Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Pois, eu tinha resposta para isso mas como disseste e concordo:
Vou antes ver um filme.
Paz.

Não me está a apetecer ficar agarrado a uma discussão.Bem, isso seria uma mensagem muito longa,
Vou antes ver um filme.
Paz.

No Angel, o filme não aprofunda muito a questão da eugenia (embora a mensagem sobre o assunto me pareça bastante clara), mas é o tipo de obra que deve ser do teu agrado.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Parece-me que estamos a falar em "tipos de controlo" diferentes, e que a comparação não faz grande sentido. Num caso controlar comportamentos e impor submissão, no outro controlar geneticamente o produto hereditário da procriação.No Angel wrote: May 2nd, 2019, 4:07 pm Bem, isso seria uma mensagem muito longa, mas a Igreja no geral sempre quis controlar o comportamento do Homem. Tudo é pecado: a sexualidade (tirando a estritamente necessária do casamento), todos os prazeres do corpo, o divórcio, o aborto, enfim, no geral o Homem deve ser submisso a Deus, e a Igreja é a sua mensageira. Quem não cumpre as ordens era morto (queimado, enforcado) ou excomungado, ou simplesmente renegado para o Inferno.
O que me surpreendeu, foi que a Eugenia mais não era do que uma forma de controlar o Homem, assim como a Igreja sempre tentou fazer (os seus costumes, as suas ideias, os seus comportamentos, o que faz fora e dentro de casa).
Em todo o caso, a Igreja sempre defendeu a vida como um dos valores supremos a preservar, seja qual for a forma - e muito em particular no caso dos "sofredores e oprimidos". Seria surpreendente era que tivesse uma posição diferente sobre esse assunto.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Talvez não tenha sentido, mas foi o que me ocorreu. A Eugenia também acaba por ser sobre submissão, portanto enquadrava-se no estilo "eu mando e tu obedeces" que a Igreja sempre operou. Mas pensando agora melhor, eu penso que um dos motivos da Igreja ter sido contra pode ter sido o facto da Eugenia estar ligada à ciencia, e nós sabemos que a Igreja nunca gostou muito da ciência...Samwise wrote: May 2nd, 2019, 5:12 pmParece-me que estamos a falar em "tipos de controlo" diferentes, e que a comparação não faz grande sentido. Num caso controlar comportamentos e impor submissão, no outro controlar geneticamente o produto hereditário da procriação.No Angel wrote: May 2nd, 2019, 4:07 pm Bem, isso seria uma mensagem muito longa, mas a Igreja no geral sempre quis controlar o comportamento do Homem. Tudo é pecado: a sexualidade (tirando a estritamente necessária do casamento), todos os prazeres do corpo, o divórcio, o aborto, enfim, no geral o Homem deve ser submisso a Deus, e a Igreja é a sua mensageira. Quem não cumpre as ordens era morto (queimado, enforcado) ou excomungado, ou simplesmente renegado para o Inferno.
O que me surpreendeu, foi que a Eugenia mais não era do que uma forma de controlar o Homem, assim como a Igreja sempre tentou fazer (os seus costumes, as suas ideias, os seus comportamentos, o que faz fora e dentro de casa).
Em todo o caso, a Igreja sempre defendeu a vida como um dos valores supremos a preservar, seja qual for a forma - e muito em particular no caso dos "sofredores e oprimidos". Seria surpreendente era que tivesse uma posição diferente sobre esse assunto.
Quanto a isto " a Igreja sempre defendeu a vida como um dos valores supremos a preservar", não acho que seja bem assim, se ofosse não teria assassinado milhares de pessoas ao longo da história, pelo mero motivo de ir contra as suas ordens, ou não ter-se-ia ligado a regimes fascistas (como o português, espanhol e italiano), em que acabou sendo conivente de todas as atrocidades desses regimes. Mas essa é uma das tais contradições da Igreja... deve ser aquele ditado "faz o que eu digo, não o que eu faço"

Mas bem, isto agora já é off-topic, e também não me quero alongar demasiado.
De igual forma sem me querer alongar, também aqui acho que estás errado, e reitero que a Igreja (Católica) sempre fez da vida um valor essencial a preservar. Mesmo que tenha ao longo da história havido aberrações e desvios, como é o caso da Inquisição, a surpresa aqui não é a Igreja não estar de acordo com as práticas de eugenia, a supresa é a Igreja permitir os castigos, o uso de tortura e os autos de fé dentro de uma isntituição como a Inquisição. A surpresa é a Igreja ser usada demasiadas vezes por indivíduos com demaisado poder para servir interesse próprios (algo que ainda hoje em dia prevalece, como se vai descobrindo frequentemente). Isso é que para mim é a surpresa.No Angel wrote: May 2nd, 2019, 5:38 pm Quanto a isto " a Igreja sempre defendeu a vida como um dos valores supremos a preservar", não acho que seja bem assim, se ofosse não teria assassinado milhares de pessoas ao longo da história, pelo mero motivo de ir contra as suas ordens, ou não ter-se-ia ligado a regimes fascistas (como o português, espanhol e italiano), em que acabou sendo conivente de todas as atrocidades desses regimes. Mas essa é uma das tais contradições da Igreja... deve ser aquele ditado "faz o que eu digo, não o que eu faço"![]()
Mas em relação à Inquisição, e sem querer estar a tentar defender o indefensável, tem havido um cetro revisionismo histórico recente que aponta que a visão que existe dela está fortemente distorcida e hiperbolizada - até em relação aquilo que seria da autoridade da Igreja, e aquilo que seria da autoridade dos estado e dos poderes reinantes. Como não estou muito por dentro do assunto deixo apenas como nota para se quiseres investigar:
https://en.wikipedia.org/wiki/Historica ... nquisition
https://www.amazon.com/Inquisition-Edwa ... 0520066308
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Peço desculpa, mas em relação à vida não acho que esteja errado. Isso é a tua opinião e eu respeito, mas não é isso que a história demonstra. Tanto valoriza a vida que a Igreja fez as Cruzadas e outras guerras ditas "santas" que mataram milhares de pessoas... isso é valorizar e defender a vida? Para mim não.Samwise wrote: May 2nd, 2019, 11:02 pmDe igual forma sem me querer alongar, também aqui acho que estás errado, e reitero que a Igreja (Católica) sempre fez da vida um valor essencial a preservar. Mesmo que tenha ao longo da história havido aberrações e desvios, como é o caso da Inquisição, a surpresa aqui não é a Igreja não estar de acordo com as práticas de eugenia, a supresa é a Igreja permitir os castigos, o uso de tortura e os autos de fé dentro de uma isntituição como a Inquisição. A surpresa é a Igreja ser usada demasiadas vezes por indivíduos com demaisado poder para servir interesse próprios (algo que ainda hoje em dia prevalece, como se vai descobrindo frequentemente). Isso é que para mim é a surpresa.No Angel wrote: May 2nd, 2019, 5:38 pm Quanto a isto " a Igreja sempre defendeu a vida como um dos valores supremos a preservar", não acho que seja bem assim, se ofosse não teria assassinado milhares de pessoas ao longo da história, pelo mero motivo de ir contra as suas ordens, ou não ter-se-ia ligado a regimes fascistas (como o português, espanhol e italiano), em que acabou sendo conivente de todas as atrocidades desses regimes. Mas essa é uma das tais contradições da Igreja... deve ser aquele ditado "faz o que eu digo, não o que eu faço"![]()
Mas em relação à Inquisição, e sem querer estar a tentar defender o indefensável, tem havido um cetro revisionismo histórico recente que aponta que a visão que existe dela está fortemente distorcida e hiperbolizada - até em relação aquilo que seria da autoridade da Igreja, e aquilo que seria da autoridade dos estado e dos poderes reinantes. Como não estou muito por dentro do assunto deixo apenas como nota para se quiseres investigar:
https://en.wikipedia.org/wiki/Historica ... nquisition
https://www.amazon.com/Inquisition-Edwa ... 0520066308
Jeanne Dielman, 23 Commerce Quay, 1080 Brussels - 4/10
Sendo muito directo, de 3h30 de filme tivemos literalmente apenas e só 30 minutos de conteúdo. Até se percebe toda a ideia e daquilo que querem tentar transmitir com as rotinas, a vida doméstica, todo aquele acumular de tarefas diárias que a levariam ao descalabro mental nos 3 dias que narram. Mas chega-se a um ponto que tudo o que vemos é apenas pretensioso, arrastam as cenas de uma maneira que qualquer imersão e vontade que estejas a ter é facilmente dissimulada por um certo desconforto da repetição que fazem over and over again.
