Batman Begins (2005) - Christopher Nolan
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
É erro teudead_poet wrote:Talvez seja erro meu mas ...
onde está o ambiente de Gotham city do Tim Burton ? Ou será um monte de efeitos computorizados que vai fazer esquecer ?

Em relação ao Batmobile, bom... não sei se preferia um carro com linhas cheias de estilo, mas completamente inepto (nem uma curva o carro conseguia fazer), ou um carro funcional e dinâmico. E o melhor é que o carro faz na realidade exactamente aquilo que faz no filme. Mas creio que terá sido inspirado no Batmobile de "The Dark Knight Returns".
Mas enfim, tudo se resume a gostos. Não podem gostar todos do mesmo.

E espero bem que lancem as edições especiais dos filmes do Batman (especialmente os de Tim Burton).
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
O Batmobile presente neste filme é devedor ao veículo criado no "The Dark Knight Returns" de Frank Miller, talvez a história definitiva do Batman e que foi editada cá pela Devir.
É chocante, sim senhor, mas honra a tradição da BD, e em tempo de "Sin City", é mais uma homenagem ao mestre Frank Miller.
Quanto ao ambiente gótico do Burton, foi muito interessante no seu tempo ( ainda hoje o é ), mas não é essencial num filme do Batman, pois a BD teve muitas fases e nem sempre a abordagem do Burton é a correcta ou mais indicada para a adaptação.
Por mim, é tempo de seguir em frente e deixar dormir os fantasmas do passado...
Amanhã vou ver e depois digo qualquer coisinha.
É chocante, sim senhor, mas honra a tradição da BD, e em tempo de "Sin City", é mais uma homenagem ao mestre Frank Miller.
Quanto ao ambiente gótico do Burton, foi muito interessante no seu tempo ( ainda hoje o é ), mas não é essencial num filme do Batman, pois a BD teve muitas fases e nem sempre a abordagem do Burton é a correcta ou mais indicada para a adaptação.
Por mim, é tempo de seguir em frente e deixar dormir os fantasmas do passado...
Amanhã vou ver e depois digo qualquer coisinha.
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

Também fui ver ontem concordo com o jonhy darko e Argaroth, muito bom de facto. Gostei.
**** SPOILERS *****
Gostei essencialmente do tom realista do filme, o realismo possivel claro, tendo em conta que se trata de uma herói de BD. O filme realmente começa algo lento, mas depois ganha ritmo, embora considere no geral a duração (mais de 2 horas) algo exagerada.
Christian Bale, excelente actor, é para mim um bom Batman e ao mesmo tempo um excelente Bruce Wayne, não se destaca só num ou noutro papel como alguns dos seus antecessores.
Christopher Nolan... no geral adoro a técnica deste realizador, estou fã definitivamente.
Os secundários: Michael Caine, um brilhante Alfred, com o destaque merecido. Gostei da Katie Holmes (Cruise, seu sortudo!), belíssima, boa actriz, embora no fim o seu papel saiba a pouco.
Não gostei:
Embora tenha gostado do carro, não gostei do "mecanismo de disparo" (aqui confesso que não sei se está igual à BD), é algo que para mim não resulta bem, no meio daquele realismo todo, o tipo deslizar lá para baixo, não sei explicar. Mas de resto fica-se mesmo com vontade de conduzir aquela beleza.
Não gostei, da maioria das cenas de luta corpo a corpo (mais na fase como Batman), confusão... demais. Mas toda aquela tensão nas docas está excelente.
Não gostei mesmo nada da referência ao Joker (mais uma vez desconheço se está fiel a alguma BD), achei completamente desnecessário. E eu sei que o filme é uma espécie de ruptura com os outros filmes, incluindo a cena da morte dos pais. Mas contnuo a achar que não havia necessidade daquela referência.
**** SPOILERS *****
Gostei essencialmente do tom realista do filme, o realismo possivel claro, tendo em conta que se trata de uma herói de BD. O filme realmente começa algo lento, mas depois ganha ritmo, embora considere no geral a duração (mais de 2 horas) algo exagerada.
Christian Bale, excelente actor, é para mim um bom Batman e ao mesmo tempo um excelente Bruce Wayne, não se destaca só num ou noutro papel como alguns dos seus antecessores.
Christopher Nolan... no geral adoro a técnica deste realizador, estou fã definitivamente.
Os secundários: Michael Caine, um brilhante Alfred, com o destaque merecido. Gostei da Katie Holmes (Cruise, seu sortudo!), belíssima, boa actriz, embora no fim o seu papel saiba a pouco.
Não gostei:
Embora tenha gostado do carro, não gostei do "mecanismo de disparo" (aqui confesso que não sei se está igual à BD), é algo que para mim não resulta bem, no meio daquele realismo todo, o tipo deslizar lá para baixo, não sei explicar. Mas de resto fica-se mesmo com vontade de conduzir aquela beleza.
Não gostei, da maioria das cenas de luta corpo a corpo (mais na fase como Batman), confusão... demais. Mas toda aquela tensão nas docas está excelente.
Não gostei mesmo nada da referência ao Joker (mais uma vez desconheço se está fiel a alguma BD), achei completamente desnecessário. E eu sei que o filme é uma espécie de ruptura com os outros filmes, incluindo a cena da morte dos pais. Mas contnuo a achar que não havia necessidade daquela referência.
Enigma Files
-
- DVD Maníaco
Lê "Batman - Year One" (editado cá pela Devir como "Batman - Ano Um"). De realçar que o Joker nunca matou os pais de Bruce Wayne. Essa foi uma liberdade criativa para efeitos narrativos (que funcionou bem) no primeiro Batman.Enigma wrote:Não gostei mesmo nada da referência ao Joker (mais uma vez desconheço se está fiel a alguma BD), achei completamente desnecessário. E eu sei que o filme é uma espécie de ruptura com os outros filmes, incluindo a cena da morte dos pais. Mas contnuo a achar que não havia necessidade daquela referência.
Como curiosidade, o personagem de Liam Neeson, Henri Ducard, foi criado para uma história, "Batman - Blind Justice", escrita por Sam Hamm... o argumentista do primeiro Batman. Agora, é claro que o Henri Ducard da história é bastante diferente.
-
- Fanático
Sim, isso do Joker não ter morto os pais já sabia, apesar de também gostar muito da versão do Tim Burton.Argaroth01 wrote:Lê "Batman - Year One" (editado cá pela Devir como "Batman - Ano Um"). De realçar que o Joker nunca matou os pais de Bruce Wayne.
Esse "Batman - Year One" já me passou recentemente pelas mãos numa feira, mas era uma versão brasileira do pior (apanhei carradas de expressões imperceptiveis nas duas páginas apenas que olhei), não comprei. Mas devo seguir o teu conselho, pela edição tuga da Devir.

No que a cenas de confronto corpo a corpo diz respeito, não és o único, referi precisamente isso naquilo que não gostei do filme. Tirando isso, as restantes cenas de acção no geral estão bem boas, com aquela excelente perseguição da policia ao Batmobile em destaque.Nuno Antunes wrote:Serei o único a pensar que as cenas de acção estão montadas de tal forma que mal se percebe o que se passa?
Enigma Files
-
- DVD Maníaco
Pode ser a inexperiência do realizador em cenas de acção, mas de certa forma joga bem com o carácter do personagem, toda a ideia de não se saber contra quem ou o quê se está a lutar, enfatizando o lado sobrenatural do personagem, o medo. E pela forma como se tem percepção da captura dos criminosos (ver a cena das docas), não é através dos olhos de Batman, mas dos próprios criminosos. Pelo menos para mim, acaba por ser funcional ao jogo psicológico do personagem. Agora que custa ver, custa.Nuno Antunes wrote:Serei o único a pensar que as cenas de acção estão montadas de tal forma que mal se percebe o que se passa?
Eu acho que tem a ver com modas.... Supremacia e Riddick sofriam do mesmo problema, com os constantes flashes.
No entanto se repararem o filme tem umas das melhores coreografias de sempre, naquela parte em que ele tem que descobrir o Liam no meio dos outros guerreiros.
Quanto ao filme, deu-me um prazer enorme ver o filme, pq acho que acima tudo é um verdadeiro "comic", i.e., além da acção e dos cenários, abraça o interior das personagens, que tb está sempre presente nos livros e não só tiros e saltos. Juntamente com o Hellboy considero uma das melhores adaptações (AINDA N VI SIN CITY).
Nolan, mostra uma boa pericia na realização e acima de tudo no desenvolvimento das personagens.
Os actores estão todos fantásticos, Bale, prova mais uma vez que como "arrogant prick" não há quem o bata... Liam Neeson.. dps de Gangs, Star Wars e outros.... mas querem melhor herói? Simplesmente fantástico.
Gary Oldman, Michael Caine, Tom Wilkinson, Ken Watanabe e Morgan Freeman... secundários.... mas que SECUNDÁRIOS!!!
Katie, katie.... lindaaaaaaa e com muita qualidade.
Cillian Murphy (Scarecrow) a revelação.
Rutger Hauer, por onde andaste tu... meu velho....
8,5/10
Som poderosíssimo.
Ps: Eu quero um carro daqueles..... deixa-me ir ver o euromilhoes...
No entanto se repararem o filme tem umas das melhores coreografias de sempre, naquela parte em que ele tem que descobrir o Liam no meio dos outros guerreiros.
Quanto ao filme, deu-me um prazer enorme ver o filme, pq acho que acima tudo é um verdadeiro "comic", i.e., além da acção e dos cenários, abraça o interior das personagens, que tb está sempre presente nos livros e não só tiros e saltos. Juntamente com o Hellboy considero uma das melhores adaptações (AINDA N VI SIN CITY).
Nolan, mostra uma boa pericia na realização e acima de tudo no desenvolvimento das personagens.
Os actores estão todos fantásticos, Bale, prova mais uma vez que como "arrogant prick" não há quem o bata... Liam Neeson.. dps de Gangs, Star Wars e outros.... mas querem melhor herói? Simplesmente fantástico.
Gary Oldman, Michael Caine, Tom Wilkinson, Ken Watanabe e Morgan Freeman... secundários.... mas que SECUNDÁRIOS!!!
Katie, katie.... lindaaaaaaa e com muita qualidade.
Cillian Murphy (Scarecrow) a revelação.
Rutger Hauer, por onde andaste tu... meu velho....
8,5/10
Som poderosíssimo.
Ps: Eu quero um carro daqueles..... deixa-me ir ver o euromilhoes...
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
Gostei, gostei imenso.
Pessoalmente acho que o Bale não é forte o suficiente...mas dá um ar diferente á personagem. (Serei o único a achar que ele tem um tique estranho na boca ao falar? Parece ter uma pastilha enorme colada no céu da boca ao falar, lembra-me o Clooney).
Adorei o facto de a ação estar bem integrada na história e o grande desenvolvimento da personagem. Não sou fã do universo DC mas tinha gostado do 1º Batman e este para mim até está melhor...menos fantasia e weirdness.
Adorei os cenários, situações (as lutas dos treinos estão fabulosas), tramas (roubar-se a si próprio, os negócios), as ligações aos secundários (os policias, o cientista, o chefe, o mordomo) mas principalmente ADOREI a frase depois do beijo no fim do filme... não é por nada mas aquilo é muito ZEN... muito filme asiático! Nada á-la Hollywood. Suberbo.
Não gostei do carro, especialmente do som, mas é um detalhe apenas. Fica bem no filme.
Já não via um filme com desenvolmimento assim há muito... foi refrescante.
Aprovado
Pessoalmente acho que o Bale não é forte o suficiente...mas dá um ar diferente á personagem. (Serei o único a achar que ele tem um tique estranho na boca ao falar? Parece ter uma pastilha enorme colada no céu da boca ao falar, lembra-me o Clooney).
Adorei o facto de a ação estar bem integrada na história e o grande desenvolvimento da personagem. Não sou fã do universo DC mas tinha gostado do 1º Batman e este para mim até está melhor...menos fantasia e weirdness.
Adorei os cenários, situações (as lutas dos treinos estão fabulosas), tramas (roubar-se a si próprio, os negócios), as ligações aos secundários (os policias, o cientista, o chefe, o mordomo) mas principalmente ADOREI a frase depois do beijo no fim do filme... não é por nada mas aquilo é muito ZEN... muito filme asiático! Nada á-la Hollywood. Suberbo.
Não gostei do carro, especialmente do som, mas é um detalhe apenas. Fica bem no filme.
Já não via um filme com desenvolmimento assim há muito... foi refrescante.
Aprovado

DaveT
"Only two things are infinite: The Universe and human stupidity. And I'm not sure about the Universe." - A. Einstein
http://www.invelos.com/dvdcollection.aspx/DavidTJorge

"Only two things are infinite: The Universe and human stupidity. And I'm not sure about the Universe." - A. Einstein
http://www.invelos.com/dvdcollection.aspx/DavidTJorge

Adorei o filme, todo o ambiente sério e real mas só tenho pena de uma coisa, como alguns já disseram: nas cenas de luta eu só tentava perceber quem dava porrada a quem...no meio de tanto movimento de câmera: odeio isso! Chega a ser frustante, pois são das alturas em que se podia vê-lo em acção em grande plano mas não, zig-zag; fast-motion...e pronto, ele apareceu limpou a área sem ninguém perceber e desapareceu.
Se calhar é mesmo esse o efeito que pretendiam criar, dar a noção de que é tão rápido e bem camuflado que não se sabe bem onde estava...
Tirando isso, foi, para mim, um óptimo filme, excelente mesmo!
Se calhar é mesmo esse o efeito que pretendiam criar, dar a noção de que é tão rápido e bem camuflado que não se sabe bem onde estava...

Tirando isso, foi, para mim, um óptimo filme, excelente mesmo!
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Fui hoje ver o filme e gostei.
É uma adaptação bastante sóbria e consciente, criada de raiz e desenvolvida metodicamente, com grande atenção ao pormenor e uma preocupação inédita ( nos restantes filmes deste super herói ) em tornar verosímil esse mundo por vezes tão estranho do Batman.
Muitos podem queixar-se de que não tem a espectacularidade visual dos filmes do Burton, mas de facto ganha muito mais na caracterização do personagem central e no jogo de emoções que o levam a vestir o fato do homem-morcego.
Aliás, a maioria dos adoradores ( entre os quais me incluo ) do Burton, parece esquecer que os seus filmes não são a bíblia, mas apenas adaptações muito livres e com bastante cunho pessoal da mitologia do Batman.
Este projecto do Nolan é bastante mais concreto e directo ao assunto, e há que dar-lhe o seu devido valor.
Estou mesmo surpreendido como, em plena era de teen-movies acéfalos, se consegue ser tão profissional numa adaptação de bd sem usar dos clichés e formatos tão em voga.
Para esses que gostam de junk, está aí a chegar o "Fantastic Four", cheio de meninos e meninas bonitas e azeite a dar com um pau...
É uma adaptação bastante sóbria e consciente, criada de raiz e desenvolvida metodicamente, com grande atenção ao pormenor e uma preocupação inédita ( nos restantes filmes deste super herói ) em tornar verosímil esse mundo por vezes tão estranho do Batman.
Muitos podem queixar-se de que não tem a espectacularidade visual dos filmes do Burton, mas de facto ganha muito mais na caracterização do personagem central e no jogo de emoções que o levam a vestir o fato do homem-morcego.
Aliás, a maioria dos adoradores ( entre os quais me incluo ) do Burton, parece esquecer que os seus filmes não são a bíblia, mas apenas adaptações muito livres e com bastante cunho pessoal da mitologia do Batman.
Este projecto do Nolan é bastante mais concreto e directo ao assunto, e há que dar-lhe o seu devido valor.
Estou mesmo surpreendido como, em plena era de teen-movies acéfalos, se consegue ser tão profissional numa adaptação de bd sem usar dos clichés e formatos tão em voga.
Para esses que gostam de junk, está aí a chegar o "Fantastic Four", cheio de meninos e meninas bonitas e azeite a dar com um pau...

-
- DVD Maníaco
Exacto, concordo em absoluto com o que dizes. Eu também adoro os filmes do Burton (aliás, ele será possivelmente, o único realizador de quem vi todos os filmes), e tenho em consideração que os seus Batman´s (especialmente o 2º) são das melhores adaptações (apesar de, como já demonstrei, gostar mais deste), mas onde Gotham City é um mapa da consciência de Tim Burton, povoado pelos personagens e geridos segundo preceitos burtonianos.DarkPhoenix wrote:Muitos podem queixar-se de que não tem a espectacularidade visual dos filmes do Burton, mas de facto ganha muito mais na caracterização do personagem central e no jogo de emoções que o levam a vestir o fato do homem-morcego.
E hoje foi a 3ª vez que fui ver o filme. E mais uma vez tenho que voltar a falar dele. Gostei bastante desta Gotham City. Nota-se uma certa influência de Blade Runner (para além de estar muito fiél à recriação em "Batman - Year One", especialmente os súburbios), o contraste entre uma cidade luminosa e imponente no topo, mas podre e decadente na base (mais uma abordagem de dualidade), uma cidade onde um Batman pode mesmo existir. E há ali uma certa consciência social, de certa forma, na forma como se aborda a corrupção da cidade através da economia (os males do capitalismo ? - e aqui há outra coisa curiosa, sendo Bruce Wayne um capitalista, Batman é também quase uma forma de se "purgar" do mal que em parte pode infligir à cidade).
E ainda estou à espera das edições especiais prometidas dos filmes do Burton.
Em relação a Fantastic Four, estou com relativa curiosidade, apesar de já ter tido tempo para começar a estar à espera do pior, mas há uma coisa que é também precido reter: o tom da BD nunca foi muito sério, havia sempre uma dinâmica de família, mais leve. Acho que nos personagens principais parecem ter acertado (pronto, dou mão à palmatória que o Reed e o Johnny parecem quase irmãos, apesar dos actores terem 8 anos de diferença), agora preocupa-me é o Doom, porque creio que no filme não existe uma razão para ele se tornar maú (e isso vê-se no trailer). Mas no geral, creio que está fiél ao espírito da BD, mas não estou à espera de grande coisa.
Dark,
Lá voltamos nós, mas há algum mal em ter miúdas giras....? O "Girl Next Door" por ex... temos q considerar um produto menor por ser a Elisha Cuthbert?
Ou neste a Katie interpreta mal porque é bonita.... até parece que temos ter sempre a Kathy Bates (About Schmidt) nua para podermos dizer.. VAMOS TER UM BOM FILME!! oH YEAH!!! Carne encarquilhada é que rula.........
Lá voltamos nós, mas há algum mal em ter miúdas giras....? O "Girl Next Door" por ex... temos q considerar um produto menor por ser a Elisha Cuthbert?
Ou neste a Katie interpreta mal porque é bonita.... até parece que temos ter sempre a Kathy Bates (About Schmidt) nua para podermos dizer.. VAMOS TER UM BOM FILME!! oH YEAH!!! Carne encarquilhada é que rula.........
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
-
- DVD Maníaco
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Insano, a minha resposta é a mesma de sempre...
Eu não gosto de cinema assente em aparências de actores-pepsodent.
Temos o exemplo deste "Batman Begins", em que a Katie Holmes é uma boazona e o Christian Bale deve ser um ai-jesus para as mulheres, mas nem por isso o filme é assente na sua imagem exterior, preocupando-se antes em dar consistência e substância ao interior dessas personagens.
É verdade que o Quarteto sempre foi uma bd ligeira, mas mesmo assim não gosto de palhaçadas e nunca o Reed ou a Sue foram material para teenagers...
Embora seja ainda muito cedo para criticar o filme, e eu só o gosto de o fazer com alguma certeza, não espero mais do que 90 minutos de efeitos especiais.
Eu não gosto de cinema assente em aparências de actores-pepsodent.
Temos o exemplo deste "Batman Begins", em que a Katie Holmes é uma boazona e o Christian Bale deve ser um ai-jesus para as mulheres, mas nem por isso o filme é assente na sua imagem exterior, preocupando-se antes em dar consistência e substância ao interior dessas personagens.
É verdade que o Quarteto sempre foi uma bd ligeira, mas mesmo assim não gosto de palhaçadas e nunca o Reed ou a Sue foram material para teenagers...
Embora seja ainda muito cedo para criticar o filme, e eu só o gosto de o fazer com alguma certeza, não espero mais do que 90 minutos de efeitos especiais.