Golden Globes 2010
Moderators: waltsouza, mansildv
- 
				Argaroth01
- DVD Maníaco 
Re: Golden Globes 2010
Para tanta conversa que "Avatar" é banal e pouco original, falar do Quentin Tarantino não deixa de ser um pouco irónico. O homem basicamente só faz pastiches de filmes que o marcaram. Todas as bandas-sonoras dos seus filmes são compilações de temas usados noutros filmes. Por aqui já diz muito. Sim, o homem sabe escrever bons diálogos e cenas, mas continuo a acha-lo sobrevalorizado, se bem que com o "Inglorious Basterds", que eu adorei, ele já mostra uma certa autonomia.
E já agora, o momento da noite para mim, mesmo não tendo visto tudo, são as trombas do Jason Reitman quando viu o Cameron e "Avatar" levarem a melhor. Ora toma... Aliás, só a Kathryn Bigelow é que ficou contente, ela que seria sem dúvida talvez a mais merecedora. Mas gostei que tivesse ganho o Cameron e "Avatar".

E já agora, o momento da noite para mim, mesmo não tendo visto tudo, são as trombas do Jason Reitman quando viu o Cameron e "Avatar" levarem a melhor. Ora toma... Aliás, só a Kathryn Bigelow é que ficou contente, ela que seria sem dúvida talvez a mais merecedora. Mas gostei que tivesse ganho o Cameron e "Avatar".
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco 
Até hoje só festejei ( de forma efusiva ) duas vitórias nos Oscars.
Steven Spielberg em "Schindler's List" e James Cameron no "Titanic" ( embora o filme seja uma porcaria ).
Este ano, estarei de garrafa de champanhe à espera que Cameron volte a ganhar e que o "Avatar" enterre ainda mais algum do azedume que se tem levantado contra ele.

Steven Spielberg em "Schindler's List" e James Cameron no "Titanic" ( embora o filme seja uma porcaria ).
Este ano, estarei de garrafa de champanhe à espera que Cameron volte a ganhar e que o "Avatar" enterre ainda mais algum do azedume que se tem levantado contra ele.
"I WAS fire and life incarnate!"   

https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

Se este tipo de cerimónias servisse para isso, então provavelmente ele já teria deixado de fazer filmes. Alias, se lhe serve para lembrar de alguma coisa, provavelmente será o inverso já que é apenas a segunda vez, depois de Pulp Fiction, que tem algum tipo de nomeações nos Globos de Ouro.DarkPhoenix wrote:Pois para mim o problema com o Tarantino está precisamente na legião de fanáticos que sustentam tudo o que o mesmo lança.
Nem que seja - como acontece com o seu último filme - uma colecção de clichés "Tarantinianos", colados de forma primária num argumento à paisana.
Todos os enfant terribles precisam de umas lambadas de vez em quando.
E o Tarantino está a precisar de ser lembrado que as suas manias arrogantes não serão para sempre toleradas, caso não venham devidamente sustentadas.
O senhor é um excelente criador de personagens, de situações e de diálogos, mas tem-se esquecido que isso não chega para suportar um filme.
Acho isso reduzir em muito o trabalho que ele já fez. Eu acho que ele não deve, nem ninguém, reinventar-se em cada filme que faz. Reservoir Dogs e Pulp Fiction foram uma lufada de ar fresco (subjectivo ok) no cinema americano, quer pelos diálogos quer pelo estilo, e mesmo esses tem o que chamaste de pastiches.Argaroth01 wrote:Para tanta conversa que "Avatar" é banal e pouco original, falar do Quentin Tarantino não deixa de ser um pouco irónico. O homem basicamente só faz pastiches de filmes que o marcaram. Todas as bandas-sonoras dos seus filmes são compilações de temas usados noutros filmes. Por aqui já diz muito. Sim, o homem sabe escrever bons diálogos e cenas, mas continuo a acha-lo sobrevalorizado, se bem que com o "Inglorious Basterds", que eu adorei, ele já mostra uma certa autonomia.
Cá para mim alguém que pega no mundo exploitation e cria a partir daí o seu estilo, não só é corajoso como terá de ser um génio para resultar

E o facto de pegar em músicas de outros filmes a mim pelo menos, quanto à originalidade não me diz absolutamente nada. Teria ele de criar as próprias músicas ou ir busca-las a outro sitio que não filmes para ser original?
Acho que quanto a isso podes estar descansado. Até eu que achei o filme boçal não tenho dúvidas que irá ganhar uma pipa de óscares. Tem tudo a seu favor. Dominará com toda a justiça as categorias técnicas e com todo o hype criado à sua volta, o peso do nome Cameron e o boxoffice astronómico que terá coleccionado até Março, garantem-lhe à vontade melhor filme e melhor realização também.DarkPhoenix wrote:Até hoje só festejei ( de forma efusiva ) duas vitórias nos Oscars.
Desde o Oscar de melhor filme do Shakespeare in Love, que a relevância daquela cerimónia para mim se resume aos gags melhores ou piores dos apresentadores escolhidos.
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!

Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
Giribi wrote:Acho que quanto a isso podes estar descansado. Até eu que achei o filme boçal não tenho dúvidas que irá ganhar uma pipa de óscares. Tem tudo a seu favor. Dominará com toda a justiça as categorias técnicas e com todo o hype criado à sua volta, o peso do nome Cameron e o boxoffice astronómico que terá coleccionado até Março, garantem-lhe à vontade melhor filme e melhor realização também.DarkPhoenix wrote:Até hoje só festejei ( de forma efusiva ) duas vitórias nos Oscars.
Desde o Oscar de melhor filme do Shakespeare in Love, que a relevância daquela cerimónia para mim se resume aos gags melhores ou piores dos apresentadores escolhidos.

"O homem só faz pastiches de filmes que o marcaram" Perdoa-me dizer isto Argaroth mas isso é uma mentira ... mais , o curioso é que normalmente quem o diz realmente não conhece minimamente as tais "referencias". Se existe coisa que o cinema do Tarantino não é , é ser banal e pouco original (e acho que o Avatar e essa ideia nem veio á baila neste tópico , não entendi a comparação). Basta ter visto os filmes para se perceber que as ligações que os prendem são bastante ténues , mesmo que possam ter sido pontos de partida dos seus argumentos.
Quanto ás bandas-sonoras serem compilações de temas , tambem é falso , é verdade que ele utiliza composições de outros filmes mas a sua musica não se resume a isso mesmo não recorrendo a temas "originais". Bom bom era convidar um daqueles compositores que faz as musicas em quantidades industriais e que soam todas iguais não era (não admira pois são variacoes de 10-15 filmes)? 

Uma coisa é não gostar do estilo , outra é prestar falsas informações para comprovar opiniões. O Tarantino não é sequer um realizador de género , mesmo partindo das suas regras ele subverte o mesmo com enorme á vontande.O Death Proof é o melhor exemplo disso pois partindo de uma ideia de passear um pouco por campos bem conhecidos , ele simplesmente constroi algo completamente diferente. As suas referencias são conhecidas (ele diz ! não esconde…) mas são bem distantes dos seus trabalhos. Diz-me aonde o reservoir , pulp , jackie brown , basterds e kill bill são pastiches de filme ? Já agora , quais são entao os "originais" ,porque eu adorava comprovar isso mesmo. Estas discussoes no final acabam sempre em pormenores superficiais, genero faster pussycatt dolls quando se fala no death proof , female prisoner scorpion ou lady snowblood sobre o kill bill , etc…são chavoes pois as comparacoes são descabidas.
Eu nunca vi tanto fã de kung fu sair do armário na altura que o kill bill foi lancado mas este não tem comparação com nenhum filme em particular. Qual é o problema ,a musica de aproximação , o Pai Mei ? Lol mas vocês fazem ideia da tradição da personagem e o que o Gordon Liu representa para os fans do genero ? É mas é uma referencia do catano para quem gosta ! Isto é um pequeno pormenor , o filme tem vida própria.
Eu oico isto do Tarantino desde o reservoir dogs. Eu gosto muito de cinema asiatico , sou uma avido consumidor do mesmo mas em 1993 não o era. E não conhecia bem a obra do Ringo Laam…no entanto quando vi os caes danados não faltavam estarolas a referir-se a ele como um remake do filme do Laam. Claro que quando o vi apercebi-me de uma realidade obvia , qualquer pessoa que dissesse isso simplesmente não conhecia o filme , apenas parte da premisa.
A minha pergunta é , se o que ele faz é pastiche , o que dizer do trabalho de 95% dos realizadores que trabalham nos EUA ? É que esses é que são faceis de encontrar exemplos de cópias , pois a nivel formal , as estruturas narrativas (e respectivos desenvolvimentos) e as personagens estereotipadas (que saltam de filme em filme) essas sim são replicas de muitos filmes. Chega um gajo com um estilo particular ,capacidade de criar uma linguagem propria (á la Mamet) , que trabalha com um dos grandes cinematografos da industria e que por acaso até gosta de um filme ou outro menos conhecido do espectador comum é classificado de criar pastiche. Eu se fosse o Tarantino , e considerando o contexto do cinema americano sentir-me ia insultado .
Como disse eu acho que entendo as razoes do Dark Phoenix em não gostar do seu trabalho actual , não é a primeira pessoa que se queixa do mesmo , agora essa conversa de que ele não tinha autonomia e só "copia" os filmes já tresanda de tao incorrecto que é. Faz lembrar alguns criticos da nossa praça quando começam a falar de superherois 

Qual a relacao disto com os globos…nenhuma

Quanto ás bandas-sonoras serem compilações de temas , tambem é falso , é verdade que ele utiliza composições de outros filmes mas a sua musica não se resume a isso mesmo não recorrendo a temas "originais". Bom bom era convidar um daqueles compositores que faz as musicas em quantidades industriais e que soam todas iguais não era (não admira pois são variacoes de 10-15 filmes)?

Uma coisa é não gostar do estilo , outra é prestar falsas informações para comprovar opiniões. O Tarantino não é sequer um realizador de género , mesmo partindo das suas regras ele subverte o mesmo com enorme á vontande.O Death Proof é o melhor exemplo disso pois partindo de uma ideia de passear um pouco por campos bem conhecidos , ele simplesmente constroi algo completamente diferente. As suas referencias são conhecidas (ele diz ! não esconde…) mas são bem distantes dos seus trabalhos. Diz-me aonde o reservoir , pulp , jackie brown , basterds e kill bill são pastiches de filme ? Já agora , quais são entao os "originais" ,porque eu adorava comprovar isso mesmo. Estas discussoes no final acabam sempre em pormenores superficiais, genero faster pussycatt dolls quando se fala no death proof , female prisoner scorpion ou lady snowblood sobre o kill bill , etc…são chavoes pois as comparacoes são descabidas.
Eu nunca vi tanto fã de kung fu sair do armário na altura que o kill bill foi lancado mas este não tem comparação com nenhum filme em particular. Qual é o problema ,a musica de aproximação , o Pai Mei ? Lol mas vocês fazem ideia da tradição da personagem e o que o Gordon Liu representa para os fans do genero ? É mas é uma referencia do catano para quem gosta ! Isto é um pequeno pormenor , o filme tem vida própria.
Eu oico isto do Tarantino desde o reservoir dogs. Eu gosto muito de cinema asiatico , sou uma avido consumidor do mesmo mas em 1993 não o era. E não conhecia bem a obra do Ringo Laam…no entanto quando vi os caes danados não faltavam estarolas a referir-se a ele como um remake do filme do Laam. Claro que quando o vi apercebi-me de uma realidade obvia , qualquer pessoa que dissesse isso simplesmente não conhecia o filme , apenas parte da premisa.
A minha pergunta é , se o que ele faz é pastiche , o que dizer do trabalho de 95% dos realizadores que trabalham nos EUA ? É que esses é que são faceis de encontrar exemplos de cópias , pois a nivel formal , as estruturas narrativas (e respectivos desenvolvimentos) e as personagens estereotipadas (que saltam de filme em filme) essas sim são replicas de muitos filmes. Chega um gajo com um estilo particular ,capacidade de criar uma linguagem propria (á la Mamet) , que trabalha com um dos grandes cinematografos da industria e que por acaso até gosta de um filme ou outro menos conhecido do espectador comum é classificado de criar pastiche. Eu se fosse o Tarantino , e considerando o contexto do cinema americano sentir-me ia insultado .
Como disse eu acho que entendo as razoes do Dark Phoenix em não gostar do seu trabalho actual , não é a primeira pessoa que se queixa do mesmo , agora essa conversa de que ele não tinha autonomia e só "copia" os filmes já tresanda de tao incorrecto que é. Faz lembrar alguns criticos da nossa praça quando começam a falar de superherois

Qual a relacao disto com os globos…nenhuma

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver

- DarkPhoenix
- DVD Maníaco 
Acho que quanto a isso podes estar descansado. Até eu que achei o filme boçal não tenho dúvidas que irá ganhar uma pipa de óscares. Tem tudo a seu favor. Dominará com toda a justiça as categorias técnicas e com todo o hype criado à sua volta, o peso do nome Cameron e o boxoffice astronómico que terá coleccionado até Março, garantem-lhe à vontade melhor filme e melhor realização também.
Infelizmente, o sr.Tarantino não ganhou um Oscar ( realizador ) quando mereceu ( Reservoir Dogs, Pulp Fiction ou Jackie Brown - o seu melhor filme ).
E a Academia tem o hábito de premiar os realizadores tardiamente e com filmes menores.
É o maior obstáculo à vitória - bem mais merecida - de Cameron.
No entanto, ao contrário de muitos, eu não tenho problemas com as escolhas da Academia.
São democráticas e visam premear os seus pares.
Mas fico feliz quando os prémios coincidem com os meus gostos pessoais.
E como adoro "Avatar", será uma noite memorável vê-lo a enterrar cinema pretensioso.
Se não ganhar, continuarei feliz pois nunca precisei de prémios para sustentar as minhas opiniões.
"I WAS fire and life incarnate!"   

Dark, Quentin Tarantino ganhou um óscar com o Pulp Fiction, na categoria de melhor argumento original a meias com o Roger Avery. Ok, não ganhou como realizador mas sim como argumentista.DarkPhoenix wrote:Infelizmente, o sr.Tarantino não ganhou um Oscar ( realizador ) quando mereceu ( Reservoir Dogs, Pulp Fiction ou Jackie Brown - o seu melhor filme ).
E a Academia tem o hábito de premiar os realizadores tardiamente e com filmes menores.
É o maior obstáculo à vitória - bem mais merecida - de Cameron.
No entanto, ao contrário de muitos, eu não tenho problemas com as escolhas da Academia.
São democráticas e visam premear os seus pares.
Mas fico feliz quando os prémios coincidem com os meus gostos pessoais.
E como adoro "Avatar", será uma noite memorável vê-lo a enterrar cinema pretensioso.
Se não ganhar, continuarei feliz pois nunca precisei de prémios para sustentar as minhas opiniões.
Quanto ao "Avatar" não sei se será justa a sua vitória porque ainda não vi o filme, mas muito sinceramente o hype em redor dele não me está a seduzir. Ou sou que estou zangada com o cinema actual ou então é mesmo um filme que, por algum motivo e eu ainda não sei bem qual é, não me cativa.
Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
http://cinemasparaiso.blogspot.com

http://cinemasparaiso.blogspot.com
- 
				Grande Guru
- DVD Maníaco 
wavey:
Conforme descrevi no tópico do próprio filme, para mim a forma mais simplista de resumir o q mais me agradou no Avatar, é mais ou menos nisto.
Sabes aqueles videos fantásticos com imagens da natureza q ficamos siderados a contemplar?
Junta isto a um enredo "normal" e tens "Avatar".

Conforme descrevi no tópico do próprio filme, para mim a forma mais simplista de resumir o q mais me agradou no Avatar, é mais ou menos nisto.
Sabes aqueles videos fantásticos com imagens da natureza q ficamos siderados a contemplar?
Junta isto a um enredo "normal" e tens "Avatar".
					Last edited by Grande Guru on January 19th, 2010, 6:04 pm, edited 1 time in total.

- 
				Grande Guru
- DVD Maníaco 
Outra coisa. Está confirmado q este ano há 10 nomeados a cada categoria para os Óscares?

Como nao sabia que ele tinha sido premiado , fica entao o 2º momento interessante da cerimónia.
Uma pequena celebração á carreira de um dos dos Mestres do Cinema.
http://www.youtube.com/watch?v=HWO1kU00NXQ
Impressionante tambem como o Robert De Niro é um actor tao bom , e é tao mau a ler teleponto

Uma pequena celebração á carreira de um dos dos Mestres do Cinema.
http://www.youtube.com/watch?v=HWO1kU00NXQ
Impressionante tambem como o Robert De Niro é um actor tao bom , e é tao mau a ler teleponto

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver

Esta frase diz tudo... "eu sou diferente"... eu espalho a luz... oh boy...Reservoir Dogs, Pulp Fiction ou Jackie Brown - o seu melhor filme
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!

Pois, realmente, Jackie Brown não é a escolha mais popular.Insano wrote:Esta frase diz tudo... "eu sou diferente"... eu espalho a luz... oh boy...Reservoir Dogs, Pulp Fiction ou Jackie Brown - o seu melhor filme
Assim já se percebe o desprezo por Tarantino.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker

Por acaso tinha a ideia que a maior parte do pessoal considerava Jackie Brown como o melhor filme do QT. Que é o que reúne maior consenso crítico, não tenham dúvidas. Eu também considero o seu melhor filme, e o Ordell a sua melhor personagem.

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21

Prefiro o "Jackie Brown" ao Pulp Fiction e ao Reservoir Dogs.