Django Unchained (2012) - Quentin Tarantino

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Django Unchained (2012) - Quentin Tarantino

Post by p_alucinado »

elfaria wrote:Nããã... não me convence. Depois da merda que fez no "À Prova de Morte" (uma homenagem a "Corrida contra o Destino") não espero muito das homenagens de Tarantino. O rapaz não me parece capaz de fazer um bom western spaghetti muito menos algo comparável às obras de Leone. Os spaghetti westerns tem uma receita muito própria e Tarantino tem falta de criatividade só que para disfarçar recorre a estes estratgemas das homenagens mas a mim não me engana. Embora eu gostasse bastante de rever Nero no papel de Django. E depois Almeria é um ingrediente indispensavel...
Tarantino = falta de criatividade :-))) :-))) :-)))
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta

Post by butterfly swimmer »

Eu adoro o Tarantino e a maneira como ele vive o cinema. Ele antes de um realizador, é um verdadeiro fanático por filmes e acho que é isso que eu gosto mais nele. Todos os realizadores se influenciam em trabalhos de outras pessoas, mas não vejo qual é o problema se isso lhes permitir depois fazer grandes filmes. Por exemplo, consegui gostar mais do Kill Bill Vol. 1 (filme que já vi 5 vezes) do que do Lady Snowblood (apesar de serem bastante diferentes). O filme é um verdadeiro hino aos filmes asiáticos de artes marciais, tal como o Death Proof o é aos b-movies que tanto se faziam antigamente (2 géneros de filmes dos quais sou grande fã). Depois, as referências e músicas/efeitos sonoros que ele usa de outros filmes (principalmente asiáticos) são um mimo para quem as reconhece. Lembro-me de estar a ver o Five Deadly Venoms e de pensar "-Hey, foi aqui que o Tarantino veio buscar um efeito sonoro que ele utiliza no Kill Bill Vol.1!" :mrgreen: ). É compreensível que com tantas influências as pessoas o possam acusar de falta de criatividade, mas o que não se podem queixar é dos diálogos presentes nos filmes dele. :-D

Quanto ao seu novo filme, admito que os únicos spaghetti westerns que vi foram os do Sergio Leone e que ainda nem vi o Django original, mas é uma situação que quero corrigir nos próximos meses. Alguma sugestão de filmes ou realizadores que possa ver?
Image
JRibeiro
Moderador

Post by JRibeiro »

Eu gosto imenso dos filmes do Tarantino, mas Sergio Leone só há um, é um realizador que nasceu para fazer westerns e trabalhar com o genial Ennio Morricone, sequências como esta já não se fazem, vejam até ao fim:

‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

butterfly swimmer wrote:Quanto ao seu novo filme, admito que os únicos spaghetti westerns que vi foram os do Sergio Leone e que ainda nem vi o Django original, mas é uma situação que quero corrigir nos próximos meses. Alguma sugestão de filmes ou realizadores que possa ver?
Sugestões dadas por outras pessoas, já que eu estou na mesma situação que tu quanto aos Spaghetti :

Quentin Tarantino's Top 20 favorite Spaghetti Westerns

Essential Top 20 Films

The Top 20 Essential Spaghetti Westerns, Part 1

Há aqui alguns títulos que se repetem de lista para lista, pelo que começaria (e começarei, um dia) por aí: Django, The Big Gundown, The Great Silence, A Bullet for the General, Keoma, The Mercenary, The Return of Ringo, Navajo Joe...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

JRibeiro wrote:Eu gosto imenso dos filmes do Tarantino, mas Sergio Leone só há um, é um realizador que nasceu para fazer westerns e trabalhar com o genial Ennio Morricone, sequências como esta já não se fazem, vejam até ao fim
Não creio que o Tarantino pretenda imitar o Sergio Leone, mas antes homenagear. Não tem de resto feito outra coisa ao longo da sua obra e em relação ao Cinema de que gosta, mas consegue imprimir um forte cunho pessoal em cada filme. Há um "estilo Tarantino" que neste momento é facilmente identificável. Não espero que saia daqui um filme à Leone - até porque há uma ENORME diferença nos estilos (o Leone utiliza diálogos minimalistas, o Tarantino faz da palavra e dos diálogos um foco central), mas espero apanhar nele algumas piscadelas-de-olho ao mestre. O título, se reparares, nem sequer remete para um filme do Leone.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta

Samwise wrote:
butterfly swimmer wrote:Quanto ao seu novo filme, admito que os únicos spaghetti westerns que vi foram os do Sergio Leone e que ainda nem vi o Django original, mas é uma situação que quero corrigir nos próximos meses. Alguma sugestão de filmes ou realizadores que possa ver?
Sugestões dadas por outras pessoas, já que eu estou na mesma situação que tu quanto aos Spaghetti :

Quentin Tarantino's Top 20 favorite Spaghetti Westerns

Essential Top 20 Films

The Top 20 Essential Spaghetti Westerns, Part 1

Há aqui alguns títulos que se repetem de lista para lista, pelo que começaria (e começarei, um dia) por aí: Django, The Big Gundown, The Great Silence, A Bullet for the General, Keoma, The Mercenary, The Return of Ringo, Navajo Joe...
Obrigado, vou andar entretido com esses filmes durante os próximos tempos. yes-)
Image
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by jimmy »

Quem precisa do monocórdico Kevin Costner quando podemos ter o Snake Plissken
EXCLUSIVE

Quentin Tarantino may have already lined up another grizzled veteran -- Kurt Russell -- to fill the slot vacated by Kevin Costner in “Django Unchained,” TheWrap has learned.

The Weinstein Co., which is distributing the film domestically, confirmed that Russell is in talks to play Ace Woody, the villain. Costner dropped out of the role because of an apparent scheduling conflict.

“Django,” set in the 19th century West, stars Christoph Waltz, Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio and Samuel L. Jackson. Russell would take over as a henchman for DiCaprio's character, Calvin Candie, who owns a plantation where slaves are forced to battle to the death.
http://www.thewrap.com/deal-central/col ... ango-31469

yes-) yes-)

E o Michael K Williams (aka Omar do The Wire) confirmou que esteve perto de ser o protagonista mas ainda vai acabar por ter um papel no filme.

Quanto ao género , o spaghetti western fora do Leone e do Corbucci nunca me entusiasmou (tirando alguns casos pontuais como o dead rides a horse ou o day of anger )...o que é estranho porque eu sou mesmo um sucker pelos filmes deles , mas parece que poucos realmente dominaram o estilo.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta

Excelente notícia!!!! Mesmo para começar bem o dia :D
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

JRibeiro wrote: Sergio Leone só há um, é um realizador que nasceu para fazer westerns e trabalhar com o genial Ennio Morricone, sequências como esta já não se fazem, vejam até ao fim
Essa cena está brutal. Coloco-a a par da cena do chuveiro do Psycho. Cenas de realizadores geniais numa altura em que para surpreender o espectador inovava-se no enredo, na edição das imagens, nos actores, na BSO, etc...nada como agora em que o mesmo efeito é ridiculamente tentado com uns punhados de CGI ...

Quando vejo esta e outras cenas memoráveis, sou tentado a acreditar que, como se diz, "Não há maus filmes. Só maus realizadores". Basta atentar no facto de que o Psycho foi baseado num romance nada extraordinário e que o Hitchcock adicionou-lhe meia hora inicial só para o efeito supresa da cena do chuveiro, passada com a protagonista, ser maior... ou que o Leone quis o Henry Fonda para este papel, conotado com personagens com bom carácter, para chocar os espectadores quando a câmara o rodeasse e estes se apercebessem quem cometeu acto tão vil...

