Top 100 IMDB
Moderators: waltsouza, mansildv
Por isso, devo entender que um filme por ser um "movimento de ruptura", já é por si só um bom filme...?alan_smithee wrote:Não percebo porque é que esta lista é realçada como um “ex. democrático”, pelo facto de terem contribuído para a mesma milhares de pessoas. A democracia não se mede por números. Se olhássemos para a democracia dessa forma, então as eleições para a câmara do Corvo, que terá porventura, pouco mais de uma centena de eleitores, seriam pouco democráticas em comparação com a eleição para a câmara de Lisboa, na qual participam algumas centenas de milhares de eleitores. E tal não é o caso.
Todas as listas que sejam elaboradas livremente, e sem coacção ou a censura de terceiros, são igualmente democráticas, sejam elas elaboradas por uma só pessoa, ou por milhares de indivíduos.
Quanto a lista em si, na minha opinião é muito má. Numa lista não me interessa o filme que está em primeiro ou o filme que esta em centésimo. Da mesma forma, a presença ou não dos meus filmes favoritos, não é relevante. O que me interessa numa lista dos 100 + seja ela de cinema ou não, é uma certa coerência do ponto de geográfico e cronológico. E nestes dois aspectos a lista “falha”. Na sua globalidade, estamos perante uma lista de cinema americano contemporâneo. E o cinema é muito mais do que isso. Para além de ausências marcantes a nível de realizadores (a ausência de Fellini ou de Ford por ex.) a lista ignora grande parte dos movimentos de ruptura cinematográficos. Não há um único ex. do filme de propaganda soviético, do neo realismo italiano, da nova vaga francesa ou do chamado cinema vérité (vá lá que o surrealismo alemão está representado).
É uma lista que desconhece o passado cinematográfico, desconhece a forma como o cinema evoluiu ao longo do tempo... pode ter sido elaborada por milhares de pessoas, mas não deixa de ser uma lista muito má.
Desculpa Alan, mas cais no mesmo erro, ao dizeres que por ter "ausências marcantes" logo não merece referência, para ti são marcantes, por ex. para mim não me aquecem, nem me arrefecem, agora serei eu um herege porque simplesmente sou indiferente a Fellini ou Ford...?
Perfeitamente normal que a lista seja na sua maioria composta por filmes americanos, se a indústria mais produtiva a nível mundial, no entanto, a mesma lista tem um realizador japonês com quase os mesmos votos que Hitchcock.
Claro que esta lista têm mais filmes pós-década de 70 devido à idade dos votantes, mas já agora, alguém tem o dom de poder dizer que Casablanca é superior a Pulp Fiction ou vice-versa, é uma questão de gostos.
Essa da comparação como Corvo é fantástica, pena que tenhas visto pelo prisma errado, porque não é pelo número, mas sim pela liberdade de todos poderem votar conforme as suas ideias, que ambas são parecidas.
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
- Francesco Zappa
- Fanático
Uma coisa são gostos outra é a importância que uma obra tem no Cinema, na sua história e desenvolvimento. Fellini e Ford podem ser indiferentes em termos de gostos pessoais mas, quer gostes ou não, não o são em termos de importância/sigificado na história do Cinema.
E isso eu tenho o dom de dizer
E isso eu tenho o dom de dizer

É inconcebível que o melhor futebol e jogadores não possam estar numa festa tão importante e bonita como o Mundial.
Não percebeste o que eu quis dizer... são marcos importantes, ninguém questiona isso, tal como foram os filmes da Leni Riefenstahl, não é por isso, que vou cotá-los com nota 10. E isto é uma votação de gostos, não de quais foram os filmes que mais marcaram a história do cinema.... penso eu de que..
- waltsouza
- Moderador
Insano, as cotações do IMDB são uma treta. Seja porque prisma for. O que o Alan diz faz sentido. Podes arranjar 1001 desculpas, dizer que o cinema no mundo é States e o resto é paisagem que isso não vai mudar esta evidência: só por esse mesmo facto de olhar para o resto do mundo cinematográfico com palas embutidas mostra a "democracia" que este site nos presenteia. Mas sempre podes dar uma boa desculpa: a juventude que deve votar aqui em grande maioria tem a memória muita curta. Se mais razões fossem precisas. 
Mas continua a defender este tópico como se fosse algo de muito precioso. Eu no fundo compreendo-te...

Mas continua a defender este tópico como se fosse algo de muito precioso. Eu no fundo compreendo-te...

-
- DVD Maníaco
No fundo, todas as listas são uma treta.
Esta para mim é a que mais se aproxima da lista perfeita, apesar dos - na minha opinião, poucos - vícios de que padece.
Tendo em conta os critérios que são utilizados para a sua elaboração, parece-me também de longe a mais democrática. Deixo aqui o que o Ricardo escreveu atrás:
"Para se votar no IMDB, é preciso ser-se utilizador registado. Depois, todos os votos ficam assignados ao utilizador. É mesmo possível consultar-se a lista de votos feitos. Logo, fica claro que os votos se encontram na base de dados numa relação directa entre o utilizador e o filme. Ou seja, a prevenção de duplicação de votos nem é feita com base em cookies."
Além disso:
"The formula for calculating the Top Rated 250 Titles gives a true Bayesian estimate:
weighted rank (WR) = (v ÷ (v+m)) × R + (m ÷ (v+m)) × C where: R = average for the movie (mean) = (Rating) v = number of votes for the movie = (votes) m = minimum votes required to be listed in the Top 250 (currently 1300) C = the mean vote across the whole report ( currently 6.8 )
for the Top 250, only votes from regular voters are considered."
A lista representa tão só os 100 filmes que em dado momento têm a cotação média mais alta, tendo em conta os votos que respeitam as regras atrás expressas.
Dá ideia que lhe querem atribuir outro significado mais "profundo", que ela não tem nem pretende ter.
Esta para mim é a que mais se aproxima da lista perfeita, apesar dos - na minha opinião, poucos - vícios de que padece.
Tendo em conta os critérios que são utilizados para a sua elaboração, parece-me também de longe a mais democrática. Deixo aqui o que o Ricardo escreveu atrás:
"Para se votar no IMDB, é preciso ser-se utilizador registado. Depois, todos os votos ficam assignados ao utilizador. É mesmo possível consultar-se a lista de votos feitos. Logo, fica claro que os votos se encontram na base de dados numa relação directa entre o utilizador e o filme. Ou seja, a prevenção de duplicação de votos nem é feita com base em cookies."
Além disso:
"The formula for calculating the Top Rated 250 Titles gives a true Bayesian estimate:
weighted rank (WR) = (v ÷ (v+m)) × R + (m ÷ (v+m)) × C where: R = average for the movie (mean) = (Rating) v = number of votes for the movie = (votes) m = minimum votes required to be listed in the Top 250 (currently 1300) C = the mean vote across the whole report ( currently 6.8 )
for the Top 250, only votes from regular voters are considered."
A lista representa tão só os 100 filmes que em dado momento têm a cotação média mais alta, tendo em conta os votos que respeitam as regras atrás expressas.
Dá ideia que lhe querem atribuir outro significado mais "profundo", que ela não tem nem pretende ter.
Aconselho vivamente"As Vinhas da Ira", "A Desaparecida", "O Homem que Matou Liberty Valence", "O Sargento Negro", "A Estrada" e talvez te surpreendas...Insano wrote: Desculpa Alan, mas cais no mesmo erro, ao dizeres que por ter "ausências marcantes" logo não merece referência, para ti são marcantes, por ex. para mim não me aquecem, nem me arrefecem, agora serei eu um herege porque simplesmente sou indiferente a Fellini ou Ford...?
Paulo Luz
-
- Fanático
Como é possível perderem tanto tempo a discutir a justiça ou não de uma lista de filmes ou de um sistema de contagem de votos? Que consequências é que isso tem nas nossas vidas? Por que raio é que isso para alguns assume contornos de cruzada? Qualquer dia ainda começam a discutir política ou futebol!
waltsouza wrote:Insano, as cotações do IMDB são uma treta. Seja porque prisma for. O que o Alan diz faz sentido. Podes arranjar 1001 desculpas, dizer que o cinema no mundo é States e o resto é paisagem que isso não vai mudar esta evidência: só por esse mesmo facto de olhar para o resto do mundo cinematográfico com palas embutidas mostra a "democracia" que este site nos presenteia. Mas sempre podes dar uma boa desculpa: a juventude que deve votar aqui em grande maioria tem a memória muita curta. Se mais razões fossem precisas.
Get a life e vê se te acalmas nos comentários, nem todos os dias é natal e e os sintomas de encefalite aguda curam-se, não percas a esperança.
"Como é possível perderem tanto tempo a discutir a justiça ou não de uma lista de filmes ou de um sistema de contagem de votos? Que consequências é que isso tem nas nossas vidas? Por que raio é que isso para alguns assume contornos de cruzada? Qualquer dia ainda começam a discutir política ou futebol!"
Ainda gostava de saber que consequências é que tem na tua vida qualquer discussão que mantenhas por aqui.
Aliás, se esta discussão te incomoda tanto também não percebo porque é que não te abstens de a seguir.
Ainda gostava de saber que consequências é que tem na tua vida qualquer discussão que mantenhas por aqui.
Aliás, se esta discussão te incomoda tanto também não percebo porque é que não te abstens de a seguir.
- waltsouza
- Moderador
Get a life e vê se te acalmas nos comentários, nem todos os dias é natal e e os sintomas de encefalite aguda curam-se, não percas a esperança.
Lá por seres Administrador isso não te dá o direito de me tratares como um abrunho. E com este comentário já é segunda vez que te esticas. Olha para o que escreves pois eu não te fiz nenhum "ataque pessoal". Não vou á bola com o teu tópico, e depois? Tens problemas com isso? Estou proibido de dizer que é uma treta? Eu só queria ver o que seria se esse teu "inteligente e respeituoso" comentário a meu respeito fosse ao contrário. De certeza que seria banido. A não ser que esteja nas regras do fórum algo que dê total permissividade da Administração de tratar os users como bem entende sem estes terem direito de responder à letra.
Eu ao dizer que este tópico é uma treta, mesmo que tu não o gostes de ler, estou para todos os efeitos estou a dar a minha opinião. Tu ao diagnosticares-me sintomas de encefalite aguda estás a entrar noutros campos, do foro pessoal, com insinuações que tentam visar-me directamente. Desde do inicio nunca me viste fazer nenhum comentário do estilo do teu. Como queres que eu reaja? Não reajo?
Para que os cuspos para o ar não atinjam pessoas com telhados de vidro e não seja necessàrio usar AJAX para limpa-los, é melhor ficarmos por aqui, Sr. Insano.

