Top 20 da década de 90-Resultados-Participem

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Top 20 da década de 90-Votação encerra dia 16

Post by Samwise »

TrinityA wrote:2. Sam, e outros que defendem o sistema de pontuação diferente, pensem nisto: para nós, a diferença entre o filme que mais gostamos na década e o vigésimo existe, mas é muito pequena. De certeza que o filme que mais gostámos não é VINTE vezes melhor que o 20º, que é o que essa pontuação implicaria (1º - 20 pts, 20º - 1 pt). Então entre os 5 primeiros, muitas vezes é uma questão de estado de espírito. Essa pontuação que sugerem corrigiria o problema que apontam, mas traria desigualdades muito maiores. Eu voto mesmo, mesmo em que se continue com esta pontuação para as próximas votações.
Não concordo com a questão do "vinte vezes melhor" e não concordo com a questão das "desigualdades muito maiores". :mrgreen:

Olho para a pontuação atribuída como meramente abstracta, uma vez que ter por finalidade única separar os filmes e organizá-los segundo uma ordem lógica (quer a nível de cada lista individual, quer na média final conjunta). Não tem qualquer carácter vinculativo quanto à objectividade quantitativa do valor de cada filme. É uma falsa ideia - o primeiro filme não vale 20 valores e o último 1, tal como o que sucede com neste sistema de estamos a utilizar agora - a pontuação não manifesta uma nota absoluta (não se pode dizer que o Pulp Fiction vale três vezes o The Lion King, por exemplo.... e daí talvez... :twisted: ).

Quanto às desigualdades, pelo contrário, penso que se chega muito mais perto de uma noção de "justiça assertiva" através de um sistema de pontos com um a média final. Em todo o caso, essa questão pode ser facilmente contornada ao não se exibirem as pontuações finais de cada filme e, em vez disso, mostrar-se apenas a lista final ordenada.

Entendo a tua questão da sensibilidade e de estado de espírito - penso que aqui neste fórum somos todos MUITO permeáveis a isso -, mas para mim é uma sentimento que tem tanto de frustrante como de divertido. :wink:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Snider
Fanático
Fanático
Re: Top 20 da década de 90-Votação encerra dia 16

Post by Snider »

Infelizmente não posso agradar toda a gente. Tentei fazer isto, para mim correu bem...

Quanto às sagas, penso que no caso do Toy Story é unanime que os dois são grandes filmes, quase do mesmo nivel, que se completam um ao outro. Este tema foi abordado a quando das votações e fiquei com a ideia que o pessoal preferia que se considerasse a saga. Quanto ao Jurassic Park, penso que tambem seja unanime que o primeiro foi o melhor e o que mais marcou, nao entrando como saga... O Segundo já foi uns valentes furos abaixo do primeiro.

Antes de avançar com outra decada sugiro entao que digam da vossa opinião relativamente as regras e a forma de votação.

Estes rounds servem apenas e só para desempate, e para no caso dos ultimos lugares mandar 2 filmes embora da lista.
grayfox
Entusiasta
Entusiasta
Re: Top 20 da década de 90-Resultados-Participem

Post by grayfox »

mas essa argumentação é altamente falaciosa, estas a partir do tu que pensas ser a qualidade das sagas para definir regras diferentes para filmes diferentes e no fim dizeres que foi apurada a opinião das pessoas. ou seja estas a usar a tua opinião para "manipular" a maneira como os outros vão votar.

um exemplo: muita gente não gosta do segundo Indiana Jones, e se calhar prefere destacar apenas a qualidade do primeiro filme. outros não se importam de votar nos dois em conjunto. em que ficamos? vai ser a tua opinião sobre a saga que vai decidir se se pode votar em conjunto ou não? temos de te perguntar em todas as sagas quais se vota em conjunto e quais se vota em separado?

só estou a por as coisas nestes termos para que fique tudo esclarecido, é óbvio que há situações que se calhar nem tinhas ponderado, não entendas isto como um ataque à tua iniciativa.

eu sugiro que se defina se os filmes se agrupam em série ou não. se sim é para todos, se não, não é para nenhum.
pedrofokia86
Entusiasta
Entusiasta

Post by pedrofokia86 »

eu concordo com o snider no sistema de votação. discordo apenas no ponto das sagas. na minha opinião, e no caso do toy story, cada filme é um filme e o 1º e 2º volumes deviam ser considerados separadamente.
para dar o devido reconhecimento à saga o user deve escolher aquele que na sua opinião é o mais representativo/melhor ou então ocupar x posições no top 10 com x filmes de uma saga.
p.e. na década de 80 seria errado escolher os 3 regresso ao futuro como apenas um filme. a lista teria assim 12 títulos e não 10.
é apenas uma sugestão:)
Snider
Fanático
Fanático

Post by Snider »

Pronto. Retiro o que disse. Nao é a minha intencao manipular nada. Sugiro que se faca um round para apurar o toy story que deve entrar na lista.
Snider
Fanático
Fanático

Post by Snider »

Round 2

Toy Story I - 0

Toy Story II - 1
pedrofokia86
Entusiasta
Entusiasta

Post by pedrofokia86 »

Round 2

Toy Story I - 1

Toy Story II - 1
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

Round 2

Toy Story I - 2

Toy Story II - 1
Cabeças
Image
Telmo R.
Fanático
Fanático

Post by Telmo R. »

Round 2

Toy Story I - 3

Toy Story II - 1
os filmes que vejo: letterboxd ou mubi | a minha colecção de dvds: cine-dvd collection
MartaC
Fanático
Fanático

Post by MartaC »

Round 2

Toy Story I - 4

Toy Story II - 1
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Round 2

Toy Story I - 5

Toy Story II - 1

Depois de votar, é necessário dar um tiro na cabeça? :D
Difícil escolha.
grayfox
Entusiasta
Entusiasta

Post by grayfox »

o perdedor da votação simplesmente fica fora do top?
Woody
Entusiasta
Entusiasta

Post by Woody »

Round 2

Toy Story I - 6

Toy Story II - 1
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Anoni Mus
Entusiasta
Entusiasta

Post by Anoni Mus »

Round 2

Toy Story I - 7

Toy Story II - 1
Snider
Fanático
Fanático

Post by Snider »

O que ganhar é substituido pela saga. E como se esta a ver, toda a gente votou no primeiro. Apenas eu votei no segundo...

Post Reply