Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by paupau »

Bom clip para mostrar a praga do teal and orange.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by paupau »

Lá vi o filme, e deixou-me um pouco ambivalente. Resumindo, pensem na cena em que jogam ao truth and dare: o dare vai claramente para a parte técnica, realização assombrosa e desempenhos espetaculares. Se acho que foi atingida alguma verdade fundamental na mensagem? Nem por isso, foram feitas umas cócegas um pouco mais fortes do que o normal, mas tal como já foi dito, se a crítica fosse realmente mordaz, não havia óscar para ninguém. Tal como a crítica que passa o filme todo a dizer que vai destruir a peça e afinal atribui o género de super realismo.
Aliás, tenho a impressão que o verdadeiro tema não é esse, mas o reconciliamento com a mulher e filha, em suma o AMOR, como aparece na diagonal a vermelho sobre o título Birdman.
A minha teoria para o final:
Uma forma metafórica de dizer que ele simplesmente voltou a Hollywood para continuar a fazer os seus Blockbusters de sempre. Talvez tenha ido para a frente com o Birdman 4? Saiu do filme a voar afinal.
O filme começa com o meteorito a cair da esquerda para a direita; Oeste para Este; Hollywood para a Broadway. É a imagem da carreira/ele próprio, acabado, morto, tal como as alforrecas (washed up na areia). Quando volta a ter a aclamação, quer do público, quer da crítica, vemos Birdman literalmente a "cagar-se" para o que aconteceu. Agora o meteorito já surge da direita para a esquerda, bazemos da Broadway que já se faz tarde. As alforrecas continuam mortas pois ele não ganhou qualquer integridade artística, não se assumiu como ator a sério, sofreu pela Arte por acidente. Visto assim, é mais uma crítica do Inarritu: os atores usam o Teatro muitas vezes para provarem que são atores a sério. Vejam lá a malta das novelas e por aí fora. Os que forem realmente fracos metem-se em filmes de prestígio tipo Birdman, para serem salvos pela montagem.
Também acho que o fade out é o regresso aos filmes - montagem do cinema vs "planos sequência" do teatro. O ganho do ator foi o amor da família
Pretendo rever o filme daqui a uns tempos na tal perspetiva do amor, pois fui a pensar em críticas e "bocas" e fiquei um pouco desiludido. Assim, um grande filme a que faltou aquele bocadinho. Acredito que isso mude quando rever.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Gostei da "tua teoria". Até agora foi a melhor intepretação que li do filme. yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva

Post Reply