blink182 wrote: ↑September 2nd, 2023, 8:46 am
Esta semana tive umas horas livres e pensei "vou ali ver uns DVDs". Fui ao Jumbo, Rádio Popular e Worten. Não vi filmes e perguntei aos funcionários "não têm filmes em DVD?" e todos me responderam "não" como se eu fosse um alien... nem tinha reparado que tinham desaparecido! Estou chocado...
Assim é, de facto... Também já passei por isso. E a expressão facial que eles me fizeram uma vez, à mesma pergunta, como se eu fosse um doido? Senti-me como no
Yesterday, em que, subitamente, o mundo inteiro desconhece a música dos Beatles. A maioria das pessoas aderiu
en masse às plataformas de streaming e estão a desfazer-se dos DVDs. É muito triste... Não me conformo mas compreendo que a FNAC e os outros estão apenas a responder a uma alteração na oferta - procura. Não há procura (em grande escala), deixa de haver oferta. O que ainda há ou havia, esgotou e não voltam a pôr mais cópias à venda. A FNAC ainda vende DVDs online e actualmente cada vez mais a única forma é recorrermos à compra online no estrangeiro. Amazons, lojas da especialidade... Lá fora o DVD ainda se vende bastante, sobretudo no Reino Unido. No caso do cinema independente e de autor, ainda há DVDs à venda mas, mais uma vez, sobretudo online. A Leopardo, a Midas e a Alambique resistem e continuam a editar em DVD e a vender em venda directa ao público através dos seus sites. Já quanto ao cinema de Hollywood, comprar no nosso país é para esquecer. Deixou de haver, pura e simplesmente.