Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by JoséMiguel »

joao.sampaio.165 wrote:Trumbo - Jay Roach. 8/10

A história de um argumentista que foi perseguido e colocado na lista negra por ser comunista.
O argumento está excelente, o Bryan Cranston esteve excelente no papel de Dalton Trumbo. Este filme dá uma excelente visão do que foi aquela época nos Estados Unidos em que as pessoas suspeitas de serem comunistas eram perseguidas, presas e impedidas de trabalhar. Excedeu as minhas expectativas iniciais.

Enviado do meu Moto G (4) através de Tapatalk
João, conheces o meu tópico do "Johnny Got His Gun" (1971), realizado pelo Dalton Trumbo?

É o famoso filme, que inspirou o teledisco "One" dos Metallica em 1987. Para o meu tópico criei um trailer musical do filme, não como miúdo de 13 anos (altura em que conheci a música), mas como homem crescido, apreciador de um filme sério e pesado. Apesar da banda sonora que usei dos Metallica, o som da melodia está baixo, de modo a ouvirmos parte dos diálogos. Eu usei muito mais cenas do que no teledisco dos Metallica... Sabiam que os Metallica compraram o copyright do filme, e que por isso é proibido trailers e excertos no You Tube? A banda é dona do filme e não autoriza a malta a colocar clips no You Tube (especificamente), foi por isso que coloquei a minha montagem no Vimeo:

Versão sem música, para ouvirem os excelentes diálogos entre o padre e o militar "He is a product of your profession, not mine!" (não tinha mostrado isto no meu tópico):

O meu tópico: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=50689

Quem me chamou a atenção para a ligação entre a caça às bruxas do regime/ditadura (na época) norte-americano, e respectiva perseguição política a este cineasta, foi o Rui Sousa que comentou no tópico acima, pois eu nem tinha dado por nada (e ainda não fui investigar).

Eu interesso-me por esse tema do Macartismo, e também já tinha tomado nota do que o Samwise escreveu há uns dias atrás aqui neste tópico:
Guilty By Suspicion (revisão) - 7/10 - Drama sobre a caça às bruxas em Hollywood e sobre as pessoas que eram "black-listed", obrigados a "denunciar" os amigos "comunistas" (mesmo que não fossem) e a quem eram negadas quaisquer hipóteses de trabalho. Boa interpretação do De Niro, nessa altura ainda nos anos "bons". Traça alguns paralelos interessantes com situações que ocorreram na realidade, como por exemplo os espiões soviéticos que foram condenados à morte, ou as filmagens do High Noon, ou alguns diálogos ispis verbis de argumentação nas audiências públicas com o McCarthy himself ("Have you no shame at all?")
Qualquer dia vejo estas sugestões do Samwise e do João Sampaio.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by paupau »

Essas palavras foram ditas pelo advogado Joseph Welch que participa no Anatomy of a Murder, um dos principais filmes a deitar abaixo o Production Côdea, além de filmao por mérito próprio. Também o On the Waterfront convém ver para entender o outro lado da barricada.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: RE: Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by paupau »

paupau wrote:Essas palavras foram ditas pelo advogado Joseph Welch que participa no Anatomy of a Murder, um dos principais filmes a deitar abaixo o Production Code além de filmao por mérito próprio. Também o On the Waterfront convém ver para entender o outro lado da barricada.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Deep End
http://www.imdb.com/title/tt0066122/?ref_=nv_sr_3
https://www.rottentomatoes.com/m/10008466-deep_end
Hoje tinha decidido ver um filme dos anos 70 e calhou este.
É especial, é anos 70 e é cheio de simbolismos que eu não entendo (e não sei se significam alguma coisa).
É o amor de um (belo) adolescente de 15 anos por uma (bela) mulher um pouco mais velha.
Trabalham ambos num centro de banhos. Com musica do Cat Stevens.
Tem muito de surpreendente e de enigmático.
Talvez seja só surreal, não sei...
yes-)

p.s.1 vi-o do principio ao fim sem interrupções, o que é muito raro
p.s.2 fez-me lembrar do swedish love story (também de amor adolescente e do mesmo ano) e igualmente um bom filme, embora completamente diferente: http://www.imdb.com/title/tt0065955/?ref_=nm_knf_t4
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Hunt for the Wilderpeople (2016) - 8/10

Uma excelente surpresa! Segue a história de um rapaz que desaparece com o tio adoptivo numa floresta na Nova Zelândia, e dá início a uma caça ao homem.
Bom argumento e uma realização criativa, com uma mistura no ponto de humor e coração!
Na 4ª já tenho sessão marcada para ver o What We Do in the Shadows, do mesmo realizador! :-)))

Tendo em conta apenas este filme, não compreendo como foi escolhido para realizar o Thor: Ragnarök!
joao.sampaio.165
Iniciado
Iniciado

Post by joao.sampaio.165 »

Joy - David O. Russel. 6/10

Conta a história de uma mulher, com uma vida pessoal extremamente complicada e que consegue com todas as adversidades tornar-se numa empreendedora de sucesso. A Jenifer Lawrence é lindíssima mas o filme desenrola-se a uma velocidade muito lenta, tornando-se um bocado aborrecido. Mais para o final lá anima um bocado, mas não é um filme que me dê vontade de rever.

Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

The Boy - Segue as Regras - 4/10

O filme até começa bem e tem uma boa atmosfera mas depois descamba por completo com os clichés do costume e cenas e diálogos patéticos.
E um final que enfim... Uma boa ideia completamente desperdiçada.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Sex Tape (2014) - 2/10

Simplesmente um dos piores filmes que me lembro de ter visto grr-)
joao.sampaio.165
Iniciado
Iniciado

Post by joao.sampaio.165 »

Assalto a Londres - Babak Najafi 6/10

Sequela do filme "Assalto à Casa Branca"
Desta vez os terroristas destroem metade de Londres e conseguem assassinar 5 líderes mundiais, volta o presidente americano a safar-se ajudado pelo agente especial (Gerard Butler). O filme é divertido, tem boas cenas de ação e explosoes de boa espectacularidade, só cansa um pouco as histórias repetitivas de ataques aos presidentes dos EUA.

technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

Numa altura em que alguns de nós, cinéfilos, aguardamos com expectativa a estreia em Portugal do último filme de mestre Scorcese; Silence, resolvi comprar ( e rever) um outro com uma temática algo semelhante e que desejava ter há anos. Black Robe de Bruce Beresford (1991) numa edição alemã em BD sem legendas em PT mas a um preço muito jeitoso. Confesso que em termos de imagem a qualidade não é das melhores mas... sendo um obra única (no que se refere a colonização /cristianização da América, aqui mais concretamente o Canadá pelos franceses) e rara pois por cá o filme é praticamente desconhecido, fechei um pouco os olhos e deixei-me viajar no tempo até ao Quebec do século XVII (1643) pato-) . O filme foi um fiasco em termos de bilheteiras e terá sido um turning point na carreira do realizador que 3 anos antes tinha realizado o bem sucedido Miss Daisy, vencedor de uns respeitáveis 4 oscars. Mais uma vez (isto é uma tendência minha :mrgreen: ) a história numa versão politicamente pouco correcta ou divergente da versão oficial que apresenta o confronto de civilizações no processo de colonização como bem intencionado. De um lado os arrogantes europeus carregados de doenças "novas" que dizimaram tribos inteiras, que se consideram donos da verdade absoluta, gananciosos, usurpadores... e do outro os "selvagens" que vivem em harmonia com a natureza sem o hábito de acumular riqueza e que tudo partilham entre eles com generosidade e cuja pureza viria ser corrompida pela "civilização" branca. O filme conta a atribulada viagem do Padre LaForgue (um jesuíta como os portugueses de Silence) magnificamente interpretado por Lothaire Bluteau, rio acima (um afluente do São Lourenço não identificado) para tomar conta de uma missão católica junto de uma tribo Huron algures no norte canadiano. É baseado num romance histórico do irlandês Brian Moore editado por cá com o nome de O Missionário. As críticas no IMDb são quase unânimes, no louvor à qualidade da obra, embora a nota atribuída não seja muito elevada. Todavia alguns acusam-no de pouca originalidade e se ter inspirado demasiado no " The Mission" de Roland Joffé (1986) coisa que eu, conhecendo bem as duas obras refuto inteiramente; as coincidências limitam-se ao facto de ambos abordarem a obra dos jesuítas no novo mundo (agora com Silence, o cenário é o oriente). É contudo um filme lento e algo aborrecido para quem procure um cinema de puro entretenimento. A fotografia e a cenografia são soberbas, os actores quase todos desconhecidos com excepção da bela Sandrine Holt tem uma performance muito credível, (quer os brancos quer os nativos) e a realização parece-me bastante adequada. A minha nota 8.5/10

http://www.imdb.com/title/tt0101465/

P.S: penso daqui a algum tempo voltar a rever (novamente) o filme focando-me mais nos personagens e a editar este post caso haja interesse :)
Last edited by technicolor on January 5th, 2017, 8:43 am, edited 1 time in total.
Salgueiro
Fanático
Fanático

Post by Salgueiro »

A Bride for Rip Van Winkle (Japão, 2016) [DVD] - 9/10
Sem querer revelar muito, este filme é sobre uma rapariga inocente que confia nas pessoas erradas. Magnífico melodrama que também lida com temas como o aluguer de famílias e o ciberespaço. Mais um excelente filme de Shunji Iwai, realizador de filmes como “Swallowtail Butterfly”, “All About Lily Chou Chou” e “Love Letter”, e com uma interpretação muito boa da actriz principal Haru Kuroki.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Romancing the Stone (1984) - 7.5/10

É um daqueles filmes que me dá sempre gozo rever! :-))) Agora falta ver a sequela, tendo a noção que será difícil manter o nível :wink:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Thunderbolt and Lightfoot (1974) - 8/10

Um criminoso tenta reunir a antiga equipa para um arriscado último assalto.
Bem realizado e um argumento muito bom, que combina na perfeição um road movie com a vertente do crime. Bons desempenhos por parte de todo o elenco, com destaque para o Jeff Bridges em grande nível. Curiosa a forma como termina, num tom mais melancólico.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

What We Do in the Shadows (2014) - 9/10

Uma equipa de filmagem tenta fazer um documentário sobre um grupo de vampiros, incidindo não só na relação entre eles, mas também nos problemas do quotidiano :-)))
Um dos filmes mais originais que vi nos últimos tempos, brilhante!

Recomendo o Hunt for the Wilderpeople, de um dos realizadores deste filme :wink:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Estou a acabar O Abismo (extended) que nunca tinha visto.
Estou a achar melhor do que esperava.

Post Reply