Denon 1730

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
J_Adonis
Entusiasta
Entusiasta

Post by J_Adonis »

NFCDS wrote:Além do audio e das fichas, EXISTEM diferenças nas interfaces DVI/HDMI, no que diz respeito ao video.

Bem que me parecia que já tinha lido isto:

(Retirado de outro forum)
"DVI foi uma norma criada para transporte de sinais video sobre a forma digital, mas para o mundo dos computadores apenas. Surgiu como opção para interligar computadores a ecrãs TFT evitando as desnecessárias conversões que todos já sabemos. HDMI surgiu mais tarde, dirigido essencialmente para o mundo audio-video, colmatando o que faltava no DVI. A norma DVI apenas transtmite sinais no espaço RGB, 8 bits. A norma HDMI transmite sinais no espaço RGB, YUV 8 bits e YUV 10 bits."
Detesto quando isto me acontece. :twisted: Estava um gajo descansado...

Então é assim...

Em termos práticos e sem falar obviamente do audio: as diferenças nas imagens são nulas actualmente.
Em termos futuros, para muito altas resoluções e altas taxas de refrescamento, será necessário HDMI.

Em termos de informação visual: tanto o DVI como o HDMI suportam até 24 e 48 bits por píxel. A forma como é feita é que pode mudar de um para o outro, mas a norma HDMI foi feita com a imposição de compatibilidade DVI (D ou I mas não A). A norma HDMI vem é acrescentar (e as suas sucessivas revisões ainda mais), em termos latos, largura de banda, com suporte para maiores resoluções e/ou taxas de refrescamento. Por outras palavras, enquanto a norma DVI está limitada a um máximo débito de 3.7Gbit/s em mono normal e 7.4Gbit/s em modo dual (embora possa obter mais dependentemente da qualidade do cabo), a norma HDMI começa nos 4.9Gbit/s e já vai nos 20.4Gbit/s na versão 1.3.

Quanto à confusão acima referida na informação presente no espaço RGB, tanto quanto eu consigo perceber das especificações, tanto o DVI como o HDMI permitem 24 ou 48 bits por píxel (ou seja, 8 ou 16 bits por componente). No entanto, o HDMI vem permitir também a codificação em YCbCr em 8, 12 ou 16 bits por píxel, dependente da codificação usada. A versão 1.3 vem no entanto permitir o uso de outras codificações, opcionais, como a xvYCC por exemplo, com outras divisões bit por componente.

Para quem se quiser deliciar com os pormenores técnicos, façam como eu. Wikipédia, meter DVI e HDMI e comparar. Depois perder mais um tempinho (tempão) a estudar aqueles links que estão por lá escondidos e que contêm as notas mais técnicas.

Simplifiquei muito, e se não me conseguiram entender, desde já as minhas desculpas. É culpa minha e não das fontes consultadas.

Bom, vou ler mais uns detalhes... :wink:
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

Grande Guru, nunca tive nenhum display com entrada DVI, nem a respectiva fonte (leitor dvd, PC, etc) com essa interface, para avaliar se a qualidade de imagem é superior ou inferior (ou igual) à ligação HDMI.
Mas uma coisa é certa, do ponto de vista prático, a ligação HDMI/HDMI é melhor do que HDMI/DVI, quer pelos cabos (apenas precisas de um para video/som), quer pela próprias fichas (as HDMI são metade do tamanho da DVI). Ora, para quem tem um LCD/plasma instalado na parede, como eu tenho, a HDMI ganha aos pontos 8)
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

NFCDS, Eu qd falava em prático, era se avaliadas todas aquelas questões técnicas, se chegaria à conclusão de que HDMI tem mais qualidade que DVI, e n prático, no sentido de maior facilidade de ligações, cabos ou fichas mais pequenas ou maiores... :-D
mn1961
Novato

Post by mn1961 »

Mais um feliz proprietário do pio 696...
Penso que é consensual, que a nível de preço/desempenho é imbativel :wink:
Se o substituto vier com preço aproximado, não deve haver grandes dúvidas na escolha...
O profmat já teve os dois em casa Denon 1730/Pioneer 696 e diz exactamente a mesma coisa...

abraço mn1961 (mn61)
Home Cinema: Receiver Marantz SR7500. DVD Pioneer 696. Colunas MA RS6,

Stereo: Denon PMA-1500r,MA RS6,JVC XL V-284
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

mn1961, faz uma pesquisa que encontras tópicos sobre o 696 e o seu substituto, o 600 :wink:

Grande Guru, ainda no outro dia estava no (agora extinto :-( ) Fórum Hifi a ler uma troca de post´s muito interessante entre o moderador e um user (que também é desta "casa"), em que ambos concordavam que a HDMI é ligeiramente superior à DVI.
MikeF
Entusiasta
Entusiasta

Post by MikeF »

Eu noto diferenças...
tenho o meu leitor ligado por hdmi ao projector, e por dvi ao plasma; com dvi nos gradientes a transição não é suave e faz-se por zonas, enquanto com o projector via hdmi não noto zonas nenhumas, e isso é típico da menor profundidade (8 bits) do dvi, parece-me... já a 10 bits fica óptimo.
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

A experiência a falar yes-)
movie_fan
Fanático
Fanático

Post by movie_fan »

Post Reply