Estudo sobre o machismo no Cinema
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Estudo sobre o machismo no Cinema
Não percebeste uma única linha do meu post.waltsouza wrote:lud81 wrote:Porque é que citaste o meu post? O que escreveste não tem nada relacionado com o que citaste.
Porque no fundo era para ti, mesmo que não tenha muito a ver com o escreveste. Era para tu veres aquilo que eu já digo desde do inicio do tópico, que Hollywood ainda consegue ser mais machista do que a sociedade norte-americana que lhe serve de modelo.
Tal como Passos foi para lá da Troika, em Hollywood ao escolherem papéis em boa parte deles vão além do machismo vigente. É para que não hajam mesmo dúvidas.![]()
Não é uma enorme surpresa, diga-se. As mulheres dominam naqueles papéis tipicamente femininos, que já o são há dezenas, e dezenas de anos.
- waltsouza
- Moderador
Percebi, não quis foi entrar em discussão sobre amostras (ou a "filosofia" por detrás das amostras) porque isso no fundo não é o cerne da questão. O cerne da questão é o machismo no cinema. Eu pelo que leio e pelo que vejo, a indústria de Hollywood nos seus filmes ainda consegue ser mais machista do que machismo na sociedade que a rodeia. E isso é que me preocupa.lud81 wrote: Não percebeste uma única linha do meu post.
Assente num estudo que que o meu post desconstrói. Por isso digo que não compreendeste. Eu mostrei o ridículo que seria o exercício necessário para os números dos filmes baterem com os da realidade.waltsouza wrote:O cerne da questão é o machismo no cinema.
Mas ok, I rest my case.
- waltsouza
- Moderador
Descontroi o quê? Tenta também descontruir estes números todos.lud81 wrote:Assente num estudo que que o meu post desconstrói. Por isso digo que não compreendeste. Eu mostrei o ridículo que seria o exercício necessário para os números dos filmes baterem com os da realidade.waltsouza wrote:O cerne da questão é o machismo no cinema.
Mas ok, I rest my case.

E já agora tenta também descontruir este artigo.
http://fivethirtyeight.com/datalab/the- ... n-reality/
Ou este
http://time.com/19007/lena-dunham-has-a ... ds-sexism/
O problema já nem é haver machismo, porque ele é indesmentível, o problema é esse machismo no cinema norte-americano (e não será seguramente caso único) ser ainda mais feroz e implacável do que o machismo que temos nas sociedades. É hiper machista. Esse é que é o ponto e o cerne da questão. Isso é que levou ao movimento feminista que vimos nos Óscares. Isso é que levou a movimentos no Festival de Cannes.

Os casos são variados.
https://www.google.pt/#q=cannes+festival+sexism
E os movimentos continuam e eu espero que eles não parem. Paradas estiveram as mulheres durante muito tempo.
Lê o post até perceberes...waltsouza wrote:Descontroi o quê?lud81 wrote:Assente num estudo que que o meu post desconstrói. Por isso digo que não compreendeste. Eu mostrei o ridículo que seria o exercício necessário para os números dos filmes baterem com os da realidade.waltsouza wrote:O cerne da questão é o machismo no cinema.
Mas ok, I rest my case.
- waltsouza
- Moderador
Não há muito para perceber se tu o que lá dizes são "penauts". Eu falo de um cinema hiper machista e tu falas-me que as amostras têm de ir ao encontro à realidade machista. Pois, mas eu estou a dizer desde do principio, e repito, que temos no cinema um mundo ainda mais machista do que o nosso mundo machista. Nunca esteve para mim em causa o cinema ter que refletir o mundo em que vivemos, e demonstrar-se em números que esse machismo existe. Ir para lá do machismo, that's the point.lud81 wrote:
Lê o post até perceberes...

Ok...waltsouza wrote: Não há muito para perceber

E foi precisamente esta questão que eu abordei... Walt, se insistes em não perceber, tenta pelo menos a primeira linha e o penúltimo parágrafo. Transponho-os aqui para não teres que voltar atrás:waltsouza wrote: Pois, mas eu estou a dizer desde do principio, e repito, que temos no cinema um mundo ainda mais machista do que o nosso mundo machista.
1ª linha: "Eu acho que este estudo é todo ele um monte de balelas. Não estou a pôr em causa a sua veracidade, mas a sua relevância."
Penúltimo parágrafo: "O pessoal gosta muito de gráficos e percentagens, pois parecem bonitos e de fácil leitura (são muito usados em debates televisivos e apresentações comerciais), mas o contexto é quase sempre deixado de lado."
Eu sei que tu gostas muito de estatísticas, a maioria dos teus posts são sobre box offices e recordes do género, mas será que as entendes? Se não entendes o conceito de dimensão de amostra, receio que não.
- waltsouza
- Moderador
Talvez o meu erro foi trazer para aqui o estudo. Se viesse com um monte de artigos que comprovam que Hollywood é hiper machista, talvez não houvesse nenhum "alarido".lud81 wrote:Ok...waltsouza wrote: Não há muito para perceber![]()
E foi precisamente esta questão que eu abordei... Walt, se insistes em não perceber, tenta pelo menos a primeira linha e o penúltimo parágrafo. Transponho-os aqui para não teres que voltar atrás:waltsouza wrote: Pois, mas eu estou a dizer desde do principio, e repito, que temos no cinema um mundo ainda mais machista do que o nosso mundo machista.
1ª linha: "Eu acho que este estudo é todo ele um monte de balelas. Não estou a pôr em causa a sua veracidade, mas a sua relevância."
Penúltimo parágrafo: "O pessoal gosta muito de gráficos e percentagens, pois parecem bonitos e de fácil leitura (são muito usados em debates televisivos e apresentações comerciais), mas o contexto é quase sempre deixado de lado."
Eu sei que tu gostas muito de estatísticas, a maioria dos teus posts são sobre box offices e recordes do género, mas será que as entendes? Se não entendes o conceito de dimensão de amostra, receio que não.

E sim, eu gosto de estatística, é uma ciência que é parte integrante da nossa vida, e que nos ajuda ou dá pistas para percerber em que tipo de mundo é que vivemos. Se a estatística não existisse eramos todos um bocadinho mais ignorantes. Obviamente que há estatísticas e estatísticas e nem todas nos merecem o mesmo grau de credibilidade. Aquele estudo, por acaso

O teu erro é não mostrares por A+B que a minha análise está errada. Mas isto é a minha mente científica a falar.
Já há muito tempo que não entrava em bate bolas contigo e já não me lembrava o quão infrutífero é.
É que tu parece que não estás a falar comigo, mas sozinho, pois não vejo relação entre o que eu digo e o que tu respondes. No post anterior eu respondi directamente a uma frase tua. Uma frase tua que aliás mostrava que não tinhas percebido que era precisamente essa questão que eu tinha abordado. Tu ainda não fizeste isso uma única vez.
Mas pronto, sendo infrutífero não vou andar a aqui a fazer círculos. Quando vir algum contra-argumento de jeito, talvez sigamos para a frente.
Já há muito tempo que não entrava em bate bolas contigo e já não me lembrava o quão infrutífero é.

Mas pronto, sendo infrutífero não vou andar a aqui a fazer círculos. Quando vir algum contra-argumento de jeito, talvez sigamos para a frente.
- waltsouza
- Moderador
Isso depende do ponto de vista.lud81 wrote:O teu erro é não mostrares por A+B que a minha análise está errada. Mas isto é a minha mente científica a falar.
Já há muito tempo que não entrava em bate bolas contigo e já não me lembrava o quão infrutífero é.É que tu parece que não estás a falar comigo, mas sozinho, pois não vejo relação entre o que eu digo e o que tu respondes. No post anterior eu respondi directamente a uma frase tua. Uma frase tua que aliás mostrava que não tinhas percebido que era precisamente essa questão que eu tinha abordado. Tu ainda não fizeste isso uma única vez.

Esquece o estudo. Esquece a dimensão da amostra. Tu estás a apoiar-te unicamente no estudo. Eu usei o estudo para poder comprovar do hiper machismo em Hollywood. Agora eu pergunto, tu achas que é Holywood é apenas machista (igual ao mundo que a rodeia) ou consegue ir para lá do machismo reinante? É isso que está em questão, meu caro. O estudo apenas serve de exemplo, e admito que pode não ter sido o melhor exemplo.
Holywood: Machista ou Hiper Machista? Tudo o que leio aponta-me muito mais para a segunda hipótese.

A desconstrução desses números feita pelo Lud é muito pertinente. Não me parece que essa misoginia esteja nas percentagens, que são facilmente adulteráveis, mas na contínua (des)representação do papel do género no Cinema em geral. Desde sempre, há dois papéis dados às mulheres: p*tas ou madonnas, ou antes dos 40 e depois dos 40. Por alguma razão o discurso nos Óscares veio da Patricia Arquette e quem se viu a aplaudir foi a Meryl Streep. A queixa vem de longe e não me parece que mude tão cedo. As estrelas masculinas não têm esse problema, bem como na questão da igualdade salarial. Pessoalmente, tentar replica a realidade com percentagens acho um erro e mais uma cedência ao politicamente correto e mais uma caixa onde aprisionar um filme. Já há folhas de excel a mais a ditar a direção de uma fita, seria mais uma.
Também me parece que o Cinema não é diferente de qualquer outra arte, com excecão da Literatura , ou a Música ( e mesmo esta...há lguma compositora erudita famosa?)como o Walt já apontou. Houve um tópico de filmes realizados por mulheres e a lista foi risível ( no número). Penso em escultura, arquitetura, seja o que for e não me lembro de qualquer nome feminino (ou quase). Esta para mim será a questão pertinente. O que impede as mulheres de produzirem obras importantes. Ou o que impede que o que é produzido entre na consciência coletiva da mesma forma com que o que os homens produzem o consegue fazer.
Também me parece que o Cinema não é diferente de qualquer outra arte, com excecão da Literatura , ou a Música ( e mesmo esta...há lguma compositora erudita famosa?)como o Walt já apontou. Houve um tópico de filmes realizados por mulheres e a lista foi risível ( no número). Penso em escultura, arquitetura, seja o que for e não me lembro de qualquer nome feminino (ou quase). Esta para mim será a questão pertinente. O que impede as mulheres de produzirem obras importantes. Ou o que impede que o que é produzido entre na consciência coletiva da mesma forma com que o que os homens produzem o consegue fazer.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
"Meu caro", quando é que irás enxergar que a análise dessa questão está neste texto?waltsouza wrote:Agora eu pergunto, tu achas que é Holywood é apenas machista (igual ao mundo que a rodeia) ou consegue ir para lá do machismo reinante? É isso que está em questão, meu caro.

- waltsouza
- Moderador
O que está aí não fala sobre hiper machismo. Fala sobre uma realidade machista que existe e que naturalmente deve ser transposta para o cinema. Concordo. E que a amostra muitas vezes é um pouco falaciosa porque não consegue representar com toda a fidelidade os elementos que estão em causa na totalidade. De acordo.lud81 wrote: "Meu caro", quando é que irás enxergar que a análise dessa questão está neste texto? [emoji38] É o maior parágrafo que lá está, for fuck's sake!
Mas a minha conversa é outra. É da indústria do cinema poder ser mais papista do que o Papa no que ao machismo diz respeito. Tens vários indicadores disso, deixei mais dois na página anterior.
E por acaso eu até encontro uma forma mais ou menos simples de se conseguir uma amostra mais ou menos fiavel, que é ir a todos filmes de Hollywood que saíram em 2013/2014 e ver como está feita a distribuição de papéis e de suas "profissões" entre os 2 sexos. Atenção que eu não sei como fizeram o estudo mas a estatística é isso, pegar numa amostra que possa ser representativa daquilo que nos é dado pela "amostra total".
Como fizeram o estudo? Não sei e falta esse elemento. Novamente de acordo. Devia ter escolhido artigos de texto em vez de um "estudo" estatístico (que nós não sabemos como foi feito).

-
- DVD Maníaco
Parece q aqui todos estamos de acordo com o machismo q existe na sociedade. Agora o outro lado é saber se no mundo do cinema o machismo é ainda mais acentuado q na sociedade, ora se há na sociedade determinadas profissões e cargos de chefia q são maioritariamente ocupados por homens se essa for a realidade transposta para o cinema então o cinema n está a ser mais machista q a sociedade, está apenas a retratar o machismo vigente na sociedade numa mesma, ou aproximada, proporção.
Para mim a amostra q poderia mostrar q o cinema é mais machista q a sociedade é se vissemos no cinema actores a fazer papeis de profissões que na sociedade são maioritariamente ocupados por mulheres, isso é q seria acentuar ainda mais o machismo.
Como tal se tivermos N filmes em que o presidente da república é um papel atraibuido a um homem, n vejo aqui machismo pq na sociedade a esmagadora maioria dos presidentes da republica são de facto homens.
Agora se tivermos N filmes em que se vê mtos papeis de enfermeira feitos por homens, aí será machismo pq na sociedade existe mto mais enfermeiras q homens.
Volto a dizer n encaro o cinema como uma actividade ainda mais machista q a sociedade em geral.
Para mim a amostra q poderia mostrar q o cinema é mais machista q a sociedade é se vissemos no cinema actores a fazer papeis de profissões que na sociedade são maioritariamente ocupados por mulheres, isso é q seria acentuar ainda mais o machismo.
Como tal se tivermos N filmes em que o presidente da república é um papel atraibuido a um homem, n vejo aqui machismo pq na sociedade a esmagadora maioria dos presidentes da republica são de facto homens.
Agora se tivermos N filmes em que se vê mtos papeis de enfermeira feitos por homens, aí será machismo pq na sociedade existe mto mais enfermeiras q homens.
Volto a dizer n encaro o cinema como uma actividade ainda mais machista q a sociedade em geral.
- waltsouza
- Moderador
Pois, mas machismo acontece e mostra-se das mais variadas formas, sejam elas mais diretas, ou subtis. No fundo do que se fala aqui é de discriminação e é a primeira vez que oiço falar de uma situação supostamente invertida que explique haver mais ou menos machismo. As profissões não têm que eu saiba um dono(a) por decreto, seja para homens, seja para mulheres. Se por exemplo no inicio eram apenas as mulheres a irem para a enfermagem, isso tem uma explicação, tem a ver com a sua relação estreita com a maternidade, aliás, há muitos anos atrás nem havia o conceito de enfermagem como existe hoje, nem tão pouco existiam cursos universitários para desempenhar a função. O profissional de enfermagem com estudos tecnicos supriores é uma exigência mais recente. E hoje já vês homens como enfermeiros, e que eu saiba não existem mulheres que andem a pôr obstáculos para que não hajam mais homens a escolher a enfermagem.Grande Guru wrote:Parece q aqui todos estamos de acordo com o machismo q existe na sociedade. Agora o outro lado é saber se no mundo do cinema o machismo é ainda mais acentuado q na sociedade, ora se há na sociedade determinadas profissões e cargos de chefia q são maioritariamente ocupados por homens se essa for a realidade transposta para o cinema então o cinema n está a ser mais machista q a sociedade, está apenas a retratar o machismo vigente na sociedade numa mesma, ou aproximada, proporção.
Mas existe alguma profissão tida como feminina (rótulos da sociedade), onde as mulheres sejam a tal ponto feministas que tornem complicada a vida aos homens que a pretendam desempenhar? Isso existe?

Entretanto...
Women in Film
Government Data Agrees: Hollywood Is Even More Sexist Than The Real Workforce
http://fivethirtyeight.com/datalab/gove ... workforce/
Hollywood is the Most Sexist Place in America
Career Women Are Way Harder to Find in Movies Than in Real Life
http://www.vocativ.com/culture/tvmovies ... hollywood/
Heather Graham: Hollywood 'totally sexist,' 80% of films about men
http://www.latimes.com/entertainment/go ... story.html
Sexism in Hollywood: Why everyone should 'Ask Her More'
http://www.christiantoday.com/article/h ... /48710.htm
Atrizes de Hollywood ainda sofrem com machismo
(...) Segundo pesquisa feita pela New York Film Academy em 2013, as mulheres têm apenas 30% dos papéis com falas nos 500 filmes mais vistos entre 2007 e 2012. Quando se trata de nudez parcial, 26% delas são expostas, enquanto o número entre eles é de 9%. Entre os filmes analisados, apenas 10% possui um elenco balanceado entre homens e mulheres. (...)
http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenime ... 38136.html
Hollywood só para homens
http://revistageni.org/08/hollywood-so-para-homens/
Podia continuar a meter aqui mais uns quantos artigos, infelizmente "material" não falta. Ainda me vão acusar de feminista mas não faz mal. É por uma boa causa.