Watchmen (2009) - Zack Snyder

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Tojal City
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Post by Tojal City »

alan_smithee wrote:Aquilo que Snyder mostrou ao adaptar 300 ao grande ecrã foram duas coisas:

Primeiro, o homem não tem a mínima noção de como se adapta uma Bd ao grande ecrã.
Segundo, Snyder mostrou durante todo o filme tiques de Uwe Boll.

Como é que pode haver esperanças com um realizador destes? :-(
Bem, eu acho que ele esteve muito bem no remake do Dawn of the Dead por isso é esperar para ver.

Depois Alan acho que estás a ser um pouco injusto com o Snyder relativamente ao 300.
Questão, como é que se adapta uma BD que é baseado em factos verídicos?
O Snyder está a adaptar uma BD que é baseada em factos históricos, uma de duas, ou faz o que fez, e copia a BD frame por frame e assim estamos perante uma verdadeira adaptação da BD ou então arrisca-se desviar-se desta para deixar de ser uma adaptação da BD e passar a ser mais uma versão da história dos 300 Espartanos, que é o que acontece com muitas adaptações de livros baseadas em factos verídicos.

Ninguem consegue adaptar a BD do 300 do Miller a não ser assim. O Spielberg poderia tentar, o Eastwood idém, mas a partir do momento em que vissem as "falhas" que uma BD tem ao passar para o grande ecrã, no momento em tentassem fazer algo de diferente deixaria de ser o 300 do Miller para passar a ser o 300 do Spielberg ou do Eastwood. Por mim tudo bem, provavelmente teríamos algo bem superior, mas lá se ia a associação a BD que era o que os estúdios pretendiam.
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DarkPhoenix
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Post by DarkPhoenix »

Alan, tenho que concordar que a comparação com o "Ghost World" não é justa.

"300" é uma adaptação fiel de uma graphic novel banal, vagamente baseada em factos pseudo-históricos, só aqueles factos que interessam para vender...
O que esperar mais de uma história tão limitada, com personagens tão estereotipadas?


Eu também gostei do remake do "Dawn of the Dead", pois apesar de ter perdido alguma inteligência, ganhou energia.
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Post by Argaroth01 »

DarkPhoenix wrote:Eu também gostei do remake do "Dawn of the Dead", pois apesar de ter perdido alguma inteligência, ganhou energia.
A mensagem do filme original (o consumismo, se não me engano) aliado à nova proeza física dos zombies, é um perfeito exemplo dos nossos dias (pessoal a correr para os centros comerciais, eheh).
alan_smithee
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Post by alan_smithee »

A adaptação fiel á Graphic Novel foi uma opção de Snyder. Ele não foi obrigado a adaptar daquela forma. Não havia (penso eu) no contracto nenhuma alínea que o obrigasse a adaptar frame por frame. Foi uma opção artística.

Ele poderia manter o espírito da Bd e modificar diálogos, acrescentar ou retirar personagens, criar cenas novas que não estivessem necessariamente na Bd. Foi por ex. o que Terry Zwigoff fez no “Mundo Fantasma” sem nunca trair o espírito do livro.
Snyder optou por copiar a Bd de Frank Miller e o resultado final para mim é bastante confrangedor. Snyder nunca se preocupou com o resultado final do filme, apenas com a sua estética visual. O que Snyder fez é semelhante ao que fazem os estudantes de arte, que vão para os museus copiar os quadros dos grandes artistas, não criam nada só copiam.

Zwigoff também podia perfeitamente, “copiar” a Bd de Daniel Clowes, frame por frame. Felizmente não o fez. Optou antes pelo contrário, em dar o seu cunho pessoal a obra.
Mas acho que Snyder não sabe o que é cunho pessoal.

Eu sou capaz de apostar o meu Dvd Jocel como o resultado final vai ser uma boa trampa. :twisted:
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diesel
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Post by diesel »

Eu aposto contigo.Queres?
Tojal City
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Post by Tojal City »

Alan lê o que eu escrevi, o 300 não é material original, não permite o que tu escreves.
O Mundo Fantasma, Road to Perdition entre outros são BD originais que não retractam nenhum acontecimento verídico, isto permite aos autores do filme fazerem um filme baseado na BD mas com liberdades necessárias para a construção de um filme.
O 300 não o permite, qualquer alteração que se faça, a obra passa imediatamente a ser um filme sobre aquele acontecimento histórico e não sobre a BD. O Sin City também permitia a modificações, pois é material original, mas neste caso sim, o Robert Rodriguez preferiu não o fazer.
Eu não vou crucificar o homem quando lhe foi dada indicações para fazer uma adaptação da BD e não do acontecimento.
Thanatos
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Post by Thanatos »

