Onde Anda o Cinema Alemão?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Onde Anda o Cinema Alemão?
Em jeito de preparação para a abordagem ao Fassbinder, vi o "The Damned - Os Malditos", de Luchino Visconti (que consta ter sido o filme favorito do Fassbinder).
É uma produção italiana, mas aborda a Alemanha no período de ascensão do nazismo (1934-1939) - e espelha, através do retrato de uma família aristocrata, detentora de uma industria capaz de produzir armamento em larga escala, a decadência e a podridão do regime comandado por Hitler. A ganância, a sede de poder e a capacidade implacável para os membros desta família se atraiçoarem mutuamente em vagas sucessivas são o prato do dia narrativo. Visconti deixa os filtros morais de lado (como convém) e não poupa nada nem ninguém, tendo o filme acabado por ser censurado numa série de países por conta de conteúdos "sensíveis" (violação, incesto, pedofilia). De um ponto de vista histórico, podemos acompanhar alguns marcos conhecidos da caminhada no Nacional Socialismo até ao poder, como o Incêndio do Reichstag, o anúncio dos autores "malditos" de que os livros seriam queimados em fogueiras públicas gigantescas, e ainda a "noite das facas longas", e que as SA foram dizimadas pelos opositores internos do regime.
É muito bom. 9/10
É uma produção italiana, mas aborda a Alemanha no período de ascensão do nazismo (1934-1939) - e espelha, através do retrato de uma família aristocrata, detentora de uma industria capaz de produzir armamento em larga escala, a decadência e a podridão do regime comandado por Hitler. A ganância, a sede de poder e a capacidade implacável para os membros desta família se atraiçoarem mutuamente em vagas sucessivas são o prato do dia narrativo. Visconti deixa os filtros morais de lado (como convém) e não poupa nada nem ninguém, tendo o filme acabado por ser censurado numa série de países por conta de conteúdos "sensíveis" (violação, incesto, pedofilia). De um ponto de vista histórico, podemos acompanhar alguns marcos conhecidos da caminhada no Nacional Socialismo até ao poder, como o Incêndio do Reichstag, o anúncio dos autores "malditos" de que os livros seriam queimados em fogueiras públicas gigantescas, e ainda a "noite das facas longas", e que as SA foram dizimadas pelos opositores internos do regime.
É muito bom. 9/10
Last edited by Samwise on June 25th, 2023, 2:48 pm, edited 2 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
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Re: Onde Anda o Cinema Alemão?
Vi já as primeiras três obras do Fassbinder para o cinema, todas de 1969:paupau wrote: June 16th, 2023, 2:54 pm
Os primeiros, sem ter visto todos, tratam os temas típicos do autor mas são brutos como as portas e esteticamente algo frios e feios.
- Love is Colder than Death
- Katzelmacher
- Gods of Plague
Podem ser "brutos como as portas" (o próprio Fassbinder, que entra como actor, parece ser um bruto grosseiro

Estou a gostar. Vai ser uma viagem muito interessante.
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Câmara Subjectiva
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Re: Onde Anda o Cinema Alemão?
Ainda bem que estás a gostar!
Eu por puro acaso, estou a ver alguns polizioteschi do Fernando di Leo onde entra o Ardof, colaborador do Fassbinder na fase mais final, sobretudo.
Este ator tem um estilo de bon vivant como poucos conseguem transmitir.
Lembro muitas vezes da personagem dele no Lola.
Enviado do meu CPH2135 através do Tapatalk
Eu por puro acaso, estou a ver alguns polizioteschi do Fernando di Leo onde entra o Ardof, colaborador do Fassbinder na fase mais final, sobretudo.
Este ator tem um estilo de bon vivant como poucos conseguem transmitir.
Lembro muitas vezes da personagem dele no Lola.
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CC - 174 MoC - 73 BFI - 21