-
- Fanático
Devo ter sido muito ambíguo para seres tu a melindrar-te com o que escrevi. É indiferente, mas as tuas opiniões neste tópico coincidem com as minhas. Referia-me à aparente perseguição que tem sido feita ao sistema de votação do IMDB e, consequentemente, à própria IMDB. E, já agora, esse princípio do "não gostas vai-te embora" é que não me parece muito democrático (termo que tem sido usado aqui). Se assim fosse, seríamos muito menos do que dez milhões. Mas, por uma vez, vou cumpri-lo e activar o "Stop watching this topic link".Ainda gostava de saber que consequências é que tem na tua vida qualquer discussão que mantenhas por aqui.
- waltsouza
- Moderador
Da minha parte não existe nenhuma perseguição ao site IMDB. Nem tão pouco ao Insano. Apenas dei o meu parecer sobre o que eu acho das cotações do referido site. Os meus comentários apenas andam à volta à credibilidade do sistema que alguns denonimam de democrático, sem falhas gritantes, quando eu encontro várias falhas nesse dito sistema. Será o mais democrático e menos imperfeito sistema para cotar filmes? Também a democracia entre os homens tende a ser justa mas encontram-se imensos laivos de injustiça nela impregnados. Porque haveria aqui de ser diferente?Referia-me à aparente perseguição que tem sido feita ao sistema de votação do IMDB e, consequentemente, à
própria IMDB.
Não vale a pena ser fastidioso. Já me expliquei convenientemente em comentários anteriores. Nada contra o IMDB, acho-o um site (uma Biblia cinematográfica como é conhecido) de extrema utilidade. Mas quando chega à questão das cotações de filmes é que a porca torce o rabo, para mim, bem entendido.
A administração de um fórum deveria ser a primeira a saber acatar uma opinião, não tendo que ajoelhar-se perante ela mas recebendo-a sem pensar em atirar pedras logo a seguir (mesmo que opinião não lhe agrade). Haverá a necessidade de encontrar subterfúgios ofensivos de diagnosticar sintomas de "doenças" nos seus users?

-
- Entusiasta
Essa classicação foi em baseada pelos os user's? Ou foi alguma organização que os classificou?
Não podemos esquecer, que existem filmes que são marcos históricos para o cinema e contribuiram muito para a sua evolução. Muitos deles nem sequer estão nos 100 primeiros dessa lista
Por exemplo, bem que lá ficava bem o Barry Lyndon de Stanley Kubrick , que foram construídas lentes para filmar interiores e exteriores com luz natural o que revolucionou a fotografia, ou Abismo de James Cameron, pela sua genial realização debaixo de água.. enfim haveria muito mais para lá meter. Claro o que conta são os nossos gostos e costuma-se dizer, que os gostos não se discutem
Não podemos esquecer, que existem filmes que são marcos históricos para o cinema e contribuiram muito para a sua evolução. Muitos deles nem sequer estão nos 100 primeiros dessa lista
Por exemplo, bem que lá ficava bem o Barry Lyndon de Stanley Kubrick , que foram construídas lentes para filmar interiores e exteriores com luz natural o que revolucionou a fotografia, ou Abismo de James Cameron, pela sua genial realização debaixo de água.. enfim haveria muito mais para lá meter. Claro o que conta são os nossos gostos e costuma-se dizer, que os gostos não se discutem