Dancer in the Dark - 7.5/10
É todo um build-up para um final espectacular e macabro, mas a maneira como pelo meio trazem a componente musical como forma de escapar à realidade diria que é o core do filme e aquilo que se exalta logo. Ainda que apenas 1 das músicas tenha ficado no ouvido para ser sincero. E já agora grande papelão da Bjork. Tinha jeito para a coisa.
Jacob's Ladder - 7/10
Mesmo sendo de 90, ainda é daquela colheita dos filmes de terror dos anos 80 e mostra bem como exalta todos aquele ambiente natural aterrorizador, os efeitos práticos e ao mesmo uma história bem contada. Ainda que não lhe tira um bocado de preguiça porque querem-nos forçar tanto a vender que o final não vai ser aquele que se espera praticamente desde o inicio do filme, e por momentos ainda acreditamos que vai ser outra coisa, mas acaba mesmo por ser o esperado. Não é que seja um mau final longe disso, mas a abordagem tinha que ser um pouco diferente para realmente surpreender.
In the Mouth of Madness - 6/10
Vindo de quem vem um gajo espera sempre mais, e este aqui é um daqueles que viaja em piloto automático sem dar grande tempo para contemplar. Vai um pouco na onda do filme de cima nos efeitos e ambiente, mas vai falhando em entregar o que é suposto a cada intriga ou twist que tentam passar.
Sendo muito directo, de 3h30 de filme tivemos literalmente apenas e só 30 minutos de conteúdo. Até se percebe toda a ideia e daquilo que querem tentar transmitir com as rotinas, a vida doméstica, todo aquele acumular de tarefas diárias que a levariam ao descalabro mental nos 3 dias que narram. Mas chega-se a um ponto que tudo o que vemos é apenas pretensioso, arrastam as cenas de uma maneira que qualquer imersão e vontade que estejas a ter é facilmente dissimulada por um certo desconforto da repetição que fazem over and over again.
Dancer in the Dark - 7.5/10
É todo um build-up para um final espectacular e macabro, mas a maneira como pelo meio trazem a componente musical como forma de escapar à realidade diria que é o core do filme e aquilo que se exalta logo. Ainda que apenas 1 das músicas tenha ficado no ouvido para ser sincero. E já agora grande papelão da Bjork. Tinha jeito para a coisa.
Jacob's Ladder - 7/10
Mesmo sendo de 90, ainda é daquela colheita dos filmes de terror dos anos 80 e mostra bem como exalta todos aquele ambiente natural aterrorizador, os efeitos práticos e ao mesmo uma história bem contada. Ainda que não lhe tira um bocado de preguiça porque querem-nos forçar tanto a vender que o final não vai ser aquele que se espera praticamente desde o inicio do filme, e por momentos ainda acreditamos que vai ser outra coisa, mas acaba mesmo por ser o esperado. Não é que seja um mau final longe disso, mas a abordagem tinha que ser um pouco diferente para realmente surpreender.
In the Mouth of Madness - 6/10
Vindo de quem vem um gajo espera sempre mais, e este aqui é um daqueles que viaja em piloto automático sem dar grande tempo para contemplar. Vai um pouco na onda do filme de cima nos efeitos e ambiente, mas vai falhando em entregar o que é suposto a cada intriga ou twist que tentam passar.
Aproveitei a sugestão e vi também, antes de ler o que escreveste.A Place in the Sun - Um Lugar ao Sol (1951), de George Stevens
https://www.imdb.com/title/tt0043924/?r ... f_=nv_sr_1
Digamos, para início de conversa e para simplificar, que se trata, mais coisa, menos coisa, do "Match Point" de 1951. Jovem rapaz de origens humildes tem a oportunidade de crescer profissionalmente no negócio de sucesso de um tio abastado. Ao início, apaixona-se por uma jovem de raízes também ela humildes, mas com o passar do tempo começa a encantar-se por uma socialite amiga da família. Um acontecimento inesperado irá colocar tudo em causa e comprometer para sempre os destinos destas personagens. Grande realização, grandes interpretações (Elizabeth Taylor, Montgomery Clift e Shelley Winters) e uma história triste e devastadora sobre o desejo, ambição e culpa fazem deste filme um clássico imperdível.
Tenho algumas duvidas sobre o ele ter-se apaixonado pela 1º rapariga.
Blue Caprice
https://www.imdb.com/title/tt2027064/?r ... f_=nv_sr_1
https://www.rottentomatoes.com/m/blue_caprice_2013
Um filme sobre violência e sobre influência paterna mas atmosférico e sem ser muito explicito no mostrar a violência.
Uma presença muito forte do Isaiah Washington, quase um sósia do Idris Elba, e o rapaz também está bem.
Bem actuado, bem realizado e com base numa história verídica.
https://www.imdb.com/title/tt2027064/?r ... f_=nv_sr_1
https://www.rottentomatoes.com/m/blue_caprice_2013
Um filme sobre violência e sobre influência paterna mas atmosférico e sem ser muito explicito no mostrar a violência.
Uma presença muito forte do Isaiah Washington, quase um sósia do Idris Elba, e o rapaz também está bem.
Bem actuado, bem realizado e com base numa história verídica.
The Hidden - 7/10
Filme Oldschool com aquela boa premissa, um enredo que cativa q.b, acção á lá anos 80 e uma banda sonora brutal. Não fascina mas também não complica, e até pode ser tão simplista naquilo que conta que muitas das vezes faz a verdadeira diferença. E este aqui tem um ritmo perfeito desde inicio ao fim.
The Last Metro - 7.5/10
Sente-se logo nas questões do romance e temas similares o realizador em questão. São poucos que trabalham tão bem essas temáticas e que me consigam realmente colar sem cair naquela lamuria e mesquinhices que caracteriza e agora ainda mais o género. Depois a vertente WWII para narrar a história faz a diferença juntamente com personagens ricas, bem desenvolvidas e que se percebe cada decisão feita.
Filme Oldschool com aquela boa premissa, um enredo que cativa q.b, acção á lá anos 80 e uma banda sonora brutal. Não fascina mas também não complica, e até pode ser tão simplista naquilo que conta que muitas das vezes faz a verdadeira diferença. E este aqui tem um ritmo perfeito desde inicio ao fim.
The Last Metro - 7.5/10
Sente-se logo nas questões do romance e temas similares o realizador em questão. São poucos que trabalham tão bem essas temáticas e que me consigam realmente colar sem cair naquela lamuria e mesquinhices que caracteriza e agora ainda mais o género. Depois a vertente WWII para narrar a história faz a diferença juntamente com personagens ricas, bem desenvolvidas e que se percebe cada decisão feita.
Sim, concordo contigo, de facto. Não foi a escolha de palavra mais feliz da minha parte, confesso. É o que dá escrever, por vezes, à pressa... Espero que tenhas apreciado o filme. Abraço.nimzabo wrote: May 4th, 2019, 3:28 pmAproveitei a sugestão e vi também, antes de ler o que escreveste.A Place in the Sun - Um Lugar ao Sol (1951), de George Stevens
https://www.imdb.com/title/tt0043924/?r ... f_=nv_sr_1
Digamos, para início de conversa e para simplificar, que se trata, mais coisa, menos coisa, do "Match Point" de 1951. Jovem rapaz de origens humildes tem a oportunidade de crescer profissionalmente no negócio de sucesso de um tio abastado. Ao início, apaixona-se por uma jovem de raízes também ela humildes, mas com o passar do tempo começa a encantar-se por uma socialite amiga da família. Um acontecimento inesperado irá colocar tudo em causa e comprometer para sempre os destinos destas personagens. Grande realização, grandes interpretações (Elizabeth Taylor, Montgomery Clift e Shelley Winters) e uma história triste e devastadora sobre o desejo, ambição e culpa fazem deste filme um clássico imperdível.
Tenho algumas duvidas sobre o ele ter-se apaixonado pela 1º rapariga.
Black Widow - A Viúva Negra (1987), de Bob Rafelson
https://www.imdb.com/title/tt0090738/?r ... f_=nv_sr_2
Cativante thriller dos anos 80, alicerçado em dois papéis femininos fortes (as magníficas Debra Winger e Theresa Russell), embora o argumento não vá tão longe como poderia. Tem um terceiro acto que se vai um pouco abaixo das pernas e que parece ser resolvido à pressa, contudo, o filme no seu todo prende a atenção e seduz com o jogo psicológico que envolve as personagens principais.
https://www.imdb.com/title/tt0090738/?r ... f_=nv_sr_2
Cativante thriller dos anos 80, alicerçado em dois papéis femininos fortes (as magníficas Debra Winger e Theresa Russell), embora o argumento não vá tão longe como poderia. Tem um terceiro acto que se vai um pouco abaixo das pernas e que parece ser resolvido à pressa, contudo, o filme no seu todo prende a atenção e seduz com o jogo psicológico que envolve as personagens principais.
War Requiem - 7/10
Uma abordagem sensorial sobre os meandros da guerra, principalmente da WWI, contada de forma abstracta mas com conteúdo real e bastante ilustrativo de todos aqueles podres. Sem dúvida que não é todos os dias que conseguimos ver algo do género. Ainda pensei que se transcendessem ao nível da Qatsi trilogy e fosse mais nessa onda, mas chegou bem para ficar impressionado.
Violentia- 6.5/10
História contada "N" vezes, onde o filme já se começa adivinhar ao longe mas que nos últimos 30 minutos ainda te dá ali uns 2 ou 3 twists bem porreiros. Principalmente com aquele final que foi bem metido em modo mind blowing.
Uma abordagem sensorial sobre os meandros da guerra, principalmente da WWI, contada de forma abstracta mas com conteúdo real e bastante ilustrativo de todos aqueles podres. Sem dúvida que não é todos os dias que conseguimos ver algo do género. Ainda pensei que se transcendessem ao nível da Qatsi trilogy e fosse mais nessa onda, mas chegou bem para ficar impressionado.
Violentia- 6.5/10
História contada "N" vezes, onde o filme já se começa adivinhar ao longe mas que nos últimos 30 minutos ainda te dá ali uns 2 ou 3 twists bem porreiros. Principalmente com aquele final que foi bem metido em modo mind blowing.
Também já vi o Violentia.
É daquelas histórias que substituem memórias em que às tantas já não se sabe o que é realidade e o que não é.
O filme achei sem grande qualidade: realização, actores, diálogos. É um bocado de 2ª.
Tem a questão de colocar se se justificaria mexer nas memórias (ou na cabeça) de pessoas muito violentas.
Esse é o tema do filme.
https://www.imdb.com/title/tt3446330/?ref_=fn_al_tt_1
Para aí com 500 visualizações tinha 8 de rating. Agora que tem 600 já vai nos 7,3.
Vai a pique. Enganaram-me com o 8 que tinha.

É daquelas histórias que substituem memórias em que às tantas já não se sabe o que é realidade e o que não é.
O filme achei sem grande qualidade: realização, actores, diálogos. É um bocado de 2ª.
Tem a questão de colocar se se justificaria mexer nas memórias (ou na cabeça) de pessoas muito violentas.
Esse é o tema do filme.
https://www.imdb.com/title/tt3446330/?ref_=fn_al_tt_1
Para aí com 500 visualizações tinha 8 de rating. Agora que tem 600 já vai nos 7,3.
Vai a pique. Enganaram-me com o 8 que tinha.