The Hobbit: An Unexpected Journey (2012) - Peter Jackson
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: The Hobbit (2012) - Peter Jackson
Vi hoje a versão 3D - 48fps e técnicamente falando fiquei encantado e recomendo. Quanto ao resto nada a crescentar pois já quase tudo foi dito; de bom e mau!
-
- DVD Maníaco
Estou mais com as críticas norte-americanas do que propriamente com a opinião geral aqui dos foristas sobre o Hobbit. No geral, achei o filme pouco mais do que mediano.
A primeira hora do filme, que se passa quase toda no jantar na casa do Bilbo, é um atentado à paciência do espetador. Mal escrita, os anões quase sem carisma nenhum... fez-se numa hora aquilo que deveria ter sido feito em 10/15 minutos no máximo. Depois de falar com alguns esptadores que tinham lido o livro, todos me disseram que este filme era o mais fiel à obra - e acredito que assim seja - mas eu sou da opinião que um filme deve sobreviver como filme sem ser necessária a leitura da obra que o sustenta. Como simples espetador de cinema, que não leu o livro, pareceu-me óbvio o desequilíbrio entre esta primeira hora e o restante filme.
Ao contrário do que li muitas vezes, não achei o uso de CGI exagerado, a não ser na introdução inicial, mas os Orcs totalmente feito em CGI podem ter ganho em expressões faciais, mas perderam em crueza e rudeza, que é o que esperamos deles.
Talvez por o livro ser mais leve do que a trilogia do anel, o vilão não mete nem um pingo de medo ou angústia. Compará-lo com Sauron, um dos protagonistas dos outros filmes, é totalmente impensável.
O filme melhora já durante a segunda hora, essencialmente graças à magistral cena do jogo entre o Bilbo e o Gollum. Quando este entra em cena, eleva o filme logo a outro patamar. Não tenho dúvidas em dizer que é um dos personagens mais carismáticos da História do Cinema.
Depois disso, o filme torna-se melhor. Jackson tem um excelente sentido de encenação de espetáculo e, apesar de algumas cenas de ação mais ou menos burocráticas, a magia dos outros filmes sente-se bem mais. A ponto de admitir que deixou grandes promessas para o segundo filme. Se as vais cumprir... não será fácil.
A primeira hora do filme, que se passa quase toda no jantar na casa do Bilbo, é um atentado à paciência do espetador. Mal escrita, os anões quase sem carisma nenhum... fez-se numa hora aquilo que deveria ter sido feito em 10/15 minutos no máximo. Depois de falar com alguns esptadores que tinham lido o livro, todos me disseram que este filme era o mais fiel à obra - e acredito que assim seja - mas eu sou da opinião que um filme deve sobreviver como filme sem ser necessária a leitura da obra que o sustenta. Como simples espetador de cinema, que não leu o livro, pareceu-me óbvio o desequilíbrio entre esta primeira hora e o restante filme.
Ao contrário do que li muitas vezes, não achei o uso de CGI exagerado, a não ser na introdução inicial, mas os Orcs totalmente feito em CGI podem ter ganho em expressões faciais, mas perderam em crueza e rudeza, que é o que esperamos deles.
Talvez por o livro ser mais leve do que a trilogia do anel, o vilão não mete nem um pingo de medo ou angústia. Compará-lo com Sauron, um dos protagonistas dos outros filmes, é totalmente impensável.
O filme melhora já durante a segunda hora, essencialmente graças à magistral cena do jogo entre o Bilbo e o Gollum. Quando este entra em cena, eleva o filme logo a outro patamar. Não tenho dúvidas em dizer que é um dos personagens mais carismáticos da História do Cinema.
Depois disso, o filme torna-se melhor. Jackson tem um excelente sentido de encenação de espetáculo e, apesar de algumas cenas de ação mais ou menos burocráticas, a magia dos outros filmes sente-se bem mais. A ponto de admitir que deixou grandes promessas para o segundo filme. Se as vais cumprir... não será fácil.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
-
- Entusiasta
Finalmente vi o filme e simplesmente adorei.
Foram 3 horas que passaram num piscar de olhos e não concordo quando dizem que o inicio do filme seja muito parado, acho que está muito bem conseguido.
Muito boas interpretações de todos e uma excelente banda sonora.
Foram 3 horas que passaram num piscar de olhos e não concordo quando dizem que o inicio do filme seja muito parado, acho que está muito bem conseguido.
Muito boas interpretações de todos e uma excelente banda sonora.
Até agora 1062 DVD
Haverá sempre pessoas que não se adaptam ao ritmo destes filmes. Por mim, quanto mais, melhor! Não há entulho, é tudo bom, desde que feito neste estilo do PJ. 

A primeira hora do Regresso do Rei é bem mais "secante" que a primeira do Hobbit.
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
-
- Entusiasta
Publicado originalmente no meu blogue.Sendo eu um grande fã dos três filmes da trilogia "O Senhor dos Anéis" (já os vi incontáveis vezes), para não falar dos livros, fui ver este filme ao cinema assim que pude. No geral, não desilude, mas confesso que não me entusiasmou tanto como os filmes de "O Senhor dos Anéis".
O tom deste filme é bem diferente, mais ligeiro e cómico, do da trilogia original, o que, para mim, tornou o filme menos envolvente e não me permitiu transportar para a Terra Média com tanta facilidade, embora melhore na segunda parte. Mesmo visualmente, existem diferenças notáveis quando comparado com a trilogia, o que arruína a ilusão de continuidade. Dito isto, os efeitos especiais estão brilhantes, provavelmente melhores que os de "O Senhor dos Anéis", e o filme está recheado de momentos memoráveis que se repetiram na minha cabeça durante vários dias depois de o ver.
A história, por seu lado, pareceu-me bem contada e, ao contrário do que eu receava, dado que "O Hobbit" é um livro relativamente pequeno, e sendo este filme apenas a primeira parte, não pareceu "esticada" nem recheada com palha. De facto, pareceu-me que este filme tinha menos cenas de paisagens que os filmes anteriores (não que eu me queixe quer de uma forma quer de outra).
A maior desilusão do filme, para mim, foi a banda sonora. Embora criada por Howard Shore, o mesmo compositor que trabalhou na trilogia "O Senhor dos Anéis", não a achei, nem de perto nem de longe, tão memorável. Porém, isto talvez se deva à estrutura do filme, que não se presta tanto ao uso de "leitmotifs".
No geral, não gostei tanto deste filme como dos três de "O Senhor dos Anéis", e atrevo-me até a dizer que não é um filme tão bom. Por outro lado, é extremamente divertido de ver, e junta-se sem dúvida à lista dos melhores filmes de fantasia de sempre. Um filme obrigatório para todos os fãs de fantástico, mas que, devido ao seu conteúdo mais ligeiro e cómico e às inúmera cenas "over the top" agradará também não fãs.
-
- DVD Maníaco
Não sou grande apreciador dos LOTR, mas achei este hobbit tb, apenas, simpático. A história é a de sempre, um grupo de caramelos q se deslocam e que pelo caminho vão encontrando e "degladeando-se" com os mais diversos povos/seres.
Tecnicamente mto bem feito, dá para entreter, e nada mais q isso.
Tecnicamente mto bem feito, dá para entreter, e nada mais q isso.
Re: The Hobbit: An Unexpected Journey (2012) - Peter Jackson
Fui ver ao cinema e achei este filme mais fraco relativamente aos outros.
Por muito que não se queira vamos sempre ter de fazer uma comparação com a trilogia passada, isso é inevitável, e apesar de ser um filme de aventura não achei a história nadinha original porque fartinho de ver dragões no cinema estou eu (vamos já ver aí outro com o "47 Ronin").
Basicamente o ritmo do filme parece que foi propositadamente esticado para fazer render alguma coisa.
Espero que a sequela seja melhor, e como sei que os elfos vão entrar em acção acho que pelo menos irá ser um filme com mais dinâmica.
Por muito que não se queira vamos sempre ter de fazer uma comparação com a trilogia passada, isso é inevitável, e apesar de ser um filme de aventura não achei a história nadinha original porque fartinho de ver dragões no cinema estou eu (vamos já ver aí outro com o "47 Ronin").
Basicamente o ritmo do filme parece que foi propositadamente esticado para fazer render alguma coisa.
Espero que a sequela seja melhor, e como sei que os elfos vão entrar em acção acho que pelo menos irá ser um filme com mais dinâmica.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Sabes que o filme é baseado num livro com quase 80 anos, não sabes...?THX wrote:apesar de ser um filme de aventura não achei a história nadinha original porque fartinho de ver dragões no cinema estou eu

Sim sei, e...???
Para mim tanto pode ter 80 como 180 anos, o que importa é que só agora está a ser adaptado para cinema, e nesses entretantos já vi dezenas de filmes com dragões, se quiseres até faço uma lista dos que vi.
Não deixa de ser original, mas ao mesmo tempo já não traz nada de novo ao cinema.
Para mim tanto pode ter 80 como 180 anos, o que importa é que só agora está a ser adaptado para cinema, e nesses entretantos já vi dezenas de filmes com dragões, se quiseres até faço uma lista dos que vi.
Não deixa de ser original, mas ao mesmo tempo já não traz nada de novo ao cinema.
Só agora está a ser adaptado para cinema, mas a ideia já existe desde 1937. :P
Eu por acaso já cá tenho o meu The Hobbit EE para o rever uma semana antes de ver o 2º. Cant wait...
Eu por acaso já cá tenho o meu The Hobbit EE para o rever uma semana antes de ver o 2º. Cant wait...
Essa idéia já foi amplamente explorada durante os mais de 100 longos anos de cinema.
Existem muitas outras idéias, genuínas e diferentes, das quais muita gente nem sequer ouviu e que nunca foram devidamente aproveitadas.
Já estou como o José Miguel, Hollywood é uma indústria de puro entretenimento e pouco mais, vendem filmes para vender pipocas.
Isto tem tudo a ver com "modas" e tendências, nada mais...
Olhem uma lista das "modas" cinematográficas dos últimos anos :
- "Moda" dos filmes de batalhas espaciais ("Star Wars", "Galáctica", "Enemy Mine", "Dune", etc)
- "Moda" dos filmes de desastres naturais ("Dante's Peak", "Vulcano", "Twister", "The Perfect Storm", "The Day After Tomorrow", etc)
- Moda dos filmes de terror aquático ("Jaws", "Piranha", "Anaconda", etc)
- Moda dos filmes policiais ("Die Hard", "O Caça Policias", "Cobra", "Tango & Cash", ""Lethal Weapon",etc)
- Moda dos filmes sobre o Vietnam ("O Caçador", "Platoon", "First Blood", "Born to Kill", "Apocalipse Now", etc)
...e podia continuar a lista.
Depois tivemos os "Lord of the Rings", os "Harry Potter's" e os "Contos de Nárnia", e agora é só espremer enquanto houver sumo...
Existem muitas outras idéias, genuínas e diferentes, das quais muita gente nem sequer ouviu e que nunca foram devidamente aproveitadas.
Já estou como o José Miguel, Hollywood é uma indústria de puro entretenimento e pouco mais, vendem filmes para vender pipocas.
Isto tem tudo a ver com "modas" e tendências, nada mais...
Olhem uma lista das "modas" cinematográficas dos últimos anos :
- "Moda" dos filmes de batalhas espaciais ("Star Wars", "Galáctica", "Enemy Mine", "Dune", etc)
- "Moda" dos filmes de desastres naturais ("Dante's Peak", "Vulcano", "Twister", "The Perfect Storm", "The Day After Tomorrow", etc)
- Moda dos filmes de terror aquático ("Jaws", "Piranha", "Anaconda", etc)
- Moda dos filmes policiais ("Die Hard", "O Caça Policias", "Cobra", "Tango & Cash", ""Lethal Weapon",etc)
- Moda dos filmes sobre o Vietnam ("O Caçador", "Platoon", "First Blood", "Born to Kill", "Apocalipse Now", etc)
...e podia continuar a lista.
Depois tivemos os "Lord of the Rings", os "Harry Potter's" e os "Contos de Nárnia", e agora é só espremer enquanto houver sumo...
-
- DVD Maníaco
Aplica-se o mesmo que a "John Carter": não se pode acusar de cliché ou falta de originalidade à obra que praticamente começou um género. Sei que pode não ter o devido impacto emocional para o espectador mas isso é irrelevante. Não tem a ver com emoção, tem a ver com História.THX wrote:Sim sei, e...???
Pois, mas eu vou ao cinema em busca de emoções e não de um documentário histórico.
Respeito todos os marcos e demais ideias pioneiras do cinema, mas acho que as mesmas são mais ricas para se fazer um estudo sobre as origens de determinado género (como no caso de 2001 do Kubrick) e não tanto como a sua contribuição para o cinema.
John Carter foi uma adaptação, tal como Tarzan, para cinema mas devemos saber distinguir muito bem a importância das suas histórias no papel e no grande ecrã.
É exactamente desse tal impacto que falas que eu não senti, nem com "John Carter" nem com "The Hobbit".
Respeito todos os marcos e demais ideias pioneiras do cinema, mas acho que as mesmas são mais ricas para se fazer um estudo sobre as origens de determinado género (como no caso de 2001 do Kubrick) e não tanto como a sua contribuição para o cinema.
John Carter foi uma adaptação, tal como Tarzan, para cinema mas devemos saber distinguir muito bem a importância das suas histórias no papel e no grande ecrã.
É exactamente desse tal impacto que falas que eu não senti, nem com "John Carter" nem com "The Hobbit".