National Treasure - O Tesouro (2004) - Jon Turteltaub

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

National Treasure - O Tesouro (2004) - Jon Turteltaub

Post by lud81 »

O que aqui está é uma brilhante história completamente desperdiçada num filme com todos os ingredientes irritantes do cinema dos últimos 10 anos.

Alguns spoilers (nada que o trailer não diga ou mostre, no entanto)

Pois é, a história base, o conceito inicial é magnífico e daria um excelente 4º Indiana Jones se fosse passado nos anos 30/40. Basicamente é a ideia de que há pistas de um tesouro nas notas de dollar e na Declaração da Independência Americana.
Pronto. É esse o magnífico conceito.

Depois temos as deduções impossíveis do personagem de Nic Cage que faz os mais incríveis raciocínios 2 ou 3 minutos depois de descobrir pistas complicadíssimas de há 200 anos. Isso no início, pois à medida que o filme avança, a velocidade dos raciocínios aumenta para cerca de 1 minuto/30 segundos, demonstrando que o argumentista queria ao menos uma evolução no personagem... :lol:

Mas a coisa mais irritante do filme, de longe, é o facto de estar CHEIO, mas MESMO CHEIO de horríveis one liners! Grr:-) O personagem (aparentemente obrigatório nos últimos 10 anos de cinema) do amigo que de cada vez que abre a boca só diz merda atinge neste filme níveis totalmente insuportáveis! Mas não haverá nenhum realizador que tenha os tomates de pegar num argumento e dizer "não quero esta fala nesta cena; e esta nesta também não" e assim sucessivamente (levando eventualmente à eliminação da característica irritante do personagem)?? É que o cabrão estraga por completo e sozinho o que poderia ter sido um bom filme!
O filme até é emocionante, conseguiu envolver-me, desde que o parvalhão estivesse calado, o que era raro, infelizmente. Tem puzzles engenhosos, ainda que tenham o problema da aparente clarividência de Nic Cage, já referida, e boa criação de suspense. Mas toda e qualquer cena é absolutamente assassinada por esse tal personagem do amigo que é burro como o c@#&%# e só diz coisas parvas tipo "ok, who wants to go first into the creepy tunnel?" ou "This car smells weird" entre mil outras, tudo o que ele diz é merda à excepção de uma única cena no início do filme e mesmo assim essa cena tem uma viragem totalmente radical em que o personagem de Nic Cage passa a saber mais do que o parvo na sua própria area de expertise! Incrível! Ah, é também o personagem que tem a função de dizer em voz alta aquilo que o espectador que esteja a dormir poderá não apanhar, mas que é totalmente redundante para quem quer que esteja acordado, seja qual for o seu q.i., pois não há aqui nada que seja muito complicado. Mas mesmo assim, temos de ter o idiota a "ler as instruções"... Irritante. Grr:-)

E assim se desperdiçou um dos mais interessantes conceitos para um filme de aventuras dos últimos 20 anos. Só me apetece é ganir... :cry:


3/10
Image
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

A ideia com que fiquei após ver aquele trailer horrivel, foi de que Hollywood anda a tentar á pressa imitar o estilo do livro do Código Da Vinci mas tentando passar tudo para os valores americanos, assim como para tentar mostrar ao mundo que eles também até têm uma História e tudo !
Ia vomitando no trailer.

Deixem só chegar o filme do Código da Vinci e logo vão ver a quantidade de outros clones que vão aparecer. Este National Treasure é só o principio da invasão clónica.

Só irei ver esta coisa se estiver a chover e não tiver nada para ver como opção.
Por outro lado os trailers as vezes enganam, mas neste caso...sinceramente...não me parece que o filme sejam menos merdoso que o trailer...
User avatar
casimiro
Especialista
Especialista
Posts: 1337
Joined: February 25th, 2002, 12:47 pm
Location: Laranjeiro

Post by casimiro »

Pois eu pela minha parte gostei do filme. É certo que existem todos os clichés dos filmes tipo Indiana Jones: o herói esperto e rápido de cérebro, a miúda que invariavelmente se apaixona por ele, o amigo meio pateta, o chefe dos maus igualmente esperto mas nem tanto, o resto do gang inimigo completamente acéfalo.
Acho que desde que se entre na sala com estas espectativas o filme é muito divertido.
João Casimiro
Eis a lista...
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

O meu problema não são expectativas. O meu problema é que detesto o amigo que SÓ serve para comic relief! Não interessa as expectativas que tenha, não consigo apreciar um filme com um personagem como esse. É irritante demais. :-(
Image
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2501
Joined: June 20th, 2002, 10:25 pm

Post by daffyduck »

Eu gostei do filme. O comic relief é o que distigue um grande filme dum filme pipoca. Mas também é o que permite dar muito mais dinheiro de bilheteira ao filme e vender uns milhares de DVD's...

O filme está muito bom e apenas precisava de uma maior atmosfera clautrofóbica... e talvez maior investigação na decifração das pistas. o tipo era mesmo rápido demais...
HTPC->PJ=WOW
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Pois eu até acho que o amigo comic-relief ainda é o menos. O pior mesmo é o conjunto da história, que parece uma amálgama abusiva de clichés:

CUIDADO !!! PODE CONTER SPOILERS !!!

1. Desde já, o tom patriótico do filme que não me surpreende nada numa produção de Jerry Bruckheimer, mas que aqui roça por vezes o rídiculo (por exemplo, a cena onde o personagem de Nicolas Cage está perante a Constituição e começa a enaltecê-la; ou então a cena onde ele está na sala onde a dita foi assinada). Mas, tendo em conta a história do filme, não me surpreende nada;

2. O nome do personagem do Nicolas Cage. Já agora, por acaso o seu parceiro não se chamava Thomas Jefferson Riley ? Talvez esta parte pudesse ser incluída no ponto acima;

3. O personagem do Nicolas Cage é muito básico e nada carismático. Pior ainda a forma como lidam com ele a desvendar os enigmas e o seu racíocinio que funciona à velocidade da luz ("Vamos lá Maria, que o filme só tem duas horas e isto tem de ser rápido");

4. Quanto a mim o pior do filme: os vilões estereótipados. Porque será que, para além de serem ingleses e russos, têm de ser tão obtusos ?

5. A Diane Kruger só lá está para embelezar o filme. Tal como em Tróia, é mais um adorno do que uma verdadeira personagem (para além de ser o prémio de consolação de Nicolas Cage)

6. A cena inicial do barco está carregadinha de maus momentos (pérolas da comédia não-intencional será melhor): 1 - O personagem do Nicolas Cage a resolver o enigma num àpice; 2 - O cadáver do pirata a segurar o barril certo (será que quer dizer alguma coisa ?); 3 - O Nicolas Cage a acender um foguete de sinalização com o chão cheio de pólvora, mas que só causa danos quando chega às mãos do vilão; 4 - Quando o barco explode, miraculosamente, o compartimento onde estão o Nicolas Cage e o parceiro não arrebenta, ainda que a pólvora fosse abundante.

Resumindo, é um filme do qual não se espera grande coisa. Diverte, mas não entusiasma. 2,5/5.
Béu
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 226
Joined: December 13th, 2003, 8:01 pm
Location: Portugal

Post by Béu »

Este ano, fui muito pouco ao cinemam mas esta 2ª feira, apeteceu-me ver um filme. e acabei por me decir e ver o Tesouro com Nicolas Cage. Não é um grande filme, é um filme para distrair. tipicamente Americano, 100% Americano. E na realidade, era mesmo o que me apetecia ver, nada de dramas, thrillers, animação, histórias de pais natais, etc., apenas um filme de acção.
Isabel
There are no travelers in this land... only servants of the Dark Lord.
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

Fui ver. Muito americanizado e como tal, nada que não se conheça(não fosse Hollywood a maior máquina publicitária dos EUA).
Começou com muitos clichés, torna-se interessante para meio(embora ainda como filme típico e realização medíocre) e acabou igual a si mesmo.
Antes isto que outros piores. Entretem e aborrece, mas passa rápido e sabe bem para colocar os grandes filmes em perspectiva.
Claro que como qualquer outro blockbuster e, respeitando a tendência, parece um filme feito para televisão num ecrân grande, algo que por acaso às vezes me faz doer a cabeça porque tenho um problema na vista que me impede...Bem, resumindo e concluindo, ainda esperam alguma coisa destes filmes que são feitos para terem um trailer emocionante e para alguém dizer: "Este parece bom".

Bah!...e tenho dito. Disse ontem por exemplo... :roll:

PS:Já agora, não acho que a ideia seja assim tão bom.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Eu acho a ideia de pistas deixadas nas notas de dollar (que passam pelas mãos de TODA a gente) brilhante! Ainda mais brilhante porque eles usaram as verdadeiras notas de dollar, não inventaram umas de propósito para o filme como seria mais fácil. Não, observaram bem as notas e inventaram a toda a série de puzzles do filme com isso! Ai, se isto tivesse sido um Indiana Jones...
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

Só fui ver isto, porque o filme que eu queria já estava esgotado. E se sabia o que me esperava, tinho ido antes para o "Polar Express"... :-(

Não gostei.

Muito previsível, cheio dos clichés do costume, tudo em piloto automático, desempenhos dignos desse nome nem vê-los, realização desinspirada a fazer lembrar as Lassies e outros filmes da família de domingo à tarde, história a piscar o olho à onda "Código daVinci" mas sempre com os chavões patriotas dos founding fathers ( aarrrrrrggggghhhhhhhhhhhhhhhhhh )... :arrow:

O perfeito exemplo de desperdício de duas horas numa sala de cinema a assistir a um filme mediocre.
Pelo menos a projecção esteve boa.

Admira-me que a crítica esteja tão simpática com este projecto. Vicissitudes da época natalícia onde qualquer filmezinho pode aspirar a benesses?
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Concordo com a "previsão" do Alquimista, que o Código Da Vinci começa a influenciar o cinema, ainda por cima mal.... cliché, atrás de cliché.... mas dos maus.... Nicolas.... tantas contas do gás para pagar...

4.5/10
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
onil
Iniciado
Iniciado
Posts: 51
Joined: March 31st, 2005, 11:05 am

Post by onil »

Não é um filme excepcional, é um facto. Mas é um excelente entretenimento. Tal como já foi realçado, o ponto de partida é brilhante, e a história é muito interessante. Como já sabia ao que ia, posso dizer que gostei bastante do filme. São duas horas de puro entertenimento, com grandes fragilidades também já apontadas (a rapidez com que os enigmas são desvendados é para mim o ponto mais negativo), mas que cumpre muito bem os seus objectivos. Este filme não tem grandes pretensões, e não é para quem só gosta de filmes "intelectualmente avançados" (seja lá isso o que for). É uma boa diversão e vale a pena.
alentejano_alternativo
Fanático
Fanático
Posts: 979
Joined: September 14th, 2004, 2:15 am
Location: Entre Douro e Minho

Post by alentejano_alternativo »

Ainda bem que recuperaram este tópico...
Para quem viu agora o filme repararam no nome falso que a personagem do Nicolas Cage usa quando vai falar com a personagem da Diane Kruger pela primeira vez? Lembro-me bem que o apelido era Brown... mas fiquei com a ideia que o primeiro nome era Dan como?-)
Foi impressão minha quando vi o filme (em Janeiro) ou é outra colagem descarada ao código DaVinci?
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Ainda não li o Da Vinci Code (mais uns tempos :wink: ) mas estou a ler um dos livros anteriores do Dan Brown, Angels & Demons, que data de 2000, 3 anos antes do famoso Da Vinci Code, e é tal e qual este filme e decerto o Da Vinci Code também. Agora, a pergunta: por que foi Da Vinci Code aquele sucesso que todos sabemos e não o foi o Angels & Demons 3 anos antes? Se são basicamente a mesma coisa? Angels & Demons passa-se em Roma e no Vaticano e segue pistas dos Illuminati deixadas em monumentos e refere também as notas de dollar com os seus símbolos Maçónicos. Da Vinci Code não foi o primeiro livro assim, pelo menos de Dan Brown (não sei se antes dele mais alguém terá escrito algo parecido). Seja como for, acho excelentes conceitos e dão histórias deveras empolgantes, o livro é um verdadeiro page turner. yes-)

Este National Treasure, terei de revê-lo. :-)
Image
Post Reply