Ele poderia manter o espírito da Bd e modificar diálogos, acrescentar ou retirar personagens, criar cenas novas que não estivessem necessariamente na Bd. Foi por ex. o que Terry Zwigoff fez no “Mundo Fantasma” sem nunca trair o espírito do livro.
A minha memória já não é o que era mas... ia jurar que a mulher do Leónidas e o sacana lá do fórum (escapa-me o nome) não aparecem na BD.
O Mundo Fantasma, Road to Perdition entre outros são BD originais que não retractam nenhum acontecimento verídico, isto permite aos autores do filme fazerem um filme baseado na BD mas com liberdades necessárias para a construção de um filme.
O 300 não o permite, qualquer alteração que se faça, a obra passa imediatamente a ser um filme sobre aquele acontecimento histórico e não sobre a BD.
Ou estou lerdo ou então... desculpa lá Tojal City mas acreditas mesmo que o 300 retrata um acontecimento verídico sem liberdades criativas? Quer dizer achas mesmo que os persas eram assim? E tinham carrascos com braços de lagosta? Epá nem sei que dizer...
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Post by Argaroth01 »

alan_smithee wrote:A adaptação fiel á Graphic Novel foi uma opção de Snyder. Ele não foi obrigado a adaptar daquela forma. Não havia (penso eu) no contracto nenhuma alínea que o obrigasse a adaptar frame por frame. Foi uma opção artística.

Ele poderia manter o espírito da Bd e modificar diálogos, acrescentar ou retirar personagens, criar cenas novas que não estivessem necessariamente na Bd. Foi por ex. o que Terry Zwigoff fez no “Mundo Fantasma” sem nunca trair o espírito do livro.
Snyder optou por copiar a Bd de Frank Miller e o resultado final para mim é bastante confrangedor. Snyder nunca se preocupou com o resultado final do filme, apenas com a sua estética visual. O que Snyder fez é semelhante ao que fazem os estudantes de arte, que vão para os museus copiar os quadros dos grandes artistas, não criam nada só copiam.

Zwigoff também podia perfeitamente, “copiar” a Bd de Daniel Clowes, frame por frame. Felizmente não o fez. Optou antes pelo contrário, em dar o seu cunho pessoal a obra.
Mas acho que Snyder não sabe o que é cunho pessoal.

Eu sou capaz de apostar o meu Dvd Jocel como o resultado final vai ser uma boa trampa. :twisted:
Por acaso há coisas no filme que não estão na BD. Não percebo sinceramente porque é que falando mal do filme se pega pela conversão fiél do material de base ? A BD original é por si só um storyboard (o formato pouco usual em que foi impresso deve-se precisamente a essa necessidade cinematográfica de apresentar a acção de forma operática), a história é extremamente simplista (dêem as voltas que quiserem, não há muito que faça interessante a história de 300 marmanjos a aguentarem uma investida de milhares de soldados a não ser a testosterona pura). Há que ter noção das intenções. Zack Snyder não está a fazer um filme baseado na Batalha das Termópilas (para isso podia pegar no "Portas de Fogo" de Steven Pressfield), mas sim no "300" de Frank Miller, com o intuito de trazer para o ecrã a visão dele (Frank Miller) dos eventos das Termópilas. "300" não passa dum exercício de estética.
Acredito é que "Watchmen" possa ser a prova de fogo para ele. É um projecto obviamente diferente de "300", mas não creio que seja mais difícil. Porque é uma obra que envolve vários temas e tem várias camadas, torna-se imperativo um processo de adaptação e o livro tem muita palha que sinceramente só justifica a sua existência como forma de estilo narrativo. E aqui talvez surja o seu cunho pessoal, mas mesmo isso não é garante de sucesso (não sei se o Zack Snyder tem obra suficiente que permita falar de cunho pessoal).
Tojal City
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Post by Tojal City »

