Evil Dead (2013) - Fede Alvarez
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- Entusiasta
Re: Evil Dead (2013) - Fede Alvarez
Eu gostei do Evil Dead original e adorei remake mas odiei bastante as sequelas.lud81 wrote: Depois há as relações entre os personagens que são puros clichés dos filmes de terror moderno. O grupo não é coeso, como era o grupo do original.
No original eram mesmo 5 amigos unidos. 2 pares de namorados e a irmã de Ash, mas não havia desconfianças, não havia má onda, não havia apontar de dedos, havia sim um espírito de amizade pura entre 5 putos que só se queriam divertir, passando um fim de semana no meio do mato. E isso vê-se bem na cena da refeição. Neste remake tem de haver o outcast, a má onda para quem alguns olham com desdém e outros são mais compreensivos.
Em termos de terror também acho que o original é mais bem conseguido. E atenção que estou sempre a falar do original e não da sequela que é uma comédia de terror. O original não é uma comédia e tem momentos de terror muito bem conseguidos por um realizador que tinha uns 20 anos na altura e deu uma lição aos mestres de então. O ambiente na floresta é muito bem criado e há um melhor sentimento de isolamento e perdição nas cenas em que Ash já está sozinho.
Ok, em comparação com o original o filme perde muito, mas mesmo por si só, pensando nele como filme isolado, não o considero nada acima da média em relação a outros filmes de terror nesta onda mais moderna de revivalismo do gore como os remakes de Halloween, Texas Chainsaw Massacre, etc. Enquanto o primeiro continua a ser falado 30 anos depois e continuará, não penso que este remake irá ficar na memória do público por muito tempo.
Entendo o teu ponto de vista critico porque tens os teus motivos e a tua perspectiva de avaliativa, presumo que tenhas visto o filme original quando ainda eras criança e te tenha realmente assustado, o remake foi feito para honrar os fãs da saga e sobretudo para a "nova geração" de fãs do cinema de terror, foi por isso que adaptaram os personagens aos jovens da atualidade, antigamente todos os "miúdos" eram amigos e unidos, infelizmente atualmente os vários jovens são falsos e traem-se uns aos outros. Tenho a certeza que foi essa uma das razões de tornarem o filme mais negro, apenas para cativarem os "novos jovens".
Acredito que o filme original não será esquecido no entanto o novo remake também não pelo menos por parte dos novos espectadores, é mais ousado que a maioria dos slashers atuais, acredito que este filme seja um marco na nova geração no entanto tenho medo que este filme seja tão marcante que chegue ao nível de Saw (uma das atuais com mais sucesso de todos tempos) e desencadeie dezenas de más sequelas deste bom filme.
Cinema, Música e outras cenas: https://umalienaos20.wordpress.com/
-
- DVD Maníaco
Não vi o original pelo q posso fazer a comparação.
Este, está dentro do estilo habitual do terror com alguma qualidade/meios de produção q se tem feito nos ultimos anos. Mto bem feito em termos de efeitos especiais, mas tudo o resto está mais q visto.
Falta o elemento surpresa, inovação o q no entanto, n o transforma num filme q n seja agradável de se seguir.
Resumidamente, a ver pelos apreciadores do género, se irem com mta sede ao pote.....
Este, está dentro do estilo habitual do terror com alguma qualidade/meios de produção q se tem feito nos ultimos anos. Mto bem feito em termos de efeitos especiais, mas tudo o resto está mais q visto.
Falta o elemento surpresa, inovação o q no entanto, n o transforma num filme q n seja agradável de se seguir.
Resumidamente, a ver pelos apreciadores do género, se irem com mta sede ao pote.....
Acho que não perceberam bem o original ou então ignoraram para não ficarem demasiado colados.
O principal do Evil Dead, mais subtil no primeiro e mais aberto nas sequelas, é o humor negro e o estilo nada académico do Sam Raimi na abordagem das cenas, é isso que faz o carisma do filme e o premite sobreviver até hoje apesar dos FX datados, mas dêm-me mil efeitos de maquilhagem em vez de FX e cgi que eu fico contente, não posso crer como ainda hoje em dia se faça um cgi tão mau para efeitos que metem sangue e distorção corporal, é tão irrealista.
É mais um filme a capitalizar no original, mais nada, como por exemplo o The Fog que remakaram há alguns anos, sem talento.
O principal do Evil Dead, mais subtil no primeiro e mais aberto nas sequelas, é o humor negro e o estilo nada académico do Sam Raimi na abordagem das cenas, é isso que faz o carisma do filme e o premite sobreviver até hoje apesar dos FX datados, mas dêm-me mil efeitos de maquilhagem em vez de FX e cgi que eu fico contente, não posso crer como ainda hoje em dia se faça um cgi tão mau para efeitos que metem sangue e distorção corporal, é tão irrealista.
É mais um filme a capitalizar no original, mais nada, como por exemplo o The Fog que remakaram há alguns anos, sem talento.
Disclaimer: As opiniões aqui expressas são de minha inteira responsabilidade e não refletem, necessariamente, a opinião do Fórum.
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Gosto do original, detesto as sequelas.
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/
Eu ja vi o original e nao achei nada de especial. Aquilo nem terror é, praticamente, é mais comedia. E os efeitos sao mesmo horriveis, aquilo parece plasticina. Nem da para comparar com o Alien ou o Shinning, que tem efeitos extremamente realistas. E hoje em dia a tecnologia permite fazer filmes de terror muito mais realistas, com efeitos muito melhores. E falam tanto no "estilo" do Sam Raimi e eu nao vi nada de de unico. Entao o final foi mesmo cliché, ja estava mesmo à esperaBladder wrote:Acho que não perceberam bem o original ou então ignoraram para não ficarem demasiado colados.

É um filme de culto do princípio dos anos 80 com um orçamento irrisório, talvez o estilo de filmar do Raimi não te pareça único, precisamente porque esse mesmo estilo foi replicado inúmeras vezes até aos dias de hoje.
Cliché é o que se faz hoje em dia.
Recentemente realizou "Drag Me to Hell" com o tal humor negro que tanto caracterizou a trilogia Evil Dead.
Um "filmezinho" que fez ver a muito lixo reciclado do género que se tem feito ultimamente.
Quanto à tecnologia, subscrevo o que o Bladder referiu acima.
Dou outro exemplo, a comparação do FX do "The Thing" do Carpenter com a prequela de 2011.
Cliché é o que se faz hoje em dia.
Recentemente realizou "Drag Me to Hell" com o tal humor negro que tanto caracterizou a trilogia Evil Dead.
Um "filmezinho" que fez ver a muito lixo reciclado do género que se tem feito ultimamente.
Quanto à tecnologia, subscrevo o que o Bladder referiu acima.
Dou outro exemplo, a comparação do FX do "The Thing" do Carpenter com a prequela de 2011.
"Fear is the mind killer..."
Não conseguem fazer um cgi orgânico, pura e simplesmente...
Não no The Thing recente, não no Walking Dead, não no I am Legend, os que me lembro agora.
Agora inventaram da mania de meter sangue cgi, WTF, vi no John Rambo e quase estragava o filme, vi ontem no True Blood e bolas... está-se a tornar moda.
Para cenários e veículos até resulta mas quando é algo orgânico parece artificial demais.
Parece que sobrepõe o cgi sobre a imagem real pois não casa bem, não está bem mesclado.
Não sei se me faço entender...
Não no The Thing recente, não no Walking Dead, não no I am Legend, os que me lembro agora.
Agora inventaram da mania de meter sangue cgi, WTF, vi no John Rambo e quase estragava o filme, vi ontem no True Blood e bolas... está-se a tornar moda.
Para cenários e veículos até resulta mas quando é algo orgânico parece artificial demais.
Parece que sobrepõe o cgi sobre a imagem real pois não casa bem, não está bem mesclado.
Disclaimer: As opiniões aqui expressas são de minha inteira responsabilidade e não refletem, necessariamente, a opinião do Fórum.
Eu nunca percebi essas criticas de irrealismo. Eu acho os filmes de terror dos ultimos anos muito mais realistas em termos das mortes, do sangue e nas partes do corpo humano, houve uma enorme evoluçao nesse aspeto.Bladder wrote:Não conseguem fazer um cgi orgânico, pura e simplesmente...
Não no The Thing recente, não no Walking Dead, não no I am Legend.
Agora inventaram da mania de meter sangue cgi, WTF, vi no John Rambo e quase estragava o filme, vi ontem no True Blood e bolas...
Certo, podemos ver o exemplo do Planet Terror.
Digo que quando o cgi é preguiçoso, e muitas vezes é, salta à vista.
No Prometheus até estava bem.
As monstruosidades do The Thing recente pareciam desenhos animados bem feitinhos Final Fantasy, pedia-se orgânicos e mete-nojo.
Digo que quando o cgi é preguiçoso, e muitas vezes é, salta à vista.
No Prometheus até estava bem.
As monstruosidades do The Thing recente pareciam desenhos animados bem feitinhos Final Fantasy, pedia-se orgânicos e mete-nojo.
Não ando a ficar um tipo mais paciente com a idade. Pelo menos em relação a filmes.
Esperava que este remake me surpreendesse. O que não foi o caso. Vi a última metade do filme praticamente em fast forward. Sim, estava bem feito e tal. Se não conhecesse o original, poderia ter mais efeito em mim. Mas o original marcou uma época de ouro na descoberta de géneros e filmes que não consegue ser substituída. O que não quer dizer que não se façam coisas interessantes nos dias de hoje. Assim de repente, vem-me à memória o The Cabin in the Woods, que adorei e me surpreendeu tanto ou mais como o Evil Dead original.
Dou a mesma pontuação que o lud81, de 0 a 10, um "meh"
Esperava que este remake me surpreendesse. O que não foi o caso. Vi a última metade do filme praticamente em fast forward. Sim, estava bem feito e tal. Se não conhecesse o original, poderia ter mais efeito em mim. Mas o original marcou uma época de ouro na descoberta de géneros e filmes que não consegue ser substituída. O que não quer dizer que não se façam coisas interessantes nos dias de hoje. Assim de repente, vem-me à memória o The Cabin in the Woods, que adorei e me surpreendeu tanto ou mais como o Evil Dead original.
Dou a mesma pontuação que o lud81, de 0 a 10, um "meh"

E parece que os estúdios também cada vez mais são mais impacientes... mas engraçado, Darkav, o mesmo se passa comigo, dou o recente exemplo do "Man of Steel", mas isso já é outra história...
Voltando à prequela do "The Thing"...
Ok, o objectivo é o lucro, como em outra empresa qualquer, mas quando se estoura dinheiro num trabalho destes:
Aconselho a leitura de alguns comentários, principalmente do autor do vídeo que pertenceu à equipa, como:
"Was 2 expensive though to shoot sadly."
"3rd example is SAnder-Thing this shot was intended to have an alien-pilot which looked really awesome! But the studio felt it wasnt scary so tom&alec created something quick and sadly it did not look good & neither did the Dir."
...para depois omitir cenas e substituir/complementar outras por um CGI completamente manhoso, feito às três pancadas (sim, porque o tal CGI mais orgânico e bem feito também não fica barato, pouparam dinheiro e adiantaram o filme uns meses), é um crime.
PS - Sorry pelo extenso off-topic.
Voltando à prequela do "The Thing"...
Ok, o objectivo é o lucro, como em outra empresa qualquer, mas quando se estoura dinheiro num trabalho destes:
Aconselho a leitura de alguns comentários, principalmente do autor do vídeo que pertenceu à equipa, como:
"Was 2 expensive though to shoot sadly."
"3rd example is SAnder-Thing this shot was intended to have an alien-pilot which looked really awesome! But the studio felt it wasnt scary so tom&alec created something quick and sadly it did not look good & neither did the Dir."
...para depois omitir cenas e substituir/complementar outras por um CGI completamente manhoso, feito às três pancadas (sim, porque o tal CGI mais orgânico e bem feito também não fica barato, pouparam dinheiro e adiantaram o filme uns meses), é um crime.
PS - Sorry pelo extenso off-topic.
"Fear is the mind killer..."
Só queria ver este filme quando saísse a unrated version, mas novidades nem vê-las sobre a release date do Bluray.
Acabei agora de ver o remake, e como ja estava á espera, é muito melhor que o original. A atuaçao da Jane Levy é excelente. A banda sonora é muito boa, dá uma atmosfera sinistra ao filme. E que dizer dos excelentes efeitos especiais? Extremamente realistas. Quem gostar de filmes de terror gore nao pode pedir mais nada.
Vi ontem há noite e também gostei muito 

-
- Iniciado
Eu também gostei. É inferior ao original, mas teve o seu charme.