Tetris (2023) - Jon S. Baird

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
Posts: 52
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Tetris (2023) - Jon S. Baird

Post by ZédaAdega »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Tetris_(film)

Sinopse (Wikipedia):
Tetris is a 2023 biographical thriller film directed by Jon S. Baird, written by Noah Pink, and starring Taron Egerton, Nikita Efremov, Sofia Lebedeva, Anthony Boyle, Toby Jones and Roger Allam. It is based on true events around the race to license and patent the video game Tetris in the late 1980s during the Cold War.

Tetris premiered at the SXSW Film Festival on March 15, 2023, and was released on March 31, 2023 by Apple TV+. The film received positive reviews.
Trailer:

Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
Posts: 52
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Re: Tetris (2023) - Jon S. Baird

Post by ZédaAdega »

Olá rapaziada!

Eu ainda não vi este filme e apenas li de relance que é acerca do gajo americano que lubridiou o estado soviético, de forma a obter a licença de distribuição do jogo Tetris no Ocidente.

Tenho o filme na minha watchlist, e este é mesmo irresistível para mim. Tentarei mais tarde dar a minha opinião sobre o mesmo.

Mas antes de mais, quero falar do contexto histórico...

Eu fui programador dos emuladores MAME e RAINE, por volta de 1999-2001. O Tetris das máquinas de salão já tinha sido emulado pelo MAME alguns anos antes, nessa época a equipa dos emuladores (o MAME era italiano e o RAINE era britânico) tinha muito medo dos advogados das subsidiárias norte-americanas dos videojogos, que iam a tribunal com uma equipa de 20 advogados, para assustar o coitado do programador, que emulava o hardware como hobby.

Por isso o fundador italiano do MAME desassociava as ROM's (os chips que continham o código do jogo) do seu programa que apenas emulava hardware.

Nessa altura os arqueólogos descobriram e transferiram a ROM de uma máquina de jogos do bloco de Leste, da Republica Democrática Alemã. O Jogo de máquinas era do final dos ano 1980 e metia pena, os gráficos pareciam-se com um jogo japonês de 1979. O fundador do MAME decidiu colocar essa ROM disponível para download no site oficial do emulador, invocando que com o colapso do bloco de leste, não existiam acordos internacionais de copyright para essa situação.

Mas já o caso do Tetris é outro! Pelo que eu sei o governo soviético foi lubridiado de forma mais grave do que aconteceu com os filmes soviéticos (A entidade "Sovexport" geria a venda de licença de filmes para o Ocidente), e o copyright do jogo passou para o Ocidente.

Eu estou a citar de memória sem sequer ter visto este filme, nem ter pesquisado o assunto recentemente. Até posso estar enganado, mas é esta a ideia que tenho.

Aproveito e mostro o clip inglês ao som do Tetris (versão da máquina americana ARCADE dos salões de jogos), que já havia postado no ano passado noutra secção do DVD Mania:

Coloquei legendas em português, traduzidas por mim.

Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
Posts: 52
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Re: Tetris (2023) - Jon S. Baird

Post by ZédaAdega »

O tópico do videojogo Tetris no DVD Mania está aqui:

viewtopic.php?t=51015

Versão "Arcade" (Máquina do salão de jogos), sobre a qual escrevi:
Este era um jogo de meninas. Quando nós vínhamos da escola secundária, e passávamos à porta do salão de jogos, eu jogava ao Power Drift e Chase H.Q. enquanto as minhas colegas de turma jogavam Tetris, lembro-me uma vez de uma delas dizer que tinha batido o Hi-Score do Tetris porque estava "aflitinha para fazer xixi"
Eu estou apenas a documentar factos históricos, os rapazes jogavam jogos de carros ou de porrada e pancadaria (Street Fighter II e Final Fight), e apenas as rapariguitas jogavam ao Tetris. Pelo menos eu tinha colegas do sexo feminino que iam ao salão de jogos com a malta da minha turma, e sei do que falo! :-)

Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Tetris (2023) - Jon S. Baird

Post by nimzabo »

Filme de fim de semana à tarde, para ver e esquecer.
Nem é mau, nem é bom. A fazer lembrar um bocado o Air mas pior.
Entretém um bocado, tem a piada de ser uma reconstituição histórica e é isso.

p.s. http://www.top80sgames.com/site/content/tetris (funciona)
Post Reply