patamar acima da maioria do que se faz hoje em dia. Obviamente que nem tudo o que se fez à 50 anos são hoje clássicos, da mesma forma de que daqui por 50 anos dos que se fazem agora apenas alguns, muito poucos, serão adjectivados de Clássicos.

O bom cinema não tem época...
PEACE !!!

Bruno Valério
http://osmalucosdabola.blogspot.com/
Image
User avatar
wavey
Especialista
Especialista
Posts: 1888
Joined: December 1st, 2004, 10:27 am

Post by wavey »

Estar a comparar um clássico com um filme actual é relativo. Relativo porque o próprio filme actual pode ser considerado um clássico e já houve exemplos disso.
Eu gosto de clássicos, mas também gosto de filmes actuais. Não tenho preferências, embora considere que a época actual está a ser muito pobre a nível cinematográfico. Comparando com os anos 70 e 80, onde se pode retirar imensos clássicos que marcaram uma geração, actualmente não se pontifica muitos clássicos, embora possa, de repente, surgir algum.
Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
http://cinemasparaiso.blogspot.com
User avatar
Borreicho
Fanático
Fanático
Posts: 903
Joined: August 28th, 2005, 6:11 pm
Location: Alentejo
Contact:

Post by Borreicho »

Agora vejo que não apliquei o termo “clássico” da melhor forma. Realmente, clássicos são aqueles filmes que perduram no tempo. Adoro Star Wars, Indiana Jones e muitos outros que se tornaram verdadeiras referências no panorama cinematográfico, mas que remontam a uma época próxima daquela em que comecei a ver cinema. Ou seja, quando os vi não eram clássicos, mas sim novidades. O mesmo não acontece com alguns “clássicos”, principalmente filmes “mais antigos” (décadas de 30, 40 ou 50), catalogados por muitos como os melhores de todos os tempos, como são exemplos “Casablanca” (que nunca me suscitou interesse), “Citizen Kane”, “Gone With The Wind”(que vi e não gostei particularmente) e outros mais.

Sei que o cinema, como qualquer outra arte, é subjectivo. Tem várias interpretações. Mas o que me levou a colocar esta questão, é o facto de ser frequentemente referido que o cinema de há 50 anos atrás ser melhor que o contemporâneo.
Image
User avatar
gnu_prensado
Fanático
Fanático
Posts: 753
Joined: June 2nd, 2003, 10:53 am
Location: Ribatejo

Post by gnu_prensado »

21 gramas e mystic river (por ex) são considerados clássicos para mim

logo não utilizo a definição de «clássico» num contexto temporal, mas sim no contexto de qualidade
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

"Mas o que me levou a colocar esta questão, é o facto de ser frequentemente referido que o cinema de há 50 anos atrás ser melhor que o contemporâneo."
Quem foi o "closed-minded" que fez esta afirmação.

Eu acho que a maior parte das pessoas cai num dos 2 erros(2 extremos): considera filmes antigos melhores por serem mais naturais, na medida em que talvez não se note neles a industria que sempre acompnhou o cinema, numa época em que muito ainda estava por experimentar; ou então, o outro extremo, que tende a chamar filmes de datados, quando na realidade(e com a excepção do tema) todos os filmes um dia estarão, devido à constante evolução tecnológica que para sempre acompanhará o cinema, produto dessa mesma tecnologia.

Um filme, a meu ver, deveria ser analisado como um todo, pelas suas partes constituinstes(texto, fotografia, etc...) e ainda colocando em perspectiva a sociedade e tecnologias da altura, de forma a contextualizar a obra e ver porquê e como o esta influenciou o cinema e quem o viu na altura e agora.

PS:Há temas que nunca expiram, apenas alguns contextos em que estes se inserem.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
User avatar
Mad Dog
Especialista
Especialista
Posts: 1854
Joined: September 7th, 2001, 5:38 am
Location: Maia - Portugal

Post by Mad Dog »

"Um filme, a meu ver, deveria ser analisado como um todo, pelas suas partes constituinstes(texto, fotografia, etc...) e ainda colocando em perspectiva a sociedade e tecnologias da altura, de forma a contextualizar a obra e ver porquê e como o esta influenciou o cinema e quem o viu na altura e agora. "

Mas grande parte das pessoas analisa o filme pelo entretenimento que obtém, pela experiência que o filme proporciona. Um filme contemporâneo é mais "facil" de ver do que um filme com 50 anos, pelo menos para uma mente menos "educada".
Daí que existam muitos fãs de cinema que não apreciam os filmes antigos, como o Borreicho, por exemplo, que deu origem a este tópico.
Image
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

Concordo contigo Mad Dog. Tudo acaba por depender da capacidade cultural de cada um.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Eu diria antes da educação cultural.
Eu considero-me muito pouco educado a nivel de cinema "clássico" anterior à década de 70. Mas quantos mais tenho visto (mérito a quem me tem "obrigado" e aconselhado nesse departamento), mais gosto, e melhor e mais facilmente os compreendo e aprecio. Existe de facto uma outra estética própria de cada época, que tenho aprendido a apreciar.
Não considero que a minha capacidade cultural tenha diminuido ou aumentado. Continua a mesma, i.e., a minha.

Um abraço,
User avatar
Mad Dog
Especialista
Especialista
Posts: 1854
Joined: September 7th, 2001, 5:38 am
Location: Maia - Portugal

Post by Mad Dog »

A RTP antigamente, no tempo dos dois canais, passava constantemente filmes antigos. Foi principalmente isso que me despertou para o cinema.
Passavam muitas vezes a horas tardias filmes de terror da Universal, davam ciclos de cinema de determinado realizador, enfim, existia programação decente ao nivel do cinema.
Julgo que a minha geração beneficiou muito com isso.
O problema é que, com as alternativas que há agora, se algum canal fosse por aí, e infelizmente nenhum vai - a RTP 2 ainda tinha o 5 dias, 5 filmes ou lá o que era, mas agora não tenho ideia de ver na programação ciclos desse género - pouca gente via esse tipo de programação.
Isto para dizer que o gosto pelos clássicos cada vez mais se torna um investimento que cada um tem que fazer, mas que mesmo que queira muitas vezes não tem como.
Image
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

A RTP antigamente, no tempo dos dois canais, passava constantemente filmes antigos. Foi principalmente isso que me despertou para o cinema.
Já que a RTP (canal 1 e 2) aposta em dar uma maior relevância a filmes recentes, e percebe-se porquê (as audiências são o que ditam o bom funcionamento de um canal), cabe á RTP Memória presente no cabo de prestar a tal oferta de filmes antigos, numa abragência de géneros e continuidade que não se esgote em pequenos fogachos.
Last edited by waltsouza on October 1st, 2005, 4:56 pm, edited 1 time in total.
Post Reply