Thanatos wrote:
Ele poderia manter o espírito da Bd e modificar diálogos, acrescentar ou retirar personagens, criar cenas novas que não estivessem necessariamente na Bd. Foi por ex. o que Terry Zwigoff fez no “Mundo Fantasma” sem nunca trair o espírito do livro.
A minha memória já não é o que era mas... ia jurar que a mulher do Leónidas e o sacana lá do fórum (escapa-me o nome) não aparecem na BD.
O Mundo Fantasma, Road to Perdition entre outros são BD originais que não retractam nenhum acontecimento verídico, isto permite aos autores do filme fazerem um filme baseado na BD mas com liberdades necessárias para a construção de um filme.
O 300 não o permite, qualquer alteração que se faça, a obra passa imediatamente a ser um filme sobre aquele acontecimento histórico e não sobre a BD.
Ou estou lerdo ou então... desculpa lá Tojal City mas acreditas mesmo que o 300 retrata um acontecimento verídico sem liberdades criativas? Quer dizer achas mesmo que os persas eram assim? E tinham carrascos com braços de lagosta? Epá nem sei que dizer...
Acho que houve algo não entendeste do meu texto, não sei como chegaste a conclusão que eu penso que os persas têm pinças de lagosta :lol:

O que eu disse, e o que o Argaroth01 defendeu igualmente é que o filme é baseado na BD e não na história e se houvesse alterações a história do filme deixaria de ser uma adaptação da BD para ser mais uma versão daquela batalha.
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Post by Argaroth01 »

Tojal City wrote:Acho que houve algo não entendeste do meu texto, não sei como chegaste a conclusão que eu penso que os persas têm pinças de lagosta :lol:
Esse é aliás um artifício engenhoso: o filme é narrado por um dos soldados que abandonou a campanha a meio e é a forma peculiar de distorcer os factos e os personagens, para galvanizar os soldados que investem na cena final, que dá uma outra dimensão à obra. É unilateral, parcial, precisamente como seria de esperar se um espartano contasse a história (e muitas das fontes históricas conhecidas são acauteladas por causa disto). Não torna o filme nem melhor, nem pior (eu nem gostei muito), mas é um exercício interessante.
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Post by Patomanso »

Continuo a preferir o pitch do Paul Greengrass, mas por esta altura o Snyder é inevitável, por isso que venha coisa boa.


Que se for má saltamos-lhe ao pêlo.
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Post by Patomanso »

Primeira foto do Rorschach:

http://img444.imageshack.us/img444/3273 ... ectxq7.jpg

O cenário também está com muito bom aspecto.

Also, novidades quanto à adaptação da estória de piratas e dos textos ao fim de cada capítulo:

http://4escuro.blogspot.com/2007/11/com ... xtras.html
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Post by Tojal City »

Tens a certeza que isto não é uma imagem do jogo de computador :roll:
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Post by Patomanso »

Heh, eu até curto o ar artificial e de estúdio.

Faz sentido porque mesmo os desenhos originais eram bastante imaculados.
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Post by VitorSimao »

Warner processada, filme fica em stand by (outra saga a la homem aranha?)
This morning the Hollywood Reporter is spreading the news about Fox Studio's lawsuit against Warner Brothers which could derail the currently-shooting production.
On Friday, the studio sued Warners, claiming it holds the exclusive copyrights and contract rights to "Watchmen." Fox seeks to enjoin Warners from going forward with the project, saying in the lawsuit that it seeks to "restrain (Warner Bros. Pictures) from taking actions that violate Fox's copyrights and which stand to forever impair Fox's rights to control the distribution and development of this unique work."

Fox claims that between 1986 and 1990, it acquired all movie rights to the 12-issue DC Comics series and screenplays by Charles McKeown and Sam Hamm. In 1991, Fox assigned some rights via a quitclaim to Largo International with the understanding that the studio held exclusive rights to distribute the first motion picture based on "Watchmen," according to the lawsuit.

When Largo dismantled, the rights were transferred to producer Lawrence Gordon. Under a "turnaround agreement" between Fox and Gordon, the producer agreed to pay a buy-out price to Fox if he entered into any agreement with another studio or third party to develop or produce "Watchmen," among other things.

The project apparently bounced around to Universal and Paramount before returning to Warners. Now, Fox claims that neither Gordon nor Warners has paid the buy-out price or advised the studio of any other conditions required under the agreement, including procedures necessary to acquire the rights to "Watchmen" from Fox.

The lawsuit seeks unspecified damages.

What does this mean for the movie? Given that production is near its end, chances are Fox doesn't want to actually go ahead and make a "Watchmen" movie at this point. The bottom line now will be some kind of cash settlement -- if Warner Brothers can't win outright or get the case dismissed on some grounds, they'll probably try to settle the case through a lump sum payment to Fox. The best case scenario for Fox is to be given a percentage of the film's proceeds, which is like getting paid for doing nothing, a big win regardless of whether it's a smash hit or an flop. That kind of development would make the film less profitable for Warners.

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