Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Luis.Manuel »

.
O 1° trailer





Plot:

In 1969, American archaeologist and adventurer Indiana Jones lives against the backdrop of the Space Race. Jones had started to feel doubts when the U.S. Government recruited former World War II enemies in their desperation to beat the Soviet Union out in the competition to make it to space. His goddaughter, Helena, accompanies him on his journey. Meanwhile, Voller, a NASA member and ex-Nazi involved with the moon-landing program, wishes to make the world into a better place as he sees fit.


https://www.publico.pt/2022/12/02/cultu ... -5-2029952


Image

Image

Image

Posters de qualidade muito questionável. A primeira desilusão para os fãs mais antigos do herói!

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Indiana ... of_Destiny
Last edited by Luis.Manuel on July 1st, 2023, 6:40 am, edited 2 times in total.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by neotheone »


Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Luis.Manuel »

Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Luis.Manuel »

Algumas revelações sobre os FX que foram utilizados para "rejuvenescer" Harrison Ford/ Indy Jones em ...The Dial of Destiny

https://nofilmschool.com/star-wars-help ... iana-jones
Last edited by Luis.Manuel on May 20th, 2023, 4:46 am, edited 1 time in total.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Luis.Manuel »

A crítica de DAVID EHRLICH no Indiewire :-( https://www.indiewire.com/criticism/mov ... 234864859/
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Luis.Manuel »

Depois de uma crítica menos positiva, um comentário mais "animador" para os fãs, feito pelo Pablo Villaça.
Sem spoilers!
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by neotheone »


drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by drakes »

A única boa notícia se flopar esse filme, finalmente a Disney demite a Kathleen Kennedy.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Luis.Manuel »

Hoje é dia de Indy Jones 5, depois contarei aqui sobre como foi a experiência. Para já fica a análise do filme feita pela simpática Isabela Boscov...

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Cabeças »

Luis.Manuel wrote: July 1st, 2023, 8:10 am Hoje é dia de Indy Jones 5, depois contarei aqui sobre como foi a experiência. Para já fica a análise do filme feita pela simpática Isabela Boscov...

Gosto imenso das análises dela, é talvez a minha preferida. :-D
Cabeças
Image
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Luis.Manuel »

Cabeças wrote: July 1st, 2023, 10:42 am Gosto imenso das análises dela, é talvez a minha preferida. :-D
Eu também sou fã, dela e do Pablo Villaça.

Sobre o filme: (sem spoilers, obviamente)

É extremamente divertido (muito mesmo) tanto que no final teve direito a aplausos da assistência ...mas deixa um certo sabor amargo pois apesar da extraordinária tecnologia que rejuvenesce o herói, sabemos que este será muito provavelmente o fim da saga.
O argumento está muito bem conseguido e a história é contada com um ritmo tal que quase entrei em hiperventilção nails-)

Ao princípio estava um bocadinho reticente relativamente ao trabalho do James Mangold (preferia o Guillermo del Toro) mas, o Mangold até que surpreendeu pela positiva.
Na assistência muita gente da minha geração, que viram o primeiro filme da pentalogia nos cinemas, a darem umas boas gargalhadas (provavelmente assinantes da National Geographic como eu :mrgreen: pelos comentários) perante a ironia e sarcasmo do herói aventureiro, destemido e pouco convencional

Em suma e para não estragar a surpresa, um sucesso em prespectiva, com um fim surpreendentemente romântico, que cumpre a expectativa de muitos dos fãs.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Rui Santos »

Eu já volto para atualizar esta critica...

Mas confesso que gostei... ia à espera de algo tão mau como o 4, mas até gostei muito. Tem alguns defeitos (para mim todos os efeitos especiais são artificiais e não encaixam em Indy, e a fotografia sempre algo desbotada, pareceu demasiado digital.
Mas o resto, argumento, atores, ritmo... tudo me surpreendeu pela positiva. E a banda sonora... Jonh Williams ainda é um dos mestres.
Vale bem a pena ir ver este filme para nos despedirmos de Indiana Jones. Vão ao cinema.

PS: Depois editarei a crónica com algo mais estruturado e verei as cronicas aqui colocadas. Andei sem ver nada para evitar spoilers.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by José »

Não me ofendeu nem me chocou, é... razoável.

Diverti-me q.b., dei o tempo por bem empregue, embora não tenha amado a caracterização de algumas personagens.

Os efeitos especiais achei tosquinhos, mas pronto, faz-se o que se pode.

Vê-se.

P.S.: Adoro as críticas cinematográficas da Isabela Boscov, do Pablo Villaça, do Roberto Sadovski e do Dalenogare Neto.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by neotheone »

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Indiana Jones and the Dial of Destiny (2023) James Mangold

Post by Samwise »

Achei uma "xaropada" das grandes. Não me seduziu - entrei logo de pé atrás por conta do "desenvelhecimento" da personagem principal (a personagem que de resto é A razão para haver esta sequela - o espremer de um legado que vale ouro) e por conta de terem escolhido um cenário nocturno para iniciar a fita, talvez para esconder as debilidades dos efeitos especiais (CGI a dar com um pau e a merecer levar com um pau).

Ao longo do filme fui-me afundando na cadeira, cada vez mais incrédulo e cada vez mais desinteressado. Não gostei da história, não gostei dos "sidekicks" que emparelharem ao Indy, não gostei das sequências de acção (gigantescdas em termos de duração, péssimas em termos clareza do que se está passar, e carregadas a CGI que tornam tudo ainda mais "desfocado"), e não gostei das piruetas "matematico-temporais" que o argumento dá - é tudo tão artificial que nem damos conta que o homem tem oitenta anos e ainda despacha adversários à pancada como se tivesse 20.

Em cima de tudo, não apreciei mesmo nada o nó com que despacharam (mas despacharam mesmo) a família da personagem. Coitado do Indy, merecia uma reforma com outra elevação. o-( o-( o-(
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply