Watchmen (2009) - Zack Snyder
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Watchmen (2009) - Zack Snyder
O Snyder foi bem ballsy nesta adaptacao do Watchemen. Manteve o tom , o espirito , a mensagem e em alguns momentos a descontrucao do género que o livro tao bem faz (sendo este ponto pouco essencial para a historia e mais importante numa bd do que propriamente em cinema...por isso entende-se que neste aspecto o filme nao vá tao longe).
Cinema e BD sao artes completamente diferentes , sendo no essencial formas de contar historias com diferentes meios , ritmos e outros aspectos que favorecem um ou outro lado. Se no Sin City ou 300 os livros sao quase construidos com um certo intuito cinematografico , na sua passagem para filme a escolha de seguir cuidadosamente os livros é obvia (no 300 apesar de ter sido adicionado uma seccao ao filme , em espirito a obra do Miller nao sofre nada com isso) , em Watchmen apesar de uma certa linguagem cinematografica que percorre a obra , esta tira proveito de todas as suas possibilidades. A quantidade de informacao presente nos textos do Moore sao impossiveis de transpor totalmente para cinema . Parece-me que Snyder fez até um certo ponto os possiveis para conseguir recriar todo um mundo novo , mas em determinados momentos qualquer pessoa que nao tenha lido a obra sente-se um pouco perdida na vastidao de pormenores que o filme contem (foi o caso de quem me acompanhou ao cinema) , e ai talvez o problema seja a demasiada colagem ao livro .
Outro problema é o ritmo do filme. Se na novel joga-se muito com a ideia dos capitulos , em cinema isso nao é possivel. Acaba por levar o filme para um ritmo um pouco estranho , em alguns momentos demasiado desfocalizado.
Visualmente o filme é extraordinario , diria mesmo melhor que a artwork do Gibbons que eu nao gosto mesmo nada. O filme tem um look unico , e que funciona bem dentro deste Universo. As escolhas musicais sao interessantes , com especial destaque para o uso da musica do Philip Glass para a backstory do Manhattan. A nivel de interpretacoes tudo corre bem , exceptuando a Silk Spectre que é quase confrangedora em todo o filme
Em relcao ao final , eu gostei e foi ao encontro daquilo que esperava. Nao sou fa do final "original" , e no filme funcionaria muito mal. Nao percebo é a inclusao do Bubastis , nao serve para nada (com o diferente final) a nao ser para tirar a atencao do espectador devido ao pessimo CGI (parecido com o lobo do 300) ...sempre que aparece a cena torna-se estranha.
Globalmente é um bom filme ,que me deu imenso gozo a ver , uma excelente adaptacao do livro que sofre de alguns problemas que o material original já sofria. Watchmen tem muita muita exposicao , e o filme nunca consegue muito bem contornar essa situacao. Espero com muita curiosidade o director's cut. Tal como quando acabei de ler a bd , apos ver o filme fico com pena de nao ver mais (muito mais) do Dr.Manhattan , uma personagem unica !
Uma nota final para a WB pois nao é todos os dias que um estudio lanca um filme destes no mercado. É notorio o esforco para permitir uma certa independencia nos realizadores , num espaco de um ano foi assim com os wachowski , nolan e snyder. Um foi um grande flop (speed racer ) , outro o maior sucesso comercial americano desde o Episode I , e este terceiro por agora está longe de ser um sucesso. Espero que mantenham esta politica , pois só assim é possivel conseguir manter o nivel bem positivo dos seus recentes "blockbusters".
Cinema e BD sao artes completamente diferentes , sendo no essencial formas de contar historias com diferentes meios , ritmos e outros aspectos que favorecem um ou outro lado. Se no Sin City ou 300 os livros sao quase construidos com um certo intuito cinematografico , na sua passagem para filme a escolha de seguir cuidadosamente os livros é obvia (no 300 apesar de ter sido adicionado uma seccao ao filme , em espirito a obra do Miller nao sofre nada com isso) , em Watchmen apesar de uma certa linguagem cinematografica que percorre a obra , esta tira proveito de todas as suas possibilidades. A quantidade de informacao presente nos textos do Moore sao impossiveis de transpor totalmente para cinema . Parece-me que Snyder fez até um certo ponto os possiveis para conseguir recriar todo um mundo novo , mas em determinados momentos qualquer pessoa que nao tenha lido a obra sente-se um pouco perdida na vastidao de pormenores que o filme contem (foi o caso de quem me acompanhou ao cinema) , e ai talvez o problema seja a demasiada colagem ao livro .
