The Dark Knight Rises (2012) - Christopher Nolan
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: The Dark Knight Rises (2012) - Christopher Nolan
Este 2º parágrafo é exactamente aquilo que eu mais gosto das adaptações do Burton. Fico sempre com a ideia que no Batman o realizador está um bocadinho amarrado aquilo que o estudio queria , á utilização do joker , etc e temos um filme que não é nem carne nem peixe. Mas com o sucesso brutal do anterior , como que se soltou por completo e lançou um filme totalmente burtoniano mas que por acaso tinha o Batman lá pelo meio.Acho que é por isso que eu gosto tanto do filme , especialmente em relação ao 1º , mesmo assumindo todas as liberdades em relação á bd.Samwise wrote:Terminei o Batman Returns e aproveitei o balanço e vi também o Batman Begins (gostei muito mais desta vez - é a segunda que vejo o filme).
Notas breves sobre o Returns:
É o filme mais desequilibrado de todas as adaptações - tem opções de guião completamente ridículas, muitos pormenores que não fazem qualquer sentido, e ao mesmo tempo as sequências e imagens mais icónicas de toda a "série", com sabor a CINEMA em letra grande, a arte visual pura e límpida quanto à transmissão de ideias, atingindo um patamar que suplante largamente os resultados já muito bons do primeiro. É um Grande Filme, com uma infinidade de falhas e absurdidades a que apetece apontar o dedo e questionar "mas porquê!!??", mas que paradoxalmente ajudam a construir o ambiente excessivo, delirante e barroco, onde assenta depois a fábula gótica ao jeito de Burton. É difícil tirar as imagens deste filme da cabeça, por bons motivos (pelo menos para mim...)
Este segundo Batman apresenta texturas psicológicas ricas e trabalhadas para três das suas personagens (Bat, Cat, Pen), sempre com a dualidade homem/animal em primeiro plano (explorando-a pelo lado tortuoso e trágico da questão da "verdadeira identidade"), e com um sub-contexto sexual que chega a ser bastante explícito (algo que era inusitado no primeiro da série). Há um jogo animalesco, ao mesmo tempo elegante e repugnante, de deslumbramento e caça entre presa e predador, em que os papéis de cada elemento trocam frequentemente de lugar.
Acho no entanto que a combinação daquele tipo de sets utilizados e o ambiente dos filmes do burton , fez que visualmente os mesmos ficassem algo datados.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver

Sim, concordo na totalidade com isto - a marca do realizador, e a "rédea solta" que teve, explodem em todos os fotogramas do Batman Returns, enquanto que no primeiro a assinatura estava quase apagada.jimmy wrote: Este 2º parágrafo é exactamente aquilo que eu mais gosto das adaptações do Burton. Fico sempre com a ideia que no Batman o realizador está um bocadinho amarrado aquilo que o estudio queria , á utilização do joker , etc e temos um filme que não é nem carne nem peixe. Mas com o sucesso brutal do anterior , como que se soltou por completo e lançou um filme totalmente burtoniano mas que por acaso tinha o Batman lá pelo meio.Acho que é por isso que eu gosto tanto do filme , especialmente em relação ao 1º , mesmo assumindo todas as liberdades em relação á bd.
Em relação à "sexualidade" e aos "instintos básicos" quase animais do segundo capítulo, acho que não há outro filme do Burton em que a coisa fosse levada tão longe (ou sequer sugerida...) - e este é um aspecto fascinante (e bastante intrigante) no filme. As referências são tantas e tão fortes que representam por si só uma faceta do Burton, um lado sexual perverso paralelo e complementar ao "macabro" (o seu território por excelência), e que pouco ou nada é conhecido. Na filmografia dele, este filme destaca-se e demarca-se claramente dos outros (ainda que as referências visuais sirvam de âncora).
No imdb, na páginas dos "avisos à navegação", está um resumo de uma quantas situações:
A estas, acrescento três outras que considero "fantásticas":Catwoman's skintight rubber catsuit, mask, heels, corset, and whip have S&M characteristics, and her behavior is downright sultry at times. In one scene, she sensuously runs her hand along Batman's rippled suit, and later straddles him on the ground and licks his face (like a cat would). She uses some double entendres (at the level of "Be gentle, it's my first time...)
The Penguin sees a woman sitting on a desk, and responds to Max's statement (about filling the mayor's office), "I'd like to fill her void" and "Teach her my French flipper trick!" while suggestively waggling his fin. He then further fantasizes what women would say to him such as, "I need you, Oswald. I need you now." Max finally tells the Penguin what he thinks is the ultimate benefit of being mayor: "Unlimited poontang."
As the Penguin sees Catwoman seductively stretched out on his bed he says, "Just the pussy I've been looking for," a feline comment and double entendre. She then comments about the cold temperatures and he replies, "I'll warm you." When she comments that they have something in common, he says, "Naked sexual charisma."
The Penguin pins a button to a girls chest taking advantage of this, by fondling her breast while doing so.
1 - Quando os polícias dão com a Catwoman na loja do Shreck, a primeira coisa que lhes ocorre é a dúvida: prendem-na ou casam com ela? O diálogo a partir daí é bastante explícito quanto a significados sexuais, e culmina com os polícias a sacaram das armas e ela a dizer, "Homens, sempre a confundirem os centros de decisão", ou algo semelhante...
2 - O Pinguim dentro da roullote, quando está a controlar o carro do Batman. Cá de fora, o que se vê é "aquilo tudo a abanar"... uma referência quase directa sobre a relação de "dominância" que se verifica lá dentro?

