As melhores (e piores) cenas de efeitos de maquilhagem e CGI

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Telmo R.
Fanático
Fanático
Re: As melhores (e piores) cenas de efeitos de maquilhagem e

Post by Telmo R. »

Vi o filme por curiosidade quando passou na sic no inicio do ano. :roll:

É claro que ninguém está a espera de um excelente filme e nem de uma obra prima, muito menos vindo do Emmerich mas esperava algo pelo menos decente (chamem-me inocente) para um filme pipoca de alto orçamento. Em vez disso assisti a patetice em cima de patetice, concordo que os efeitos não estão mal de todo mas existem limites para o ridículo das cenas.
os filmes que vejo: letterboxd ou mubi | a minha colecção de dvds: cine-dvd collection
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

Patetice são estas "bostas" que The Asylum se mete a fazer (os chamados Mockbusters), com efeitos especiais feitos por um qualquer Commodore Amiga ou um Spectrum dos mais antigos. Isto sim é patetice da grossa...

Mas também me podem dizer que com orçamentos de 500 mil e 250 mil dólares já muito conseguiram eles.
Telmo R.
Fanático
Fanático

Post by Telmo R. »

Pois dessas "bostas" já nem falo, são mesmo rascas, fazem parte da distrital dos efeitos, não contam e não são levados a sério e provavelmente deve ser mesmo essa a intenção. :-)))
Em relação ao 2012 que supostamente joga numa 1ª ou 2ª liga no que toca a efeitos, é esperado dele certos requisitos e qualidades que tem forçosamente ligação com o seu orçamento, quanto a mim não os cumpriu, a credibilidade dos efeitos (melhores ou piores) perde-se a partir do momento em que se perde a credibilidade (o exagero não ajuda nada) nas cenas .

Um exemplo de uma excelente utilização dos efeitos "quase" imperceptíveis no filme El Secreto de Sus Ojos.
os filmes que vejo: letterboxd ou mubi | a minha colecção de dvds: cine-dvd collection
pedrofokia86
Entusiasta
Entusiasta

Post by pedrofokia86 »

waltsouza wrote:Patetice são estas "bostas" que The Asylum se mete a fazer (os chamados Mockbusters), com efeitos especiais feitos por um qualquer Commodore Amiga ou um Spectrum dos mais antigos. Isto sim é patetice da grossa...

Mas também me podem dizer que com orçamentos de 500 mil e 250 mil dólares já muito conseguiram eles.
mais um filme que passa no syfy. este canal...

eu pessoalmente não gosto do cgi. apenas lhe dou valor (minimamente) quando é utilizado em cenas impossíveis de realizar sem recurso a tal. detesto por exemplo aqueles filmes de terror que até no sangue usam cgi. se for para isso não obrigado. há exemplos de obras primas do terror, ficção cíentifica feitas há décadas que utilizaram efeitos especiais tradicionais e físicos e ainda hoje são filmes de culto por isso mesmo (george romero p.e.). os velhinhos efeitos especiais dão um certo encanto e culto à obra em questão!
nota: não estou a falar em efeitos especiais tipo ed wood! esses estão noutro patamar:).
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

advdgeek wrote:O pessoal vai ver um filme que tem estampado na testa "Não esperem argumento disto!" e depois queixa-se da falta de argumento. O 2012 é um filme feito para mostrar os efeitos especiais, e aqui neste contexto desculpem-me, mas o filme está perfeito. Quem criticou o CGI deste filme é porque ou viu o filme, sei lá, no telemóvel, ou então não percebe mesmo do assunto. %-) Quando o CGI chega ao ponto de criar individualmente o comportamento de cada compartimento de um prédio a cair (onde se vêm secretárias a arrastar, folhas a voar, conteúdos de caixote do lixo a cair até!), é porque de facto teve ali mão de obra que se certificou em fazer do filme aquilo que lhe era pedido: mostrar as consequências de terramotos gigantescos, tsunamis de quilómetros de altura, etc. Enfiam ali uma família no meio porque isto é um filme e não um documentário. Não é suposto sentir-se o que quer que seja pelas personagens, mas sim ter o prazer de ver aquilo a ser tudo destruído. É um filme para guilty pleasure, apenas. Para ver e deliciar. Ninguém vai ver um Van Damme, um Norris ou um Seagal à espera de encontrar ali material de Oscar, e no entanto toda a gente gosta de os ver.
Este post resume bem o filme 2012.
Também é um guilty pleasure que, após ter visto no cinema, tive de comprar o bluray só para ver o espectáculo de destruição no meu projector em casa orgulho-)
Em termos de CGI em 2009, acho que não havia melhor. É claro que o argumento neste tipo de filmes é (quase) nulo.
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

"O Derretido"

Este efeito está bastante engraçado (dependo da capacidade do estômago de quem a vê) e apesar de não pertencer a nenhuma longa metragem merece estar por aqui. Parabéns à equipa dos efeitos especiais. Bom trabalho.

Série Masters of Horror: 'We All Scream for Ice Cream'; Época 2, Episódio 10
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

Dois muito maus:

O muito fraco "Cat Woman", que ainda por cima tem uns efeitos também na minha opinião péssimos:

O outro que gostava de mostrar não eincontro nenhum clip disponível. Mas é aquela versão do Alien 3 (a versão não autorizada do Fincher), onde em certa altura se vê o alien a correr por um corredor. Achei a cena tão mal feita que é quase inacreditável. Parece um cãozito, está mesmo péssimo.
Cabeças
Image

Post Reply