Outro problema é o ritmo do filme. Se na novel joga-se muito com a ideia dos capitulos , em cinema isso nao é possivel. Acaba por levar o filme para um ritmo um pouco estranho , em alguns momentos demasiado desfocalizado.
Visualmente o filme é extraordinario , diria mesmo melhor que a artwork do Gibbons que eu nao gosto mesmo nada. O filme tem um look unico , e que funciona bem dentro deste Universo. As escolhas musicais sao interessantes , com especial destaque para o uso da musica do Philip Glass para a backstory do Manhattan. A nivel de interpretacoes tudo corre bem , exceptuando a Silk Spectre que é quase confrangedora em todo o filme
Em relcao ao final , eu gostei e foi ao encontro daquilo que esperava. Nao sou fa do final "original" , e no filme funcionaria muito mal. Nao percebo é a inclusao do Bubastis , nao serve para nada (com o diferente final) a nao ser para tirar a atencao do espectador devido ao pessimo CGI (parecido com o lobo do 300) ...sempre que aparece a cena torna-se estranha.
Globalmente é um bom filme ,que me deu imenso gozo a ver , uma excelente adaptacao do livro que sofre de alguns problemas que o material original já sofria. Watchmen tem muita muita exposicao , e o filme nunca consegue muito bem contornar essa situacao. Espero com muita curiosidade o director's cut. Tal como quando acabei de ler a bd , apos ver o filme fico com pena de nao ver mais (muito mais) do Dr.Manhattan , uma personagem unica !
Uma nota final para a WB pois nao é todos os dias que um estudio lanca um filme destes no mercado. É notorio o esforco para permitir uma certa independencia nos realizadores , num espaco de um ano foi assim com os wachowski , nolan e snyder. Um foi um grande flop (speed racer ) , outro o maior sucesso comercial americano desde o Episode I , e este terceiro por agora está longe de ser um sucesso. Espero que mantenham esta politica , pois só assim é possivel conseguir manter o nivel bem positivo dos seus recentes "blockbusters".
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
-
- Entusiasta
portuga_daniel wrote:Alguém me pode explicar de onde apareceu aquele bicho que estava junto do Ozzymandias na base da Antárctida?
Por acaso achei piada terem posto o lince, é que a tecnologia que criou este foi a mesma que permitiu criar o polvo psíquico que matou toda a gente no final do livro. Ora se no filme isto não foi utilizado como é que surge o lince?
Pois, é a tal história do preso por ter cão e preso por não ter. Se a Bubastis não estivesse no filme os fanboys reclamavam (como muitos reclaram pela lula) e estando no filme pode causar estranheza a quem não leu o livro.Por acaso achei piada terem posto o lince, é que a tecnologia que criou este foi a mesma que permitiu criar o polvo psíquico que matou toda a gente no final do livro. Ora se no filme isto não foi utilizado como é que surge o lince?
No entanto a Bubastis, quer no livro quer no filme, tem uma importante função narrativa ao mostrar aquilo que o Ozzymandias está disposto a sacrificar pelo seu plano, já que ele está mais apegado à Bubastis do que possívelmente a qualquer humano.
Isso é verdade. Se nao funciona de um ponto de vista narrativo para explicar a lula , poderia ser interessante saber a sua relacao cm o Ozzymandias....mas ela é absolutamente inexistente no filme. O director's cut se calhar remedia um pouco isto , mas o cgi é tao tao mau que preferia que a bubastis simplesmente desaparecesse....mais valia ter ali um cao !Wickedbug wrote:Pois, é a tal história do preso por ter cão e preso por não ter. Se a Bubastis não estivesse no filme os fanboys reclamavam (como muitos reclaram pela lula) e estando no filme pode causar estranheza a quem não leu o livro.Por acaso achei piada terem posto o lince, é que a tecnologia que criou este foi a mesma que permitiu criar o polvo psíquico que matou toda a gente no final do livro. Ora se no filme isto não foi utilizado como é que surge o lince?
No entanto a Bubastis, quer no livro quer no filme, tem uma importante função narrativa ao mostrar aquilo que o Ozzymandias está disposto a sacrificar pelo seu plano, já que ele está mais apegado à Bubastis do que possívelmente a qualquer humano.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
O cgi é mau?É das melhores coisas que ja puseram no ecrã
Vi ontem o watchmen, nunca li a bd, mas gostei muito do filme, as 2 horas e meia não se notam (tou muito curioso com o final cut do filme qd sair em dvd).
os pontos fortes do filme: o argumento, a interpretação das personagens pelos actores, maior parte desconhecidos para o publico geral, destaque para O comedian, Rorschach, e Dr Manhattan, alíás o resto dos watchmen, estão muito bem. gostei do universo deste filme, da temática, do opening credits e várias cenas do filme, os flashbacks das personagens são optimos, a cena na prisão e do dr manhattan em marte são muito boas.
9/10
os pontos fortes do filme: o argumento, a interpretação das personagens pelos actores, maior parte desconhecidos para o publico geral, destaque para O comedian, Rorschach, e Dr Manhattan, alíás o resto dos watchmen, estão muito bem. gostei do universo deste filme, da temática, do opening credits e várias cenas do filme, os flashbacks das personagens são optimos, a cena na prisão e do dr manhattan em marte são muito boas.

9/10
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
-
- Entusiasta
Alguém me pode dizer onde este filme está na zona de Lisboa em ecran digital? fui vê-lo ao amoreiras na sala 2 e qualidade não me pareceu a melhor. Parecia desfocado às vezes. Queria rever de novo mas em condições. Obrigado
Imagino que as salas UCI sejam uma boa hipotese. No alvalaxia a projeccao nao é digital (está em exibicao na sala 3 e nao na 4), mas nao notei problemas nenhuns na qualidade (e sou bastante picuinhas com isso , e ja tive razoes de queixas lá)
-
- Iniciado
vinsanity wrote:Vi ontem o watchmen, nunca li a bd, mas gostei muito do filme, as 2 horas e meia não se notam (tou muito curioso com o final cut do filme qd sair em dvd).
os pontos fortes do filme: o argumento, a interpretação das personagens pelos actores, maior parte desconhecidos para o publico geral, destaque para O comedian, Rorschach, e Dr Manhattan, alíás o resto dos watchmen, estão muito bem. gostei do universo deste filme, da temática, do opening credits e várias cenas do filme, os flashbacks das personagens são optimos, a cena na prisão e do dr manhattan em marte são muito boas.![]()
9/10
Como é possível dizer que as 2horas e meia não se notam ???!!!!! Fui ver o filme ao cinema e estava ansioso para que o filme acabasse,sinceramente a nível visual e um óptimo filme mas a nível de história e do desenrolar do filme é muito fraquinho.
3/10
Ghost_Punisher
Por mim o filme podia ter 5, 6 horas que nao me importava.Grande filme.Atrevo-me a dizer o primeiro grande filme da carreira do Zack.
E o filme continua a afundar-se na Box Office americana... http://www.comingsoon.net/boxoffice/detail.php?id=140
É uma pena pois isto é um incentivo aos estudios a jogar pelo seguro (veja-se o taken numa versao retalhada a ter o sucesso que se tem visto nos eua). A propria WB já informou que está pouco disposta a voltar a apostar em filmes com o rating R , sendo a prioridade o pg13 .Shivers wrote:E o filme continua a afundar-se na Box Office americana... http://www.comingsoon.net/boxoffice/detail.php?id=140
-
- DVD Maníaco
Cheguei agora e n tenho tempo para ler as 18 páginas do tópico. Basicamente o filme n é aconselhável a crianças né?
È aconselhavel a crianças sim.O que, as crianças nao podem ver um enorme penis azul e um desmembramento?As crianças sao mais reselientes do que possas pensar.
Eu não aconselhava o filme a crianças, tem cenas extremamente violentas como a cena do desmembramento.. quanto à nudez e cenas de sexo não me parece que seja por ai que as crianças não devem ver.