3 - A Catwoman agarra no pássaro que o Pinguim tem na gaiola e mete-o na boca...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Esta cena é a minha preferida do Batman Returns, a cena toda entre o Penguin e a Catwoman. O diálogo é espectacular nos tais double entendres e as interpretações deles são também fantásticas. A forma como Burton filma a cena também merece destaque, adoro quando eles ficam frente a frente com a gaiola do pássaro no meio e vão rodando, Burton oferece-nos POVs de cada um dos personagens e destaca-se a interpretação do De Vito.Samwise wrote: As the Penguin sees Catwoman seductively stretched out on his bed he says, "Just the pussy I've been looking for," a feline comment and double entendre. She then comments about the cold temperatures and he replies, "I'll warm you." When she comments that they have something in common, he says, "Naked sexual charisma."
"Hey, why should I trust some cat-broad, anyway? Maybe you're just a screwed-up sorority chick who's gettin' back at her daddy for not buying her that pony when she turned sweet sixteen." A cara dele quando diz isto e a forma como o diz é brilhante e está a olhar quase directamente para a câmara através da gaiola.
Wow, o teu nº 2 aí é extremamente forçado! Acho que vês coisas onde elas não estão, e não é a primeira vez que te digo isto.Samwise wrote:2 - O Pinguim dentro da roullote, quando está a controlar o carro do Batman. Cá de fora, o que se vê é "aquilo tudo a abanar"... uma referência quase directa sobre a relação de "dominância" que se verifica lá dentro?
3 - A Catwoman agarra no pássaro que o Pinguim tem na gaiola e mete-o na boca...
 Na tua incessante procura de significados obscuros acabas por encontrá-los todos. Mas não necessariamente no filme....
 Na tua incessante procura de significados obscuros acabas por encontrá-los todos. Mas não necessariamente no filme.... 
Também não concordo com o nº 3, apenas porque não considero sexual, apenas animalesco. Como gata que é, Catwoman provoca Penguin ameaçando comer o seu passarinho, ao que Penguin responde ameaçando o gato dela.
Então se fosse o Pinguim a meter o pussycat na boca dele aqui sim teríamos um significado descarado, como não foi o caso então não, se é que com aqueles lábios vermelho vivos dela qualquer coisa que ela metesse na boca teria forçosamente um significado erótico/sexual óbvio. Estou a gozar.
É certo que o filme abusa dos significados eróticos apesar de surgirem cómicos ou até grotescos devido aos envolvidos, isto age um pouco de maneira anti-climática, humorada e cartoonesca (acho que havia ali uma referência Looney Tunes), um propósito do Burton e eu ainda me lembro das críticas que sairam na altura e referiram o que estamos a discutir.

