Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Image

E Woody terá abandonado o título temporário de "Wasp22" e segundo informações saídas hoje o seu 50º filme terá o título "Coup de Chance". Segundo ele terá algumas analogias com o "Matchpoint"...

Mais uma pérola para o imenso colar que o Woody tem vindo a fazer ao longo já de muitos anos.
E eu tenho-as todas!!! :-)))
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Estreia em França a 27 de Setembro :-D

Já há trailer:

Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by mansildv »

Isto promete! :-)))
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by Samwise »

Primeiro filme do Allen que não tem o inglês como língua nativa(?)...

As marcas autorais são inconfundíveis e sentem-se muitas vibes de obras como o Match Point, Vicky Cristina Barcelona e Scoop. Vamos ver ser "cola".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by José »

Vale o que vale, mas li um tweet de alguém que supostamente já teve hipótese de ver o filme e disse que é muito, muito bom.

E adiantou que é uma mistura de
Match Point com o icónico filme de Louis Malle, Fim-de-Semana no Ascensor
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by José »

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by nimzabo »

Entrevista no suplemento do Público, hoje.
:arrow: https://24.sapo.pt/vida/artigos/woody-a ... -interessa
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by Cabeças »

O filme estreia cá a 5 de Outubro! :-D

Depois começa a minha luta para arranjar a versão em dvd... tal com sucedeu com o "Rifkin's Island" não deve haver edição nacional. Mas penso que sairá em França, Espanha, talvez Itália... comprarei a edição que houver, foi dos primeiros realizadores dos quais quis ter logo a filmografia toda, e ainda bem o fiz na altura (comecei há 25 anos, quando apareceram cá os dvds), pois agora pura e simplesmente não sei se ainda seria possível fazer a coleção toda. Por exemplo o "Radio Days" é impossível de encontrar!

O Woody fará 88 a 1 de Dezembro (por acaso nasceu a 30 de Novembro, ele mencionou que os pais na altura preferiram "arredondar" para o dia 1) :-)))
O "Coup de Chance" é o filme nº 50 realizado por ele, o que é um acontecimento, mas ele tem outros filmes que escreveu e em que entra, como o "Play It Again Sam", que é mesmo, mas mesmo como se fosse um filme "dele". :-D

Para mim é um dos grandes realizadores contemporâneos, e está num patamar à parte relativamente aos outros. Os filmes dele são como autênticas pérolazinhas e é um dos meus grandes orgulhos (para mim póprio) como colecionador ter tudo o que ele realizou, os filmes em que entra também, e penso que todos os livros. Os filmes dele têm-me acompanhado, encantado e feito muita companhia durante toda a vida! orgulho-)

Se ainda não o fizeram, sugiro que leiam o "A Propósito de Nada", um livro recente do Woody, biográfico. Acho mesmo que é uma obra que vale a pena, e ele conta a versão dele relativamente ao caso despoletado contra ele. Para mim faz todo o sentido e é uma obra, no seu todo, comovente.
Comprei o meu no dia em que saiu, na Fnac, a 23 de Julho de 2020.

Image

E sim, eu acredito no Woody.
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by nimzabo »

Comprei há pouco tempo
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by nimzabo »

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Bom, alguns países ainda lançam felizmente os formatos físicos, mesmo que seja para nichos de clientes. Ergo a minha taça!

O dvd e bluray saem em França a 27 de Janeiro :biggrin:

Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by José »

Pegando no que o amigo Cabeças disse acima, e que eu totalmente subscrevo, aqui deixo também a minha tomada de posição: Woody Allen é, quanto a mim e em conjugação com o que se sucedeu a nível de justiça, inocente.

Eu ainda quero acreditar no poder da justiça, nacional e internacionalmente falando. E se perante todas as investigações exaustivas que foram sendo feitas ao longo dos anos, que resultaram que o cineasta não fosse condenado, isto significa taxativamente que ele é inocente.

Não descuro que exista muita gente para quem isto é muito pouco relevante e que o consideram culpado dos alegados abusos sexuais à filha adoptiva, menor de idade na altura; que essas pessoas tenham uma crença pessoal (que eu respeito, claro) de que ele é culpado e que a investigação é que não conseguiu chegar a esta conclusão, não há grande coisa a dizer e a fazer. Cada cabeça, sua sentença.

Mas acho que a nossa tomada de posição sobre este assunto deveria, no limite, respeitar a decisão final. Faz parte do ordenamento jurídico e democrático. Ele é, para todos os efeitos, inocente. Não podemos cancelar a pessoa, fazer bullying e ostracizá-lo como tem sido feito. Podemos deixar de ver o seu trabalho e de nem sequer querer ouvir falar dele. Tal como não podemos ficar muito contentes com as conclusões judiciais quando elas vão de encontro ao nosso pensamento e validam-nos e armarmo-nos ao pingarelho quando estas não nos agradam. Temos que ser coerentes e ter cabecinha, não podemos andar neste ziguezague aleatório e, por vezes, persecutório.

Insisto: ao contrário do que se diz e pensa, as pessoas acusadas de algo não são automaticamente culpadas. Não deveriam ser. Elas são inocentes. É da responsabilidade de quem acusa, dos advogados da acusação, provar que a pessoa é culpada. Tem-se este enquadramento jurídico, que vem na sequência do famoso princípio iluminista que diz que "é preferível um criminoso solto do que um inocente preso".

A meu ver, não é correcto, independentemente do que se possa pensar a nível individual sobre Woody Allen, tudo o que lhe tem acontecido. Repito: ele é, perante a conclusão a que se chegou, inocente!


Agora, quanto a este Coup de Chance, que estou de rastos para ver, estou muito contente com a recepção crítica que tem tido em Portugal, daquilo que me apercebi:

- João Antunes, do Jornal de Notícias, apelidou-o, num vídeo, de "genial";

- No DN, João Lopes escreveu-lhe um belo texto e deu-lhe 5 estrelas (Excepcional); Rui Pedro Tendinha e Inês Lourenço classificaram, cada um, com 3 estrelas (Bom);

- No Observador, Eurico de Barros atribuiu-lhe 3 estrelas num total de 5 (corresponde a Bom).
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Image

Alors réjouissez-vous, n'est-ce pas?! Après tout, c'est le 50ème film de Woody Allen!!! 😃
C'est dommage que certains génies aient ruiné le marché national, n'est-ce pas ? Mais au moins tant qu’il y aura de la civilisation, nous aurons toujours Paris! ❤
-------------------------------------------------------------------------
E pronto, uma vez que não vai haver edição nacional devido aos miseráveis que resolveram acabar com o nosso mercado e que a versão que tenho é a francesa (relembro que por opção do Woody o filme foi originalmente feito em francês por actores franceses), resolvi um bocado por piada escrever as primeiras frases em francês... achei que fazia sentido! :-)))

Acabei de ver o filme há pouco, foi uma experiência muito agradável, embora, como diria a Luciana, "que biolência!" :shock:

Ainda sou do tempo em que no ciclo e no liceu a língua estrangeira ensinada na altura era o Francês, donde, apesar de há uns 50 anos não ler ou falar francês, voltei a sentir realmente uma familiaridade (e saudades até) da língua, como sempre acontece quando vejo um filme em francês. Um excelente apontamento também para os actores franceses, de quem gostei imenso! salut-)

Não vou fazer spoilers, mas confirmo o pouco que passou cá para fora na comunicação social, o filme é um drama romântico e com crime à mistura (e custou-me ver essa parte). E sim, fez lembrar o "Matchpoint" nesses pontos.

As cores do filme são fortes e quentes, como eu gosto! E como não podia deixar de ser, achei a banda sonora muito, muito boa! ❤

A minha edição veio da Amazon francesa, penso que devo ter sido dos primeiros em Portugal a receber este filme, pois tinha feito a pré-compra logo no início dela. O filme tem legendas apenas francesas e como é hábito infelizmente nos filmes do Woody Allen, nenhum extra. Está disponível também a edição em bluray, mas tenho todos os outros 49 filmes realizados por ele (e os outros em que ele entra e os documentários) em dvd.... donde a minha escolha para mim foi óbvia. E acho sinceramente que o dvd tem uma boa imagem. yes-)

Com apreciador desde sempre da obra do Woody, foi uma grande alegria para mim comprar este 50º filme. Indo ele fazer este ano já 89 anos, é uma alegria ele ainda continuar a fazer filmes. Segundo li algures, terá referido que já tem uma boa ideia para um próximo filme! :-D

Durante alguns anos, tive esperança que algum mecenas, uma instituição, algum político, criassem um projeto, lhe oferecessem financiamento para realizar um filme em Lisboa. Tal como sucedeu com o Wim Wenders com o "Viagem a Lisboa", eu teria adorado MESMO que o Woody tivesse feito um filme em Lisboa! Mas infelizmente, penso que já não irá acontecer. o-(
(A não ser, claro, que me saia um jackpot a sério no euromilhões.)

Espero que os apreciadores vejam o filme e que gostem como eu gostei. O Woody Allen é um realizador absolutamente incontornável no Cinema contemporâneo, e para mim está realmente num patamar um bocado à parte dos outros, pela magia e pelo "toque" que tem em todos os seus filmes, que como já referi anteriormente algures, para mim são todos como pérolas de um grande colar que ele nos ofereceu!
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by José »

Estar vivo é um verdadeiro golpe de sorte, é como que uma aposta que não efectuámos na lotaria da vida mas que nos resulta em prémio: estar cá, para o bem ou para o mal, mas estar.

Se se juntar ao conceito de sorte o de coincidência, temos os dados lançados para a imprevisibilidade do factor humano e relacional.

Estes temas não são novos para o Mestre Allen, mas ele volta a fazer maravilhas com eles.

Fiquei deveras surpreendido pela positiva com o que vi e com o que é feito, embora também admita que o enquadramento do filme já foi aplicado noutros tantos, com maior ou menor sucesso. Aqui, a "fórmula" é adaptada à sensibilidade e know how do lendário realizador, sempre com o recurso aos diálogos de extrema qualidade.

Desta vez, apreciei ainda mais a espectacular fotografia porque fui enganado pelo jogo cromático: as cores quentes dos ambientes fechados onde vemos o casal não correspondem necessariamente a amor, desejo e conforto romântico, mas sim a conformismo, sufoco e falsidade/ilusão emocional. Por outro lado, as cores mais suaves, menos fortes - mas não menos bonitas - presentes nos longos passeios, pelos jardins da cidade, que os jovens amantes realizam soam a ligeireza, entrega, cumplicidade e aconchego... naturais.

Um pormenor secundário que achei delicioso: em duas compras realizadas pelo "par proibido", o valor é de €3, remetendo para a noção de triângulo amoroso.

Quanto à banda-sonora, não preciso de dizer praticamente nada, é impecável!

Golpe de Sorte é mais um golpe de mestre do incrível Woody Allen.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Coup the Chance (2023) - Woody Allen

Post by Cabeças »

E para quem utilizar o DVDProfiler (Invelos), o perfil que adicionei do dvd já foi aprovado: :-D

Image
Cabeças
Image
Post Reply