DOS SEUS MEDOS MAIS PROFUNDOS CHEGA A MAIOR AVENTURA.
Neste ousado e genialmente arrojado filme do argumentista e realizador Ari Aster, um homem paranoico embarca numa odisseia épica rumo a casa para se encontrar com a sua mãe.
Last edited by neotheone on April 16th, 2024, 3:58 pm, edited 2 times in total.
Ari Aster... será que foi mesmo ele que realizou a fita?
É que o conteúdo, as personalidades e os formalismos cinéfilos disfarçam muito bem aquilo a que Charlie Kaufman nos habitou ao longo dos anos. Ou então é mesmo do Kaufman e estamos na presença de uma partida cinéfila em jeito de "impersonation"- deliberada e (por enquanto) não assumida. Algo na linha daquilo com que Joaquim Phoenix nos brindou há uns anos durante aquele período "off" de intenso niilismo.
Quanto ao filme, é preciso ter muita, mas muita paciência e capacidade de encaixe para o seguir até ao fim. Em sentido literal, é a filmagem de um pesadelo freudiano numa relação mãe-filho, claustrofóbico e enclausurante, de onde não há saída, e que de episódio em episódio vai sobrepondo camadas de horror social e de intensa agressividade psicológica em torno da personagem de Phoenix. Entendo a ideia - e conceptualmente é um portento - mas achei um filme insuportável. Em particular devido à passividade e burrice do protagonista. Parece um daqueles bonecos sempre-em-pé - leva pancada a torto e a direito mas levanta-se sempre pronto para receber a próxima bordoada. Cenário de pesadelo, mesmo...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death