Conclave (2024) - Edward Berger

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Conclave (2024) - Edward Berger

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia: 7 de Novembro de 2024
Um dos acontecimentos mais sigilosos e antigos do mundo: a escolha de um novo Papa. O Cardeal Lawrence (Fiennes) é encarregue de dirigir este processo secreto após a inesperada morte de um Papa muito estimado. Com os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo reunidos e encerrados entre as paredes do Vaticano, Lawrence encontra-se no centro de uma conspiração e descobre um segredo que poderá abalar os alicerces da Igreja.
Last edited by neotheone on November 6th, 2024, 12:51 pm, edited 1 time in total.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Conclave (2024) - Edward Berger

Post by José »

Que surpresa magnífica. O tapete foi-me tirado debaixo dos pés, de rompante.

Este é daqueles casos em que devemos partir para o visionamento sem grande informação: quanto menos soubermos sobre o filme e os seus desenvolvimentos, melhor.

Eis um who did what papal, com algo de Agatha Christie e a circundar o thriller eclesiástico; um drama procedural, verdadeiro dilema moral e jogo de xadrez eleitoral e institucional, com incidência sobre temas como a hipocrisia, o poder, a xenofobia e a misoginia e contando com um naipe de condutas impróprias - a esperança, ainda assim, navega entre tudo isto.

O filme é provocador por demais e não baixa a cabeça no que se refere a colocar os dedos na ferida. Ralph Fiennes e Stanley Tucci, em particular, são espectaculares, embora todos os actores façam um trabalho exemplar.

E o final, minha nossa, aquele final.

É um final bombástico, é só o que me apraz dizer. Cheira-me que há muita gente religiosa que se vai "passar" com este Conclave - e não pelas melhores razões.

Habemus filmaço, minha gente! E quase que posso apostar que isto vai para os Óscares, em várias categorias.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Nunca li mas existe em livro
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

nimzabo wrote: October 31st, 2024, 12:38 pm Nunca li mas existe em livro
Pois é. Admito que não sabia da existência do livro.

O filme, para mim, é soberbo.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

nimzabo wrote: November 28th, 2024, 10:45 am review no guardian