Não sou fã do Tarantino, mas este filme é um dos must see da minha lista...
Last edited by Lorde X on October 3rd, 2011, 3:10 pm, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

jimmy wrote:Quem precisa do monocórdico Kevin Costner quando podemos ter o Snake Plissken
Stuntman Mike is back! yes-)

Câmara Subjectiva
elfaria
Fanático
Fanático

Post by elfaria »

JRibeiro wrote:Eu gosto imenso dos filmes do Tarantino, mas Sergio Leone só há um, é um realizador que nasceu para fazer westerns e trabalhar com o genial Ennio Morricone, sequências como esta já não se fazem...
Subescrevo inteiramente. Embora este filme seja a obra prima de Leone e do western spaggetti em geral. Tarantino esse rapazola habilidoso limita-se a ter um olho em terra de cegos mais nada! Prefiro Robert Rodriguez 100 vezes
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Tojal City »

elfaria wrote: Subescrevo inteiramente. Embora este filme seja a obra prima de Leone e do western spaggetti em geral. Tarantino esse rapazola habilidoso limita-se a ter um olho em terra de cegos mais nada! Prefiro Robert Rodriguez 100 vezes
AH?? Vamos por partes, penso que o Rodriguez seja um excelente realizador, editor, compositor e tudo mais o que ele conseguir fazer, à excepção de escrever enredos.
Ele é um mui, mui fraquinho argumentista e o seu melhor filme é precisamente aquele que ele não escreveu, mas sim o Quentin Tarantino, o From Dusk Till Dawn.
Tudo o resto que foi escrito praticamente escrito por ele, excepto o pequeno segmento dele no Four Rooms que é brilhantemente divertido :-))) deixam algo a desejar.
Honestamente não compreendo o ódio que há para com realizadores que ganham um certo Status mediático, o Spielberg sofre este mesmo karma, e acredito que o Alfred Hitchcock e o Charlie Chaplin no auge mediático deles deveriam sofrer do mesmo mal, só não havia era fóruns para vermos isto :lol:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Para dar uma também na ferradura (pelo menos em relação ao que disse lá atrás :mrgreen: ), há uma característica muito objectiva que liga o cinema do Tarantino ao do Leone: a lenta e paciente progressão de cada sequência, em crescendo, para um climax "explosivo". No caso do Leone o ritmo é pautado pela música, no caso do Tarantino é a exploração argumentativa dos diálogos. O facto do Tarantino adorar o Leone terá eventualmente contribuído para a cunhagem dessa imagem de marca, suponho, mas a identidade de cada um deles mantém-se bastante vincada, sem qualquer hipótese de confusão.

Quanto ao Rodriguez, longe de ser uma nulidade, penso que viveu uma boa parte da carreira às costas do Tarantino (e na onda de sucesso que este teve) e com isso lá acabou por aprender alguma coisa. Antes disso teve um filmito que até tinha umas ideias frescas de cinema e que o colocou com um pé em Hollywood. Neste momento os orçamentos permitem-lhe subir a fasquia pirotécnica, mas para mim nuca atingiu nem atingirá o nível autoral do Tarantino. E até gostei do Sin City e do Planet Terror

Câmara Subjectiva
elfaria
Fanático
Fanático

Post by elfaria »

Desenganem-se meus caros, "Aconteceu no Oeste" é uma obra única um pouco à semelhança de "Blade Runner" e não é a referência para estes projecto indexado a Django de Sergio Corbucci. Quero acreditar que Tarantino até consiga fazer um bom pastiche de um Western Spaghetti algo um pouco ao estilo "Young Guns" ou "Rápida e Mortal". E estou curioso, por isso quando aparecer irei ver (mediante as críticas que ler). Pessoalmente acho que não é obrigatório que um bom realizador escreva os seus próprios argumentos tal com não é obrigatório que seja director de fotografia e como tal acho também que R.Rodrigues tem bastante mais talento que Tarantino mas gostos não se discutem e os meus valem o que valem. Pois se eu até detesto o Woody Allen e toda a sua obra e de Hitchcock só gosto de "Os Pássaros" e "Intriga Internacional".
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

elfaria wrote: ...este filme seja a obra prima de Leone ...

Para mim, a obra-prima dele é o Once Upon a Time in America.

De longe. orgulho-)
Cabeças
Image

Post Reply