The Killer (2023) - David Fincher

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2137
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

The Killer (2023) - David Fincher

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia: 26 de Outubro de 2023 em cinemas selecionados e 10 de Novembro de 2023 na Netflix

- Título nacional: O Assassino
Após um erro fatídico, um assassino enfrenta os seus empregadores e a si próprio numa perseguição internacional que ele insiste nada ter de pessoal.
Last edited by neotheone on November 2nd, 2023, 7:20 pm, edited 2 times in total.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2137
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by neotheone »

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by José »

Michael Fassbender já tinha entrado num filme assim, de um outro autor de imensa qualidade - falo do medíocre Haywire - Uma Traição Fatal e do excelente Steven Soderbergh.

Ambos os filmes partilham o mesmo ADN: são exercícios de estilo, de género, cool, aplicados e algo polidos, mas francamente menores nas filmografias dos respectivos realizadores. Parecem projectos que são assumidos somente para os cineastas ginasticarem os seus músculos criativos, para não dizerem que estão parados. Mas as suas essências e almas não estão lá em pleno.

Este The Killer faz lembrar o esplêndido Le Samouraï- O Ofício de Matar, de Jean-Pierre Melville. Mas apenas isso: faz lembrar, as diferenças qualitativas entre eles são escandalosas.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by nimzabo »

Soube bem ouvir a música dos Smiths.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by nimzabo »



p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by p_alucinado »

alguém viu? Opiniões, por favor.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by paupau »

É mais um estudo de obsessão, filme claramente do realizador.
Eu encarei o filme como uma crítica ao lado niilista da sociedade atual, com o antigo código moral de um samurai ou uma personagem Mann a espalhar-se pelos normies em geral.
Regresso à forma, a meu ver.

Enviado do meu CPH2135 através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by nimzabo »

Eu concordo com a opinião do José de que é um exercício de estilo.
E não sei se é uma critica à sociedade mas escuta-se a personagem em monólogo numa conversa nihilista, na minha opinião meio parva e sem grande interesse, um bocado como o filme.
É um filme que acaba por entreter um bocado mas a história e as personagens são sofríveis. Não é nada de especial. Para ver e esquecer.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by paupau »

Perfeitamente válido, eu próprio passei grande parte do filme a pesar o mesmo. Aliás, o erro que despoleta a trama não tem nada a ver com o meticuloso mostrado até aí. Julgo que o que fará o filme ser lembrado ou esquecido ao longo dos anos serão os enigmáticos momentos finais, a meu ver escondem bem mais do que parece inicialmente.
Voltando a Mann, as melhores personagens do realizador são as que conseguem largar a sua vida em 30 segundos. Lá como aqui, o assassino não o consegue fazer e aí começa a sua queda, ao pretender vingar a namorada. Aí entra em terreno novo e o seu bushido de "antecipate, don´t improvise" vai às urtigas e passa o resto do filme a cometer algumas argoladas e a quebrar, pricipalmente, a regra de não criar empatia.

O meu comentário do nihilismo prende-se com as últimas imagens, aquele momento de indecisão esconde bastante, eu encaro como uma certa resistência a tornar-se uma pessoa normal. Continuo a ver o filme como uma crítica velado à atitude USA de Fuck You que se espalhou a toda a gente.
Claro que sendo Fincher, tudo é clínico , metódico e repetitivo. O momento mainstream é a luta com o bruto, de resto tudo é "secante". Eu vou mais para o filme de culto. Daqui a uns largos tempos pretendo rever a ver se cola no pelotão da frente, junto com Zodiac e Social Network. Eu não quero um novo Seven do Fincher, mas sim mais um Zodiac, não sei se me faço entender. Imagino que estou na minoria :)
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: The Killer (2023) - David Fincher

Post by p_alucinado »

José wrote: November 3rd, 2023, 10:37 pm Michael Fassbender já tinha entrado num filme assim, de um outro autor de imensa qualidade - falo do medíocre Haywire - Uma Traição Fatal e do excelente Steven Soderbergh.

Ambos os filmes partilham o mesmo ADN: são exercícios de estilo, de género, cool, aplicados e algo polidos, mas francamente menores nas filmografias dos respectivos realizadores. Parecem projectos que são assumidos somente para os cineastas ginasticarem os seus músculos criativos, para não dizerem que estão parados. Mas as suas essências e almas não estão lá em pleno.

Este The Killer faz lembrar o esplêndido Le Samouraï- O Ofício de Matar, de Jean-Pierre Melville. Mas apenas isso: faz lembrar, as diferenças qualitativas entre eles são escandalosas.
Eia, o Le Samourai... que grande filme... Compreendo a referência, mas realmente, as semelhanças ficam-se mesmo pela lembrança.
Não desgostei de The Killer, mas parece mais um exercício de estilo do que propriamente um filme a sério. Parece Fincher em férias.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Post Reply