My Darling Clementine (1946) - John Ford

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by paupau »

Image



http://www.imdb.com/title/tt0038762/?ref_=nv_sr_1

Primeiro filme de Ford após o regresso da WWII, e nota-se, tematicamente é muito mais negro que o anterior Stagecoach e já surge algum desencanto que iria aumentar à medida que os anos passaram em obras posteriores. Embora tudo desemboque no tiroteio do OK Corral e seja talvez a adaptação mais famosa deste acontecimento, não é o cerne do filme nem o que mais interessa a Ford.
Este filme é uma junção de dois pólos: o Arquétipo e o Atípico. Há elementos chave que cunham a ferro o que deve ser um Western: o Monument Valley, o herói estóico de extrema retidão moral, a ação e por aí fora. O setting é de cortar a respiração e será este o filme que cria a associação de Ford a este local, mas apresenta ao mesmo tempo uma fotografia atípica saída de um noir, cheia de sombras simbólicas a ocultarem a cara das personagens. O céu e as ruas noturnas apresentam sempre uma espécie de névoa que dão um aspeto fantasmagórico à cidade.
Tematicamente, também é algo diferente do que se fazia na época. Não há índios, tirando o clímax e uma viagem de diligência não há a ação que associamos aos género. A partir de uma tragédia familiar, Ford explora como um punhado de homens doma o oeste selvagem, impondo a ordem que permite a chegada da civilização a um local tão isolado. Ao longo do filme, a cidade vai claramente crescendo e constantemente vemos autênticas procissões de pessoas a passar pelas ruas.
Algo que me pareceu raro foi assistir a personagens perfeitamente formadas e complexas sem conhecermos grandes pormenores e sem ser dedicado muito tempo a desenvolvê-las. Pouco conhecemos dos Clantons, dos Earp, da Clementine e Doc Holliday no fim. Há pouca backstory e exposição. É tudo transmitido com as motivações, ações e expressões faciais. Na abertura, quando os clantons conhecem o wyatt, ficamos a saber que pretendem roubar o gado apenas com um ligeiríssimo esgar do Walter Brennan
Ford também tentou fazer algo de diferente com o ritmo do filme: as suas cenas chave do filme são o solíloquo To be or no to be do Hamlet e um baile nas fundações da futura igreja, duas cenas que param completamente o filme durante vários minutos e são o tipo de momentos que fizeram com que o Zanuck andasse a mexer na montagem, bastardizando o filme.
Contudo, são o coração do filme, tal como a tarte no início do Shane, estes pequenos indícios de normalidade de vida familiar e de comunidade entre os tiroteios e os duelos.
Gostei particularmente como o ator ambulante passa a declamação ao Doc e ele começa: "(...) that undiscovered country...". Deixamos Shakespeare e estamos na América de Ford e desse mito que é construído perante os nossos olhos não queremos mais sair.

Depois de ver o theatrical cut, via a pre release, que dá um cheirinho de quais seriam as verdadeiras intenções de Ford. Quando fizeram a preview, já Zanuck teria cortado uns 30 min. Mesmo assim nesta forma aldrabada, continua a ser um filme fabuloso. Vale ver a pre release , que me pareceu superior, nem que seja no uso de ruído ambiente em cenas que na theatrical estão carregadas de música a martelar o sentido.

Lembrei-me logo do Shane ao ver este filme e lá o revi, outro filmão. E é impossível que o clímax não tenha influenciado o Leone.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Samwise »

Well, I declare...

Dos crimes mais hediondos passivamente cometidos neste fórum (e acerca do qual eu, réu, me confesso) é haver uma entrada---e apenas uma entrada (por sinal até bastante boa)---para esta Obra-Prima do Cinema.

Não se entende. teimoso-) teimoso-) teimoso-)

Ó senhores, façam lá o favor de ver isto e de comentar depois a seguir, fachavôr. Este são os meus votos para 2023.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Samwise »

Só mais uma coisa, de que me esqueci na mensagem anterior: é favor fazer sequenciar a iguaria "clementiana" com um digestivo "valanciano", e aproveitar a oportunidade para ver o The Man Who Shot Liberty Valance de enfiada, não só porque é bom e faz bem à digestão, mas porque tem elementos em comum com a referida "clementina".

I have spoken.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by José »

Samwise wrote: January 1st, 2023, 1:51 pm Well, I declare...

Dos crimes mais hediondos passivamente cometidos neste fórum (e acerca do qual eu, réu, me confesso) é haver uma entrada---e apenas uma entrada (por sinal até bastante boa)---para esta Obra-Prima do Cinema.

Não se entende. teimoso-) teimoso-) teimoso-)

Ó senhores, façam lá o favor de ver isto e de comentar depois a seguir, fachavôr. Este são os meus votos para 2023.
Tarefa assumida! salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Samwise »

José wrote: January 1st, 2023, 2:29 pm Tarefa assumida! salut-)
yes-)

Eu referi em tempos que era o meu Western favorito, e mantenho. Há um rival talvez à altura, o Heaven's Gate do Cimino, e também é interessante comparar os dois, mas isso será para outras venturas. Para já estes dois: Clementina e Valance. como?-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: January 1st, 2023, 1:51 pm Well, I declare...

Dos crimes mais hediondos passivamente cometidos neste fórum (e acerca do qual eu, réu, me confesso) é haver uma entrada---e apenas uma entrada (por sinal até bastante boa)---para esta Obra-Prima do Cinema.