É certo que o filme abusa dos significados eróticos apesar de surgirem cómicos ou até grotescos devido aos envolvidos, isto age um pouco de maneira anti-climática, humorada e cartoonesca (acho que havia ali uma referência Looney Tunes), um propósito do Burton e eu ainda me lembro das críticas que sairam na altura e referiram o que estamos a discutir.
Disclaimer: As opiniões aqui expressas são de minha inteira responsabilidade e não refletem, necessariamente, a opinião do Fórum.

Ainda te lembras bem do filme. Eu tinha-me praticamente esquecido de tudo excepto de uma ou outra sequência mais vistosa...lud81 wrote:Esta cena é a minha preferida do Batman Returns, a cena toda entre o Penguin e a Catwoman. O diálogo é espectacular nos tais double entendres e as interpretações deles são também fantásticas. A forma como Burton filma a cena também merece destaque, adoro quando eles ficam frente a frente com a gaiola do pássaro no meio e vão rodando, Burton oferece-nos POVs de cada um dos personagens e destaca-se a interpretação do De Vito.Samwise wrote: As the Penguin sees Catwoman seductively stretched out on his bed he says, "Just the pussy I've been looking for," a feline comment and double entendre. She then comments about the cold temperatures and he replies, "I'll warm you." When she comments that they have something in common, he says, "Naked sexual charisma."
"Hey, why should I trust some cat-broad, anyway? Maybe you're just a screwed-up sorority chick who's gettin' back at her daddy for not buying her that pony when she turned sweet sixteen." A cara dele quando diz isto e a forma como o diz é brilhante e está a olhar quase directamente para a câmara através da gaiola.
Sim, não é o único a "queixar-te" disso, mas nestas duas situação por acaso a ligação foi imediata - assim que as vi ocorreu-me logo o possível segundo significado, de tão fortes que eram as sugestões (um carro todo a abanar sugere logo que quem está lá dentro está a f... fazer amor com outra pessoa - ou sozinhoWow, o teu nº 2 aí é extremamente forçado! Acho que vês coisas onde elas não estão, e não é a primeira vez que te digo isto.Samwise wrote:2 - O Pinguim dentro da roullote, quando está a controlar o carro do Batman. Cá de fora, o que se vê é "aquilo tudo a abanar"... uma referência quase directa sobre a relação de "dominância" que se verifica lá dentro?
3 - A Catwoman agarra no pássaro que o Pinguim tem na gaiola e mete-o na boca...Na tua incessante procura de significados obscuros acabas por encontrá-los todos. Mas não necessariamente no filme....
 ; e uma provocação arrojada, num duelo de significados de forte cariz sexual, pode passar por demonstrar fisicamente um comportamento) mesmo admitindo que as analogias são forçadas - coisa que admito sem contestação.
; e uma provocação arrojada, num duelo de significados de forte cariz sexual, pode passar por demonstrar fisicamente um comportamento) mesmo admitindo que as analogias são forçadas - coisa que admito sem contestação.  Acho é que todo o contexto explorado abertamente no filme permite este tipo de interpretações...
 Acho é que todo o contexto explorado abertamente no filme permite este tipo de interpretações...«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva
Só para rematar o raciocínio da forte sugestão sexual na sequência do controlo remoto do batmobile, vejamos como termina a coisa: depois do Pinguim ter andado a "divertir-se" com o "carro" do Batman, este consegue recuperar o seu controlo com algum esforço - e agora vem a parte interessante - sendo que, para providenciar o "climax" da cena (a fuga às viaturas da polícia que entretanto aparecem), o "carro" tem de assumir o formato apropriado (com uma expressão engraçada do Batman pelo meio, ao reparar que o botão da "transformação" não resulta à primeira: "curioso, isto dantes funcionava"). E nem faltam as "faíscas" no momento da "libertação"...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva
"The Pervert's Guide to Cinema" - Samwise edition.

-----------------------
Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.

Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.
Até para mim isto está a ficar demasiado grotesco .

Disclaimer: As opiniões aqui expressas são de minha inteira responsabilidade e não refletem, necessariamente, a opinião do Fórum.

A brincar a brincar, algumas têm bastante lógica sim...
Depois dss descobertas da Disney já nada devia espantar.
  já nada devia espantar.
Talvez o argumentista do Returns seja algum parente próximo do H.R.Giger...

Depois dss descobertas da Disney
 já nada devia espantar.
  já nada devia espantar.Talvez o argumentista do Returns seja algum parente próximo do H.R.Giger...
Enigma Files

TrinityA wrote:"The Pervert's Guide to Cinema" - Samwise edition.

Ia todo lançado para devorar esse livro mas apanhei um choque - o "pervert" no título não está mal escolhido. Dei por mim a ler coisas que preferiria não ter sabido acerca de uma ou outra cena analisada. Decidi-me por o deixar na prateleira da loja e ainda hoje olho para ele com sentimentos contraditórios. Sei que mais dia menos dia um súbito novo impulso vai levar a melhor sobre a minha auto-estima...

Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva
Aqui ficam os tempos em cena para cada personagem no The Dark Knight.
Tentei sempre que possível cronometrar pelo tempo efectivo em que as personagens aparecem no ecrã (e não pelo tempo das cenas em que elas aparecem), mas nalguns casos mais difíceis deixei o tempo a correr. Por exemplo, quando dois ou mais nomes envolvidos partilham a cena e os cortes de uns para os outros são muito frequentes. Em todo o caso, esta regra foi usada imparcialmente.

No caso do Harvey Dent / Two Face, a personagem tem a sua "metamorfose" ao minuto 19:21.

Tentei sempre que possível cronometrar pelo tempo efectivo em que as personagens aparecem no ecrã (e não pelo tempo das cenas em que elas aparecem), mas nalguns casos mais difíceis deixei o tempo a correr. Por exemplo, quando dois ou mais nomes envolvidos partilham a cena e os cortes de uns para os outros são muito frequentes. Em todo o caso, esta regra foi usada imparcialmente.

No caso do Harvey Dent / Two Face, a personagem tem a sua "metamorfose" ao minuto 19:21.
Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva
Muito bom   

A diferença para o outro valor será o tal critério da sua presença implícita na cena vs aparecer na shot ? Ainda é considerável a discrepância.

A diferença para o outro valor será o tal critério da sua presença implícita na cena vs aparecer na shot ? Ainda é considerável a discrepância.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver

A minha percepção é de que o tempo que incluí a mais não chega para fazer essa diferença, ou seja, o Joker tem realmente mais do que 19 minutos de tempo em que está fisicamente presente na tela.jimmy wrote:A diferença para o outro valor será o tal critério da sua presença implícita na cena vs aparecer na shot ? Ainda é considerável a discrepância.
Eu inclui nesta contagem cerca de 1 minuto logo na sequência inicial, a maior parte do qual ele está com a máscara de palhaço por cima, mas excluí as cenas tipo "home-movie" em que ele filma as vítimas e vai falando mas não aparece em cena. As outras em que deixei o tempo a correr sem fazer paragens foram basicamente as interacções com o Batman: uma na festa em homenagem ao Dent, uma dentro da sala de interrogatório da polícia, e outra no confronto no topo do edifício. Somando os tempos das três em que ele não está de "corpo presente", duvido que chegue sequer a dois minutos.
Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva
Pois ainda é grande. Pal vs NTSC...não seria tanto a diferença mas também pode ter um pequeno impacto .
Só faltou o Gordon

Só faltou o Gordon

Fica prometido para a próxima visualização.jimmy wrote:Só faltou o Gordon
 Se se mantiver a regularidade, será daqui a um ano.
  Se se mantiver a regularidade, será daqui a um ano.Alguém reparou nas semelhanças entre a cena em que Joker entra em cena na festa do Bruce e o início do Die Hard, quando o Gruber sai do elevador? Quase que só falta a orquestra a tocar Bach...
Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva