Luis.Manuel wrote: ↑August 30th, 2022, 5:08 pm
Quem não se recorda dos "velhos" posters de cinema pintados por grandes artistas. Um desses artistas é Renato Casaro um italiano bem conhecido dos cinéfilos maiores de 40 anos e cuja arte foi requisitada por Tarantino para realizar os posters de Rick Dalton (Di Caprio) na sua obra prima OUATIH.
Parece haver várias versões desta obra. Esta troca o Groucho pelo monstro de Frankenstein e o Mitchum pelo Wayne...
Gosto de muitos pormenores, mas sobretudo de ter posto a Marilyn como DEUS. (andará às voltas com o pecado original? )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Samwise wrote: ↑September 14th, 2022, 6:28 pm
Parece haver várias versões desta obra. Esta troca o Groucho pelo monstro de Frankenstein e o Mitchum pelo Wayne...
Gosto de muitos pormenores, mas sobretudo de ter posto a Marilyn como DEUS. (andará às voltas com o pecado original? )
Não tinha conhecimento desse facto. Esta obra já é um pouco "ao lado" da sua actividade principal como cartelista (que conheci na antiga revista alemã "Cinema") feita talvez para um catálogo de alguma exposição sua (?)
A escolha da Marilyn para ocupar o lugar de Cristo talvez seja porque Casaro a vê como uma "deusa" (?) ...se bem que Cristo era um profeta (filho de Deus) ...ou talvez esse destaque se deva ao facto de ser a única mulher representada na pintura...
Caso queiras/queiram conhecer melhor a obra deste artista deixo o link para a página dele onde estão representados dezenas de trabalhos que realizou, uns bastante conhecidos e outros nem tanto.
Só um pequeno esclarecimento prévio. Eu não sou nenhum stalker, sou apenas um ouvinte +/- assíduo da Antena1 (como qualquer homem de "meia idade").
E dito isto, agora o que realmente interessa hoje na programação da dita Antena1
Luis.Manuel wrote: ↑September 25th, 2022, 2:57 pm
Só um pequeno esclarecimento. Eu não sou nenhum stalker, sou apenas um ouvinte +/- assíduo da Antena1 (como qualquer homem de "meia idade").
E dito isto, agora o que realmente interessa hoje na programação da dita Antena1 .
Luis.Manuel wrote: ↑September 25th, 2022, 2:57 pm
Só um pequeno esclarecimento. Eu não sou nenhum stalker, sou apenas um ouvinte +/- assíduo da Antena1 (como qualquer homem de "meia idade").
E dito isto, agora o que realmente interessa hoje na programação da dita Antena1 .
Verdade, obrigado por lembrares.
Acabei de escutar esta primeira emissão deste "De Olhos Bem Fechados" tal com o título sugere, sentado no cadeirão com a luz apagada e auriculares. Foi uma agradável viagem pela minha memória do Cinema através de uma excelente selecção de OSTs com bons textos introdutórios ditos com voz segura e tranquila. Parabéns Rui e venham mais.
Luis.Manuel wrote: ↑September 25th, 2022, 2:57 pm
Só um pequeno esclarecimento. Eu não sou nenhum stalker, sou apenas um ouvinte +/- assíduo da Antena1 (como qualquer homem de "meia idade").
E dito isto, agora o que realmente interessa hoje na programação da dita Antena1 .
Verdade, obrigado por lembrares.
Acabei de escutar esta primeira emissão deste "De Olhos Bem Fechados" tal com o título sugere, sentado no cadeirão com a luz apagada e auriculares. Foi uma agradável viagem pela minha memória do Cinema através de uma excelente selecção de OSTs com bons textos introdutórios ditos com voz segura e tranquila. Parabéns Rui e venham mais.
Subscrevo. Gostei muito. Parabéns ao Rui e a continuação de um óptimo trabalho.
Depois de mais um belo programa de BSOs "De Olhos Bem Fechados" ontem à noite na RDP Antena1, lembrei-me de lhe fazer um pouco de "concorrência" e trazer aqui uma banda sonora eventalmente pouco conhecida que é, em minha opinião, bem "orelhuda" ...como diz o Rui
Toda a informação referente ao autor, filme e versão estão no vídeo (e nada de política à mistura sff).
Luis.Manuel wrote: ↑October 10th, 2022, 10:05 am
Depois de mais um belo programa de BSOs "De Olhos Bem Fechados" ontem à noite na RDP Antena1, lembrei-me de lhe fazer um pouco de "concorrência" e trazer aqui uma banda sonora eventalmente pouco conhecida que é, em minha opinião, bem "orelhuda" ...como diz o Rui
Obrigado pela dica, Luís!
Como é que descobriste este filme?
De facto é uma bela banda sonora. Vou ver se apanho o filme e talvez em breve apareça pelo programa.
De facto é uma bela banda sonora. Vou ver se apanho o filme e talvez em breve apareça pelo programa.
Viva Rui, este "Under Aurora / Pod severnym siyaniyem/ Bajo Aurora Boreal" cruzei-me com ele num blogue que divulga filmes menos conhecidos.
Segundo fontes japonesas o filme terá sido baseado no livro de Togawa Yukio “Ōrora no shita de" (um romance para jovens) mas a realidade é que apresenta imensas semelhanças com a história de Balto (o famoso cão do Alaska) e foi rodado principalmente em Khokhlovka e seus arredores na siberia central a mais de 1400 Km de Moscovo e também no Japão
Resumo: Para resgatar sua noiva que foi vendida para ser “gueixa”, o caçador japonês Genzo vai para a Sibéria para conseguir dinheiro com peles de animais. Lá ele encontra um amigo leal: Buran – meio cão/meio lobo que se torna o lider da matilha do seu treno. A amizade de Genzo e Buran irá salvar a vida de muitas pessoas atingidas por uma epidemia com o transporte de uma vacina para as tratar.
sendo uma co-produção entre o Japão e a URSS de 1989/90 para distribuição no mercado mundial. Mas talvez porque a União Soviética estava já próximo do fim (a Perestroika) o projecto não terá corrido lá muito bem. A utilização de lobos autênticos (animais que só os russos conseguiam treinar) no filme e a rodagem em zonas remotas da Sibéria bastante agrestes originaram dificuldades diversas e a alguns diferendos entre os japoneses e os soviéticos. Há referência no IMDb
a títulos em vários idiomas e a data de estreia no Japão, Alemanha e Argentina obviamente também terá sido exibido na URSS. Cá em Portugal não tenho memória mas a distribução a nivel mundial foi feita por ambos os países produtores (ao que se diz) por falta de acordo sobre os direitos entre as partes. A exibição nos cinemas japoneses parece que teve bastante exito. O filme terá chegado a alguns países directo para o mercado de homevideo via CIC / UIP ( Cinema International Corporation e United Pictures International) uma distribuidora inglesa (?) que resultou de uma série de "mergers and acquisitions" de grandes estúdios, e foram feitas edições em VHS (na Europa sei da existência de pelo menos edições em Espanha e em Itália). Actualmente existem também duas edições em DVD, uma japonesa e outra alemã mas são ambas de péssima qualidade com legendas em japonês "hard coded" nas partes faladas em russo (suponho que o ficheiro de video digital tenha sido produzido a partir de uma cópia para para telecinema em Betacam?). Apesar dos avisos comprei a edição alemã (da Capitol) que nem legendas em inglês tem (é apenas dobrado em alemão) e confirmo que é mesmo péssima, nem sei como tiveram coragem de por à venda uma "coisa" assim
A banda sonora, da autoria de Reijiro Koroku, existiu/existe (que eu saiba) apenas em edição japonesa [Toshiba EMI Futureland], segundo o Soundtrack Collector em cd.
Esta do Youtube é uma versão para concertos executada pela orquestra do Teatro Bolshoi.
Os Cinemas “piolho” de Lisboa
e os 60 anos do castiço Cine Texas.
Por Eurico de Barros.
Os “piolhos” eram as salas populares da capital, com bilhetes baratos, cadeiras de pau (ou “sumapau”, como se dizia então) e nem sempre com as melhores condições de projecção e higiene (daí a designação “piolho”). Exibiam filmes em reposição, por vezes em sessões duplas ou contínuas,