Não se entende. teimoso-) teimoso-) teimoso-)

Ó senhores, façam lá o favor de ver isto e de comentar depois a seguir, fachavôr. Este são os meus votos para 2023.
Há muito tempo que não revejo estes dois títulos de Mestre Ford, nem estão no topo dos meus favoritos dele, por isso e até porque ando a redescobrir a beleza do preto&branco no cinema, tenho intenção de voltar a eles em breve e depois logo me pronunciarei. Quem sabe, pode ser até que venha a mudar as minhas preferências, que em matéria de westerns "fordianos" vão para o "The Searchers" e para o crepuscular "Cheyenne Autumn", e então este último, muito mal amado pelos fãs do realizador, para mim foi uma surpresa total, revelando-me um John Ford sensível ao sofrimento dos povos indígenas, que eu desconhecia totalmente. Mas, (surpresa das surpresas) o meu favorito de Ford é, mesmo "How Green Was My Valley" uma verdade jóia do cinema clássico americano. No IMDb tem 7,9 mas eu subo para 9,7. I'll be back salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Samwise »

Uma das razões para eu não apreciar tanto o The Searchers a ponto de o colocar no topo da lista tem a ver com a questão india, e com a forma representativa como esse povo é mostrado no filme (algo que também sucede em outros do Ford, para todos os efeitos, excepção feita ao Cheyenne Autumm). Sem dúvida que é um grande filme, com argumentos para a fama e agraciação que tem, com planos e sequências que demonstram um génio artístico em perfeito domínio das suas capacidades, mas também, por outro lado, estatuto que para mim poderia ter sido igualmente "atribuído" a outras obras dele, entre elas o "Clementine" e o "Valance" (que são talvez westerns atípicos na sua filmografia), e que a meu ver têm um substracto representativo muitíssimo mais rico.

Eu também adorei o How Green Was My Valley, e foi bom teres falado nelo, porque também partilha de caracterísitcas em comum com o Clementine, particulamente a nível emocional. O Ford era conhecido pelo seu temperamento intempestivo durante as filmagens, mas a sua obra denuncia a torto e a direito a alma sensível e o grande coração que tinha.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by siroco »

Luis.Manuel wrote: January 1st, 2023, 4:58 pm Mas, (surpresa das surpresas) o meu favorito de Ford é, mesmo "How Green Was My Valley" uma verdade jóia do cinema clássico americano. No IMDb tem 7,9 mas eu subo para 9,7. I'll be back salut-)
Olha, não sou o único fã de John Ford cujo filme favorito não é um western :-D

O meu nº1 é o "The quiet man", filme que venero desde a primeira visualização. salut-) yes-)
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Luis.Manuel »

siroco wrote: January 8th, 2023, 4:11 pm
Luis.Manuel wrote: January 1st, 2023, 4:58 pm Mas, (surpresa das surpresas) o meu favorito de Ford é, mesmo "How Green Was My Valley" uma verdade jóia do cinema clássico americano. No IMDb tem 7,9 mas eu subo para 9,7. I'll be back salut-)
Olha, não sou o único fã de John Ford cujo filme favorito não é um western :-D

O meu nº1 é o "The quiet man", filme que venero desde a primeira visualização. salut-) yes-)
Esse é o meu segundo favorito da extensa filmografia de Ford. salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: January 9th, 2023, 8:21 pm
siroco wrote: January 8th, 2023, 4:11 pm
Luis.Manuel wrote: January 1st, 2023, 4:58 pm Mas, (surpresa das surpresas) o meu favorito de Ford é, mesmo "How Green Was My Valley" uma verdade jóia do cinema clássico americano. No IMDb tem 7,9 mas eu subo para 9,7. I'll be back salut-)
Olha, não sou o único fã de John Ford cujo filme favorito não é um western :-D

O meu nº1 é o "The quiet man", filme que venero desde a primeira visualização. salut-) yes-)
Esse é o meu segundo favorito da extensa filmografia de Ford. salut-)
Eu não digo mais nada por enquanto - vou reavaliar (estou a reavaliar...)

Os Westerns vi todos, Iron Horse incluído, mas dos "outros" vi poucos---uns cinco ou seis, assim de cor: Informer, Quiet Man, Grapes of Wrath, Young Lincoln e Green Valley. O único que me deixou um pouco aborrecido foi o The Grapes... porque é uma pálida imagem do livro, e essa comparação estragou na altura a experiência para mim. Tenho de reavaliar. Dos outros, o Quiet Man e o Green Valley estão lá para cima na escala - top 5.

O Clementine neste momento está em primeiro (e creio que dificilmente sairá de lá), o The Searchers baixou uns lugares face à minha gradação anterior, e entretanto o Fort Apache sobe uns lanços na hierarquia. Tem graça como o tempo muda perspectivas de forma tão arrasadora... eh-) . Da "Trilogia de Cavalaria", não tinha sido o que me impactou mais, mas nesta rodada encheu-me as medidas (para além de um grande Western, é uma "masterclass" de cinema e fotografia). Vamos ver a que sabem os outros dois... nails-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by José »

Fiquei muito tocado pela gentileza e nobreza deste filme. Não esperava uma vertente tão humanista.

É um belo exemplo de como fazer das vulnerabilidades força, o estar-se à altura daquilo que uma situação extrema exige, independentemente de tudo - e para mais num contexto como aquele.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: My Darling Clementine (1946) - John Ford

Post by Samwise »

José wrote: January 14th, 2023, 9:52 am Fiquei muito tocado pela gentileza e nobreza deste filme. Não esperava uma vertente tão humanista.
Sim, também senti. É de uma delicadeza comovente.

Tenho para mim que há pequenos vislumbres de felicidade que no filme nos são mostrados como sendo o Paraíso (ao nosso alcance?) e aonde só é possível chegar através da defesa de um certo tipo de abordagem à vida comunitária. Esses momentos, que são desarmantes para o espectador, são construídos contrapondo essa gentileza/delicadeza à selvajaria e brutalidade de outros. E o equilíbrio disto tudo? Nas mãos de um artesão genial.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply