Desabafos... (Off-TopiC)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Nestes tempos difíceis e agrestes para o formato físico, recomendo fortemente a leitura destes dois excelentes artigos, separados apenas por um mês, sobre o coleccionismo, o amor pelo Cinema e o importante que é mantermos o formato físico.

https://www.theguardian.com/film/2022/m ... and-videos

https://www.prospectmagazine.co.uk/arts ... -in-itself
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Esta pintura mural está em Hollywood (a cidade mesmo), na Califórnia, mais concretamente em Hollywood Boulevard e foi pintada em 1983 pelo artista Thomas Suriya. Como se pode ver, estão representados no mural vários actores, maioritariamente americanos, que trabalharam em Hollywood e fizeram do cinema norte-americano aquilo que ele é. O título do mural é "You Are the Star" (Tu És a Estrela) e é um título aparentemente desconcertante mas, se olharmos bem para o mural, percebemos que faz bastante sentido. Se repararmos, há uma inversão da perspectiva e dos papéis muito interessante. Thomas Suriya, o autor do mural, "colocou" os actores que pintou - todos eles a envergar o guarda-roupa de uma personagem interpretada por eles num filme protagonizado por cada um - não em cena, não nas filmagens, não nos bastidores mas sentados numa sala de cinema, nos lugares dos espectadores, que somos nós, o público. Nós estamos normalmente naquele lugar a olhar para o écran que passa o filme à nossa frente e no qual vemos as "estrelas" a "brilhar" perante os nossos olhos. Aqui, neste mural, não. Aqui sucede o contrário; os actores não estão a representar nos filmes. Estão a olhar para nós; estão a ver-nos, a nós que estamos no "palco" da vida; da vida real; do lado de cá, de quem olha para o mural. E, nesse - que é este - "palco", nós é que somos as estrelas, os protagonistas, os actores principais. Não eles. Tudo o que eles fizeram, participaram, são grandes ilusões, e aqui estou a referenciar deliberadamente "A Grande Ilusão" do Renoir. O Cinema é a grande ilusão, mais até do que o Teatro, porque engloba tudo. Apanha todas as Artes. E o filme das nossas vidas individuais está a ser projectado na sala.

Conseguem reconhecer e identificar todos os actores e as suas personagens no mural? Eu tenho boa vista mas, a partir de uma determinada altura, lá mais para os lugares de trás, é díficil reconhecer (escolhi o tamanho maior da imagem mas cliquem com o botão direito do rato por cima da foto do mural e depois "abrir imagem num novo separador" e depois, no novo separador, dêem um clique na imagem que ele vai fazer zoom).

Image


A pintura aparece no La La Land, numa cena no exterior do restaurante Lipton. A cena é esta:

Image
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Faço parte de vários grupos de Facebook sobre o Stanley Kubrick e hoje vi isto num deles. Isto é um pouco surreal e parece que não é uma montagem. Isto passou-se em Fevereiro. Foi um desfile de moda em Milão organizado pela marca Moschino. Um desfile de moda igual a tantos outros só que... o cenário da passerelle foi uma reprodução exacta da sala de... vejam e percebem logo do que se trata. É surpreendente e bizarro. :-P

Image
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

O filme preferido do Kubrick para o David Lynch é o Lolita mas eu aposto que ele no fundo gosta mais do Eyes Wide Shut. O Eyes Wide Shut é muito mais Lynchiano.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Já repararam que, com a excepção dos filmes do Batman e do The Prestige, todos os títulos dos filmes do Nolan, até agora, só têm uma palavra? O próximo filme dele também tem uma palavra só. Ou é pura coincidência ou ele gosta mesmo de resumir as histórias numa só palavra.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by mansildv »

Helder Fialho wrote: July 13th, 2022, 4:11 am Já repararam que, com a excepção dos filmes do Batman e do The Prestige, todos os títulos dos filmes do Nolan, até agora, só têm uma palavra? O próximo filme dele também tem uma palavra só. Ou é pura coincidência ou ele gosta mesmo de resumir as histórias numa só palavra.
https://www.cinemablend.com/news/255393 ... like-tenet
yes-)
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

A mim parece-me que a Fnac estará a passar por dificuldades (tal como muitas outras empresas) mas com a política de preços que está a praticar [e a escolha dos produtos que apresenta, feita não sei por quem nem com base em que critério] também não me parece que consiga "dar a volta" à situação. Um exemplo de um filme vendido na Fnac e na Amazon.es (a mesmíssima edição). Fica o alerta para os menos "abonados" [como eu :wink:]

Image

Image
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

mansildv wrote: July 13th, 2022, 8:39 am
Helder Fialho wrote: July 13th, 2022, 4:11 am Já repararam que, com a excepção dos filmes do Batman e do The Prestige, todos os títulos dos filmes do Nolan, até agora, só têm uma palavra? O próximo filme dele também tem uma palavra só. Ou é pura coincidência ou ele gosta mesmo de resumir as histórias numa só palavra.
https://www.cinemablend.com/news/255393 ... like-tenet
yes-)

Ah! É uma preferência pessoal, então. Pronto, está explicado. Obrigado! yes-)
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

o-( Será engano meu ou o valor dos portes da Amazon DE subiu bastante?
3 (três) Blu-ray com preços bastante "atrativos" => +/- 40€ .
Valor dos portes em correio normal 45 Euros o-(
................
Itens: €39.25
Postage & Packing: €45.09
Order Total: €84.34
................
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Isto de comprar filmes fora da UE, particularmente a vendedores que não cobram VAT e enviam por correio "normal" ...e conseguir recebê-los em casa em boas condições requer muita sorte e paciência a começar no envio em "zig zag" do Canadá via Holanda até PT e ainda ultrapassar o processo de desalfandegamento online com sucesso no portal dos CTT (que é um verdadeiro quebra cabeças). O mais curioso é que se trata de um filme polaco que cá pela Europa só se encontra por valores acima dos 100 euros e que comprado no Canadá fica por cerca de 45 euros já com portes e custos alfandegários. Enfim, estou demasiado velho para estas aventuras.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

A DC Comics e a Disney apresentam...

Um novo super-herói!

Is it a bat? Is it a mouse?

No! It's Batmouse! :lol: :lol: :lol:

Também pode ser BatMickey. :lol:

Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

Quem não se recorda dos "velhos" posters de cinema pintados por grandes artistas. Um desses artistas é Renato Casaro um italiano bem conhecido dos cinéfilos maiores de 40 anos e cuja arte foi requisitada por Tarantino para realizar os posters de Rick Dalton (Di Caprio) na sua obra prima OUATIH.

Image

O famoso cartelista italiano foi entrevistado pelo The New York Times sobre a sua carreira...
https://www.nytimes.com/2021/10/22/worl ... sters.html

O trailer de um documentário dedicado à sua arte
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Helder Fialho »

Morreram dois grandes realizadores no espaço de 24 horas. Alain Tanner e Jean-Luc Godard.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Luis.Manuel »

O hoje é o dia do adeus à grande atriz Irene Papas (1929-2022). A senhora Papas rodou cerca de 70 filmes, três dos quais com Mestre Manuel de Oliveira. Para mim ficará na memória como a sofrida (e apaixonada) viúva da obra prima de Michael Cacoyannis, "Zorba o Grego". RIP Irene Papas.

Post Reply