Musica em surround - uma questão de colunas?
- Pato
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A questão não é como é que ele a sentia, mas como a representava... como a oferecia ao seu público.De certa forma até entendo, afinal ainda ninguém provou que o Mozart (ou similar) sentisse música em estéreo, mono, multi, xpto, etc! Sentia música, ponto.

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Pato wrote:A questão não é como é que ele a sentia, mas como a representava... como a oferecia ao seu público.

Fazia uma pauta, tinha mono, mandava copiar e tinha estéreo, arranjava escravos para fazer resmas daquilo e tinha multicanal

J. Adónis
PS - Estou para aqui a ler uns paper sobre replicação e estou a ficar contaminado. Como será que tal funcionava em colunas de som???
Deves ter uma edição especial diferente da minha...Já acabaste o karaoke? Tens a voz e metade do baixo... os restantes instrumentos estão nas frontais.

Pela enésima vez: o DPLII funciona como âncora dos sons ao centro do palco. Desta forma, onde quer que estejas na sala tens sempre a sensação que o som vem do centro do palco, como deve ser. Em stereo o palco 'move-se' à medida que te deslocas e passas a ouvir uma mistura indefinida de sons.Se o DPL II é inteligente e só manda o que deve para a central, se estás de lado, ouves a frontal mais próxima (tal e qual como no stereo) e alguma central. Mas de acordo com as parametrizações que tenho visto, acabas sempre por só ouvir a frontal mais próxima.
Pois sei, mas foi só para brincar um pouco.Os 10khz foram a titulo de exemplo "and you know that" , mas de qualquer das formas 500hz grosso modo de falar não é , basta desligares o chunt das tuas colunas e não amplificares os tweeters e vês para onde foram as vozes e no entanto o crossover das tuas colunas está onde??? 2500hz ou perto não? e mais quando trocas alguma coisa que te dá mais extensão aos agudos notas logo nas vozes e muito, mas isso são outras discussões.

Quando aumentas os agudos estás (entre outras coisas) a criar maior presença nas harmónicas da voz o que faz com que ela se destaque dos outros instrumentos. Ás vezes, até de uma forma não natural daí muito boa gente se queixe das sibilâncias.
Em princípio ele interpreta bem uma vez que funciona de uma forma matemática. O que tiver sinal igual no L&R vai para o central. O que estiver só no L (voz ou não) fica só no L. Como disse, em absoluto o PL2 preserva o sinal original. Se configurares o Centre Width para L&R e desligares as surrounds, o PL2=Stereo.A questão das vozes nem sempre têm sinal igual em ambas as colunas e há varios sons que não vozes que têm igual sinal em ambas as colunas, mas claro que tudo isso pode ser bem interpretado pelo PLII, ou não claro.
Como já disse anteriormente, não é sempre a melhor opção, mas na esmagadora maioria (pelo menos no meu sistema) o PL2 sai a ganhar.A mim o que mais me enerva é a falta de universalidade com as diversas gravações.
Percebo o que queres dizer, mas, em música, o DPL2 dá-te envolvência e esse fenómeno, quando bem implementado, permite-te ter a sensação de envolvência coerente (não em demasia) em vários locais da sala, não só no sweet spot. Dependerá também da forma como afinares o PL2. Podes dar muito pouca presença às surrounds, pelo que a não ser que estejas a meia dúzia de centímetros delas é que o PL2 não funcionará convenientemente.Isto eu não estou a supor, estou a afirmar, mesmo com DPLII o sweet spot é o sweet spot portanto isso acaba por ser uma falsa questão em certo modo claro, haverá certas melhorias mas não é por aí.
De qualquer forma, em PL2 Music a esmagadora maioria da presença musical está nas 3 da frente e, neste cenário, o palco está sempre coerente (como se os músicos lá estivessem), onde quer que estejas. Com stereo, não é assim.
Mav
- miguelbarroso
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Já agora, em relação às frequências em que está a voz... experimentem verificar utilizando um equalizador... não têm um? não há problema, usem o do WinAmp, e experimentem ir cortando as frequências.
A complexidade das nossas cordas vocais (aliás de todo o sistema vocal humano) produz um espectro bem largo de frequências e essas frequências vão desde os 150Hz (até menos, no caso da voz do famoso locotor de rádio, o Atnónio Sérgio) até bem acima dos 3.000Hz (mais no caso do Nuno Guerreiro da Ala-dos-namorados
)
M.
A complexidade das nossas cordas vocais (aliás de todo o sistema vocal humano) produz um espectro bem largo de frequências e essas frequências vão desde os 150Hz (até menos, no caso da voz do famoso locotor de rádio, o Atnónio Sérgio) até bem acima dos 3.000Hz (mais no caso do Nuno Guerreiro da Ala-dos-namorados

M.
O meu sistema:
TV Grundig Xentia 82 : Marantz SR7400 : DVD Marantz DV6200 : Colunas KEF Q55.2 + 4xHTS2001.2 + Reference 100C: Subwoofer REL Strata III
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