The Conjuring 2 (2016) - James Wan

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: The Conjuring 2 (2016) - James Wan

Post by Cabeças »

Como já referi algumas vezes, gosto das críticas do Tiago. Se quiserem espreitar, fica a que acabei de ver relativamente ao filme:

Cabeças
Image
DarkAvenger
Fanático
Fanático

Post by DarkAvenger »

Não conhecia o canal e gostei! Tks pela dica!
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by p_alucinado »

Vi finalmente ontem e achei um bom filme, ainda que um pouco inferior ao original.Há pequenas coisas que funcionam sempre e nota-se que o James Wan é mestre na arte de manejar esses detalhes: as letras amarelas por cima da imagem, o fazer crescer a música lentamente criando tensão mas evitando muitas vezes o susto fácil, os movimentos sugestivos de câmara, mas sempre sem entregar tudo ao espectador... Tudo isso resulta.

No entanto, para mim, o filme tem alguns pontos negativos. O primeiro é logo na sequência de abertura, que para mim não faz qualquer sentido. Já conhecemos aqueles personagens e sabemos a sua história, não precisamos de uma introdução, por muito bem que até esteja construída. Deu a sensação que se quis fazer um aproveitamento do caso de Amityville, mais do que propriamente uma contextualização. Depois, a história em si não é tão forte como a anterior e a relação do caso com a evolução dos Warren enquanto casal pareceu por vezes um pouco forçada. E essa é das partes mais interessantes destes filmes, na minha opinião, ver como evoluem os personagens dos investigadores.

Depois, apesar de bem feitos, sentem-se em demasia certos truques de realização para efeitos de manipulação do espectador. E ainda há a parte do velhote, que foi um elemento que, para mim, nunca teve grande impacto.

Pelo lado positivo temos, desde logo, a criação do ambiente pesado. Tenho de admitir que aqueles títulos iniciais a amarelo me causam sempre arrepios, como acontecia no Omen. Parece que estamos a ver algo que não devemos. Depois os actores. Todos, desde o casal protagonista até aos miúdos, nunca há ali falhas, soam sempre verosímeis, e até o outro investigador paranormal tem uma interpretação muito capaz - e um personagem interessante.

E claro, tal como é um defeito também é uma qualidade: o tal uso de certos truques pelo James Wan, consegue surpreender muitas vezes. E é fantástica a gestão de tempos que ele faz tanto na criação de ambientes como dos próprios plot-points da história, a provar que é um mestre na arte de criar inquietação e medo.

No geral, Conjuring 2 é um filme bastante competente que apetece ter logo na colecção e que nos faz salivar por mais capítulos desta saga que, para mim, é das mais interessantes no terror actual.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Partilho das opiniões já expressas. Razoável fita de terror, mas uns furos abaixo do primeiro volume. O facto de haver um primeiro filme com a qualidade do Conjuring faz logo elevar a fasquia das expectativas para esta sequela, expectativas essas que acabam por sair goradas (porque de certa forma a fórmula repete-se, e porque às tantas a sobriedade cuidadosamente doseada de que resta um cheirinho da primeira parte descamba para uma certa fórmula mais Hollywoodesca do "vale tudo", de modo que sucedem acontecimentos perfeitamente dispensáveis e sequências arrastadas que se tornam aborrecidas e algo banais). Ainda assim, é um filme que está acima da média daquilo que o género nos tem oferecido - com uma boa primeira parte, a contrapor aspectos culturais britânicos àquilo que no primeiro capítulo eram características tipicamente americanas (a começar pela geografia da zona e da própria casa onde se encontra a assombração)... para concluir que, no que respeita a sustos demoníacos, não importa muito onde se mora, because the devil will get to you anyhow. :-))) O facto de contar com personagens já previamente estabelecidas e credíveis (o casal Warren) ajuda também a garantir uma boa contextualização para as que surgem de novo na narrativa. 7/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva

Post Reply