Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Vi ontem o "Midnight in Paris", um pouco por incentivo do "Cabeças", isto num outro forum. Foi o segundo que vi do Woody Allen, os filmes dele nunca me chamaram muito, nao sei bem porque - talvez por preferir filmes mais dramaticos, ainda que goste de ver uma boa comedia de vez em quando. Bem, o que posso dizer e que adorei o filme, é fascinante. Os dialogos são inteligentes e comicos ao mesmo tempo, e todo aquele ambiente dos anos 20 (uma epoca que eu acho muito interessante) é fantastico. Recomendo, sem duvida 

No Angel wrote:Vi ontem o "Midnight in Paris", um pouco por incentivo do "Cabeças", isto num outro forum. Foi o segundo que vi do Woody Allen, os filmes dele nunca me chamaram muito, nao sei bem porque - talvez por preferir filmes mais dramaticos, ainda que goste de ver uma boa comedia de vez em quando. Bem, o que posso dizer e que adorei o filme, é fascinante. Os dialogos são inteligentes e comicos ao mesmo tempo, e todo aquele ambiente dos anos 20 (uma epoca que eu acho muito interessante) é fantastico. Recomendo, sem duvida

Cabeças

"Os Comandos da Morte - The Boys From Brazil" é um filme realizado por Franklin J. Schaffner, autor de filmes como "Patton", "O Homem Que Veio do Futuro - Planet of the Apes" ou "Papillon". O filme aborda o tema da clonagem, neste caso de uma das figuras mais sinistras da história da humanidade. Baseado num romance de Ira Levin, foi à data da sua estreia, em 1978, considerado como uma história de ficção cientifica. Hoje em dia, com a evolução da ciência teria outra leitura…
Com um elenco notável, dominado pelas presenças de Gregory Peck, Laurence Olivier e James Mason, em parte rodado em Portugal é um daqueles filmes que merece ser descoberto…
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Aquando da sua estreia em Lisboa em 1979/80 a cena de abertura era a passagem de nível de Belém e a estação fluvial com o Tejo ao fundo e com a legenda " Paraguay nos dias de hoje" o que provocava gargalhadas no público. Contudo ultrapassada esta fase as pessoas aceitavam bem o resto do filme inclusive a cena em que aparecia o saudoso Fernando Pessa vestido de oficial nazi. Na Lagoa de Albufeira alguns Kms ao sul de Lisboa rodaram-se as cenas do laboratório num cenário que levou 3 semanas a construir. O desfile de tropas "paraguaias" em frente ao antigo museu dos coches no início do filme era nada mais nada menos que uma companhia de Lanceiros 2 (vulgo Policia do Exercito) trajada com fardas feitas produção. É a magia do cinemaWoody wrote:Com um elenco notável, dominado pelas presenças de Gregory Peck, Laurence Olivier e James Mason, em parte rodado em Portugal é um daqueles filmes que merece ser descoberto…

-
- DVD Maníaco
Woody, excelente sugestão. Não conhecia este filme. Vou tentar criar videos e imagens das cenas em Portugal, incluindo a cena referida pelo elfaria.

Ainda por cima do realizador do Pappillon e Planeta dos Macacos, ambos filmes que adoro...

Ainda por cima do realizador do Pappillon e Planeta dos Macacos, ambos filmes que adoro...
-
- DVD Maníaco
elfaria wrote:(...)Aquando da sua estreia em Lisboa em 1979/80 a cena de abertura era a passagem de nível de Belém e a estação fluvial com o Tejo ao fundo e com a legenda " Paraguay nos dias de hoje" o que provocava gargalhadas no público.(...)

Algum voluntário para criar um tópico do filme? Apenas uma pequena ficha técnica? Já alguém foi pesquisar o fórum a ver se já existe tópico?
Queria fazer alguns screenshots e clips no you tube das cenas em Portugal, quando tiver tempo/inspirado. Se alguém criasse uma ficha técnica ajudava-me...

Caro JoséMiguel acompanhei de perto (o possível) as filmagens em Belém/Lisboa que decorreram numa manhã de setembro de 1978 se a memória não me atraiçoa (tinha eu 19 anos), e ainda me desloquei à Lagoa de Albufeira com amigos para observarmos os cenários lá erigidos mas tal não foi possível pois ficavam localizados em propriedade privada e foram desmontados após as filmagens terminarem. Esperei quase um ano pela estreia do filme em Portugal ao qual assisti no saudoso Cinema Condes (1979). Comprei uma edição DVD espanhola pois portuguesa não conheço. Sei que foi filmado no palácio de Marques da Fronteira (próximo do El Corte Ingles) e num "hotel" ao lado do Hotel Tivoli na Avenida da Liberdade e tem algumas cenas de perseguição no Campo de Santana Campo Mártires da Pátria Praça do Comércio e outros locais de Lisboa. Portugueses que tenham participado só me recordo do Fernando Pessa e de alguns refugiados Timorenses recém chegados a Lisboa via Austrália que faziam o papel de "experiências" genéticas do cientista Nazi (supostamente efetuadas numa pequena cidade do interior do Brasil) com lentes de contacto verdes:)
e embora o considere um interessante thriller com dois magníficos atores Lawrence Olivier e Gregory Peck (e ainda James Mason) penso que já não terá muito interesse aprofundar este tema para as jovens gerações mais apreciadoras do blockbusters pipoca. No entanto estou disposto a colaborar pois sempre me interessei pelo tema do cinema estrangeiro com cenas rodadas em Portugal.

Eu achei o filme, muito interessante, compreendo que em 1978 o tema da clonagem era pouco conhecido e como tal a história poderia parecer pouco credível. Não quero contar o enredo do filme mas como disse, nos dias de hoje, o filme seria bem aceite e ainda original. Andando para trás 37 anos, podemos imaginar o quanto o livro (publicado em 1976), em que se baseou o filme, estava a frente do seu tempo. O Laurence Olivier faz um papel excelente como “caçador de nazis” e foi nomeado ao Oscar.
De resto o elfaria já disse tudo, eu também comprei a edição espanhola, que tem legendas em Português, e de facto para nós portugueses é difícil de acreditar que a zona de Belém possa ser o Paraguai, da mesma maneira que ficamos confundidos ao ver a baixa de Lisboa como o Chile no filme a “A Casa dos Espíritos”.
Relativamente ao Fernando Pessa, quando o vi fardado de nazi só me lembrei da frase “e esta, hein?”
. No genérico do filme o Fernando Pessa também aparece como relações públicas da equipa de filmagem em Portugal. De resto, penso que só aparece mais um nome português.
José Miguel: criei uma ficha técnica (fiz uma pesquisa no site e não encontrei outra informação sobre o filme) se considerares que a mesma é incompleta, podemos melhorar. Relativamente à Sinopse penso que fala de mais, mas ou colocava ou não colocava… Agora, como passamos toda esta discussão para o novo tópico?
De resto o elfaria já disse tudo, eu também comprei a edição espanhola, que tem legendas em Português, e de facto para nós portugueses é difícil de acreditar que a zona de Belém possa ser o Paraguai, da mesma maneira que ficamos confundidos ao ver a baixa de Lisboa como o Chile no filme a “A Casa dos Espíritos”.
Relativamente ao Fernando Pessa, quando o vi fardado de nazi só me lembrei da frase “e esta, hein?”

José Miguel: criei uma ficha técnica (fiz uma pesquisa no site e não encontrei outra informação sobre o filme) se considerares que a mesma é incompleta, podemos melhorar. Relativamente à Sinopse penso que fala de mais, mas ou colocava ou não colocava… Agora, como passamos toda esta discussão para o novo tópico?
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
- Rui Santos
- Site Admin
Eu posso passar mas tem um defeito...
Se passar os posts, os mesmos ficam antes dos da ficha... Se quiserem é só dizer :)
Se passar os posts, os mesmos ficam antes dos da ficha... Se quiserem é só dizer :)
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Hoje vi 3 filmes mas apetece-me destacar o primeiro: Wadjda
http://www.imdb.com/title/tt2258858/
http://www.rottentomatoes.com/m/wadjda_2013/
Anda um bocado à volta das dificuldades que as mulheres têm na Arábia Saudita.
A protagonista é uma rapariga na idade entre a infância e a adolescência.
É um bom filme e é muito gira a miúda.
Os outros que vi hoje foram o Boyz N the Hood e o Planes.
Três bons portanto.
http://www.imdb.com/title/tt2258858/
http://www.rottentomatoes.com/m/wadjda_2013/
Anda um bocado à volta das dificuldades que as mulheres têm na Arábia Saudita.
A protagonista é uma rapariga na idade entre a infância e a adolescência.
É um bom filme e é muito gira a miúda.
Os outros que vi hoje foram o Boyz N the Hood e o Planes.
Três bons portanto.
Eu tinha mesmo de ver o "Iron Man 3" só para confirmar uma coisa...
O nome do realizador devia ser "Shame" Black e não Shane.
Em vez de ver esta coisa, devia era ter feito uns legos com o meu puto.
O nome do realizador devia ser "Shame" Black e não Shane.
Em vez de ver esta coisa, devia era ter feito uns legos com o meu puto.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Os dois ultimos filmes que vi foram ambos de Hitchcock: Rear Window e To Catch a Thief. Posso dizer que adorei o primeiro, o suspense é incrivel, é um filme muito bom mesmo. Ja o segundo foi uma enorme desilusao, é um filme mediocre e desinteressante, foi o que menos gostei de ver de Hitchcock, foi mesmo uma seca, estava a ver o filme e a desejar que acabasse, o que raramente me acontece. Ainda assim tem algumas cenas boas (como a cena em que a Grace Kelly conduz) mas so o recomendaria a quem gostar muito do Hitchcock, porque nao e grande coisa. Ja agora, alguem me pode fazer entender porque e que poe a Grace Kelly com homens que tem o dobro da idade dela? Achei uma piada quando no Rear Window a personagem do James Steward diz que o acompanhante de uma das vizinhas dele era demasiado novo, quando ele andava com uma mulher que podia ser filha dele. A mim o que me incomoda é o duplo criterio, e nao a diferença de idade em si. Mas enfim, a misoginia parece estar bem presente no cinema de Hitchcock, o que claro reflete o tempo em que ele viveu...
Isso sao as politicas sexuais do production code da epoca, ate um certo ano os casais tinham que aparecer em camas de solteiros por exemplo. Os realizadores estavam condicionados por coisas que hoje quase que custam a crer. E a misogenia da epoca claro, mas esse comentario ainda esta muito presente. Eu gosto bastante do ladrao de casaca, mesmo existindo uns 20 ou 30 melhores, nao deixa de ser bem agradavel. Foi o hitch em modo ocean's, quase que a tirar imas ferias e a fazer um filme mais descontraido.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Nao sei se e so isso, porque ha filmes em que se nota mais essa misoginia do que noutros... talvez alguns realizadores conseguissem (e quisessem) fugir a esses esteriotipos e preconceitos, enquanto que outros nao.paupau wrote:Isso sao as politicas sexuais do production code da epoca, ate um certo ano os casais tinham que aparecer em camas de solteiros por exemplo. Os realizadores estavam condicionados por coisas que hoje quase que custam a crer. E a misogenia da epoca claro, mas esse comentario ainda esta muito presente. Eu gosto bastante do ladrao de casaca, mesmo existindo uns 20 ou 30 melhores, nao deixa de ser bem agradavel. Foi o hitch em modo ocean's, quase que a tirar imas ferias e a fazer um filme mais descontraido.
O "To Catch a Thief" para mim falhou redondamente em qualquer tensao que tentasse provocar, e nem sequer percebi porque raio o outro "Gato" quis tramar o protagonista, alias, eles dizem quem o antagonista é, mas ele nem sequer aparece para um confronto, foi simplesmente seco. Eu nao gostei, mas percebo quem goste, obviamente.